Muito legal este documentário inglês sobre os poderes aparentemente paranormais de um homem que vive na Indonésia e que não permitiu que seu nome fosse revelado. Supostamente seu nome verdadeiro seria John Chang. Mas o nome é o de menos é o que ele pode fazer com um poder invisível que atrai os investigadores.
A parte em que ele usa o ki para colocar fogo num bolo de jornal é super legal. Lembro-me vagamente de já ter lido sobre um russo que também podia fazer isso. Ele foi até investigado pela KGB, que estava interessada em treinar seus agentes com a misteriosa técnica (creio que não conseguiram. Tem um video interessante aqui).
A manipulação do Ki, ou Qi, ou Chi, (uma forma de energia que permeia tudo, incluindo aí todos os seres humanos) é um tema bastante estudado e discutido há séculos. As concepções filosóficas do ki são encontradas desde o início da história registrada do pensamento chinês. Esta sabedoria teria sodo trazida para os humanos pelo imperador amarelo, uma figura que governou após os 3 imperadores semi-deuses (eu citei alguns deles no conto “A busca de Kuran”).
Apesar do conceito de ki ser muito importante em diversas filosofias orientais, sua descrição é variada e inclui aspectos conflitantes entre as diferentes versões:
- Uma questão significativa é a de se o qi existe como uma força separada da matéria.
- Se esta força surge a partir da matéria
- Se é a matéria que surge do qi.
Alguns budistas e taoistas são a favor do terceiro conceito, onde a matéria é uma ilusão. (uma das premissas filosoficas que foram popularmente difundidas no filme Matrix)
Já os neoconfucionistas assumem outra posição: criticam a noção de que o qi exista separado da matéria. Eles acreditam que o qi emerge das propriedades da mesma. Com a ploriferação de produtos culturais da China/Japão no mundo, o conceito do qi vem se popularizando em desenhos animados, filmes, quadrinhos e também nos games. Muitos apontam as semelhanças entre o conceito de Qi e a “força” dos cavaleiros jedi da série de filmes Guerra nas estrelas (Star wars) e sugerem que o produtor George Lucas pode ter se apropriado do conceito a partir do filme Kakushi toride no san akunin, obra-prima de Akira Kurosawa realizada em 1958.
Há quem acredite que tudo não passa de invenção, truques baratos de mágica e sugestão hipnótica.
Este post me lembrou daquele clássico video do velhinho que usa o qi para afetar objetos físicos:
fonte
A questão é: Porque esses caras não se apresentam no desafio do James Randi? Ninguém quer ganhar 1 milhão de dólares? Eles já são ricos? Ah tá…
Bom, não sei. Mas me parece que este sujeito do tal video, só deu as caras antes do tal desafio. O video parece ser dos anos 80, talvez inicio dos 90.
O tal desafio da fundação Randi é considerado por muita gente (não só os patifes e estelionatários, mas muitos pesquisadores dos fenômenos paranormais) uma grande jogada de marketing.
Mas se eu tivesse poderes como os do velho, tentaria o prêmio, só pra poder dar uma zoada mundial no J. Randi.
É que o Qi não é paranormal, é normal, nos cerca e está dentro de nós. Pessoas como o ¨John Chang¨ treinaram para poder entendê-lo e controlá-lo.
=O
Já que na china, tudo é estranho. No mínimo, quem sabe esse cara não é um mutante por causa da radiação. (Aquele conceito de que os x-men tão chegando aqui, ainda tá de pé? hehehe)
Se bem que por aqui temos tb o Thomas Green Morton, que entortava metais e fazia um monte de outras papagaiadas.
Realmente acredito no poder do Qi. Já fui para a China ,visitei um templo Shaolin, e testemunhei ao vivo monges realizarem feitos impressionantes, como ¨plantar bananeira¨na ponta dos dedos indicadores. Muito do que é mostrado aqui eu vi eles fazendo: http://www.youtube.com/watch?v=7qHL2PSpecI Também pratico Kung Fu há dois anos, e já aprendi um pouco sobre o Qi Gong (a arte do controle do Qi e sua circulação pelo corpo). O meu mestre consegue realizar algumas dessas façanhas, como estourar uma garrafa de vidro com a mão, mas nada comparável ao que esses monges fazem!
Fugindo do assunto, é a primeira vez que comento no blog, mas já acompanho ele há anos, sou um baita fã! Belo trabalho, Philipe!
Abraço
Bom saber que você está sempre por aqui, Pedrão. Escreva mais, cara.
Também quero aprender. Por onde eu começo?
Adoro o mundo gump, só aqui pra ter essas materias super interessantes!!
Já leio o blog desde 2007, mas não tenho paciência pra comentar =[
PS: Quando vai sair o documentario do discovery que o seu pai participou?
Olá Rudá. Fico muito feliz em saber que gosta do meu blog. Valeu mesmo.
O documentario em questão já saiu faz um bom tempo. De vez em quando reprisa.
Dá pra ver o video aqui: http://www.maglevcobra.com.br/midia/videos/
pratiquei chi kung durante 5 anos,pra voce ter exito tem desenvolver bondade ,carater moral,só fazendo os exercicios,abandonei pois era visto como uma pessoa estranha,e precisava trabalhar,assim fica dificil pois tem que mecher com publico e comer comida com concerva,mas posso garantir que funciona,voce ve os efeitos em 3 meses,
http://www.falundafa-br.org/exercicios.html
Tudo é energia, sendo assim, aos que possuem uma mente aberta e uma visão ampla, não veria dificuldade alguma em alcançar tais “poderes” atraimos o que pensamos. Sua energia quem molda e também modifica é você.