O barulho mais alto do mundo

Já se perguntou qual terá sido o maior barulho do mundo? Será a bomba atômica? Eu imagino que talvez o maior barulho já criado na face da Terra pode ter sido a explosão da Tzar Bomb pelos soviéticos.

A onda sonora gerada pela explosão da bomba Tzar atingiu a Ilha Dikson, mas não há relatos de destruição ou danos às estruturas, mesmo no assentamento de tipo urbano de Amderma , que fica muito mais próximo (280 km ) do ponto de detonação.

Pesquisando um pouco mais eu acho que se a hipótese de que a Lua  foi gerada por um asteroide fenomenalmente grande que bateu na Terra durante a formação do planeta, essa pancada pode ter sido o maior som de todos os tempos. Mas eu não sei se vale, porque a Terra nem devia ter ainda Oxigênio direito nessa época.

A pancada que formou a lua

O maior som da Terra

Eu fiquei curioso sobre isso, e fui dar uma pesquisada. Ao que parece, um desses grandes barulhos aterrorizantes foi o som da explosão do vulcão Krakatoa. O vulcão estourou em 1883 produzindo um som que pode ser ouvido a até 4.800 km de distância e foi relatado que qualquer pessoa em um raio de 16 km do vulcão ficou surda.
Pra se ter uma ideia do que foi esse troço, a onda de choque da explosão deu QUATRO VOLTAS NO PLANETA.

A Ilha literalmente explodiu em pedaços, deixando apenas a Ilha Rakata. Em 1927, um novo vulcão surgiu no mesmo local que Krakatoa, então eles o chamaram de Anak Krakatau, indonésio para “Filho de Krakatoa”. Essa montanha ainda está ativa desde 1930 até agora. As erupções acontecem com muita frequência, mas a que causou mais impacto foi em dezembro de 2018.
A explosão foi ouvida a 3.110 quilômetros (1.930 milhas) de distância em Perth, Austrália Ocidental, e Rodrigues, perto de Maurício, a 4.800 quilômetros (3.000 milhas) de distância. Pelo menos 36.417 mortes são atribuídas à erupção e aos tsunamis que ela criou.

Estima-se que a erupção tenha atingido 180 dB. Foi tão poderosa que rompeu os tímpanos dos marinheiros no RMS Norham Castle da Castle Line que estava saindo de Sumatra, e causou um pico de mais de 8,5 quilopascais (2,5 inHg ) no medidor de pressão ligado a um gasômetro na fábrica de gás Batávia a 160 km de distância, enviando-o para fora da escala.
As cinzas causaram um “pôr do sol vermelho” tão vívido que carros de bombeiros foram acionados em Nova York.

Existe um video no youtube que supostamente é uma gravação feita num fonógrafo do que teria sido a explosão, mas não consegui atestar se é real ou não. Seja como for, é arrepiante de ouvir:

 

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos