Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Lentes fotográficas, como todos sabemos, (ou pelo menos quem já se aventurou em fazer fotografia sem celular) podem ser caras, mas ao mesmo tempo, podem conseguir resultados óticos incríveis.

Neste post estão algumas das lentes mais incríveis já feitas para fotografia profissional, mas é claro, existem muitas outras e há até algumas que nem são vendidas para pessoas comuns, sendo usadas apenas para uso militar, espionagem etc.

 

Zeiss Apo Sonnar T * 1700 mm, f / 4

Quando se trata de lentes sem espelhos, a lente Zeiss Apo Sonnar T * 1700mm, f / 4 está na vanguarda – pelo menos entre as lentes não militares. Anunciada originalmente na Photokina de 2006, este monstro ainda hoje impressiona, e foi projetada e produzida para um “cliente com demandas muito altas e um interesse especial em fotografia de longa distância da vida selvagem”. Ninguém sabe quem é o cliente rico, mas sabe-se que a lente apresenta letras em árabe e um emblema do Estado do Qatar, um dos emirados árabes.

A Canon EF 1200mm f / 5.6L USM

Embora não tenha ido ao mesmo extremo que as lentes monstruosas da Carl Zeiss, ainda é uma das mais longas – e, com US $ 80.000 (sem descontos) , uma das lentes mais caras já fabricadas. Originalmente desenvolvido com um suporte FD para as Olimpíadas de Los Angeles de 1984, cinco lentes foram disponibilizadas para a cobertura dos jogos em jornais, revistas e agências de notícias. Depois disso, as lentes foram enviadas de volta para a Canon, Inc. no Japão, apenas para reaparecer no final dos anos 1980 com uma montagem EF.

Ao longo dos anos, vários novos lotes de lentes foram fabricados, mas apenas em pequenas quantidades. Essencialmente, as lentes eram feitas à mão, o que certamente influenciou a disponibilidade limitada e o preço extremo de varejo, mas ainda mais importante, o fato de que levou quase um ano inteiro para crescer cristais de fluorita grandes o suficiente para criar os elementos dessa lente também manteve os números de produção baixos e preço alto.

Durante a produção, algumas das lentes EF 1200mm foram compradas por revistas de notícias e esportes, bem como jornais e agências de notícias internacionais e foram usadas para capturar imagens das eleições papais em Roma, as Olimpíadas, a liga principal de beisebol, a Copa do Mundo, os esportes motorizados de Fórmula 1 , entre outros eventos importantes. Outras cópias das lentes foram para vários governos (nenhuma surpresa aí) e agências governamentais. De acordo com a Canon, pelo menos algumas lentes foram adquiridas por fotógrafos particulares. Se você fosse membro do programa CPS (Canon Professional Services) da Canon, poderia ter tido a chance de pedir um canhão desse emprestado. Se não, você está sem sorte. Encontrar uma versão usada é quase impossível e a Canon interrompeu sua produção extremamente limitada dessa lente há vários anos.

Muito provavelmente, hoje já tem coisa melhor saindo pela própria Canon.

 Sigma 200-500mm f / 2.8

 

Uma lente bem conhecida pelo seu estilão de bazuca toda trabalhada em verde militar e um logo enorme da Sigma. Anunciada e exibido na PMA de 2007, a Sigma 200-500mm f / 2.8 (que pode ser bombada até 400-1000mm usando um conversor 2x incluído), certamente não corresponde aos modelos de telefoto mencionados acima, mas definitivamente tem especificações incríveis como uma das maiores lente de zoom de alta velocidade do mercado. E com um preço sugerido de $ 38.000, tem um preço compatível com a fama.

Tem gente que odeia a Sigma, mas eu gosto. Tive uma lente sigma que comprei quebrada no Ebay e eu mesmo consertei e me gerou boas fotos de amador. Acabei perdendo essa lente quando me furtaram no Zoológico do Rio durante um trabalho.

A lente pesa cerca de 34,6 libras e mede 9,3 x 28,6 polegadas. A combinação de recursos de telefoto e uma abertura de f / 2.8 em toda a faixa de zoom de até 500 mm torna esta uma ótima lente para a vida selvagem, esportes e para os observadores de estrelas, astrofotografia. Ela oferece uma faixa focal de 400-1000 mm e uma abertura de f / 5.6 a 1000 mm – o que ainda é incrivelmente rápido.”

Uma bateria de íons de lítio dedicada, que é integrada ao corpo da lente, alimenta o zoom e o foco automático. Precisa saber os números de foco e distância? Basta verificar o LCD integrado na lente. Você pode colocar filtros de 72 mm na parte traseira do cilindro da lente e há até um mecanismo para posicionar uma lente polarizadora circular do jeito que você quiser. No entanto, não recomendo usar essa lente em áreas de conflito, como os morros do Rio. Periga nego achar que é um lança-foguetes e te esculachar.

 

Lentes de espelho Canon 5200mm F / 14

Falando em esculachar, que tal esse monstro? Usando um grupo de espelhos e uma caixa que é quase grande o suficiente para usar como um caixão, a Canon foi capaz de esticar a distância focal nesta lente específica de SLR para 5.150 mm. Quanto tempo isso faz? A folha de informações original da Canon afirma ser melhor usada para fotografar objetos a 18 a 32 milhas de distância. Na verdade, para que seja capaz de focar, o assunto terá que estar a pelo menos 120 metros de distância.

Eu não faço ideia de como levar isso pra rua.

Mesmo com os espelhos para ajudar a manter as coisas compactas (pelo menos em comparação com o Zeiss de 1.700 mm mencionado anteriormente), o pacote total ainda pesa 100 quilos sem o suporte de metal sólido em que foi projetado. O resto das medidas são igualmente impressionantes, incluindo sua altura de 20 polegadas, largura de 24 polegadas e seu enorme comprimento de 75,6 polegadas. Há atualmente um vídeo no youtube dela em ação , quando um apareceu no ebay e foi vendido por quase US $ 50.000 . Certamente para colecionadores, porque me parece pouco pratica para qualquer coisa que não seja uso laboratorial.

 

50 mm Planar f / 0.70 da Carl Zeiss

A honra de lente mais rápida vai para a lente Planar f / 0.70 de 50 mm da Carl Zeiss. Essa lente especial foi usada para tirar as primeiras imagens do lado escuro da lua, segundo o boato de que Stanley Kubrick adaptou a lente para fazer filmes e filmou algumas das lindas cenas à luz de velas em Barry Lyndon.

Canon S-type 50 mm f / 0.95

Um pouco mais convencional, pelo menos para fins fotográficos, a lente Canon S-type 50mm apresenta uma abertura de f / 0,95. Quatro vezes mais rápido que o olho humano, a lente era a lente fotográfica mais rápida do mundo na época. Embora uma versão SLR nunca tenha sido feita, ela foi introduzida em 1961 para os modelos de rangefinder de 35 mm da Canon.

Considerada uma das lentes “padrão” para o rangefinder da Canon 7, a lente de 50 mm utilizou uma montagem clip-on com um sistema de baioneta. Era uma lente do tipo Gauss (derivada de um design patenteado em 1800 por Alvan G. Clark, no qual ele usava duas lentes telescópicas gaussianas opostas uma à outra com um diafragma entre elas para corrigir aberrações) e consistia em vários elementos em cinco grupos. A Canon descontinuou a lente 50mm, f / 0.95 – junto com seus rangefinders – no início dos anos 70. Naquela época, o preço de varejo das lentes no Japão era de 57.000 ienes ou cerca de US $ 1.150 em dólares de hoje. De vez em quando essa lente aparece no leilão do Ebay, já vi algumas vezes, mas aquilo la ta cada vez mais inviável, pq os caras usam bots.

Leica Noctilux-M 50mm f / .95 

 

Meu sonho de consumo é esse aí. Em 1975, logo após a Canon descontinuar sua lente 50mm, f / 0,95, a Leica lançou a lente Noctilux-M 50mm f / 1 ASPH. Seguindo essa conquista, a Leica oferece atualmente a lente asférica mais rápida do mundo – a Noctilux-M 50mm f / 0.95 . Chamada de “Rei da Noite”, essa lente oferece um aumento de 11% na capacidade de coleta de luz em relação à sua antecessora, com apenas um pequeno ganho de tamanho.

Como sua designação “M” indica, o Noctilux é compatível com todas as câmeras de montagem Leica M e pode até ser usado com modelos Microquatro-terços usando um adaptador Panasonic DMW-MA2M.

Preços dela começam na faixa dos US $ 10.500.

Fisheye Nikon 6mm F / 2.8

Pensa num bagulho pouco pratico é carregar esse “escudo aí”.
A 6 mm da Nikon – a primeira lente do mundo com um ângulo de visão de 220 graus – deu um novo significado ao velho ditado de ter olhos atrás da cabeça. Uma versão f / 5.6 foi lançada em 1969, com versões AI e AIS posteriormente.

Mas é a segunda geração, não-AI f / 2.8 modelo que é o tchã  do grupo. Não era apenas rápida, mas nenhum bloqueio de espelho foi necessário para este design de retrofoco, que apresentava visualização de reflexo direto e medição TTL real. A lente de 6 mm produziu uma imagem circular e pode focar até 0,25 m (0,9 pés). Esqueça colocar um filtro na frente deste pedaço de vidro bulboso; em vez disso, a Nikon projetou um sistema de filtro integrado exclusivo para a lente, para que os fotógrafos tivessem acesso aos filtros amarelo médio, amarelo profundo, laranja e vermelho.

Ela estava saindo cerca de US $ 6.000 quando lançada em meados da década de 1970, uma pechincha para os padrões atuais.

Sigma 4.5mm f / 2.8 EX DC HSM circular fisheye

 

Atualmente, a Sigma oferece um par de lentes grande angulares extremas interessantes:  A lente olho de peixe circular 4.5mm f / 2.8 EX DC HSM e a lente AF 8-16mm f / 4.5-5.6 DC HSM , ambas prontamente disponíveis.

A primeira oferece uma distância de foco de close-up de 5,3 polegadas e, como a lente de 6 mm da Nikon, é usada para aplicações científicas e também para fotografia mais criativa. É muito menor, mais leve e mais barato também; o preço sugerido é de US $ 1.500, mas você provavelmente pode comprá-la por menos.

A lente 8-16mm da Sigma (projetada para sensores APS-C, com uma faixa focal efetiva de cerca de 12-24mm), é uma lente grande angular retilínea com uma torção.

Nove lentes incríveis para câmeras

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!