Morreu carequinha

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Image Hosted by ImageShack.us

È com tristeza que vi a notícia da morte do Carequinha, nosso palhaço mais genuíno. carequinha viu a tv nascer, viu a tevê amadurecer, viu muitas mudanças no mundo em 90 anos de vida.
Ser palhaço no Brasil não é fácil. Embora todos nós sejamos feitos de palhaço por políticos safados, somos feitos de palhaço pagando as mais altas taxas de impostos do planeta e não tendo sequer um serviço digno de um país pobre a África. Carequinha era nosso rei. Talvez soe maldosa a frase de que morreu a última coisa boa de São Gonçalo.
Mas a verdade é essa. Carquinha era muito melhor que o Bozo. Bozo ficou marcado na geração que viveu a infância nos anos 80 por estar na tv o dia inteiro ano após ano, por exatos dez anos, (de 81 a 91) mas carequinha sempre foi melhor em todos os aspectos. Só quem já viu os fantásticos filmes dele, na época do cinema preto e branco, sabe que ele era capaz de fazer coisas com o próprio corpo que só Charles Chaplin conseguiria.
Bozo, era uma instituição. Uma figura importada do canal americano WGN. Bozos não estavam ligados aos seus atores como carequinha se ligava a George Savalla Gomes, um palhaço nacional legítimo, não importado. Ele nasceu num circo e seu último desejo – desrespeitado vergonhosamente – era morrer num, trabalhando – ou ser velado num circo, vestido de palhaço.
O Lula não decretou luto oficial pela morte de Carequinha. Devia. Se o fez pelo Roberto Marinho devia botar a mão na consciência e perceber que carequinha fez mais pelos brasileiros em 90 anos de profissão do que Roberto Marinho poderia fazer em duas encarnações.
Outra coisa interessante: Carequinha tinha 90 anos. George Savalla Gomes também. Mas como pode? O personagem tinha a mesma idade do ator? Sim. Carequinha nasceu junto com Savalla. O nome foi dado pelo pai, também palhaço de circo no dia do nascimento, e carequinha honrou o nome de batismo no circo por toda sua vida.
Fica aqui a homenagem e o protesto do Mundo Gump por não respeitarem o desejo de George Savalla de ser velado com maquiagem e em um circo no dia de seu falecimento.
O que nos consola é saber que o tipo de morte que levou Carequinha e Savalla é a melhor. Morreu em casa, dormindo tranquilamente, sem sofrimento. Um prêmio para poucos.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.