Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Meu amigo Thiago me perguntou outro dia se eu sabia dizer o que era Mesothelioma. Eu pensei, pensei e não conseguia imaginar o que poderia ser o tal do mesothelioma.

Sabe como é, assim, de supetão, fica difícil encontrar uma origem para nomes esquisitos assim. Pensei primeiro que seria o nome de algum medicamento.

Mas daí me lembrei que “carcinoma”, câncer,  também termina em “oma”. Então eu chutei do jeito que deu, que mesothelioma era algum tipo de cânecer. E logo depois de dar meu chute, fui pesquisar e não é que eu acertei na cabeça, quer dizer, no mesothelioma?

Segundo a Wikipedia, o Mesothelioma é um tipo de câncer, causado pela exposição ao amianto. Nesta doença, células malignas se desenvolvem no mesotelium, um revestimento protetor que cobre a maior parte dos órgãos internos do organismo. O seu local mais comum é a pleura (revestimento exterior dos pulmões e caixa torácica), mas também pode ocorrer no peritônio (o forro da cavidade abdominal) ou o pericárdio (um saco que circunda o coração).

Como se pega mesothelioma?

A maior parte das pessoas que desenvolvem mesothelioma ficaram expostas -quase sempre em situações de trabalho – a locais com abundância de partículas onde eles teríam inalado as partículas e poeiras de amianto. Existem casos inclusive de contaminação através da lavagem de roupas de um membro da família que trabalhava com o amianto.

Ao contrário do câncer do pulmão, não existe nenhuma associação entre tabagismo e mesothelioma.

No Brasil, trabalhadores são expostos ao asbesto nos vários segmentos da indústria e na mineração (fibrocimento).

O amianto é utilizado na produção de caixas d`água, telhas onduladas e tubulações; produtos de fricção como lonas de freio e discos de embreagem; produtos têxteis, como luvas especiais, mangueiras e forração de roupas; filtros para líquidos de interesse comercial; produção de papéis e papelões; produção de produtos de vedação para a indústria automotiva. Metade dos telhados, em nosso país é de fibrocimento, por serem uma alternativa barata e prática.

Aproximadamente 10% dos trabalhadores expostos ao asbesto desenvolvem a doença. O período latente entre a exposição ao asbesto e o início dos sintomas pode variar de 20 a 40 anos.

Em geral, a idade média de início dos sintomas e diagnóstico é ao redor dos 60 anos.  É um tipo de tumor que pode se disseminar rapidamente e invadir o pericárdio (membrana que envolve o coração), o mediastino e a pleura contralateral.

Os sintomas do mesothelioma são os seguintes:

Os sintomas de mesothelioma incluem falta de ar devido ao derrame pleural (líquido entre o pulmão e a parede do tórax) ou parede torácica. Dor e sintomas gerais, como a tosse e perda de peso. O diagnóstico pode ser feito com radiografias de tórax e uma tomografia computadorizada, e confirmado com uma biópsia (tecido amostra) e exame microscópico. A toracoscopia (inserção de um tubo com uma câmera no peito) podem ser usados para tomar biópsias. Ele permite a introdução de substâncias como talco obliterate para o espaço pleural (chamado pleurodese), o que impede de acumular mais fluido e pressionando sobre o pulmão. Apesar do tratamento com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, por vezes, a doença acarreta um mau prognóstico. Pesquisas para a detecção precoce do mesothelioma ainda estão em curso.

fonte

Mesothelioma. Você sabe o que é isso?

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Uma ideia sobre “Mesothelioma. Você sabe o que é isso?

  • 18 de agosto de 2008 em 14:48
    Permalink

    Eu não teria dificuldade em entender o termo, a sua semelhança, mas por ter estudado alguns fragmentos de línguas como graga e hebraica.

    Meso, por exemplo, é encontrada na palavra MESOPOTAMIA = Meio
    Telium = Identifação de alguns esporos.

    E a sua dica que OMA está relacionado a Cancer, já tenho mais um detalhe.
    😎

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts