Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp

Como quem esta acostumado a ler o Mundo Gump sabe, eu sou fascinado por casinhas pequenas e projetos de design que envolvam casas de madeira, pequenas e compactas construções, novos materiais e construções como “casas na árvore”.
Desse modo, eu a estava com saudade de postar mais alguns projetos. E assim, para aplacar a saudade, aqui vamos nós em mais um post do mesmo tema: Casinhas pequenas e projetos maneiros, facilmente replicáveis.

0_1a238b_1b187115_orig

Parece até um casamento entre uma casa e uma geladeira. Essa casinha que lembra um brinquedo é realmente de verdade  está lá na Alemanha. è quase como morar num barril, de tão pequena. Acredite se puder, o conceito dessa casa é justamente o de “morar num barril” e por isso ela tem o nome de Diógenes, que era um filosofo grego que pregava a pobreza completa ao ponto de morar num barril, (Sim, o Chaves é uma referência à pobreza dele).

Ela mede 7,5 metros quadrados, e pesa 1,2 toneladas. Sua altura é de apenas 2,3 metros.
“Diógenes” – é uma criação do arquiteto italiano Renzo Piano – está no Campus Vitra em Weil am Rhein. Por mais intrigante que pareça, aí dentro cabem um quarto, uma cozinha, e um banheiro com chuveiro.
“Diogenes” é uma casinha autossuficiente: painéis solares, um sistema de ventilação inteligente para recolher a água da chuva, que é filtrada e utilizada para o chuveiro. Assim basta carregar ela e colocar em qualquer lugar.
Outra casa bem curiosa é esta casa de artista abaixo. Se liga no maluco todo pimpão pegando um bronze no telhado:

0_1a238c_e1b9a03_orig

Com apenas 15 metros quadrados ela é o suficiente para a felicidade do músico e escultor Joel Byrd de Londres. Seu alojamento de negócios-eco-desenvolvido é quase toda feita de materiais reciclados (madeira reciclada, janelas recicladas e portas, restos de carpete e até pneus velhos). A construção levou cerca de US $ 800.
Um dos dois quartos  é um estúdio de arte com a atmosfera apropriada e apetrechos. Ainda sobrou espaço para um pequeno fogão a lenha. E também há um estúdio de gravação. No telhado você pode chegar pelas escadas de madeira.
Aqui Joel não só  instalou painéis solares, mas também fez um belo o jardim. Ele planta tudo – de batatas para morangos. Por causa da impermeabilização e sistema de drenagem para a água, ele não teme nenhuma infiltração. 

0_1a238d_88c7facd_orig

Já este bloco de planos escuros aí de cima foi criado pelo arquiteto dinamarquês Martin Kellese. Ela é uma casa de hóspedes completa com 17 metros quadrados que ele fez no terreno de seus pais. Viver aqui é tão viável que ele costuma trazer toda uma família de quatro pessoas.
A casa tem uma forma interessante: um canto cortado (para entre o convidado e casas do anfitrião foi uma passagem), mas há uma janela grande para entrar luz. As casas escuras são comuns na Noruega em função do frio. A cor escura ajuda no aquecimento das casas.
Enquanto isso, na Espanha existe esta bela casa em estilo minimalista, erguida em um descampado, que sempre me da a sensação que os moradores estão pedindo para serem abduzidos por aliens.  A casa cujo nome é  ÁPH80, é pré-fabricada, e  sua instalação exige apenas um dia.
Para ser transportada de caminhão, esta casinha é “selada” por uma tecnologia especial.
O módulo de 27 metros quadrados (dimensões que foram impostas ditadas pela plataforma do caminhão) inclui uma sala de estar, cozinha, quarto e também um banheiro.
O módulo é forrado com painéis de fibrocimento, tom de cinza, isolamento permite que ela se saia bem no inverno europeu. O custo da casa -. 32.000 €

0_1a238e_6b0369fd_orig

Outra que parece ter saído de um conto de fadas (para meninas) é esta belezinha aqui, que eu m,e pergunto até agora se isso realmente não é um brinquedo de jardim.

0_1a238f_c8713c38_orig

Ethan Waldman de Morrisville fez esta casinha com as próprias mãos. Ela é uma casa de 18,5 metros, em que ele vive com sua namorada.
Esta conquista (neste caso – a casa, não a garota) representa uma nova etapa na vida de Ethan. Ele largou o trabalho de escritório que odiava, se mudou para um apartamento alugado, escreveu um livro sobre a construção de mini-casas e abriu uma empresa de consultoria. Tudo começou como num classico padrão: a crise de meia idade.
Seja como for, a construção tomou 42 mil dólares e durou pouco mais de um ano. A casa é construída sobre uma base de reboque de modo que possa ser realocada caso ele queira. Seu custo de manutenção mensal é cerca de U$100.

0_1a2390_6ddb6c8e_orig

A Vimob – é uma espécie de caixa compacta criada  por arquitetos colombianos para aqueles que gostam de viver perto da natureza. Os desenvolvedores decidiram fazer uma casa que pode ser recolhida e alocada em qualquer lugar remoto – mesmo no topo de uma montanha, onde não dá pra colocar uma casa tradicional.
Projetada para abrigar uma família de quatro, ela contém dois pequenos quartos, sala de estar, cozinha, e banheiro. Além de um terraço exterior. Acabamento exterior parece painéis de madeira devido interessantes em diferentes tons. Por dentro o teto de pinho e as paredes são cobertas com OSB. Portas de correr, decks e janelas dão uma sensação de fusão com a natureza.
Falando em fusão com a natureza, outra casinha que se destaca é esta aqui em baixo:

0_1a2391_d9aba909_orig

A simplicidade e sinceridade – esse é o lema dessa construção. Difícil de acreditar que a sala de estar, cozinha, quarto e banheiro possam caber nos 13 metros quadrados -, mas é verdade. A simplicidade do projeto – na ausência de qualquer decoração e conforto da habitação tem acabamento em madeira.
Little House (formalmente é um reboque com uma casa em cima) no interior parece mais espaçosa, porque a madeira compensada, foi pintada de tons claros que dão mais sensação de espaço. O lado de fora da casa é revestida com painéis de cedro. O terraço foi feito de de troncos de árvores caídas sobre o terreno.

0_1a2392_45909fe9_orig

Hoje, a americana Dee Williams, uma  ecologista voluntária, vive em uma pequena casa de oito metros quadrados e por dez anos não se lembra mais dos dias em que trabalhou de noite para pagar o empréstimo de uma casa enorme, com três quartos. A revolução na consciência veio com um desmaio: os médicos diagnosticaram insuficiência cardíaca em Dee. Desde então, ela está apenas curtindo a vida. Sua casa é como seu bebê . Foi construída em apenas três meses com 10 mil dólares sendo que e 2,2 mil deles foram para os painéis solares.
Hoje Dee pagar mais por internet do que para os serviços de água e luz. Na casa há uma cozinha com um fogão e um queimador de gás, tanque de água, banheiro com vaso sanitário. Dee tem poucas roupas, e elas são colocados no guarda-roupa. Um dos equipamentos preferidos de entretenimento dessa casa  é uma janela no telhado, através do qual você pode olhar para as estrelas. 
Agora vamos falar de um projeto que “joselitou” em termos de mini-casa:

0_1a2393_c8acb509_orig

Esta é uma unidade residencial Experimental feita por estudantes de arquitetura alemães da Universidade de Bauhaz em Weimar.
Essa casa é móvel com portas giratórias pode ser facilmente montada, desmontado e transportada em um mini-caminhão.
Estruturada em madeira, a fachada é decorada com laminado de fibra de vidro (usado na indústria automobilística), e nas janelas – vidro acrílico.
Nessa casa “esquisita” há um tipo de quarto de estudo, um quarto em um nicho, corredor, cozinha e espaço para lavar roupa. Tudo isso, é claro, miniaturizado ao máximo que é possível.  O escritório e o quarto, são fixos, os blocos restantes são rodados e dobrados para fora. O quarto pode acomodar duas pessoas.
Os estudantes já começaram a modificar o projeto com ajustes e melhorias para começar a produção em massa.

0_1a2394_e9124821_orig

Esta aqui em cima é a casa de Hal David. Ela pode competir pelo título de menor casa mundo. Afinal, com apenas 6,3 metros, o cara conseguiu enfiar TUDO que ele precisava. Obviamente, tudo ali é dobrável e embutido.  Cozinha, quarto, banheiro (com banheira!) sanitários e até mesmo um local de trabalho. Essa casa tem uma cama, que se embute na parede. Ela é facilmente convertida em um sofá.
Ao lado da cama – uma mesa rotativa para um laptop, que é adaptada à parede quando não for necessário. A banheira fica escondida sob o piso na sala de estar.

0_1a2395_cbfcf35c_orig

Esta sensacional casinha na árvore  tem de pouco mais de 15 metros quadrados.
A casa fica em uma plataforma que fica ao lado da árvore com a ajuda de adereços e cabos aéreos. No entanto, quando o vento oscila ritmicamente a cabana balança. Dentro, estão uma sala com área de cozinha americana, mas dois terraços, incluídos – no telhado. Há eletricidade na casa, e ela é projetada para que possa ser habitada também no inverno. Eu curti a varandinha no terraço. 

0_1a2396_800d3499_orig

Um pouco mais de 20 metros quadrados foi suficiente para a felicidade do artista e diretor de criação da cadeia de vestuário Tami Snodgrass.

Erguida facilmente num terreno pequeno que ele comprou no Havaí, ele vive com um cão chamado Lewis.

Natureza, arte e surf ditam a vida ali. Um quarto no mezanino, uma cozinha ao ar livre, prancha debaixo do braço e um sentimento de eterno verão. O banheiro é do lado de fora da casa.

0_1a2397_5dab4ad1_orig

Esta cabana de madeira, que se assemelha a uma pequena casa de campo é uma criação de Naoto Fukasawa. O arquiteto japonês a concebeu para fazer uma casa que poderia ser instalada em qualquer lugar para relaxar da zoeira da cidade.
Focado mais em descanso e refúgio temporário do que em moradia permanente, o projeto de Naoto tem uma sala de estar, cozinha, banheiro e um fogão a lenha para as noites de inverno.
Fora do quarto, “revestida” em uma madeira escura, o interior destaca à luz. Com grandes janelas de correr ela se preenche com a luz externa e atenua a linha entre o espaço de estar e natureza. Os investidores interessados no projeto poderão ter uma igual por 40 mil dólares a partir do ano que vem.
Mais um post de micro casas

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

4 ideias sobre “Mais um post de micro casas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Related Posts