fbpx

Lugares

Lugares: Wilhelmstein, uma ilha na Alemanha

Era uma fortaleza com dezesseis micro-ilhas, mas tudo foi fundido numa só ilha retangular num lago na Alemanha.

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

A Ilha Wilhelmstein, é uma ilha artificial no Lago Steinhude, na região de Hanover, no noroeste da Alemanha, e parece o lugar perfeito para se isolar durante uma pandemia.

A história da Ilha Wilhelmstein começou em 1761, quando o Conde Wilhelm von Schaumburg-Lippe, governante do Condado de Schaumburg-Lippe-Bückeburg e um importante comandante militar na Guerra dos Sete Anos, ordenou a construção de uma fortaleza militar no meio de Steinhude Meer, o maior lago do norte da Alemanha. O complexo militar defensivo consistia originalmente em 16 ilhas construídas sobre grandes fundações de pedra transportadas para o meio do lago por pescadores locais em seus barcos. Uma fortaleza em forma de estrela foi construída no meio da ilha principal e, mais tarde, um colégio militar projetado para treinar os líderes da próxima geração.

 

 

Como fortaleza, a Ilha Wilhelmstein foi testada apenas uma vez, em 1787, durante o Cerco de Hesse, quando conseguiu manter afastadas as forças sitiantes do Duque de Hessen-Kassel. Após a morte de Wilhelm e a transferência da escola militar para o continente, a fortaleza da ilha foi convertida em uma prisão estadual. Um tipo de Alcatraz alemão.

No início do século XIX, as 16 ilhas originais foram fundidas em uma única ilha retangular, aumentando o espaço disponível e ajudando a ilha a suportar melhor a fúria dos elementos naturais.

 

Em 1867, todos os presos foram transferidos para outras prisões, e o “renascimento” da Ilha Wilhelmstein como atração turística começou. Em apenas algumas décadas, a ilha artificial se tornou um destino popular para visitantes de toda a Alemanha e de outros lugares. Em 1900, são organizados os primeiros casamentos na ilha, à medida que a sua popularidade atinge o máximo.

Embora os descendentes do conde Wilhelm von Schaumburg-Lippe tenham vendido o lago Steinhude para o distrito de Hannover em 1974, a fim de evitar a expropriação, a Ilha Wilhelmstein permaneceu propriedade da família Schaumburg-Lippe e atualmente é administrada por um oficial de justiça da ilha em Bückeburg.

Hoje, a Ilha Wilhelmstein continua sendo uma das atrações mais bonitas de toda a Alemanha. Depois de chegar de barco, o turista pode visitar a antiga fortaleza transformada em museu, fazer um tour pela ilha ou simplesmente apreciar a bela paisagem. A ilha também oferece acomodação, se você planeja passar mais de um dia ali.

Essa é uma ilha bem legal, mas se você curte umas ilhas assim, não deixe de ver meu post sobre o rio das mil ilhas. Esse sim é sensacional!

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

O inferno das montanhas

em Lugares
  ·   3 Minutos de leitura

Seja Bem vindo a…

em Lugares
  ·   37 segundos de leitura

O misterioso monólito do México

em Lugares
  ·   3 Minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.