Incríveis esculturas de pneu

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Ji Yong Ho é um artista de 29 anos nascido na Coréia do Sul, que cria incríveis esculturas usando um material bastante abundante no nosso paneta: O pneu

O cara passa horas e horas cortando e montando as tiras de pneu para fazer peças de arte impressionantes. Confira alguns trabalhos do cara:


























O pneu é um dos maiores poluentes da Terra. Com a frota de veículos aumentando a cada dia em todo o mundo, e considerando que cada carro consome em media 5 pneus, você não seria capaz de imaginar os desertos de pneus que existem nos EUA. Curiosamente, esses desertos são muito pouco divulgados. Basicamente é isso aí da foto acima multiplicado por milhares de quilômetros, a perder de vista. A cada ano centenas de novas ideias sobre o que deve ser feito com esse massivo estoque de material surgem, mas a quantidade de aros de borracha é tamanho que até o momento não surgiu nenhuma ideia que realmente dê um fim aos estoques de pneus usados. Praticamente todas as ideias envolvendo a reciclagem de pneus consomem muita energia ou são alternativas ainda mais poluentes que apenas empilhar os mesmos nessas montanhas de lixo.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

10 respostas

  1. ééé… mas parece que este coreando andou usando muito pneu novo ou pouco rodado, dá para notar nos frisos ainda altos. E a reciclagem ???

    1. Pelo que eu li, ele usa pneus reciclados. Provavelmente, nos países ricos os caras trocam o pneu antes dele ficar totalmente liso como aqui. è possível também que a parte que ele use seja fora da banda de rodagem, onde ainda existem frisos porque são mais difíceis de desgastar. A julgar pelo tipo de frisos nas peças, eu acho que ele usa pneus de bicicleta e também de moto nas esculturas. è possível também que ele use pneus descartados por controle de qualidade.

    1. O pneu é trocado quando ele se desgasta, logo, fazer isso causaria risco de segurança. Os caras tinham que inventar uma bactéria que decompusesse a borracha vulcanizada, preferencialmente gerando uma boa quantidade de energia.

      1. Podiam usar aquele bicho do filme “Planeta Vermelho” que eles acham em Marte, que além de comer tudo (absolutamente tudo) ainda eliminam oxigênio no processo! Uma floresta de pneus dessa ia virar uma Amazônia huahuahua

  2. Há uma solução boa para os pneus radiais que são um problema maior para reciclagem por serem um sanduíche de borracha, aço e outros componentes, o Ecoduto, o qual já tive oportunidade de ir num workshop com o criador. É uma solução que transforma esse pneus em tubos para esgoto, bocas de lobo entre outros. Além de ser uma ideia realmente sustentável é bem lucrativa, pois ganha dos dois lados, um ganho do fabricante de pneus que tem que dar destino a 5 pneus a cada 4 fabricados (normalmente eles pagam as borracharias para ficar com o problema), e o outro ganho do comprador do tubos.

    Alguns links sobre o assunto:
    http://www.sebrae-rs.com.br/central-noticias/memorias/criador-ecoduto-fala-para-empreendedores/8198528.aspx

    http://www.youtube.com/watch?v=RPMujNVJr7M

    http://raquelwobeto.blogspot.com/2010/05/ecoduto-solucao-criativa-na-reciclagem.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.