Impressão 3d é um assunto que eu adoro. Então, eu fiquei impressionado quando eu vi que uma empresa chamada Icon, está imprimindo de uma só vez, um condomínio inteiro.
Essa empresa desenvolveu uma impressora especialmente para a tarefa, que é montada num tipo de braço de robô gigante que chega no ambiente sobre uma carreta. Esse braço é capaz de fazer as casas, depositando um tipo de linha de massa sobre a outra.
Ver essa foto no Instagram
Segundo eles, o complexo tem mais de CEM CASAS impressas em 3d e são casas bem legais. A Icon está também construindo pequenas casas para desabrigados. As casas ICON são construídas em parceria com a Fundação Lennar, o braço de caridade de Lennar, um dos principais construtores de casas do país, e fazem parte da expansão da “Community First!” Vila, que está em andamento atualmente. Uma vez concluída a expansão e com capacidade total, será o lar de cerca de 1.800 idosos sem-lar.
Os robôs da impressão 3d de casas
Para imprimir essas casas, eles fizeram dois robôs. Um se chama Phoenix e o outro se chama “vulcano”.
Ver essa foto no Instagram
São esses dois robôs que podem construir casas com as mais variadas formas. Não só casas populares de baixo custo, como as aqui de cima, mas outras mais modernosas.
“Ranch Mesa” A impressão 3d na arquitetura
Projetado pela firma de arquitetura mundialmente renomada BIG, a planta do “Ranch Mesa” da coleção TexNext homenageia a história e o património arquitetônico do Texas enquanto a reimagina e renova para o futuro.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A parte interessante é que apesar de ser bem tecnológico o processo de construção ele é muito rápido, com muito baixo desperdício e as casas ficam mais baratas. Segundo o site, uma casa impressa em 3d está saindo a partir de 429 mil dólares. Um pouco mais barato do que uma casa nas mesmas dimensões tradicional que sai acima de 500 mil.
Conforme o processo de impressão de casas vai se popularizando, é possível que no futuro esse preço venha a cair com a construção e disponibilidade de mais robôs construtivos.
O material usado nessas impressões se chama CarbonX e foi desenvolvido pela Icon. Segudo eles, o CarbonX é uma nova fórmula de concreto extrudável/imprimível de baixo carbono. Quando combinado com o sistema de parede e métodos de construção robótica da ICON, a fórmula CarbonX da ICON é o sistema de construção residencial de menor carbono pronto para ser usado em escala.
Um white paper em coautoria com o MIT Concrete Sustainability Hub, “Reduzindo as emissões de carbono no ambiente construído: um estudo de caso em casas impressas em 3D” (publicado em 12 de março de 2024), apresenta um estudo de caso de casas impressas em 3D empregando CarbonX. Os resultados da avaliação do ciclo de vida do white paper mostram que os impactos operacionais e incorporados de casas impressas em 3D são menores do que a construção com estrutura de alvenaria/madeira.
A ICON enviará o CarbonX para o campo em abril de 2024. A ICON também anunciou que disponibilizará seu material para outros projetos e clientes, não apenas para seus próprios projetos impressos em 3D. Formulações futuras do CarbonX já estão em desenvolvimento para reduzir ainda mais a pegada de carbono e devem ser anunciadas esse ano.
As casas impressas em 3d da Icon oferecem alto desempenho térmico. As classificações HERS para uma casa ICON geralmente ficam entre 40 e 55. Essa classificação HERS torna as casas impressas pelos robôs de 45 a 60% mais eficientes em termos de energia do que uma casa comum. As casas geralmente vêm com um controlador central de casa inteligente, termostato inteligente para operação com eficiência energética e uma campainha de vídeo inteligente. Este sistema permite que os proprietários adicionem seus dispositivos favoritos de casa inteligente ao controlador central.
Condomínio impresso em 3d
Tá mais pra um bairro, hehehe.
Enfim, um projeto bem legal. Os caras parecem estar indo bem estão fazendo até hotéis já, além de mais de um condomínio. Falando em condomínio, o projeto é bem ambicioso olha aí a maquete:
Ele já está em construção e promete ser o maior conjunto de casas feitas em 3d do mundo. (se bem que a China também não está de brincadeira nesse setor. Em 2015 eles já faziam prédios.)
Uma sacada boa deles foi fazer parceria com escritórios de arquitetura. Eles ficam na parte de “levantar o barraco”. O “desenho do barraco”, você contrata no escritório que melhor lhe aprouver. Mas eles já oferecem alguns bons modelos no site.
Não demora eles botam uma IA cuidado disso também e você poderá passar um dia inteiro brincando de desenhar sua casa futurista.
E você moraria numa casa impressa em 3d? Eu confesso que essas reentrâncias aí me dão agonia. A mão de meter uma massa corrida chega a coçar, hahahaha.
Daqui a pouco sai um robô que alisa parede também. Não duvido de mais nada.