Ilusão de ótica da celebridade retorcida

Sharing is caring!

Olha que maneira essa ilusão de ótica. Tudo que você tem que fazer é se concentrar na cruz no centro da imagem. Olhe apenas a cruz e você começará a ver as celebridades que aparecem em volta se deformando. Essa ilusão de ótica é tão incrível que a gente tem que parar e olhar o loop do gif animado para ter certeza que não está passando imagens de caricaturas ou deformadas no photoshop.

763

Eu não tenho bem certeza do porque essa ilusão de ótica de celebridades acontece, mas suspeito que a imagem deles fica gravada no seu cérebro, e como os rostos tem simetrias bastante diferentes, o cérebro vai tentando “arrumar” a imagem com o referencial gravado, e com isso deforma o novo conjunto de sinais.

Caso você saiba a correta explicação para essa incrível ilusão de ótica das celebridades, conta aí pra nós.

 

Comments

comments

Luminária Ufo

11 comentários em “Ilusão de ótica da celebridade retorcida”

  1. Sei que as células da retina que se localizam na periferia são específicas para captar movimento. Elas não permitem captar boa definição das imagens. Como há movimento quando as fotos mudam e a periferia de cada olho pega imagens diferentes entre eles, acho que o cérebro tenta formar a imagem em 3 dimensões usando imagens que ficam sem definições. Querendo ou não, as imagens em profundidade que tomamos como reais no mundo, vem da deformação das imagens de cada olho e se transformam nas imagens estéreos que popularmente chamamos de 3D. Como fundem imagens similares (olhos, narizes e bocas em posições bem próximas), mas com outras produndas diferenças pertinentes aos traços individuais de cada rosto, nos é revelado em tempo real o processo de construção das imagens em 3D.

    Responder
  2. Testei com um olho apenas e também funcionou. Então, corrigindo: a deformação vem das células da retina da periferia especializadas em captar movimento, não possuindo captação boa de definição nas imagens aliado ao efeito de persistência retiniana que mantém as imagens por uma fração de segundo antes que seja substituída por outra. Portanto as imagens são soberepostas numa região do olhoo que só capta com eficiência os movimentos. O cérebro é enganado usando a visão periférica e a persistência retiniana. Percebi que a imagem seguinte vem deformada com as características da imagem anterior.

    Responder
    • Henrique está correto!
      Só mais uma observação: quanto maior o tempo de exposição às figuras mais elas vão se deformando. Isso ocorre porque a captação do movimento se torna menos eficiente a cada sequência de loop. Tentem. Vocês vão perceber que a primeira deformação nem se compara com a segunda e por aí vai, engraçado de mais! Foque e se exponha por mais de uma sequência e verá.

      Responder
  3. Se vc tapa uma das fotos e olha com os dois olhos tb funciona, assim como só com um olho, tanto o esquerdo quanto o direito. Experimenta passar esse gif em camera lenta pra ver se funciona…

    Responder
  4. As imagens ficam gravadas e demoram um pouco para serem processadas, como a imagem muda, funde-se as memorias. como o cerebro demora algum tempo para defina-las fica esse efeito distorcido. Esse é o mesmo problema com as películas 3D, Quando as imagems passqm muito rapidamente , o cerebro não tem tempo de registrá-las e fica um 3d podre, ao contrário de quando as cenas são um pouco mais lentes!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.