domingo, abril 27, 2025

Foto Gump do dia: Vantablack

Se um adia alguém te perguntar qual é a coisa mais preta do mundo, você pode responder com certeza que é o vantablack, este treco aqui:

yFiR3MRvOnI7

O vantablack é quase um “buraco negro”, porque esse troço capta nada menos que 99,956% de toda a radiação do espectro visível! O vantablack é o preto mais preto que se poderia produzir na Terra.

Esse troço é uma substância feita de nanotubos de carbono. Assim, quando a luz atinge a substância, em vez de ser refletida, fica presa entre os tubos, saltando entre eles, até finalmente se converter em calor. Seu nome vem de Vertically Aligned NanoTube Arrays(Conjunto de Nanotubos Verticalmente Alinhados). O vantablack foi desenvolvido pela empresa britânica Surrey NanoSystems que já se encontra a produzir e entregar encomendas do material para a indústria aeroespacial e da defesa. A substância foi apresentada em uma folha de alumínio. A parte sem a substância era perceptível como sendo de três dimensões, por causa da luz refletida, mas a parte com a substância parecia lisa e sem profundidade, porque a luz não retorna para nos informar a profundidade.

Louco né?

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. O mais legal é que se você olha uma esfera de vantablack, dá uma bugada no cérebro, porque ela parece um círculo e não uma esfera, já que sem brilho/sombra toda a informação de volume vai pro brejo. Mesmo um cubo de vantablack deve parecer um polígono dinâmico quando visto ao vivo.

  2. Você poderia fazer um post sobre compostos de carbono, como os nanotubos, o aerografite (tem um post seu), o grafeno, compostos fulerênicos(?) e outros compostos artificiais orgânicos (como os diamantes artificiais e sua incrível dureza) e a tecnologia por trás disso.
    Poderia comentar sobre o futuro da nanotecnologia, principalmente a impressão nanométrica 3D.
    É só uma idéia.
    Grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...

O cientista prejudicial

O homem que causou mais impacto na atmosfera do que qualquer outro organismo na história da Terra.

Dez ilhas interessantes

Eu sempre tive uma estranha atração por ilhas. Ilhas são pedaços de terra cercados pela água, mas não apenas isso. Muitas ilhas são verdadeiras...