Foto gump do dia: Berlengas, Portugal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Na nossa foto Gump do dia temos o Arquipélago das Berlengas, em Portugal. Considerado por muitos um dos lugares mais paradisíacos de Portugal, o arquipélago das Berlengas ainda é pouco conhecido por boa parte dos turistas. Isso por não fazer parte do tradicional roteiro das praias mais famosas de Portugal no Algarve. Com certeza você vai encontrar muitos lugares bonitos no país mas essa ilha é verdadeiramente especial. Sem dúvidas é um pedaço do paraíso em terras lusitanas.

O arquipélago das Berlengas Portugal não deixa nem um pouco a desejar quando o assunto é beleza natural, águas cristalinas e riqueza histórica. A ilha, além de bela, teve um grande papel histórico. Ela serviu como apoio as navegações e as vítimas de naufrágios muito frequentes antigamente na consta atlântica.

Para ter acesso a ilha só através de barco, que saem da cidade mais próxima (Peniche). Após pegar o barco que leva até a ilha fica mais fácil entender porque tantos naufrágios ocorreram naquela parte. As ondas são um pouco fortes e se tiver o azar de pegar um dia com mar agitado aceite o saquinho que o responsável do barco vai te dar. Ele poderá ser de grande ajuda no trajeto e boa sorte.

Embora seja uma ilha muito pequena, é incrível como tem muitos lugares interessantes para visitar.

Passeio de barco com fundo de vidro

Um dos melhores passeios pela ilha é o de barco com fundo transparente. É possível ver peixes e até grandes animais marinhos no fundo do mar caso tenha sorte. É um passeio indispensável para conhecer as cavernas de águas cristalinas que ficam no meio das rochas.

Outro destaque do lugar é o Bairro dos Pescadores.

O Bairro dos Pescadores é a única “cidade” do arquipélago das Berlengas. O Porto e os restaurantes estão concentrados lá. Existe também o centro de acolhimento da Reserva Natural das Berlengas e os sanitários públicos. A poucos metros mais à frente do farol, há uma área para acampar construído sobre a montanha. Custa cerca de 8 € por dia e por barraca. Mais informações no posto de turismo de Peniche.

A Praia do Carreiro do Mosteiro fica a uma curta caminhada do porto do Bairro dos Pescadores. Depois de atravessar uma ponte, chegamos a uma pequena enseada de areia dourada com águas cristalinas de cor de esmeraldas.

É geralmente muito popular porque é a zona balnear mais acessível da ilha, mas poucos são os corajosos que se atrevem a mergulhar nas águas frias desta região do Oceano Atlântico.

A importância do património natural das ilhas Berlengas é incalculável devido ao ecossistema e à biodiversidade que se concentra na região.

É por isso que as visitas são limitadas a 350 pessoas por dia. Um número que, dado o tamanho da ilha, parece até alto. No caso um dos riscos da alta temporada é justamente dar de cara na porta pois a ilha está lotada.

Ao chegar em Peniche é necessário pegar um barco/catamarã até a ilha. Reserve com antecedência, direto pelo site: catamarã Ida e Volta das Ilhas Berlengas

As reservas devem ser feitas antes para evitar o risco de lotação. Você pode ter mais informações nesta página da ilha.

 

A ilha fica mais ao norte do país, entre Lisboa e Porto.

Em termos de vegetação, a reserva abriga espécies endêmicas das Berlengas, animais selvagens, pássaros como gaivotas (muitos) e, em menor medida, a Guillemot , uma espécie semelhante ao pinguim, ameaçado de extinção e símbolo da reserva. Há também muitos lagartos que percorrem a ilha, mas evitam as trilhas turísticas.

A vida subaquática que rodeia as Ilhas Berlengas também merece uma referência especial, pois as suas águas constituem uma reserva marinha de cerca de 985 hectares com uma infinidade de espécies.

A cor e a transparência da água impressiona qualquer um que pisa na ilha. É uma mistura de diferentes tons de verdes que refletem na paisagem. Apesar da beleza, em muitos meses do anos, a água é bastante fria.

 

 

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.