terça-feira, janeiro 14, 2025

Fenômeno curioso: O fogo de Santelmo

O fogo de St. Elmo é um plasma luminoso resultante de uma descarga de objetos pontiagudos (como um mastro, chifre de animal ou uma chaminé) ou ocasionalmente os bordos de ataque de aviões. O plasma geralmente tem aparência de pincel e cor azul ou violeta. Também ocorre na forma de um raio sobre os para-brisas dos aviões, e um som sibilante acompanha o plasma. É principalmente perceptível em climas tempestuosos.

St Elmos Fire 2 | Curiosidades | curioso, fenômeno, intrigante, luzes St Elmos Fire 1 | Curiosidades | curioso, fenômeno, intrigante, luzes

O fogo de Santelmo leva o nome de St. Erasmus de Formia, o santo padroeiro dos marinheiros. Portanto, os marinheiros interpretaram o fenômeno como um bom presságio e também como um sinal de tutela divina agindo sobre eles.

Na ufologia ele costuma ser um dos grandes culpados por toda e qualquer aparição, além dos gases do pântano (fogo fátuo), delírio coletivo,  e por aí vai.

Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica. Fisicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado ou nas cores azul ou violeta (depende do tipo de gás que é ionizado) que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faísca dupla ou tripla, que surge em estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja, chaminés ou na fuselagem e nas pontas das asas de aviões.

O fogo de santelmo se observa com frequência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, podendo alterar uma bússola se a embarcação não tiver a devida proteção. Também se dá em aviões e dirigíveis. Nestes últimos, era muito perigoso, já que muitos deles eram inflados com hidrogênio, gás muito inflamável.

Se as condições forem adequadas, pode até ocorrer na ponta dos dedos.

 

fonte

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir