Fenômeno curioso: O fogo de Santelmo

O fogo de St. Elmo é um plasma luminoso resultante de uma descarga de objetos pontiagudos (como um mastro, chifre de animal ou uma chaminé) ou ocasionalmente os bordos de ataque de aviões. O plasma geralmente tem aparência de pincel e cor azul ou violeta. Também ocorre na forma de um raio sobre os para-brisas dos aviões, e um som sibilante acompanha o plasma. É principalmente perceptível em climas tempestuosos.

O fogo de Santelmo leva o nome de St. Erasmus de Formia, o santo padroeiro dos marinheiros. Portanto, os marinheiros interpretaram o fenômeno como um bom presságio e também como um sinal de tutela divina agindo sobre eles.

Na ufologia ele costuma ser um dos grandes culpados por toda e qualquer aparição, além dos gases do pântano (fogo fátuo), delírio coletivo,  e por aí vai.

Mesmo sendo chamado de fogo, é na realidade um tipo de plasma provocado por uma enorme diferença de potencial atmosférica. Fisicamente, é um resplendor brilhante branco-azulado ou nas cores azul ou violeta (depende do tipo de gás que é ionizado) que, em algumas circunstâncias, tem aspecto de fogo de faísca dupla ou tripla, que surge em estruturas altas e pontiagudas como mastros, cruzes de igreja, chaminés ou na fuselagem e nas pontas das asas de aviões.

O fogo de santelmo se observa com frequência nos mastros dos barcos durante as tormentas elétricas no mar, podendo alterar uma bússola se a embarcação não tiver a devida proteção. Também se dá em aviões e dirigíveis. Nestes últimos, era muito perigoso, já que muitos deles eram inflados com hidrogênio, gás muito inflamável.

Se as condições forem adequadas, pode até ocorrer na ponta dos dedos.

 

fonte

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos