Dica: Como fazer uma lente macro para seu celular

Sharing is caring!

Lentes supermacro são aquelas que permitem tirar fotos incríveis de coisas pequeninas. Geralmente, telefones celulares que fazem foto, não conseguem trocar de lentes, e por conta disso, eles são equipados com uma lente genérica que visa atender a maior parte do espectro que as pessoas tiram fotos. Ou seja, é uma lente que está direcionada para fotos não muito de perto e não muito de longe.
Com este acete aqui, você consegue fazer fotos incríveis de perto com seu celular. A dica serve para Iphone e também para outros tipos de câmera de celular. Lógico que quanto melhor a câmera que equipa o celular, melhor será o resultado.

 

1- Vá na loja do chinês aí perto da sua casa e compre um desses chaveirinhos de raio laser. Eles são geralmente baratos, na faixa de 5 a 20 merréis. Isso é igual pardal, tem em tudo que é lugar.

2- Com uma pequena chave de fenda ou estilete, arranque com cuidado a tampinha metálica do chaveiro laser.

3- Você vai ver que tirando a tampa, ela se desmontará em três partes básicas. A parte que você precisa tirar é a lente. Essa circulada em verde:

4- Aqui vem a parte McGuyver: Cate da sua mãe, mulher, namorada, irmã, peguete… um grampo de cabelo.

5- Com umas duas gotas de superbonder, cole a lente no grampo. Cuidado para não CAGAR a lente! Depois, use um pedaço de fita isolante para colar o grampo com a lente no corpo do telefone. Nunca cole a lente direto no aparelho, por razões tão óbvias que não vou me dar ao trabalho de explicar. O importante é saber que O LADO RETO DA LENTE fica encostado na câmera do celular. O lado arredondado fica apontado para fora. (só funciona assim)

Pronto! Para fazer fotos de macro você tem que saber que não tem muito conforto. É preciso encostar o celular o mais perto possível do objeto. O foco é feito aproximando ou afastando o  aparelho do inseto, planta, etc. Você vai ver que raramente é possível manter tudo no foco. Nesse esquema, a profundidade focal é bem baixa, e as coisas podem se distorcer um pouco perto das bordas, enquanto se mantém mais nítidas perto do centro. É por isso que neste caso, quanto mais megapixel seu celular tiver, melhor, pois pode ser necessário fazer crop na imagem final, removendo a parte mais distorcida nas bordas.

Veja a diferença:

FOTO SEM A LENTE

 

FOTO COM A LENTE:

Espuma em versão sem lente e com lente:

 

É um aumentão bacana né? Veja como fica o acúcar com esta lente-macro-gambiarra:

fonte

Comments

comments

Luminária Ufo

15 comentários em “Dica: Como fazer uma lente macro para seu celular”

  1. Nossa, sabia que tava fazendo a coisa certa quando não joguei o chaveirinho laser de 5 reais que comprei pra aloprar meu gato! O troço funcionou por uma semana. Vou ver se consigo adaptar na minha HP Photosmart…

    Responder
  2. No meu iPhone deve ficar show, adoro tirar fotos no macro da minha cyber shot da sony, mas parece q essa idéia aí fica bem melhor. Amanhã vou por isso em prática!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.