Dica: Como cancelar TV a cabo, telefone, ou qualquer serviço sem stress

Gente, quem nunca tentou cancelar um serviço, tipo a Sky, não sabe o que é vivenciar o inferno na Terra. A linha cai, demora para atender, você fica HORAS ouvindo a musiquinha diabólica que tenta via lavagem cerebral te convencer que você é muito importante para nós, mesmo com desrespeitos, má qualidade de serviços, cobranças abusivas e toda sorte de pilantragens que as empresas brasileiras, se garantindo na mais deslavada impunidade oferecem aos seus clientes.
O fato é que se você quer cancelar um serviço, raramente vai encontrar facilidade. A explicação para isso é simples: cancelamento de serviço = menos grana, de modo que os caras colocam um mau atendimento para cancelamentos e investem pesado nas portas de contratação.

Imagine um circo onde você tem uma porta gigante de entrada e uma saída que é do tamanho da portinha de cachorro. É basicamente este o retrato das empresas prestadoras de serviço. A perversidade está no fato de que sabendo que o brasileiro é acomodado pra dedéu, 90% desiste de cancelar o serviço, já imaginando que vai se aporrinhar, as empresas usam isso contra os clientes.

Como muita gente empurra com a barriga, a coisa segue em frente e as empresas não amargam os prejuízos que seriam um motor funcional para sua mudança de postura.

Hoje o Fernando Gouvea deu uma dica boa la no face que me motivou a fazer este post. A dica é que tem jeito de cancelar qualquer serviço onde a parte (você) deve se pronunciar. Aqui está a dica dele:

[box type=”shadow”]

APRENDAM A CANCELAR UM SERVIÇO (serve para telefone, TV a cabo, internet, enfim, qualquer coisa).

Primeiro, tente ligar. Evidentemente demorarão ou desligarão etc. Ok, você tentou (e isso está registrado para qualquer fim). Agora, vamos à tática (que é correta e juridicamente adequada, sem trambiques ou coisa do tipo).

TODOS esses serviços possuem algum tipo de “Fale Conosco” e quase todos eles fornecem protocolos ou até mesmo CÓPIA para seu próprio email (da mensagem enviada via formulário).

Escreva o seguinte no espaço respectivo do formulário Fale Conosco:

“Prezados senhores, em razão das tentativas infrutíferas de contato telefônico, serve esta para comunicar o CANCELAMENTO DE MINHA ASSINATURA de número xxxxxxxxx (ponha todos os dados cabíveis). Considerando o registro de recebimento desta por V.Sas., bem como o número de protocolo XXXXXXXXX (caso haja) e finalmente a cópia enviada para minha caixa postal, o CANCELAMENTO resta inequivocamente comunicado. Este comunicado tem valor jurídico para encerrar o vínculo contratual que, se recusado ou questionado pela empresa, será realizado pela via judicial, o que se poupa por agora em razão da razoabilidade e do princípio da boa-fé. Grato pela atenção xxxxxx”

(é bom dar um “print” no texto no campo e depois outro no protocolo de envio, nos casos em que não chegam cópia para seu email).

Fiz isso com a TVA/Vivo e no dia seguinte me ligaram já marcando a retirada do equipamento. Façam o mesmo, caso queiram cancelar algo – antes que eles mudem alguma regra (mas, a rigor e juridicamente, continua valendo esse tipo de comunicado feito em canal oficial com protocolo de recebimento/leitura).[/box]

Uma outra coisa que talvez seja interessante acrescentar, é que você pode efetivamente obter vantagens se souber negociar. Muitas vezes, seu cancelamento se deve ao simples fato de que o serviço está caro, você usa pouco, etc. Em casos assim, eu recomendo o uso dos canais oficiais via telefonia, porque as empresas não querem (não podem) perder clientes porque fica feio nas estatísticas, e eles tem um sistema muito interessante repescagem do cliente que ia pular fora.
O lance funciona assim. Você diz que quer cancelar. O primeiro atendente diz ok, secamente e te transfere para outro que providenciará o cancelamento. Aguente firme, eles fazem isso para separar os malandros (que ja sabem da repescagem) de quem realmente quer se pirulitar das garras da prestadora de serviços.
Quando você está quase conseguindo o cancelamento, vai aparecer um atendente novo, um supervisor de relacionamento, algo com titulo pomposo que te perguntará por que você quer cancelar e tal. Esse cara tem PODERES, meu! Digo por experiência própria com a Sky, que consegui um absurdo/inacreditável desconto, mais todos canais de filmes, e um ponto grátis.
Sabendo argumentar você consegue arrancar dele mundos e fundos, ponto extra, mais canais, redução SUBSTANCIAL E PERPÉTUA de tarifas… Coisa deste naipe.
Isso também funciona com CARTÃO DE CREDITO. Muitas vezes, ao receber uma proposta mais vantajosa de um concorrente, você liga para o emissor do seu cartão querendo cancelar e os caras abrem as pernas, oferecendo mais vantagens e cobrindo as ofertas dos concorrentes.

Empresas de telefonia/internet também costumam operar sistemas de repescagem, e são bastante solícitas quando voc~e explica que o concorrente ta dando o dobro da velocidade deles pela metade do preço. Pelo que conversei com amigos, poucas vezes a empresa deixa o cara sair sem oferecer descontos substanciais ou aumento de velocidade sem aumento de tarifas, etc.

Tá aí a dica.

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Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.
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Comentários

  1. Boa dica no final do texto. No início de 2012, renegociando internet, telefone e anuidade de cartão de crédito economizamos 1000 reais ao longo do ano em casa. Por exemplo, a mensalidade de internet caiu de 100 para 60, sem perder velocidade ou qualidade.

    • Adorei suas dicas… O Brasil poderia ter televisão e Internet a baixo custo como ha na Europa. Mas infelizmente ainda estamos escravizados a isso tudo.
      Obrigado.

  2. Muito útil. Mesmo!

    Me lembra de certa feita em que, ao não obter (nunca) resposta de uma operadora de telefone sobre um problema no prazo estabelecido (por eles), enviei minhas queixas por CARTA REGISTRADA COM AVISO DE RECEBIMENTO para a Sede Regional da empresa: resolveram o problema antes mesmo de me ligar.

  3. Eu nunca mais tive problemas com prestações de serviços de comunicação depois que passei a fazer reclamações na ANATEL.
    Não passam 03 dias após a reclamação e a prestadora de serviço entra em contato com você e resolve tudo na hora.
    Já resolvi desde problemas de devolução de valores cobrados indevidamente, até torpedos de publicidade que a TIM insistia em enviar, mesmo solicitando o cancelamento das mensagens.
    Para quem quiser reclamar, pode fazer por telefone e online que é melhor, pois você explica direitinho o que se passa e quando a prestadora de serviço te liga, é só pra se desculpar e finalizar a reclamação.
    O endereço: https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F

  4. Cara! A melhor coisa que implantaram no Brasil, e que funciona, foi a portabilidade. Para cancelar a OI (portabilizando para a GVT) foi tão fácil quanto contratar. Da mesma forma quando eu fugi da TIM e fui pra VIVO. Tomara que surja alguém (um ser divino enviado por Deus) que implante, no Brasil, a portabilidade entre operadoras de TVs por assinatura e cartões de crédito. Aí essa folia de prender o cliente acaba. Infelizmente, não funciona quando não queremos mais o serviço, ou seja, cancelar uma linha telefônica ou TV para ficar de vez sem o serviço!!

    • a portabilidade é do número utilizado para uso em outra operadora de telefonia …

      Decoder/Receiver de tv a cabo/satélite e Cartão de crédito (geralmente atrelado a cartão de conta bancaria) não tem um número de uso comum ou amplo, que sirva pra ser repassado etc …

      A questão é a dificuldade de se cancelar. Além de que os aparelhos utilizados (dependendo do serviço) não serão padronizados/compativeis ou terão possibilidade de reprogramação/reconfiguração para uso em outra operadora de determinado serviço… Também por estarem quase sempre em comodata/empréstimo/aluguel …

  5. Eu vou fazer isso com o banco, pra ver se sobem o limite do meu cartão. É uma boa ideia, vou inventar que o Itaú me deu proposta melhor (e deu mesmo, mas nem é tão em conta) e que quero sair do Santander. Vamos ver onde isso vai acabar!

  6. Sobre a Sky, meu plano está mais caro do que o plano para clientes novos anunciado no site.
    Se eu ligar pedindo o cancelamento devido ao alto preço, é garantia que alguém com superpoderes vai me atender para oferecer vantagens?
    O chato é se cancelarem mesmo e eu ter que pedir outra vez.

  7. Na Telefônica (chamam de Vivo agora, mas é a mesma coisa) eu venho negociando 50% de desconto na internet nos últimos 5 anos com a mesma tática: ligava falando que ia mudar pra NET (e a NET nem tinha cobertura na minha região) porque a internet era mais rápida (a Telefônica não tinha condições de me fornecer mais do que 2 Mb).

    A resposta era padrão já: senhor, podemos lhe dar 50% de desconto por 6 meses (às vezes 1 ano), e assim ia.

    Paguei R$ 35 na internet até há alguns meses quando a NET finalmente expandiu a cobertura pro meu bairro e eu dei um pé na bunda da Telecômica.

    Nem preciso dizer que o atendente ofereceu ainda mais desconto, e no final ele não cancelou o serviço!!!
    Ligando lá o outro atendente teve a cara de pau de que apesar de eles, pelo protocolo, terem visto que realmente tinha sido pedido o cancelamento, eu ainda teria que pagar o mês a mais de assinatura.

    Anatel neles e zé finito.
    Misteriosamente veio uma conta urgente com o valor correto.

    :)

  8. Certa feita liguei pra cancelar a SKY. Expliquei que ninguém casa estava assistindo mais à TV. Fui enrolada por mais de 1 hora, a atendente me oferecendo mundos e fundos… e eu insistindo que a única coisa que queria era o cancelamento. Aí a fulana foi grossa: “Senhora, estou oferecendo o que é melhor pra você, mas a senhora não quer ver isso!”(!!!) Penei, mas consegui.
    Esses dias liguei no BB pra negociar minha anuidade do cartão de crédito (Minha sogra, que trabalha no banco, disse que basta ligar e falar que vai cancelar o cartão; só não pode insistir muito pq senão eles cancelam mesmo). Argumentei que não achava justo pagar 70 reais anualmente, pois era uma boa cliente e boa pagadora. O atendente disse que não seria possível, e quando falei que cancelaria esse cartão, pois tinha outro que não me cobrava nada, ficaram de analisar. No dia seguinte já me ligaram oferecendo um novo tipo de cartão, isento de anuidade.

  9. A GVT cancela e te liga no dia seguinte oferecendo o mega descontão. Mas é só para um ano mesmo. Aconteceu duas vezes, na primeira topei, na segunda forcei mais pois queria o desconto eterno ou pelo menos por 5 anos, ai disseram que iam manter o cancelamento mesmo…

  10. Olha, essa dica de tentar conseguir vantagens no cancelamento, realmente funciona, mas por experiencia propria (de quem trabalha em call center)

    NUNCA TENTE FAZER ISSO NUM DOMINGO OU FERIADO.

    Devido ao fato da maioria dos supervisores estarem de folga nestas datas, NÃO VAI TER CARA COM PODERES PRA TE DAR DESCONTO.

    Vai ser mais ou menos assim:

    Você liga e pede cancelamento.
    Atendente que está com uma puta raiva de trabalhar no domingo/feriado vai atender.
    Atendente vai cancelar o mais rapido possivel pra poder se livrar do cliente e continuar livre pra remoer a raiva de trabalhar no domingo/feriado.

  11. Uma forma que jurídicamente é o padrão é você enviar uma carta AR (com Aviso de Recebimento) através do Correio para algum endereço administrativo da empresa. Aí não tem erro, terão que cancelar, ou vocês pede uma indenização e tira umas férias com o dinheiro deles.

  12. A net e uma porcaria des de novembro cancelei o meu contrato. E venho recebendo cobrança. Faco contato pelo telefone, e ate na ouvido ria, mas não tem solução. Vou ter que levar para justiça.contas indevida, etc.ja buscaram os equipamentos deles e falam para mim que tem que tirar o ponto. Ninguém merece o descaso com um cliente. Não indico ninguém nunca a assinar os produtos dessa diguinicima empresa.nao da valor aos seus clientes. Desde já agradeço a todos! !!!!!!

  13. Muito boa a dica. A NET me ligou vendendo um plano de TV a cabo com um valor, e na cobrança veio outro valor, nossa até hj estou nessa "pendenga" com eles. Ai já cancelei e já foram lá retiraram os aparelhos e ainda cobram o mesmo valor da TV, ai vc liga novamente e eles dizem que a TV está com sinal, muito ridículo, com cabos cortados e tudo, mas para vender eles dão um jeito né, e para sair aff só Jesus na causa.

  14. estou com um grande problema com a NET, não assinem NET, só transtorno, pedi o cancelamento e continuam me enviando faturas, ligo para resolver o problema e nada não cancelão, e falam que tenho de pagar as faturas mesmo sem aparelhos e sem funcionamento, saião dessa furada (DIGA NÃO A NET)

  15. vc cancelou sua vivo tv sabe me dizer se eles levam a antena ? estou querendo cancelar a minha vivo tv já uso a 4 anos e não sei se eles levam a antena ou não…

  16. Nossa!!! Eu estava desde dezembro/2013 ligando e enviando emails para que enviassem a multa de quebra de contrato NET. Só me enrolavam. Passei a semana enviando emails no Fale Conosco e nada… resolvi fazer isso que você disse e em 12h eles mandaram a multa por email. Finalmente!!! Obrigada pela ótima dica! =D

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