Dez pedras amarelas incríveis

Sharing is caring!

Seguindo a tradição dos posts das pedras coloridas, (você poderá ver os anteriores aqui) hoje falaremos sobre pedras incríveis da cor amarela, a cor preferida da Nivea.

1- Citrino

Citrino, também chamado de quartzo citrino (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas.

A maior parte do citrino comercial é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. Contudo, a pedra tratada termicamente pode apresentar diferenças, entre elas uma cor mais rosada característica da pedra original. O valor comercial, porém, é o mesmo, pelo menos no Brasil. O quartzo citrino é uma pedra preciosa de baixo preço, mais barata que a ametista, mas, mesmo assim, muito apreciada e muito usada em joalheria. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino. O Brasil lidera a produção de ametista, quartzo rosa e quartzo incolor, com muito da produção vindo do Rio Grande do Sul.

Esta variedade de quartzo é muitas vezes usado como substituto de muitas pedras preciosas amarelas,como topázio ou safiras.

2- Prehnita

Prehnita é um mineral de cor verde-claro, marrom amarelado ou branco, com fórmula química (Si3O10)Ca2Al2(OH)2. Pertence à classe mineral dos silicatos, precisamente a subclasse dos filossilicatos. O nome Prehnita foi derivado do militar neerlandês Hendrik Von Prehn que encontrou o mineral no Cabo da Boa Esperança em 1783.

3-Wulfenita

 Wulfenita  ou vulfenita é um mineral de molibdato de chumbo de composição química Pb(MoO4). Frequentemente encontrado na forma de finos cristais tabulares de cores intensas laranja avermelhado ou amarelo alaranjado e por vezes castanho, ainda que a cor seja muito variável. Foi assim denominado em honra ao mineralogista austríaco Franz Xavier von Wulfen. Ocorre geralmente associado a minérios de chumbo.

4- Fluorita

A Fluorita é um mineral com as mais incríveis variações de cor e claro, a versão amarelo dela é lindo. Ela é um mineral comum, cujo nome provém do latim fluere devido à sua fácil fusão; é composto basicamente de fluoreto de cálcio (CaF2) usualmente encontrada em cristais cúbicos (sendo frequente também o hábito octaédrico), transparentes a translúcidos, de cor muito variável, com clivagem perfeita. Apresenta brilho vítreo, densidade relativa 3.18. É o quarto termo da Escala de Mohs de dureza. São frequentes maclas de interpenetração. Este mineral não reage com HCl,ou seja, não ocorre efervescência.

5- Pallasite

Aqui está um mineral incrivelmente raro, porque ele não é da Terra. Esse mineral é encontrado em meteoritos! Consiste em cristais de olivina de tamanho centimétrico de qualidade peridótica em uma matriz de ferro- níquel . Áreas de metal mais grosso desenvolvem padrões Widmanstätten após a gravação. Componentes menores são schreibersite , troilite , cromite, piroxênios, e fosfatos ( whitlockite , stanfieldite, farringtonite, e merrillite ).

6- Crisoberilo

O mineral ou gema crisoberilo, diferentemente do berilo, é um aluminato de berílio cuja fórmula é BeAl2O4. O nome crisoberilo é derivado do grego “chrysos” e “beryllos”, que significam respectivamente “dourado” e “cristal gema”.

Apesar da similaridade de seus nomes, o crisoberilo e berilo são gemas completamente diferentes. O crisoberilo é a terceira pedra preciosa mais dura ficando entre o corindon e o topázio na escala de dureza.

É um óxido de alumínio e berílio cuja composição é 17,9% de BeO e 80,3% de Al2O3 . É um cristal ortorrômbico, com tonalidades de verde, amarelo, vermelho, marrom e raramente azuis; brilho vítreo a resinoso; clivagem geralmente indistinta; fratura concoidal ou ausente; dureza 8,5 e densidade relativa 3,5 – 3,84.

Existem três variedades de crisoberilo: crisoberilo comum, cimófano (olho de gato ou olho de tigre) e a alexandrita.  Essa, de alto valor comercial, é usada como pedra preciosa.

7- Corindon amarela

Essa coríndon  amarela apresenta um efeito chamado Asterismo que é uma forma de estrela no brilho da luz.   O Asterismo é um fenômeno que ocorre em gemas devido a impurezas de rutilo, criando uma área de maior reflexão da luz em forma de estrela. Já o corindon (que é o material das mesmas pedras Rubi e Safira) aparece numa ampla variedade de cores, e aí se inclui a amarela. Por ser um mineral a base de óxido de alumínio, que representa valor 9 em dureza, na escala de Mohs, é bastante usado na indústria. Naturalmente transparente, pode ter cores diferentes de acordo com impurezas que estejam incorporadas à sua matriz. Os espécimes translúcidos, são usados como joias.  Quando ocorre asterismo seu valor sobe bastante.

8- Diamante amarelo

diamante é um cristal sob uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. É a forma triangular estável do carbono em pressões acima de 6 GPa (60 kbar). Comercializados como pedras preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente. Outra forma de cristalização do diamante é a hexagonal, menos comum na natureza e com dureza menor (9,5 na escala de Mohs). A característica que difere os diamantes de outras formas alotrópicas, é o fato de cada átomo de carbono estar hibridizado em sp³, e encontrar-se ligado a outros 4 átomos de carbono por meio de ligações covalentes em um arranjo tridimensional tetraédrico. O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece. Sua dureza é superada pelos, também compostos (sintéticos) de carbono, grafeno e carbono acetilênico linear (conhecido também como carbino). Apresenta uma dureza de 10 (valor máximo da escala de Mohs). Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto o próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo.

9- Mimetita

Mimetita é um mineral constituído de cloroarseniato de chumbo:Pb5(AsO4)3Cl, cristalizando-se no sistema hexagonal, assemelhando-se de maneira muito próxima à piromorfita na aparência e nas características gerais. O arsênio geralmente é substituído em parte por quantidades equivalentes de fósforo produzindo uma transformação gradual de mimetita em piromorfita. As duas espécies, em geral, só podem ser distinguidas por análises químicas, e devido à semelhança com a piromorfita é denominada mimetita ou mimetesita, nome originário de mimético (imitação). A mimetita faz parte de uma série com outros dois minerais: piromorfita (Pb5(PO43Cl) e vanadinita (Pb5(VO4)3Cl).

10- Jaspe Amarelo

Jaspe (do latim jaspis e do grego iaspis, de origem semítica) é um mineral opaco, polimorfo de SiO2 e variação criptocristalina do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. Quebra deixando uma superfície lisa, que é usada para a ornamentação ou como gema. Pode ser lustrado, e é usado para vasos, selos, e em caixas de rapé. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido. Possuí somente uma cor, podendo ser ela variada como: amarelo, vermelho, marrom ou verde. Se for azul, a pedra foi pintada, ou seja, a pedra seria falsa.

Comments

comments

Luminária Ufo

24 comentários em “Dez pedras amarelas incríveis”

  1. Existe jaspe azul sim.
    Aliás, o domo terrestre é feito de jaspe azul, palasite entre outros minérios.
    Palasite não vem de meteoritos, mas de fragmentos do domo.

    Responder
        • Inis, minha querida, eu não sou imune ao erro, obviamente. E você, também não é (haja vista a montanha de erros e ignorância cristalina que costuma colocar aqui). Obviamente você sabe que um anuncio de “compre jaspe azul” não prova nada, até porque se for por este critério tem gente vendendo terreno na Lua.

          Dito isso, aqui estão os meu argumentos.
          Jaspe é geralmente uma pedra de renome, e por conta disso, diversos vendedores de pedras falsas usam esse nome para empurrar porcarias de baixo valor para incautos. Isso é algo normal na mineralogia e todo mundo dessa área conhece uma história ou duas de gente vendendo vidro, resina e até mesmo plastico como sendo “blue jasper”. O mais comum são resinas com pó de lápis lazuli sendo empurrada como blue jasper, principalmente na china.
          Alguns dos jaspes 171 – que relembrando, NÃO SÃO JASPE real, são:
          Jaspe dálmata – Corretamente chamado pedra dálmata, não é um jaspe, mas sim uma pedra ígnea. É uma mistura de vários minerais, incluindo feldspato e pequenos grãos de quartzo. Esta página detalha a composição e a diferença entre ela e os jaspers reais.
          Bumblebee Jasper – Não é um jaspe, mas um tipo de rocha. É uma mistura de vários minerais diferentes e só pode ser encontrada na província de Java, na Indonésia. Você pode ler mais informações aqui .
          Aqua earth Jasper – O termo “Aqua” parece ser um termo genérico usado para várias pedras na comunidade lapidária. No entanto, para esta pedra em particular, ela é classificada incorretamente. Na verdade, é um mineral fosfato de alumínio hidratado chamado variscito.
          Jasper de impressão – Não deve ser confundido com Jasper imperial. Como o Aqua Terra, o jaspe de impressão é na verdade um variscito de baixo grau, só que tingido para mudar ou aprimorar sua cor.
          Rainforest Jasper – Um riolito. Corretamente chamado de riolito da floresta tropical, é uma rocha ígnea que contém nódulos de quartzo e feldspato.
          Kambaba Jasper / Nebula Stone – Este é tão difundido graças aos locais de cura de cristais que ele soletra incorretamente “Kabamba”. Não deve ser confundido com Kabamby Jasper (que na verdade é um riolito). Havia muita controvérsia em torno da pedra: não apenas sendo chamado de jaspe, mas também rotulado como estromatólito. Nenhuma delas é verdadeira. A pedra é na verdade chamada pedra Kabamba ou Eldarita, uma pedra ígnea.
          Jaspe Sedimento Marítimo – Não deve ser confundido com Sea Jasper (como é outro nome para Ocean Jasper, que é um mineral real), às vezes também é chamado Jaspe Imperador. É um produto misto, mas a maioria dos “jaspers” de sedimentos marinhos são criações de resina / polímero tingidas feitas pelo homem. No entanto, alguns vendedores tingem outros minerais e os vendem como jaspe de sedimentos do mar. Algum número de pedras tingidas inclui variscito de baixa qualidade, ágatas e (em um caso) jaspe branco brechado.
          Picasso Jasper – Corretamente chamado Picasso Stone ou Picasso Marble, é um calcário metamórfico.
          Jasper orbicular e todas as suas variedades, incluindo Ocean Jasper e Poppy Jasper – Embora seja debatido, o jaspe orbicular (e suas variedades) são na verdade riolitos ou tufos silicificados que contêm quartzo cristalizado e cristais em forma de agulha de feldspato formando estruturas circulares. Por outro lado, um termo moderno para jaspe não se aplica mais apenas às gemas de quartzo, mas aos riolitos também. Isso torna a classificação muito confusa.
          Mariam Jasper, Jasper de Pele de Elefante, Jasper de Cobra, Jasper de Coquina e muitos outros nomes – A pedra de muitos nomes para uma rocha amarela e marrom ondulada. Na verdade, é calcário com fósseis embutidos. Nomes mais adequados para ele são Script Stone ou Arabic Script Stone.

          Como você pode ver, esse nome Jaspe (Ou Jasper em inglês) é um trunfo para vender gato por lebre para pessoas ignorantes.
          Nas fotos que você apresentou, me parece ser em alguns casos o mineral pintado e também tem ágata sendo vendida como jaspe azul.
          caso queira algo mais científico para ler, eu sugiro este paper aqui que trata da natureza do Jaspe e separa o verdadeiro dos outros “jaspers”

          O mais legal é que se você se desse ao trabalho de clicar no link que você usou para alegar que eu não presto nem para escrever sobre pedras, veria aqui: https://www.artstones.com.br/jaspe-imperador-azul-natural
          Que eles dizem o seguinte:

          “Jaspe Imperador Azul Intenso (Jaspe Impression)
          Atenção: O 6mm está um tom mais claro que o azul do 8 e 10mm.
          A jaspe imperador é uma pedra reconstituída com fragmentos de jaspe moído. Recebe tonalização e verniz. Para quem trabalha com energia das pedras, a pedra não é 100% natural, mas é feita com fragmentos da rocha de Jaspe.”

          Ou seja, é PEDRA FALSA PINTADA E ENVERNIZADA.

          Responder
      • Até a teoria da terra esférica exige um domo. Não tem como ele não existir.
        Afinal, como os gases seriam segurados sem uma barreira sólida?
        Eles voariam tudo para o vácuo desse espaço sideral que você acredita!
        Sério, fique a vontade para pagar mico negando a Terra Plana.
        Mas não venha negar o domo, porque aí pega mal mesmo!

        Ah, um experimento sobre o que aconteceria com uma bola de ar no vácuo.
        https://youtu.be/z2M5o50gjjs

        Responder
      • Até a teoria da terra esférica exige uma barreira sólida para segurar os gases.
        Sério, pode pagar mico negando a Terra Plana.
        Mas não venha negar o domo, porque aí sim pega mal mesmo.

        Responder
        • “Pagar mico negando a Terra Plana”. Não sei o que é pior, se é realmente acreditar que a terra é plana ou ainda existir alguém que fala “pagar mico”. Mas, parafraseando o Ciro Gomes, “A democracia é uma delícia, mas tem seus custos”.

          Responder
          • Não sei o que dá mais vergonha.
            Defender terra-bolismo ou parafrasear um político que levou um ferro danado do Cabo Daciolo.

        • Só pode ser zoeira isso. VC ta louca. Não tem necessidade NENHUMA de barreira solida para segurar os gases numa escala planetária. Os gases estão presos na Terra pela gravidade. Inclusive, os planetas de gás são assim porque estão segurando o gás devido ao núcleo extremamente denso que atrai o gás e ele se molda em forma de esfera, já que a esfera é a distribuição igualitária das forças ao redor de um ponto no plano tridimensional.
          Aliás, falando nisso, a Terra efetivamente PERDE atmosfera para o espaço, mas é uma perda bem pequena.
          Se a gravidade da Terra fosse menor, não teríamos atmosfera, do mesmo jeito que nossa lua não tem massa para aprisionar o gás.

          Responder
          • “Os gases estão presos na Terra pela gravidade.”

            Já te expliquei que gravidade não existe, o que existe é densidade.
            O ar naturalmente fugiria para o vácuo (que é menos denso) no modelo da Terra esférica.

          • Philipe, estou chegando à conclusão que essa “Inis” não passa de um troll contratato para te atazanar. Talvez vc tenha atrasado a encomenda de alguém e ele quer te dar o troco kkk

    • Amigo, por favor.
      Todo modelo da Terra Plana inclui um domo.
      Do outro lado do domo só tem água. É o domo que nos protege de uma inundação.

      Responder
  2. Muito lindas essas pedras, pessoalmente só vi Citrino e Jaspe que vende em qualquer loja de pedras. O pallasite é especialmente lindo.

    Responder
  3. A primeira imagem não é a de um citrino de verdade. Aquela imagem é de um citrino comercial/bombardeado, que é uma ametista submetida a altas temperaturas, que ‘queima’ e fica amarelada, daquela cor ali. O citrino de verdade é diferente

    Responder
  4. Philipe, foi você que escreveu aquele conto de um professor (acho que era professor) que se concentra até o ponto de conseguir desaparecer da existência? Qual era o título?

    Responder
  5. meu amigo Phillipe, como vai? adoro ver suas matérias e as suas colocações para alguns visitantes do mundogump; acho um barato, meu amigo. Tu és um cara que eu considero muito inteligente, sagaz, e acima de tudo, paciente e muito educado. Bater palmas para ti é pouco, assim eu considero. Não te conheço pessoalmente, mas ler suas matérias e ver o que você escreve (digita) é como se fosse um velho amigo. Volta e meia estou aqui para ver, desde a primeira vez, quando li aquela matéria da solitária que você conseguiu matar, rsrsrsr… muito engraçada a história, gostei mesmo, e aí desde então sempre venho aqui dar uma olhada. Eu sou aquele rapaz (hoje acho que já posso dizer que sou um senhor de atuais 52 anos, caminhando para 53) que elogiou a sra. sua genitora, por ela ser a mãe espetacular que é e por conta disso, conseguir infundir (será que estou escrevendo certo?) isso na criação de seu filho. Ela conseguiu criar um filho espetacular como ela é. Infelizmente em determinado momento de minha vida, tive de apagar tudo que estava atrelado ao meu nome, pois tinha uma pessoa me caçando e me incomodando na internet (coisa de gente biruta e que em algumas vezes se torna perigoso), daí me liguei que tinha muitos dados meus que larguei na internet ao bel prazer de quem quisesse ver, e mudei isso por precaução, apaguei tudo, hoje sou mais reservado na internet, assim como sou em minha simples e pacata vida fora da rede. Lamento ter apagado muita coisa que eu coloquei aqui no seu site, mas nunca deixei de vir aqui olhar suas matérias. Já a algum tempo não estou passando por um bom momento da vida, mas sempre que dá venho aqui. Não te conheço mas te tenho como um bom amigo, vejo em ti alguém de bom coração. Quando você for ver a sra. sua mãe, transmita para ela um abraço e novamente minha admiração pela educação que ela te deu, nossa, que mãe bacana. Não lembro exatamente da história que você contou por aqui, sei que está aqui em algum lugar, dela te ajudando pelo que lembro, num vídeo, e foi muito legal o seu relato sobre esta passagem em suas vidas, a forma como ela te ajudou, “vestindo a camisa”, ajudando muito mesmo, puxa, que mãe bacana. Desejo o melhor para você, a sra. sua esposa e seus familiares, Phillipe, que Deus os proteja desta infecção do covid-19. Acho que acabei falando isso tudo porque vi suas respostas agora para a tal moça que fala que a terra é plana… ela que me desculpe, mas eu acho isso tão… como poderia dizer, simplório, que acabo rindo, mas não quero que ela se chateie como o que estou falando aqui. Suas respostas à ela foram simplesmente ótimas aos meus olhos. Te acho um cavalheiro! E os dados repassados por ti, refutando a opinião contrária da moça. Sem palavras. Acho que qualquer um pode errar, mas de uma maneira geral, você se embasa em dados bem sólidos. E o jeito de responder vem da educação que você teve. Daí, lembrei daquela aventura com sua mãe, gravando pelo que lembro, um vídeo. Naquele momento vi de onde surgiu o incentivo inicial para que a semente do brilhantismo, que acho que existe em cada um de nós, crescesse de maneira incrível no filho: veio em parte e de maneira bem especial, de sua genitora. Parabéns meu amigo. Não estou mais usando meu nome verdadeiro para não ser incomodado por pessoas de má índole na internet. Costumo só usar meu canal no youtube para me distrair. Enfim, continue firme no caminho que vem seguindo, quero muito que Deus te proteja e te dê muita saúde! Muita mesmo meu irmão. Li a pouco tempo atrás algo sobre sua saúde, espero que estejas bem de verdade neste momento contigo e com todos de sua família. Fica com Deus!

    Responder
    • Muito obrigado por sua mensagem e apoio permanente mesmo que na escuridão do anonimato. Às vezes é preciso ser low profile mesmo para evitar dissabores. Falando em perseguir, um dia eu conto aqui de uma mulher maluca que me perseguiu a la “atração fatal”. Ela ta até foragida da polícia. Me cago de medo dela aparecer.
      Sobre a educação e tal, eu não tenho nem 10% do que deveria ter pela educação que eles me deram. Só disfarço bem hahahaha.

      Responder
      • quisera eu apoiar de uma maneira melhor seu site e até outros que eu acho muito legais, mas não passo por um bom momento, meu bom amigo. mas sigo acompanhando o mundogump com o maior prazer. Volta e meia me pego vindo aqui ver o conteúdo. Só vejo coisa bacana aqui, parabéns mesmo. Da mulher maluca, depois você conta para a gente! Eu também tenho um pouco de medo de perseguições, até mesmo porque sou um cara pacato. Sobre a educação, você disfarça bem mesmo meu amigo, pois te considero um cavalheiro. A paciência ajuda, e acho que isso você tem de sobra. Sigo por aqui lhe desejando sempre o melhor em sua vida, que estejas bem meu amigo, pessoas como você são o orgulho da família, dos amigos e a admiração de todos. Forte abraço meu irmão!

        Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.