A maior motocicleta totalmente funcional do mundo pertence a um maluco chamado Greg Dunham.
Dunham construiu ele mesmo a moto gigante e entrou para o Guiness Book, com um monstrengo de 4,5m de altura e quase 8m de comprimento. A moto que pesa quase 3 toneladas. Tudo começou quando os amigos de Dunham disseram que ele não conseguiria. Aí o cara se empolgou e resolveu fazer só para esfregar na cara dos amigos que era capaz.
Quando você está procurando uma grande atração para reunir multidões em todos os tipos de eventos, poucas coisas chamarão a atenção como esta motocicleta monstruosa, a motocicleta mais alta do mundo.
Moto gigantesca
Gregory Dunham, dos EUA, construiu a motocicleta mais alta do mundo que tem 11′, 3” (3,429 m) de altura até o topo do guidão, 20′ 4” (6,187 m) de comprimento e pesa 6.500 lb (2,948 toneladas). Ela é movida por um motor V8 de 502 pol³ (8,2 litros) e tem pneus de 74 pol³ (1,88 m) de altura. Este monstro precisa de toda a potência do motor de 500 HP unida à transmissão de 2 velocidades para fazê-lo se mover. E ele se move — Dunham afirma que o grandão vai rugir a uma velocidade terminal de 65 mph (com uma economia de 6 milhas por galão), o que deve ser uma sensação muito interessante.
Dunham construiu a bicicleta ao longo de três anos a um custo de $ 300.000. “Depois de um tempo, eu tinha que fazer algo na vida”, disse Greg Dunham, acrescentando “ Eu sempre fui um cara de ideias ” .
Dunham a pilota de uma gaiola abaixo do guidão, pois seria impossível montar na moto em uma posição normal de pilotagem. Tecnicamente, ele pilota a moto em vez de pedalar na moto.
Dunham começou a construir a motocicleta que ele chama de Dream Big .
Não foi fácil. Ele teve problemas com a transmissão duas vezes, o que o deixou louco o suficiente para querer atear fogo na moto. Dunham coletou as peças para construir a moto em lojas online e pátios de demolição de automóveis. Ele construiu a moto sozinho, confiando no conhecimento adquirido quando trabalhou em reparos de carroceria e chassis em uma garagem.
Fatos técnicos
- O Dream Big é equipado com um V8 de 502 polegadas cúbicas com 500 HP/600 ft.lbs de torque. Cabeçotes de aço, portados e polidos. Motor projetado e balanceado. Eixo de comando de roletes de elevação média, carburador de alto desempenho de 870 cfm, ignição eletrônica HO e fios, cabeçotes de tubo grande revestidos de cerâmica personalizados presos a um escapamento cromado de 5 polegadas de diâmetro, sem silenciadores!
- A transmissão é automática com 2 velocidades para frente e para trás, todos os componentes de serviço pesado, incluindo um conversor de parada de 2500 rpm. Eixo de transmissão acionado por uma caixa de engrenagens com a transmissão final usando um eixo traseiro Dana 60 com carretel feito sob medida usando todos os componentes mais fortes para girar o eixo principal traseiro feito especialmente.
- Freios a disco de potência com dois rotores ventilados de 12 polegadas na frente e um rotor ventilado de 15 polegadas na traseira usando duas pinças para frenagem máxima. Todas as pastilhas de freio são sem amianto, utilizando o material de freio com a melhor aderência.
- A direção hidráulica dessa moto é fornecida por uma caixa de direção de alto desempenho, acionada por uma bomba cromada de alta resistência acionada pelo motor.
- Um sistema hidráulico elétrico separado aciona a barra de cavalinho traseira/ descanso de apoio para suas capacidades de elevação e abaixamento. A barra também é equipada com rodas de borracha sólida e cilindros hidráulicos que empurram ou puxam mais de 10.000 libras cada. A barra de cavalinho é usada no lugar do suporte para as pernas que você normalmente usaria em uma motocicleta normal e pode ser levantada depois que a moto gigante estiver se movendo para frente cerca de 20 mph.
Moto super grande!
Não sei se ainda continua com problemas para mais alguém, mas ainda continuo sem conseguir visualizar as imagens aqui amigo. Tanto lendo nos feeds quanto vindo no seu blog.
http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=5277&PN=1
Tomei a liberdade de divulgar esse post num fórum só de motociclistas… Coloquei os devidos créditos, qualquer problema me avise que corrijo.
Marcio, sua rede deve ter algum bloqueio às imagens hospedadas no Photobucket.
Dalmo, é um prazer, cara. Tudo que ajude a divulgar o Mundo Gump eu só posso agradecer.
Como será que ele faz para abastecer essa moto no posto :B ? Creio que não foi muito engenhoso colocar dois volantes, afinal só um vai ser usado, o motorista e o passageiro não podem “brigar” entre eles pra ver pra qual lado a moto vai virar e quanto vai virar, ou um ficar avisando o outro o tempo todo sobre a direção. De qualquer maneira, um iria atrapalhar a direção do outro.
É isso aí valeu mesmo!!! se funcionou ta bom…alguém já disse que mais vale uma gosto q mil vintém…portanto sinceras congratulações
qum tem coragem de andar nisso ai?
:( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :( :(
Eu tenho! E ainda te levo pra dar uma volta, se você quiser!
eta pow ow cara fez essa com ke ar ?
:love: muito legal mano
Adoraria ter uma dessas aí, pra enfrentar o trânsito de São Paulo… só fico imaginando por cima de quantos caminhoneiros folgados eu ia passar por cima, com uma dessas gracinhas aí.