Conheça o Dekochari, a arte de presepar sua bicicleta no japão

A arte de presepar sua bicicleta, foi elevada ao status de arte no Japão

O Dekochari (デコチャリ) é um movimento de personalização de bicicletas originário do Japão, caracterizado pelo uso de acessórios de compensado, cromagem, elaborados displays de luz e sistemas de áudio hi-fi.

A origem do Dekochari remonta à década de 1970, quando a popular tendência japonesa de decorar caminhões, conhecida como Dekotora, começou a ganhar destaque. Incapazes de expressar seu talento criativo decorando caminhões, crianças começaram a aplicar o mesmo estilo às suas bicicletas, dando origem a uma cultura própria.

bicicletas presepadas do japão

O Dekochari floresceu ao lado da Dekotora, mas, à medida que problemas legais surgiram devido à iluminação excessiva e peso adicional dos caminhões, ambas as culturas desapareceram das estradas japonesas, e hoje as bicicletas Dekochari são consideradas raridades.

Assim como no auge do Dekochari, a maioria dos proprietários de bicicletas japonesas personalizadas são adolescentes ou jovens adultos fascinados pelos designs e shows de luzes dos caminhões Dekotora.

bicicletas presepadas do japão

bicicletas presepadas do japão

Incapazes de adquirir seus próprios caminhões, optaram por personalizar suas bicicletas. Apesar das decorações aparentemente leves, essas bicicletas podem pesar perto ou até mais de 100 kg devido aos acessórios elaborados, e muitas delas contam com uma bateria de carro para alimentar os sistemas de luz e som.

As decorações, predominantemente feitas à mão ou adquiridas em lojas especializadas em peças de Dekotora, conferem um toque único a cada bicicleta Dekochari.

Isso é um dekotora

Atualmente, essas bicicletas são raramente vistas nas ruas do Japão, sendo exibidas principalmente em eventos especiais por entusiastas de diversas gangues de Dekochari, como a All Japan Hishyomaru, o All Japan DC Club Ryumaki e a All Japan Kyokugenmaru Gang.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos