Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Quando o armazenamento do sistema do nosso Mac mostra uma porcentagem muito alta, precisamos saber o porquê. Geralmente, os maiores responsáveis pelo grande espaço ocupado são pastas e arquivos que não utilizamos. São arquivos que, normalmente, serão acessados em casos de “força maior”.

    Neste artigo, apresentamos três formas de mostrar arquivos ocultos no Mac. Ao conhecê-las, você não voltará a perder tempo tentando saber qual é a “matéria escura” que faz o seu Mac ficar pesado e lento.

Computador ligado sobre uma mesa de madeira

Descrição gerada automaticamente

    Use o Finder para mostrar arquivos ocultos no Mac

    O Finder é um programa que atua no acesso a discos, organização de documentos e, como você deve estar pensando, na revelação dos arquivos ocultos em seu Mac. Das três formas que apresentamos neste artigo, essa é, com alta probabilidade, a mais prática de mostrar os arquivos escondidos.

    Primeiramente, você deverá acessar a pasta Macintosh HD, no Finder. Em seguida, pressione Command + Shift + Ponto. Como se fosse mágica, os arquivos ocultos surgirão diante dos seus olhos. Para ocultá-los, volte a pressionar Command + Shift + Ponto.

Mostrando arquivos ocultos no Mac com o Terminal

Para que possamos controlar o Mac por meio de alguns comandos, lançamos mão do Terminal (também conhecido como Prompt de Comando). Por meio desse utilitário, e em pouquíssimos passos, temos condições de acessar os arquivos e pastas ocultas. Apesar das poucas etapas, você precisará estar bastante atento(a) ao digitar um dos comandos.

  Ao abrir o Terminal, você deverá digitar, nesta sequência: defaults write com.apple.Finder AppleShowAllFiles true [Pressione Return] killall Finder. Pronto, você acabou de revelar os arquivos. Para voltar a ocultá-los, repita o que digitou depois de abrir o Terminal, mas substitua a palavra “true” por “false”.

Pessoa na frente de um laptop

Descrição gerada automaticamente

Mostre arquivos ocultos no Mac por meio de um gerenciador de arquivos

    A terceira forma de mostrar arquivos ocultos no Mac é lançar mão de um gerenciador de arquivos. 

    Esse gerenciador é o ForkLift. Em apenas três passos, ele permite a visualização dos arquivos escondidos. O processo começa com um clique em “View”. Em seguida, você selecionará “View Options”. Por último, clique em “Show Hidden Files” (Mostrar arquivos ocultos).

    Lembrete

Todas as formas de mostrar arquivos ocultos no Mac apresentadas neste artigo são grandes facilitadores. Eles funcionam como ferramentas. Pense em um martelo: se ele for bem usado, consertamos ou fixamos alguma coisa. Entretanto, se esse martelo for mal usado, poderemos martelar o nosso dedo.      Em outras palavras, tanto o Finder quanto o Terminal e o ForkLift exigem que os passos apresentados sejam seguidos da maneira apresentada. Isso vale tanto para revelar os arquivos ocultos quanto para deixá-los ocultos novamente. Apesar de simples, podem causar sérios danos ao sistema do seu Mac se forem operados de maneira equivocada. Portanto, tome cuidado.

Como mostrar arquivos ocultos no Mac

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!