Como era a primeira árvore do mundo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

É difícil saber com certeza qual era o formato das primeiras árvores do mundo. Os cientistas acreditam que as primeiras árvores que surgiram pareciam muito com palmeiras.

Em escavações ocorridas no ano de 2004, os arqueologistas e paleontólogos descobriram pedaços do tronco de uma arvore imensa. A árvore se chama Wattieza e esteve pelo nosso planeta durante o período Devoniano, mais ou menos 140 milhões de anos antes dos dinossauros surgirem. Os fósseis de 385 milhões de anos indicam que esta árvore tinha cerca de dez metros de altura, uma coisa gigantesca para a vegetação do período.

O fóssil da planta foi descoberto em partes. Primeiro, o tronco dela foi escavado há mais de um século por trabalhadores, porém a parte do topo da planta foi encontrada no ano de 2004. Quando as partes finalmente foram unidas, ficou clara a aparência do que poderia ser uma das primeiras árvores da Terra.

‘Eram árvores gigantes” Disse o paleobotânico William Stein da Universidade de New York em Binghamton.

A árvore pertencia a um grupo evolutivo das samambaias, chamado Wattieza. Diferente das plantas tradicionais que usam flores e sementes como forma de reprodução, esta planta usava esporos, como muitas samambaias, algas e fungos usam.

Esta planta é tão antiga que já ela existia bem antes das plantas que formaram o material orgânico que gerou o petróleo que consumimos hoje.

De uma certa forma, só estamos aqui porque estas árvores existiram. É que a ascensão de plantas terrestres como o Wattieza alterou drasticamente o clima e abriu o caminho para animais terrestres e insetos, criando novos tipos de micro-ambientes de menores dimensões para outras plantas e insetos, graças a elas foi possível aos vegetais armazenar grandes quantidades de carbono no solo. Isso removeu uma grande quantidade de dióxido de carbono da atmosfera o que causou a queda e temperaturas no nosso planeta. Assim o clima tornou-se muito semelhante às suas condições nos dias de hoje e permitiu a construção de uma cadeia biológica que desencadeou nos dinossauros e nos pequenos mamíferos que ao longo do tempo acabaram desembocando na gente.

fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.