O cientista australiano Colin Dahl abriu o bar de coquetéis OPPIL em Sydney para demonstrar que suas bebidas não causam ressaca.
Dahl teve a ideia do álcool sem ressaca enquanto tentava encontrar uma cura para a rosácea, quando as pessoas às vezes ficam vermelhas ao beber. Essa reação ocorre frequentemente em asiáticos (coreanos, japoneses e chineses) e é causada por uma deficiência hereditária em uma das enzimas responsáveis pela degradação do álcool: aldeído desidrogenase.
O australiano descobriu que ao aumentar os níveis de antioxidantes nas bebidas alcoólicas com extrato de uva concentrado, ele foi capaz de acelerar o metabolismo do álcool no corpo.
Depois de experimentar uma nova bebida em si mesmo, o cientista notou outra coisa: ele não estava com ressaca.
Preocupado, Dahl passou os três anos seguintes ajustando o processo em um produto comercial.
É assim que funciona. Quando você bebe álcool, seu fígado trabalha duro para quebrá-lo em acetaldeído e acetato. O acetaldeído é uma toxina que se acumula no corpo à medida que você continua a beber e pode causar desidratação, náuseas, dores de cabeça e palpitações cardíacas, também conhecidas como ressacas.
O que Dahl fez foi infundir o álcool com altas concentrações de antioxidantes extraídos das uvas. O alto teor de antioxidantes neutraliza o acetaldeído e o acetato do corpo, reduzindo os efeitos da ressaca antes mesmo de começar.
Portanto, parece ridiculamente simples: basta adicionar antioxidantes ao álcool e você não terá nenhuma ressaca.
Dahl começou a promover sua invenção no bar para poder explicar às pessoas os benefícios da bebida. Em termos de sabor, as bebidas espirituosas praticamente não diferem. Uma infusão de antioxidantes de uva dá ao líquido geralmente transparente uma cor vermelha escura e um leve gosto residual de tanino, mas isso é quase imperceptível em um coquetel.
Dahl está atualmente trabalhando em produtos para viagem, incluindo vinho, destilados e até cerveja.
“Se as empresas pensarem que a venda de seus produtos atuais que causam ressaca aos consumidores pode continuar como de costume, elas podem ficar confusas . Acho que chegou a hora e as pessoas estão prontas para beber melhor.”
“Costumo rir quando ouço marcas de bebidas de renome anunciam que usam a mesma fórmula há mais de 250 anos – eles não poderiam ter encontrado uma maneira melhor em 250 anos?”, Acrescentou.