As misteriosas pedras que crescem na Romênia

Um fenômeno intrigante ocorre na Romênia. Pedras parecem estar crescendo como se fossem seres vivos.

A Romênia sempre foi um lugar misterioso, até pelo fato de ser a terra natal do Conde Drácula. Mas o que acontece lá é bem intrigante e ao contrário da figura mítica do vampiro, é um fenômeno real. Essas pedras que crescem são chamadas Trovants.

Num vilarejo ao sul da Romênia estão as formações rochosas conhecidas por Trovants, e que permanecem quietas e distantes do olhar dos curiosos até que chova. Tão logo a última gota de chuva caia, as pedras começam a se multiplicar de modo incrível. Uma pequena formação oval surge numa pedra arredondada. A coisa é como um tipo de brotamento.

Muitas pessoas que veem a bizarra cena se impressionam quando logo após uma forte chuva as pedras ganham “vida”. Os habitantes locais acostumados ao fato chama essas rochas de “pedras que crescem”.

Trovants são pedras mesmo, que possuem um miolo de rocha dura, mas suas formas externas são feitas de areia. Os Geólogos dizem que estas rochas são resultantes de um processo de cimentação ocorrido milhões de anos atrás nesta região. Cientificamente, essas pedras seriam concreções de areia e seu formato irregular é produto da secreção irregular do cimento. A formação das pedras da Romênia teria relação com uma coisa chamada Diagenesis.

O fenômeno é tão curioso que em 2006 um museu foi construído especialmente para armazenar essas pedras que atualmente estão em exposição lá. O museu chama-se “Muzeul Trovantilor” (Trovant Museum) e fica em Costesti, um vilarejo na região de Valcea. Lá os visitantes podem ver Trovants de diferentes formas e tamanhos, das diminutas a rochas com mais de 10m de altura.

Fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Quando eu era criança (falou a velha, só tenho 20 anos!) colecionava pedras, nãp pela sua riqueza mas pela sua beleza, e se eu soubesse dessa pedra ae naquela época certamente não ia arredar o pé até ter uma

  2. To vendendo pedra é R$10,00 por unidade, e tem 1001 utilidades dentre estas dá pra jogar na janela do vizinho, educar cachorro, fazer sopa etc… (eu sabia que o meu dia de enriquecer estaria próximo)… :B

  3. Então, tá fácil, é só jogar água e ver até quanto elas crescem, né?… Outra coisa: se construir uma casinha de cachorro com essas pedras depois dar um bom banho de mangueira, vira uma casa grande, pra gente morar. Então capriche na arquitetura! Rsrsrs!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos