As folhas de gelo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Esse fenômeno que podemos ver na foto abaixo se dá por temperaturas extremamente baixas somadas à alta umidade do ar. Incrível, né?

Este é apenas um dos muitos fenômenos bizarros causados por condições climáticas incomuns. Outro bastante curioso é o fenômeno conhecido como “congelamento da janela”. Saca só:

Photobucket

Photobucket

Neste caso o frio gradualmente vai congelando pequenas gotículas de água em suspensão na atmosfera. A forma vai sendo esculpida pelo vento na superfície de vidro. O fenômeno acima foi registrado no inverno, em montanhas dos EUA. Essas formas ficaram bastante raras porque nos países frios é comum o uso de vidro duplo, o que impede a ocorrência do fenômeno.

O fenômeno abaixo é chamado de “flor de gelo”.

Photobucket

Basicamente são filamentos de gelo finíssimos que são empurrados gradualmente do interior de trocos de madeira ou outro elemento orgânico, formando delicadas e inusitadas formas. Basicamente foi um fenômeno similar que produziu a formação de “grama branca” da primeira foto. Certamente essas formações surgiram do limo que recobria as pedras.

Outro fenômeno muito interessante é o orvalho congelado.

Photobucket

Neste caso as gotículas de água assumem formas impressionantes, pendendo dos galhos como folhas de gelo. Olhando bem de perto dá pra ver o belíssimo padrão geométrico que a água congelada assume.

Photobucket

Mas sem duvida um dos mais impressionantes fenômenos de gelo que se conhece é o das folhas de gelo. O fenômeno é comum em certos lugares da China e índia. O fenômeno acontece porque em certas regiões chove muito. Para formar as folhas de gelo é necessário que ocorra uma chuva torrencial com grande volume de água imediatamente seguido de uma massa de ar geladíssimo, que chega congelando tudo. O resultado é que as folhas das árvores funcionam como se fossem pequenas formas de gelo onde a água se deposita e congela, em seguida se desprendendo com o peso e caindo ao solo. Se a folha de gelo não for destruída no processo, o que temos é uma cópia fiel da folha, mas feita de gelo. Uma obra prima da natureza.

Photobucket

Photobucket

fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

8 respostas

  1. Cara eu li certa vez que as folhas das plantas seguem exatamente as leis das fractais em seu crescimento, e tinha visto também que o gelo seguia o mesmo principio, agora observar ambos produzindo materiais de mesma aparência vem a confirmar o quanto a matemática é a linguagem fundamental e imparcial da vida. Muito interessante o post cara. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.