quinta-feira, dezembro 12, 2024

O que acontece quando você põe fogo em mais de 2000 bolinhas de ping-pong?

 

Eu também não sabia ate ver o video. Mais uma dica do Lucas Gimenes este video em que o cara queima nada menos que 2538 bolinhas:

 
[one_half]
 
Antigamente era comum as bolinhas de ping pong  às vezes, queimar ou explodir quando atingidas pela raquete, que fazia uma emoção extra no game. Hoje em dia, as bolas modernas são menos sensíveis, mas se você pegar um isqueiro e acender uma  bola, ela vai explodir em chamas, queimando como um pequeno lança-chamas.

Mas você sabe por que bolas de ping pong queimam? Aqui está a resposta:

Algumas pessoas pensam que bolas de ping pong devem ser preenchidas com um pouco de gás inflamável, mas elas estão erradas, já que a bolinha só contém ar em seu interior. O segredo na verdade, está  na composição real da bola. Bolas de ping pong queimam, porque eles são compostos de celulóide, que é como a nitrocelulose .[/one_half]

[one_half_last]

[box type=”shadow”]

A Nitrocelulose
A Nitrocelulose

A nitrocelulose é um composto inflamável produzido por nitração de celulose com um agente de nitração, tal como ácido nítrico. Nitrocelulose também é conhecida como nitrato de celulose, arma do algodão, ou FlashPaper [/box]

[/one_half_last]

A Nitrocelulose é extremamente inflamável. As bolas de ping pong antigas consistiam em celulóide acidificado, que se tornava cada vez mais instável ao longo do tempo. A menor faísca ou o miserável calor da fricção com a raquete ou a mesa, já poderia inflamar essas bolas.

Como as bolinhas de Ping Pong são feitas

ping-pong-2

O Padrão da bolinha de  ping pong  estabelece que ela deve ter  40 milímetros de diâmetro, com um peso de 2,7 gramas e um coeficiente de restituição de 0,89-,92.

A bola é cheia com ar e tem um acabamento fosco. O material das bolas normais não está especificado na padronização do esporte, mas as bolas são tipicamente feitas de celulóide ou outro plástico, como o poliestireno. O celulóide é uma composição de nitrocelulose e cânfora que é produzido em uma folha e embebido numa solução alcoólica quente até que fique mole. A folha então é pressionada em moldes hemisféricos, aparadas, e deixa-se endurecer. Os dois hemisférios resultantes são coladas utilizando um adesivo com base em álcool e as bolas são agitadas depois em uma máquina especial para alisar as rebarbas pela fricção. As bolas então são classificadas de acordo com a uniformidade superficial, e as irregulares são descartadas. Parte da razão para as pessoas pensarem que as bolas são preenchidas com um gás diferente do ar é porque o plástico e adesivo usados ao queimarem, produzem um odor químico, semelhante à da película fotográfica ou cola de aeromodelo (lembra o cheiro da cola do revell?).

Outra boa razão para a bola de ping pong ser preenchida com o ar é bem lógica e simples: è barato. Aliás, é de graça! Já qualquer outro gás envolveria custos e complexificação do processo industrial sem uma boa razão para tal.

 

[box type=”warning”] Não recomendo que você queime bolinha de ping pong. Brincar com fogo pode ser perigoso, pode causar acidentes sérios. Caso resolva testar, faça-o com segurança, use proteção e realize o experimento em local aberto, ventilado e sem objetos inflamáveis ao redor. [/box]

 

 

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Quando fazia o “ginásio”, formáva-mos times de pig-pog, aquele em que quem ganhar manda um pro time do adversário e assim sucessivamente até que fique só um de um lado , O VENCEDOR, que era declarado o “REIZÃO”, da parada!
    Achava o maior “barato” quebrar a bolinha com uma raquetada e mais ainda quando quebrava, era botar fogo nela para ver as chamas coloridas que resultava da queima!

  2. Nunca tinha ouvido falar de bolinhas que entravam em ‘combustão espontânea’…

    Mas já coloquei fogo em algumas e era incrível, não só a cor, mas a rapidez e a quantidade de calor liberada!

  3. Nossa, isso me lembrou uma vez, sobre um relato que eu li sobre um moleque que botou fogo numa árvore. Perdeu o controle e o fogo queimou um carro…

  4. Quando eu estudava, jogava muito ping-pong (sou péssimo) ÇLASKDJLAKSJD
    Mas quando as bolinhas amassavam, nós pediamos pras zeladoras da escola colocarem elas na água fervente, e elas voltavam ao normal.
    Nunca ví uma explicação cientifica pra isso. ALÇKSDJÇLAKSDJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.