A teoria da conspiração Sean Penn

Recentemente, um amigo me mandou um link de uma série de posts no twitter do Rodrigo,  que um belo dia percebeu algo curioso: Sean Penn é um agente secreto da CIA.

Bem, ao que parece, está virando moda chamar os outros e agentes da CIA, hahahaha. Mas vamos ver um pouco mais de perto essa alegação, porque por mais maluca que pareça, a ideia de um ator de cinema ganhador do Oscar virar um agente do serviço de espionagem norte americano, essa série interminável de “coincidências” possivelmente vai te deixar com a pulga atrás da orelha.

Quem é Sean Penn?

Sean Penn é um renomado ator, diretor e ativista político americano. Ele nasceu em 17 de agosto de 1960, em Santa Monica, Califórnia. Filho do diretor Leo Penn e da atriz Eileen Ryan, Penn cresceu em uma família envolvida com o meio artístico, o que o inspirou a seguir uma carreira no cinema.

Penn começou sua carreira no final dos anos 70, atuando em algumas séries de televisão, mas foi em 1981, com o filme “Taps”, que ele ganhou reconhecimento como um talento promissor. No entanto, foi em 1982, com o drama adolescente “Picardias Estudantis”, que Penn recebeu aclamação crítica e se destacou como um dos atores mais talentosos de sua geração.

Ele foi casado com a Madonna entre 1985 e 1989.  Ao longo de sua carreira, Sean Penn demonstrou uma habilidade versátil para interpretar diferentes tipos de papéis. Ele recebeu várias indicações e ganhou diversos prêmios, incluindo dois Oscars de Melhor Ator. Seu primeiro Oscar foi em 2004, por sua atuação no filme “Sobre Meninos e Lobos”, onde interpretou um pai em busca de vingança pela morte de sua filha. O segundo Oscar veio em 2009, por seu papel no filme “Milk – A Voz da Igualdade”, no qual interpretou o ativista político Harvey Milk.

Além de atuar, Sean Penn também se aventurou na direção de filmes. Em 1991, ele dirigiu seu primeiro longa-metragem, “O Peso do Passado”, e desde então dirigiu outros filmes aclamados, como “Caminho para Guantánamo” (2007) e “Na Natureza Selvagem” (2007), baseado no livro de Jon Krakauer.

Nos últimos anos, Penn ficou bem conhecido por seu ativismo político e humanitário. Ele tem sido vocal em questões sociais e políticas, incluindo direitos civis, direitos LGBT, antirracismo e paz mundial. Ele fundou a organização humanitária J/P Haitian Relief Organization após o terremoto devastador no Haiti em 2010, e tem sido ativo em fornecer assistência e reconstrução no país.

É justamente por este viés de ativismo político que começaram a surgir desconfianças de que além de um talentoso ator e diretor, havia algo mais ali.

Um agente secreto?

Em 2002, às vésperas de uma guerra, Sean Penn foi até o Iraque para uma audiência com o vice-primeiro-ministro Tariq Aziz, o conselheiro mais próximo de Saddam Hussein. Só que a legislação dos EUA proibia cidadãos americanos de entrarem no Iraque. Mas não Sean Penn:

Em 2008, Sean Penn foi uma figura fundamental para aproximar Cuba dos Estados Unidos.

Foi o ator, após conversar com Raul Castro, quem revelou aos EUA que o governo cubano, provocado por ele, se dispôs a receber Barack Obama.

 

https://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/asia/india/3528040/Raul-Castro-tells-Sean-Penn-hed-meet-Barack-Obama-at-neutral-Guantanamo-Bay.html

Em 2009, Sean Penn também se encontrou com Fidel Castro. A justificativa da visita foi uma suposta entrevista (que nunca foi ao ar). Anos depois, Obama virou o primeiro presidente americano a visitar Cuba desde 1928. Sean Penn, foi um enviado especial para entrevistar a Raul Castro

https://elpais.com/diario/2009/10/27/agenda/1256598003_850215.html

Em 2011, Sean Penn intermediou a libertação de dois prisioneiros americanos no Irã. Ambos, Josh Fattal e Shane Bauer, foram acusados de espionagem por Teerã. Penn não só viajou para o Irã para resgatá-los, como foi até a Venezuela pedir apoio de Chávez.

https://www.reuters.com/article/us-venezuela-iran-penn-idUSTRE78M5JJ20110923

Em 2011, quem é que estava na Praça Tahir, na Primavera Árabe, ao lado dos líderes do evento, protestando contra o presidente Hosni Mubarak? Sim, Sean Penn.

https://oglobo.globo.com/cultura/sean-penn-se-junta-egipcios-em-protestos-na-praca-tahrir-2745601

Em 2012, o governo do Haiti deu a Sean Penn o título de Embaixador Geral do Haiti – o primeiro não-haitiano a receber essa designação na história do país.

Quando Jovenel Moïse, presidente do Haiti, foi assassinado, anos depois, um americano chamado James Solages foi preso acusado de estar envolvido no crime. Quem era James Solages? Motorista e segurança da ONG que Sean Penn fundou no Haiti.

https://apnews.com/article/caribbean-arrests-haiti-taiwan-909515800a2cf95d77e057aff84bce0f

Em 2013, depois de uma reunião no subcomitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA – onde cobrou de Washington pressão sobre o governo boliviano – Sean Penn intermediou a libertação de um preso americano na Bolívia, o que acabou irritando Evo Morales.

https://www.independent.co.uk/news/people/news/sean-penn-rescues-american-businessman-jacob-ostreicher-from-violent-bolivian-jail-9013784.html

Em 2016, Sean Penn foi protagonista da prisão do mexicano El Chapo, o maior traficante do século. Penn se encontrou com El Chapo quando ele estava foragido. O governo do México disse que o ator foi “essencial” para a prisão.

https://www.reuters.com/article/us-mexico-guzman-idUKKCN0UP0L520160112

Assim que El Chapo foi preso, a Casa Branca concedeu uma declaração negando que Sean Penn trabalhasse para o governo americano.

https://www.politico.com/story/2016/01/el-chapo-sean-penn-white-house-217639

Meses depois, Sean Penn foi visto no Ministério das Relações Exteriores do Líbano. E os libaneses não fazem a menor ideia do que ele estava fazendo por lá.

https://www.newarab.com/opinion/what-was-sean-penn-doing-beirut

Em 2022, quem estava na Ucrânia, com Volodymyr Zelensky, quando a invasão russa começou? Sim, Sean Penn. Ele chegou ao país dois dias antes da invasão. E ficou protegido num bunker, em Kyiv. Ele disse ter recebido um recado do ex-conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O’Brien, para fugir imediatamente.

https://people.com/movies/sean-penn-says-former-national-security-adviser-told-him-to-get-out-of-ukraine-while-filming-doc/

https://edition.cnn.com/2022/03/03/entertainment/sean-penn-ukraine-border/index.html

Depois disso, Penn pressionou o evento do Oscar a ceder espaço para um discurso de Zelensky na premiação, e disse que, do contrário, destruiria a sua estatueta. Meses depois ele voltou à Ucrânia e presenteou Zelensky com seu prêmio.

https://www.reuters.com/world/sean-penn-visits-ukraines-zelenskiy-loans-him-an-oscar-2022-11-08/

https://www.nbcnews.com/pop-culture/pop-culture-news/actor-sean-penn-says-destroy-oscar-ukraines-zelenskyy-isnt-allowed-spe-rcna2173

Sean Penn chegou a assumir que cogitou entrar no exército ucraniano. O Kremlin baniu permanentemente ele – junto com outros 24 americanos (quase todos políticos e funcionários de Washington) – de entrar na Rússia. Para sempre.

https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/films/news/sean-penn-ben-stiller-banned-russia-b2160548.html

https://www.independent.co.uk/arts-entertainment/films/news/ukraine-sean-penn-russia-war-b2056051.html

Rodrigo diz no grupo de tweets, que acompanha com curiosidade os passos de Sean Penn, mas a história que o motivou a escrever a thread surgiu com outra pessoa, também famosa, não muito distante – A banda Fugees da Lauryn Hill.

Essa semana, um dos membros da banda, o rapper Pras Michel, admitiu ter atuado por muitos anos como um informante do FBI.

Mas a história é ainda melhor que isso.

https://news.yahoo.com/pras-michel-fugees-admitted-being-214232137.html

Pras agora está sendo acusado pela Justiça americana de trabalhar como agente duplo, junto desse sujeito aqui – o bilionário malaio Jho Low – para defender os interesses da China nos Estados Unidos. E a história não fica apenas nele.

https://www.justice.gov/opa/pr/us-entertainerbusinessman-and-malaysian-national-charged-back-channel-lobbying-campaign-drop

Low conheceu Leonardo DiCaprio numa boate em 2010 e desde então viraram amigos. O bilionário não só financiou o filme O Lobo de Wall Street, como presenteou DiCaprio com uma obra de Picasso, outra de Basquiat e a estatueta do Oscar de Marlon Brando!

https://www.hollywoodreporter.com/business/business-news/feds-grill-leonardo-dicaprio-business-relationship-jho-low-1235339780/

Leonardo DiCaprio testemunhou no processo envolvendo Jho Low e Pras Michel. O ator admitiu que conhece Pras desde os anos 90 e que chegou a participar de uma festa dele na Copa do Mundo do Brasil. Ambos até tiraram uma foto no Itaquerão!

https://www.theguardian.com/us-news/2023/apr/03/leonardo-dicaprio-money-laundering-bribery-jho-low

Pras é acusado pelo FBI de tentar canalizar dinheiro de Jho Low para a campanha de Barack Obama de 2012 (DiCaprio sabia da doação). O rapper também é acusado de tentar pressionar a administração Trump para interromper as investigações sobre Jho Low.

https://www.rollingstone.com/music/music-features/pras-michel-fugees-jho-low-trial-interview-1234694084/

De origem chinesa, Jho Low desviou US$ 4,5 bilhões de uma estatal malaia. E por isso é um fugitivo procurado pela Interpol. Ele vive hoje na China, protegido pelo governo (Pequim, claro, nega).

Essa é uma foto recente dele curtindo a Disney de Xangai.

https://www.reuters.com/article/us-malaysia-politics-1mdb/china-denies-harboring-1mdb-fugitive-jho-low-idUSKCN24U26R

Pras Michel é acusado de receber mais de US$ 100 milhões de Jho Low para atuar como agente da China nos Estados Unidos.

E agora pode pegar até 22 anos de prisão.

 

https://www.npr.org/2023/03/27/1166119614/pras-michel-fugees

Não dá pra cravar se, assim como Pras, Sean Penn trabalha para serviços de inteligência de seu país. Talvez não seja, já que o ator também é conhecido por seu ativismo político e humanitário, buscando criar um impacto positivo no mundo por meio de suas ações e projetos…

Mas não se engane: o que não falta é gente influente, que você nem desconfia, fazendo lobby para governos.

Outros artistas que tiveram conexões com o serviço secreto

É importante ressaltar que a natureza do trabalho de inteligência muitas vezes exige sigilo, e nem todas as informações podem ser confirmadas oficialmente. Aqui estão alguns exemplos de artistas e atores famosos de Hollywood que foram especulados ou afirmaram ter algum vínculo com serviços secretos:

  1. Roald Dahl: Embora seja mais conhecido como autor de livros infantis, como “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, Dahl serviu como espião britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Ele trabalhou para o MI6, o serviço de inteligência do Reino Unido.
  2. Sir Sean Connery: O lendário ator escocês, conhecido principalmente por seu papel como James Bond, foi especulado por ter tido alguma conexão com o serviço secreto britânico antes de sua carreira no cinema. No entanto, essas alegações não foram confirmadas oficialmente.
  3. Sir Christopher Lee: Outro ator icônico de James Bond, Lee também teve uma carreira militar antes de se tornar ator. Ele serviu na Força Aérea Real Britânica (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, foi recrutado para o Special Operations Executive (SOE), uma agência de inteligência britânica.
  4. Sterling Hayden: Hayden foi um ator de Hollywood conhecido por seus papéis em filmes como “The Asphalt Jungle” e “The Killing”. Ele também teve uma carreira militar e foi membro da Office of Strategic Services (OSS), antecessora da CIA, durante a Segunda Guerra Mundial.
  5. Julia Child: Embora não seja uma atriz, Julia Child foi uma personalidade da televisão americana famosa por seus programas de culinária. No entanto, antes de sua carreira na culinária, ela trabalhou para a OSS durante a Segunda Guerra Mundial, onde atuou como pesquisadora e analista.

É importante notar que, devido à natureza sigilosa do trabalho de inteligência, informações detalhadas sobre o envolvimento dessas personalidades com serviços secretos podem ser escassas ou especulativas. Parece loucura, mas eles são definitivamente mais numerosos do que você imagina.
Aliás, não deixe de ler esse post aqui das conspirações da CIA. 

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?