A incrível praia onde a areia é feita de “estrelinhas”

Hoshizuna-no-Hama, que se traduz como “Areia em Forma de Estrela”, é uma pequena mas charmosa praia japonesa famosa por seus minúsculos grãos de areia em forma de estrela.

Localizada em Irimote, a segunda maior ilha da província de Okinawa, Hoshizuna-no-Hama não parece muito diferente das centenas de outras praias do arquipélago japonês, pelo menos à primeira vista. Uma inspeção mais detalhada revela que muitos dos grãos de areia têm uma forma muito reconhecível – uma estrela de cinco ou seis pontas. Isso porque a praia de Hoshizuna-no-Hama consiste em parte de bilhões de exoesqueletos de foraminíferos, protozoários marinhos que vivem no fundo do oceano. Suas conchas de carbonato de cálcio permanecem para trás após sua morte e são constantemente levadas pelo oceano, criando esta maravilha natural impressionante.

Medindo apenas alguns milímetros de tamanho, os grãos de areia em forma de estrela são realmente difíceis de notar no início, mas à medida que essas pequenas estrelas grudam nos dedos das mãos e dos pés, você começa a ver que elas parecem diferentes das partículas normais de areia. 

Algumas pessoas vêm a Hoshizuna-no-Hama especificamente para caçar areia em forma de estrela, o que levou as autoridades locais a proibir as pessoas de levar a areia peculiar para casa.

A internet, e as mídias sociais em particular, realmente aumentaram a popularidade da praia de Hoshizuna-no-Hama, que provou ser uma bênção e uma maldição, pois apesar dos benefícios óbvios para as empresas locais, o aumento de turistas acelerou o desaparecimento de areia em forma de estrela, já que o oceano não consegue lavar o suficiente rápido o suficiente para competir com as pessoas que levam os grãos para casa como lembranças.

Os cientistas veem a areia em forma de estrela apenas como os exoesqueletos de bilhões de foraminíferos, mas alguns moradores ainda acreditavam na lenda local que afirma que os grãos de areia são os minúsculos descendentes do Cruzeiro do Sul e da Estrela do Norte. Eles nasceram no oceano perto de Okinawa, mas foram mortos por uma serpente gigante logo depois. Seus pequenos esqueletos são tudo o que resta.

Hoshizuna-no-Hama é a praia de areia estrelada mais famosa de Okinawa, mas não é a única. Outras dessas praias podem ser encontradas nas ilhas vizinhas de Taketomi, Tokashiki e Hatoma.

Para mais praias incríveis ao redor do mundo, confira a incrível praia de pipoca e a incrível praia preta .

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos