3d: Testemunha da evolução

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Eu estava dando uma lida sobre configurações de maquinas para 3d e me deparei com um post antigo colocado no forum da Evermotion.

Nele, um cara colocava um arquivo do 3dsmax para download e pedia para que as pessoas dissessem em quanto tempo o arquivo era renderizado nas maquinas delas. O arquivo era este jipe cromado aí. Era ainda o ano de 2003 e os tempos de render do criador deste teste foram 1 hora 21 minutos e 14 segundos.

Esta era a maquina do cara na época:

3dsmax version: 6
processador: intel p4 2.4B
CPU speed: 2.67 GHz
FSB: 146 MHz
memória: 2×512 MB a 370MHz

Eu dei um pulo para a frente nas mensagens e me deparei com uma das últimas, em maio de 2008 onde o cara dizia que o tempo de render dele era 3 minutos e 49 segundos.

Olha a maquina CAVALA do maluco:

3DS Max version: 2009 x64
Processador: 2 x Quad-Core Intel Xeon 5365 series
CPU : 3GHz
FSB: 1333 MHz
placa de video: Quadro FX 3500
memória: 8 GB DDR2

É impressionante a escalada tecnológica que podemos notar ao longo de 2003 para cá. Em muitos casos, para o usuário normal de word e internet isso não significa grande coisa, mas para quem esta no outro ponto, onde cada milissegundo de processamenhto significa dinheiro, é impressionante.

Comments

comments

12 respostas

  1. Cara :omg:
    q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max

    eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B

    tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o

    E VIVA O MUNDO GUMP 😆

  2. Render é o nome da função que o computador executa para transformar uma série de equações matemáticas em um desenho compreensível pela mente humana. Ocorre que quando você desenha em 3d, na verdade você esculpe, porque é um universo tridimensional ali dentro. Então, para fazer a escultura 3d virar uma foto ou um filme, que nada mais é que uma sequencia de fotos, você precisa fazer a função render, onde o programa vai tirar uma espécie de “foto” da sua arte 3d e vai desenhar ela, linha por linha até formar a imagem. Isso pode demorar minutos, horas, dias ou meses, dependendo da complexidade da cena. è por isso que empresas que fazem renderizações para o cinema p5recisam de maquinas bem parrudas, capazes de realizar muito, muuuuitos cálculos.
    Pra você ter uma idéia a renderfarm (que é uma sala lotada de computadores do chão ao teto só para fazer isso) da empresa que fez O senhor dos Anéis é muito mais potente que os computadores da NASA.

  3. [quote comment=”54300″]Cara :omg:
    q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max

    eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B

    tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o

    E VIVA O MUNDO GUMP :lol:[/quote]

    Cara o Blender é poderoso à beça. Tem nego que DESTROI no Blender.

  4. Caro amigo do Mundo Gump, o seu blog está de parabéns. É dificil encontrar blogs tão interessantes como o seu. Com ele eu aprendo e vejo cada coisa… Olha este trem lotado! Nunca tinha visto coisa igual. Um forte abraço, meu caro. Felicidades e sucesso para você e sua família.

    geografiarodrigoazenha.blogspot.com
    [email protected]

  5. [quote comment=”54599″]Fala Philipe

    Aproveitando o tema, me exclarece uma dúvida: Quanto tempo um filme da Pixar leva renderizando?

    Abração[/quote]

    Ananias, basicamente um filme da Pixar leva uns 3 anos do concept ao produto final. Isso porque cada frame é renderizado sucessivamente inumeras vezes até o produto final, pois eles usam uma coisa chamada pass. Tipo, tem um pass de shading, um pass de sombra, um pass de reflexo, um de brilho,um de pêlos e por aí vai…
    Tem uns caras lá que só fazem juntar todos esses passes de render para formar um único frame.
    Além disso, os caras fazem o render em uma resolução cinematográfica chamada 2K. Que é um quadro grande pra chuchu. Quanto maior o quadro, mais consumo de dados para gerar a imagem, logo, mais tempo de render.
    Um filme de uma hora e meia tem em media 162000 frames.
    Se considerarmos que pode levar entre dez minutos a alguns dias POR FRAME, é de se imaginar o pesadelo desta empreitada, mesmo com poderosas renderfarms.
    Se levarmos em conta o fator sorte + simplicidade de execução (como personagens sem muito movimento, sem cabelos nem pêlo), considerando um cluster potente de render, de modo que cada frame em 2K desse 600 segundos para o render, teríamos 97,2 milhões de segundos de processamento algo em torno dos 3 anos.

    É por isso que empresas assim possuem times, pois o filme todo é trabalhado simultaneamente e não em uma seqüência cronológica. Se fosse em seqüencia, ele demoraria MUITO mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eu dei duro aqui

Com 15 anos de sangue suor e lágrimas, eu me esforcei para fazer um dos blogs mais antigos e legais do Brasil. Mis de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários, mais de 20 livros, canal, programa de rádio, esculturas... Manter isso, você pode imaginar, não é barato. Talvez você considere me apoiar no Patreon e ajudar o Mundo Gump a não sair do ar.
Ajuda aí?

Conheça meus livros

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.