fbpx

Lugares

As 30 cavernas mais legais do mundo

Escrito por Philipe Kling David · 3 Minutos de leitura >

Eu já tive vontade de ser espeleólogo. Espeleologia é a ciência de pesquisar e mapear cavernas. Em termos de risco, a espeleologia é tão arriscada quanto o mergulho de alta profundidade. São muitos riscos, falta de oxigênio, gases venenosos, animais peçonhentos, morcegos, a própria escuridão, umidade, desabamentos, rochas soltas, abismos ocultos, água congelante…

As cavernas são ambientes repletos de mistérios e também por isso, repletos de significados e simbolismnos para nós. Há quem sugira que cavernas remetem ao sexo, ao útero materno, às memórias ancestrais gravadas talvez no nosso DNA, talvez no inconsciente coletivo. Seja lá como for, pensem o que pensar, existem cavernas realmente lindas para serem visitadas e admiradas. Aqui está uma singela coletânea delas. Se você conhece alguma caverna que seja sensacional o suficiente para figurar entre estas, indique, com o nome e local nos comentários.

1- Caverna em Bonito MS – Brasil

2- Gruta de Maquiné – Brasil – MG

3- Poço encantado – Chapada Diamantina -BA- Brasil

4- Cave of Fingal – Escócia

5- Reed Flute Cave, China

6- Cave of Swallows – México (note o carinha com a lanterna no capacete no canto direito)

7- Caverna gigante sem nome – Borneo

8- Caverna Nia – Malásia

9- Caverna nas montanhas do Líbano

10- Caverna “O túnel” – Perto de Jerusalém

11- Caverna Nehru – Espanha

12- Jeita Grotto – Líbano

13- Phraya Nakhon, Tailândia

14- Caverna dos Cristais – Mexico

15-Shulgan-Tash, Bashkortostan

16- Caverna do Dragão (lol!) – Grécia

17- Caverna Damlata?, Turquia

18-Comb De las Golondrinas – México

19-Han Son Dung – Vietnã

20- Caverna na ilha de Java – Indonésia

21-Caverna desconhecida – Califórnia -EUA

22-Admiral’s Arch – Austrália

 

23- Cristais Svmnafellsjvkull (CORR) em Skaftafell National Park – Islândia

 

Ao longo de milhares de anos e pressão incrível, as geleiras conseguem pressionar o ar para fora do gelo que o forma essas incríveis cavernas.Como a caverna é de gelo, a luz do sol brilha no interior, formando prismas naturais. Para os fotógrafos corajosos que fazem o seu caminho no interior dessas cavernas, os sons de gelo rachando e se movendo é um sinal constante que estas belas formações podem desabar a qualquer minuto … E è bom mencionar que alguns fotógrafos morreram tentando capturar esses lugares sensacionais.

As cavernas são formadas por água fazendo o seu caminho através de um moulin, que é basicamente um orifício natural  no gelo, que derrete a sua forma a partir do topo do glaciar em direção a base. Enquanto a água escapa na base, ela vai escavando cavernas maiores e maiores, até que elas fiquem muito instáveis e entrem em colapso. Apesar do risco, a beleza é absolutamente incrível. Um dos locais mais populares para ver essas cavernas glaciais é a Gruta dos Cristais Svmnafellsjvkull (CORR) em Skaftafell National Park. As cavernas são criados pelas encostas de 6.921 metros de altura  do Vrffajvkull: o mais alto vulcão ativo da Islândia. A força dos campos de gelo que se deslocam para baixo suas encostas obrigam todo o ar a ser comprimido para fora, tornando-o um dos lugares mais incríveis para capturar a beleza em fotos.

24- Cavernas 3N no Irã

Esta é uma das mais incríveis cavernas de sal do mundo. Ela é parte de um complexo de cavernas e salões que se estende por 6.580 metros. Originalmente, pensava-se que o complexo formado pela 3N eram 3 cavernas individuais, porém recentemente, uma equipe de espeleólogos americanos e da Reopública Checa descobriram que elas são ligadas, formando a maior caverna de sal conhecida no mundo.  O sal forma incríveis tentáculos naturais que arecem vivos.

25- Gruta azul em Capri – Italia

Esta é sem duvida uma das grutas mais românticas do mundo. Os turistas tem acesso a ela com barcos e o grande destaque fica por conta da luz do sol que filtra na água tingindo tudo de um azul quase místico.

26- Kastelorizo- Grecia

Situada na costa da Grécia apenas a 3 Km da Turquia, Kastelorizo é uma ilha turística onde situa-se esta impressionante caverna azul.

27- Cefalônia -Grécia

A ilha grega, Cefalônia, é uma das mais preservadas do país. A natureza é exurberante por todos os lados. Turistas do mundo inteiro ficam fascinados com a mistura de montanhas, cavernas, lagoas e vales. Baba:

   

28- Cavernas de Mármore – Chile

Estas cavernas são únicas. Elas são escavadas no mármore, o que faz com que as paredes da caverna sejam naturalmente “desenhadas” e coloridas. Inacreditável!

29- Cavernas Mulu – Malásia –

Este inacreditável complexo de cavernas com nada menos que aobsurdos 300km(!!!!) de túneis contém uma das maiores cavernas conhecidas pelo Homem no planeta Terra. EM algumas partes o salão é tão alto que caberiam 5 catedrais de londres empilhadas ali dentro.

30- Waitomo Cavern- Nova Zelândia

Possivelmente, esta é uma das cavernas mais surreais do mundo. Ela fica na Nova Zelândia. Formada há 30 milhões de anos atrás, esta caberna espetacular é quase totalmente escura, com um pequeno e curioso detalhe. Veja:

Ela parece um céu estrelado! Esta caverna brilha deste jeito magnífico porque está repleta de vermes luminosos. Os vermes das cavernas usam a bioluminescência para atrair mariposas e outros bichinhos para sua luz. Ao se aproximarem, eles vão acabar esbarrando em filamentos de muco contendo um poderoso adesivo. A minho então sai de sua casinha e come o bichinho. E o ciclo se repete ad infinitum. O efeito visual é lindíssimo, se você abstrair o fato de que está numa caverna escura cheia de minhocas penturadas no teto, algo que incomodaria até o Indiana Jones!

 

Este post me deu um trabalho desgramado, então dá uma compartilhada aí pra eu saber que valeu à pena.

 

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Foto Gump do dia: Tanques submersos

em foto gump do dia, Lugares
  ·   1 Minutos de leitura

A curiosa Torre na Flórida

em Lugares
  ·   1 Minutos de leitura

31 respostas para “As 30 cavernas mais legais do mundo”

  1. Muito lindo o post! Adorei!
    Poxa, vc podia contar um pouquinho sobre a sua expedição! Adorei a foto que colocou no face!
    bjos
    Juju

    1. Eu ainda não posso falar sobre a expedição por se tratar de um projeto sigiloso. Mas posso dizer o seguinte: Foi uma experiência simplesmente ESPETACULAR, cheia de aventuras, perigos e emoções. E ela vai dar origem a uma coisa que mudará muito a minha vida, espero!

  2. Cavernas são muito legais, esta de cristais no México é espetacular pelo tamanho dos mesmos.
    Brasil temos a Toca da Boa Vista que é considerada uma das mais labirínticas do mundo. Eu já estive nela, você só anda se tiver mapinha, senão se perde e já teve gente que se perdeu por lá e nunca acharam… a que você listou como 21, desconhecida, já estive num local assim… É uma coisa legal que acontece as vezes, o teto de uma caverna desaba e forma uma ilha de vegetaçao no meio do túnel, na que a gente foi a parte externa era sertão e seca e a ilha de vegetaçao era toda verdinha por causa da umidade da caverna. legal também são os animais adaptados as cavernas, muitos bichos loucos com longas antenas.

    1. Cara, eu também já estive lá, e sou espeleólogo (por profissão e paixão, e ninguém nunca sumiu na boa vista, serio (único acidente fatal em cavidades é o da Patrícia, no terra ronca. Mas a boa vista realmente é impressionante!!!Tenho o mapa dos 120km dela (cortesia do Bambuí)!

  3. Que cavernas lindas essas, só de pensar que algumas ficam no Brasil eu fico doido para ir. Estive na entrada de uma caverna em 2009 lá em Alto Caparaó, mas nem cheguei a entrar porque eu já tava quase indo embora lá do Parque Nacional

  4. Demais!!! as cavernas são lindas. Pena que não houve comentários sobre a caverna de cristal no México. Interessante nela: Cristais gigantes do tamanho de pessoas… pena que passear por lá não é para qualquer um: Muito úmida e o calor pode chegar a 60 graus. Atualmente dizem que um grupo de cientistas barrou a entrada de visitantes.

    1. Não há visitação na caverna dos cristais, é perigoso, só a entrada esta a 600m de profundidade!

  5. A caverna Nº 22 parece uma caverna do filme KING KONG (o mais recente)
    Se lembra daquela cena que ele e capturado com um tipo de sonífero em garrafa
    que e jogado no nariz dele?
    Logo depois daquela cena ele e levado pra NOVA YORK
    Me confirma se eu to certo….

    VALEU!!!

  6. Belíssimo post, Philipe.

    Existe uma caverna (ou melhor, várias) em Botuverá, Santa Catarina, que tive o prazer de visitar.
    Dá uma procurada no Google Images, vale a pena conferir!

    Abraço!

  7. Post muito bom, as fotos são sensacionais!!
    Sugiro que em um próximo post sobre cavernas, você cite o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que ficam na minha cidade (Januária-MG) e que tive a sorte de visitar (pois está fechado a muito tempo pra fazer o plano de manejo).
    A principal é a Caverna do Janelão, que tem um entrada de aprox. 60 metros de altura e a maior estalactite do mundo, com 27 m. Além disso tudo, outras cavernas tem pinturas rupestres de cerca de 10.000 a.c.

  8. cara…só para constar, a primeira da lista que você chamou de caverna em bonito se chama abismo anhumas…vlw

  9. Parabéns! Post excelente, tanto para quem já curte cavernas, meu caso, quanto para quem ainda vai começar a conhecer esse mundo de enorme beleza.

  10. Nossa não esta ai nenuma caverna das quais eu fui!!

    Queria saber como eles fazem para classificar..sempre achei mto dificil enumarar beleza de caverna ja que tem belezas mto diferentes uma das outras!! realmente espetacular!!
    estou encantada com seu site! parabens!!!

  11. são as imagens mais lindas que tive o prazer de ver e admirar, so me resta agradecer o presente.
    Eu filmei a alguns anos atraz , numa caverna chamada ( A CAVERNA DO DIABO)lembro que era belissima, com
    varios salões imensos, para chegarño salão principal tinhamos que atravesar um rio que passa dentro da caverna,
    se não me engano ficava na divisa de S.P com o Paraná.
    Fica aqui uma sugestão: que seja visitada e suas fotos publicadas para delicia de todo, abç.

  12. Espetaculares todas as cavernas, mas acredito que dentre essas pode se encaixar também a Caverna Temimina, localizada no núcleo Caboclos em Apiaí- SP, e que faz parte do parque PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.