Morten Carlson acordou com um estrondo. Arregalou os olhos e saltou do melhor jeito que deu, para fora da fenda. A montanha estava desabando. Areia e pedras caíam em profusão sobre ele. Não se via nada, pois ainda estava escuro e havia uma nuvem densa de poeira no ar que mesmo que fosse o meio dia não permitiria ver nada.
Morten Carlson correu pelo meio das bolotas ate chegar no local onde estava o globo branco brilhante. Era mesmo um corpo. Estava emborcado, de bruços. Havia um emaranhado de raízes cobrindo boa parte do corpo repleto de bolotas de todos os tamanhos crescendo sobre ele. O restante estava severamente empoeirado pela areia do deserto. A sujeira certamente teria coberto o capacete se não fosse a forma e o polimento da parte metálica posterior.
Levou mais tempo do que Morten esperava para chegar no ponto de pegar uma nova carona com os baratões. Quando chegou mais ou menos na reta de onde as enormes criaturas passariam, ele estava exausto, não aguentava dar mais um passo. A fome tinha chegado com força.