Um sapo que nunca foi girino?

Hoje eu aprendi mais uma. Existem sapos que não passam pela etapa de girino. Meu mundo caiu. descobri que a escola havia me ensinado mais uma inverdade, além da mentira de que 2 + 2 são 4 e que o Grito do Ipiranga realmente aconteceu. Eu não estava preparado para isso. Me senti traído pela tia Jussara, a professora de Ciências, pelo qual eu nutria uma ardente paixão não correspondida por motivos óbvios. Quer dizer que nem todo sapo é um girino desenvolvido?
Um sapo que nunca foi girino?
Definitivamente, não. Segundo a Wikipedia, existem sapos da família microhylidae, que tem filhotes completamente formados, como o Oreophryne, um sapo nativo de Papua, na Nova Guiné modo que os bebês sapinho dessa espécie já nascem prontos, pulando totalmente a fase de girino.

Related Post

17 comentários em “Um sapo que nunca foi girino?”

  1. [quote comment=""]Como é a estória do 2+2 ?
    Conta pra gente que essa eu não sei!
    Um abraço[/quote]

    É que entre 1 e 2 existem infinitos valores decimais. Se o conceito de infinito pressupõe que não tem fim, como chegará no dois? Logo, 2 + 2 não dão 4, já que dois infinitos decimais somados não geram um valor final e sim infinito.
    Outra coisa, dois mais dois = 4 se considerarmos a abstração. Mas se aplicarmos isso, nem sempre dá. Duas gotas de água mais duas gotas de água, quando somadas, dão uma gota de água. Claro que o volume dela equivalerá a 4 gotas, mas o produto final é apenas uma gota.
    Eu ficava pensando nessas merdas na escola e é por isso que eu sempre fui um aluno “padrão retardado” na Matemática e em tudo mais que envolva contas. Aliás, um dia ainda vou contar as origens do meu problema com esta disciplina. Já fui até estudado por uma Doutora da UFF em sua tese de “como não ensinar Matemática e como destruir a vida de um aluno com isso.” :happy:

  2. Philipe, vi dia desses no NatGeo que existe uma espécie de sapo no Canadá que fica 6 meses por ano literalmente CONGELADO, com todas as suas células em estado inerte. Não estão falando em ibernar, mas em congelar, ficar uma bola de carne congelada, igual um bife no freezer.

    Esta façanha é tão admirada no meio cientifico que pesquisadores estão usando esta qualidade única como fonte primária para criogenia humana.

    Philipe, você poderia pesquisar sobre o dito anfíbio, não??

  3. Calma Philipe, é assim mesmo que o Mundo nos prega peças e como o Destino agodar brincar com as nossas vidas para ter um pouco de diversão em seu indelével.

    O grande mal de um ser Humano é querer estabelecer padrões, normas e regras, querendo que tudo de voltem a elas e as atendão (Matemática, XD).

    E este post prova isso, inclusive no título. ;]

  4. [quote post="1889"]É que entre 1 e 2 existem infinitos valores decimais. Se o conceito de infinito pressupõe que não tem fim, como chegará no dois? Logo, 2 + 2 não dão 4, já que dois infinitos decimais somados não geram um valor final e sim infinito.
    Outra coisa, dois mais dois = 4 se considerarmos a abstração. Mas se aplicarmos isso, nem sempre dá. Duas gotas de água mais duas gotas de água, quando somadas, dão uma gota de água. Claro que o volume dela equivalerá a 4 gotas, mas o produto final é apenas uma gota.
    [/quote]

    Números naturais, pô.

  5. Bom, eu não acho tão surpreendente. Afinal, o girino é só um sapo sem pernas e com brânquias. Ele passa suavemente da forma de espermatozóide pra forma de um sapo. Sofre metamorfoses, sim, mas se a natureza sofre a pressão seletiva para desenvolvimento mais precoce (digamos, por causa de predadores), basta algo que acelere esse processo para a fase do ovo.

    E quanto à existência de infinitos números racionais entre o 1 e o 2, que tem isso? A própria noção de infinitesimal envolve um número infinito entre grandezas pequenas e não há nada de misterioso nisso uma vez que se entenda a operação de divisão e a noção de “limite”. O raciocínio errado é a inferência indevida: aplicar algo que casualmente funciona para números naturais – “se existem infinitos números entre dois números, o último é infinito” – para os racionais. Não há nada que implique isso, poxa. Não é que eu queira criticar a curiosidade que leva a descobertas mas acho que há noções bem mais interessantes para dar como exemplo de “esquisitices da matemática”.

  6. D: Fique surpresa com o que vi no documentario do mundo animal, sapo nascendo nas costas de sua mãe? foi essa semana. Tô cansada de ser enganada… nem todo sapo um dia foi girino

  7. [quote comment="20918"]D: Fique surpresa com o que vi no documentario do mundo animal, sapo nascendo nas costas de sua mãe? foi essa semana. Tô cansada de ser enganada… nem todo sapo um dia foi girino[/quote]

    Carol, este sapo que os filhotes saem das costas eu botei até o video aqui. Muito nojento. E por mais bizarro que pareça, eles brotam das costas do PAI!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares