Pin It



Top lista dos ratinhos infantis

Engraçado que o último dos animais que pensaríamos em tornar um item infantil é um rato. Mas curiosamente, os ratos, ao lado dos cães e os gatos, estão entre os personagens infantis mais queridos. Aqui está uma top lista dos ratinhos infantis.

 

Mickey Mouse -

Não me lembro onde que eu li que numa pesquisa feita em diversos países do mundo, a figura de Mickey Mouse era muito mais facilmente reconhecida que a representação iconográfica de Jesus Cristo.  Mickey mouse foi criado por Walt Dinsey em 1928 em conjunto  com o desenhista Ub Iwerks. Quando nasceu, Mickey Mouse tinha avoz  dublada pelo próprio Walt Disney.

The Walt Disney Company celebra seu aniversário em 18 de novembro  pois esta é a data em que foi lançado  Steamboat Willie em 1928.  O camundongo antropomórfico evoluiu de ser simplesmente um personagem de desenhos animados e quadrinhos para se tornar um dos símbolos mais conhecidos do mundo. Uma curiosidade é a que Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998 — a proteção dos direitos autorais nos Estados Unidos só dura setenta anos —, não fosse a aprovação pelo congresso americano da lei de prorrogação do copyright(lei essa que ganhou o apelido de Lei Mickey) que expandiu por 20 anos os direitos autorais de todas as obras americanas que não tivessem caído ainda em domínio público, o que faz com que tal situação só ocorra em 18 de novembro de 2018.

Claro que como todo mundo sabe, quando chegar la eles vão dar mais um jeito de usar o lobby fortíssimo que tem para tornar praticamente eternos os direitos sobre Mickey Mouse.

Pessoalmente, eu acho que a Disney está certa. É sacanagem que a lei de direitos autorais caduque para um personagem, seja ele quem for. è como se houvesse uma lei que tornasse os nossos filhos filhos de qualquer um depois que eles tivessem 50 anos.  Penso que para personagem, o direito autoral deveria ser eterno.

Voltando ao Mickey, embora muita gente pense erroneamente que seu primeiro desenho foi Steamboat Willie, na verdade este foi apenas o primeiro em que ele falou. O primeiro curta real do Mickey mouse é  Plane Crazy, um filme mudo de 1928.

2- Topo Gigio

O Topo Gigio é uma personagem de um programa infantil, criada na Itália, em 1958, por Maria Perego. O Topo Gigio é (dã!) um rato com uma personalidade infantil, e foi muito popular na Itália durante várias décadas. Atua regularmente no concurso Sequim d’Ouro. Fora da Itália, Topo Gigio já fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan’s Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir. Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um desenho animado do Japão. Aqui no Brasil ele também fez fama, em programas apresentados por Agildo Ribeiro em 1969.

Na década de 1980, o Topo Gigio voltou à TV brasileira na Rede Bandeirantes, em 1983 com o programa “Boa Noite Amiguinhos” e novamente em 1987, agora em parceria com o ator Ricardo Petraglia, chamado pelo Topo Gigio de Dick Petra. Nessa época também foram lançados no Brasil dois LPs com o Topo Gigio: “Topo Gigio no Brasil” em 1987 e “Topo Gigio Volume 2″ em 1988. Ainda em 1987, um filme foi produzido pela TV Bandeirantes: “Topo Gigio – No Castelo do Conde Drácula”.

Na década de 90, Topo Gigio voltou à televisão, só que desta vez na Tele 5, na Espanha, em 1992, em seu quadro fixo no Xuxa Park da Espanha onde sempre com muito humor junto com Xuxa onde sempre seu objetivo era conseguir namorar a Rainha. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, no programa Zorra Total, mas os altos custos de direitos de imagem cobrados pela empresa italiana impediram que o projeto continuasse.

 

3- Supermouse

Porra, que saudades do supermouse. Quando eu era pequeno, eu me amarrava de ver o supermouse enquanto fagocitava uma mamadeira de café com leite nas férias na casa da minha avó. Estranhamente, eu tinha a clara sensação que o supermouse era uma versão super-homem do Mickey Mouse.

O desenho foi criado pela Terrytoons para a 20th Century Fox. Trata-se de uma paródia do Superman, aqui caracterizado como um camundongo antropomórfico, vestido com uma capa vermelha e uma roupa amarela. A série original exibida no cinema e depois na televisão, contava com 76 episódios, produzidos de 11 de fevereiro de 1944 até 31 de dezembro de 1961.

O Super Mouse foi criado por Izzy Klein como um super-herói chamado de “Superfly” (Super Mosca). O chefe do estúdio Paul Terry mudou o personagem, que passou a ser caracterizado como um camundongo. Com a intenção de ser uma paródia do Superman, Super Mouse apareceu pela primeira vez em 1942 num curta-metragem animado intitulado The Mouse of Tomorrow (O rato do futuro). Nesse desenho o nome em inglês do personagem era de fato Super Mouse, mas posteriormente foi mudado para Mighty Mouse quando Paul Terry descobriu que havia outro personagem com o mesmo nome e que aparecia nas revistas em quadrinhos. Na breve série de quadrinhos da Marvel, Super Mouse foi chamado de Terry Primeiro, “Terry the First”, em homenagem ao primeiro responsável pelos desenhos com o personagem.

Na primeira aparição do Super Mouse, ele tinha um uniforme azul e uma capa vermelha, à semelhança do Super-Homem. Mas depois isso foi mudado, adotando-se o tradicional uniforme amarelo com a capa vermelha. Como em outras imitações do Superman, os poderes do Super Mouse eram a capacidade de voar e uma força inacreditável, além da invulnerabilidade. Ele mostrou uma “visão de raios x” em um desenho, mas preferia utilizar um super-hipnotismo que fazia com que objetos inanimados se movessem, além de possibilitar viagens no tempo (como nos exemplares The Johnstown Flood e Krakatoa). Em outros desenhos, o rastro vermelho que deixava ao voar, se tornava sólido e ele o podia manipular como uma corda, por exemplo. Acompanhando o seu voo foi mantido o efeito sonoro do zumbido de uma mosca.

4- Jerry

Quem não viu Tom e Jerry não teve infância. Engraçado notar como os desenhos antigos eram totalmente politicamente incorretos, com personagens praticando toda forma de porrada, tortura e violência em geral um no outro. Eu morria de rir com as gags do desenho, e isso não me deixou violento (pelo menos não tanto as séries de pancadaria de kung fu da Band). O conceito de Tom e Jerry é ridiculamente simples: a eterna rivalidade entre um gato doméstico (Tom) e um rato (Jerry)

Criada por William Hanna e Joseph Barbera para a Metro-Goldwyn-Mayer, a série é um dos desenhos animados mais longevos da história. E também uim dos desenhos mais polêmicos. Como a maioria das séries animadas produzidas nas décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, e 1960, Tom & Jerry não é considerado politicamente correto e por conta disso, pelo menos vinte e quatro episódios foram acusados de possuir cenas racistas, como quando ocorre uma explosão ou algum liquido cai no rosto de um personagem e seu rosto fica negro, o que foi interpretado por algumas pessoas como racismo. (pessoalmente acho uma idiotice pensar nisso como racismo)

Em consequência disso, diversas cenas foram editadas e cortadas de alguns episódios. Em 2006 Tom e Jerry recebeu uma forte crítica do governo da Inglaterra, por ter sido exibido um episódio em que Tom fuma dentro de uma limosine. O governo inglês achou inaceitável a exibição daquela cena.

 

 

 

5- Bernardo e Bianca

Os ratinhos Bernardo e Bianca são como que investigadores. O filme trata de uma organização presidida por ratos localizada no subsolo da ONU na cidade de Nova York que dedicada a ajudar vítimas de sequestros em todo o mundo. Dois ratos, o zelador Bernardo (Bob Newhart) e sua co-agente, a elegante Bianca (Eva Gabor), saem em busca de Penny (Michelle Stacy), uma menina orfã que está sendo mantida em cativeiro pela caçadora de tesouros Madame Medusa (Geraldine Page).

The Rescuers marcou o retorno do drama aos filmes do estúdio e é baseado na série de livros da escritora inglesa, Margery Sharp. O sucesso do filme levou a uma sequencia intitulada The Rescuers Down Under lançado em 1990.

 

6- Stuart Little

Start Little é um filme que conta a história de um pequeno rato branco que é adotado por uma família humana. O filme é baseado no livroStuart Little, de Elwyn Brooks White. No filme, Stuart era um rato abandonado que vivia num orfanato, junto com outras crianças. Até que a família Little decide adotar um irmão para seu filho George(Jonathan Lipnicki), e eles se apaixonam pelo carisma do pequeno ratinho. Stuart é então adotado e passa a lidar com divergências com Snowbell, o gato da família, e o próprio irmão, que não o aceita.

7- Ratatuille

Ratatouille conta a história de Rémy, um rato vivendo em Paris que sonha em se tornar um chefe de cozinha. O filme foi dirigido por Brad Bird, que assumiu depois de Jan Pinkava em 2005, e foi lançado nos EUA em 29 de Junho de 2007.

8- Despereaux

Despereaux Tilling (Matthew Broderick) é um pequeno rato que sonha com aventuras. Um dia, ao visitar a biblioteca real, ele conhece a princesa Pea (Emma Watson). Ela lhe conta da tristeza que se abateu sobre ela e seu pai após a morte da rainha. Logo eles se tornam amigos, o que gera preocupação nos demais ratos, que são contrários às conversas com humanos. Desta forma Despereaux é levado ao Mundo das Ratazanas, onde não há luz. Ele é salvo por Roscuro (Dustin Hoffman), um rato banido pelos humanos mas que ainda sonha com atos heróicos.

9-Pink e Cérebro

Enquanto Cérebro é um gênio querendo dominar o mundo, Pink é um ingênuo e sequelado ajudante.

10-Fievel

O filme conta a história do ratinho Fievel, que é de família judia e mora na Rússia. O sonho deles é emigrar para a América. Só que durante viagem de navio, Fievel é jogado no mar e separado da família. Quando chega aos Estados Unidos, começa sua procura pelos parentes.

11- Faro Fino

Olho Vivo e Faro Fino é um desenho animado americano produzido pela Hanna-Barbera. Originalmente parte do programa de Quick Draw McGraw (Pepe Legal), estrearam em 1959 e tiveram 3 temporadas.

Olho Vivo e Faro Fino  são uma dupla de detetives, um gato e um rato. Olho vivo, o gato, vestido em um estilo muito parecido com Sherlock Holmes e Faro fino, o rato, vestido à la Humphrey Bogart. Quando estão em perseguição e Olho Vivo pede para Faro Fino ligar a sirene, é ele próprio quem põe a cabeça para fora do carro e começa a gritar.

12- Ligeirinho

Ligeirinho é um ratinho super rápido, que anda a mil por hora.  O ligeirinho foi criado pelos estúdios da Warner Brothers. É um rato pequeno e corajoso, muito esperto e muito veloz, que faz de tudo por um pedaço de queijo. Virou o segundo inimigo do gato Frajola, perdendo apenas para o Piu-piu, embora em muitos curtas ele também enfrente o Patolino, sempre levando a melhor, mas uma vez derrotou o Eufrazino que teve tempo de se vingar dele antes de ir preso. É um mexicano nato e ficou conhecido pelas suas frases antes de sair em disparada: “Arriba, arriba!!!”

13-Basil o Ratinho detetive

O longa é o vigésimo-sexto filme de animação dos estúdios Disney e foi lançado nos cinemas estadunidenses em 2 de Julho de 1986, sendo dirigido por Burny Mattinson, David Michener, e a dupla John Musker e Ron Clements, que mais tarde dirigiu A Pequena Sereia e Aladdin. O filme conta a história do ratinho detetive Basil e suas investigações na cidade de Londers por volta do ano de 1897. O filme começa com Flaversham, um fabricante de brinquedos, sendo raptado por Ratagão. Olívia, a filha de Flaversham, com a ajuda do Dr. Dawson, decide contratar o ratinho detetive para encontrar seu pai. No decorrer do filme, fica-se sabendo que o plano de Ratagão inclui raptar a rainha e se declarar rei. Durante suas investigações, Basil conta com a ajuda de Dr. Dawson, e eles acabam se tornando grandes amigos.

14-Ratinhos da Cinderella

O filme Cinderella conta com diferentes coadjuvantes, sendo que três deles são ratinhos.

 

15-Roquefort (aristogatos)

Roquefort é um ratinho detetive do filme Aristogatos, o último filme que Walt disney supervisionou antes de morrer.

 

16- Timóteo (dumbo)

Timóteo é o único amigo do elefante voador Dumbo, no filme homônimo da Disney

17-Ratinhos de Tico e Teco

No desenho do Tico e Teco também tem uns ratinhos: Monterey Jack e Gadget

 

18-Comichão e Coçadinha

Comichão e coçadinha são uma paródia de Tom e Jerry feita pelo desenho Os Simpsons. Comichão e coçadinha levam o politicamente incorreto ao limite do inacreditável com momentos de violência extrema entre um gato e um rato. Ambos com cara de maníacos. E o gato sempre se ferra.

E aí? Estou esquecendo algum? Adicione aí nos comentarios.

fonte: wikipedia

Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais...


27 Comments

  1. pedro.toledo@gmail.com'

    Esquecendo algum?!?

    SIM!

    Danger Mouse!

    Reply
  2. dhatori@gmail.com'

    Tem o Biker Mice form Mars, que eu achava ótimo e tinha um jogo de video-game estilo rock n roll racing que também era fera. Acho que também merecem menção honrosa o Lester e o rato do Castelo Rá-tim-bum!

    Reply
  3. alfaria2008@gmail.com'

    Cara, viajei lá pra minha infância agora. Isso foi há eras atrás. Rs lembra do bacamarte e chumbinho? Do plic e ploc? Tem aquele ratinho de massinha do castelo ra tim bum e o xaropinho. Kkkk. Afinal ele é rato né? Rs

    Reply
  4. maxhpm@gmail.com'

    Faltou o ratinho do castelo ra-tim-bum. lol

    “Xau preguiça, xau, sujeira, adeeeus cheirinho de suoooor, wow”

    kkkkkkkkkkkk

    Reply
  5. monteironyco@yahoo.com'

    faltou a minie ,os filhos do mickey e aquele rato dos flintistones.

    Reply
  6. dborgesarquiteto@hotmail.com'

    O Mestre Splinter (Tartarugas Ninjas) e os Ratos Motoqueiros de Marte (acho que é isso)

    Reply
  7. sa.milena@terra.com.br'

    Faltou o Juca Bala!

    Reply
  8. mhk0jima@ig.com.br'

    Faltou um rato bem brasileiro…
    Cadê o NIQUEL NÁUSEA?

    Reply
    • transdenardi@gmail.com'

      O MELHOR FICOU DE FORA

      Reply
  9. monteironyco@yahoo.com'

    picachu

    Reply
  10. alexcastro.sousa@gmail.com'

    Emilli e Alexander!!

    Reply
  11. krause@bol.com.br'

    Esse post me lembrou de um livro que na verdade é uma HQ, e se chama “MAUS” (rato em alemão) e mostra a trajetória de Wladek Spiegelman, um judeu polonês que foi levado com sua mulher pra Auschwitz, intercalando sua história com a sua relação posterior com o filho (o cartunista Art Spiegelman, que é o autor do livro). O curioso é que nos quadrinhos, todos os judeus são mostrados como ratos, os alemães como gatos, os poloneses não-judeus como porcos e os americanos como cães. Muito bom. Destaque para um trecho da propaganda nazista onde colocam o Mickey Mouse como uma invenção judaica utilizada pra subverter os valores da sociedade, e comparam o comportamento do povo judeu com o dos ratos de rua. Fica a dica

    Reply
    • alfaria2008@hotmail.com'

      Realmente. eu li essa HQ. muito legal, apesar dos ratos representando os judeus e os gatos os nazistas, os quadrinhos são muito realistas.

      Reply
      • É muito bom mesmo.

        Reply
  12. nibelung.ajr@gmail.com'

    O nome da Gadget aqui foi traduzido pra Geninha. Só avisando.

    Reply
  13. gatasgordas@ig.com.br'

    A Ratinha Valente! de 1986

    Reply
  14. mollrimbaud@gmail.com'

    Sou do tempo do Topo Gigio…

    Mas adoro também o Níquel Náusea!

    Lembrei também do Pinky e Cerebro : )

    E pra falar nos reais, estima-se que existam 4 milhoes de ratos em Paris (!)

    Reply
    • A população de ratos do Rio é estimada em seis para cada habitante.

      Reply
  15. buttmaniaco_sm@hotmail.com'

    só pra constar… o topo gigio é uma topeira!

    Reply
    • “Topo Gigio é um rato com uma personalidade infantil, muito popular na Itália durante várias décadas.” – Wikipedia

      Reply
  16. alfaria2008@hotmail.com'

    tem tambem os ratinhos do filme babe, o porquinho atrapalhado. Cara, a nossa piscina está cheia de ratos. kkkkkkkkk. além da infestação de rato na vida real existe a infestação na tv,cinema e literatura.
    camundongos forever.rrsrsrs

    Reply
  17. buttmaniaco_sm@hotmail.com'

    vish foi um erro de um amigo! realmente é um rato! o amigo q me disse q era uma toupeira… ele é uruguaio! em espanhol topo é toupeira kkkkkk em italiano é rato mesmo!!!

    Reply
  18. buttmaniaco_sm@hotmail.com'

    kkkkkkkkkkk vc cria um post com um monte de ratinhos q marcaram a nossa infãncia e em sima do post tem uma propaganda de uma empresa q acaba com eles kkkkkkkk

    Reply
  19. iahooh@hotmail.com'

    Quem assistiu Bacamarte e Chumbinho não consegue ver Tom e Jerry¬¬
    …. Faltou o Chumbinho

    Reply
  20. lucascoreano@hotmail.com'

    Faltou a família camundongo…Classic!

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>