Top filmes de sobreviventes pós apocalípiticos

Ontem eu estava tomando banho e comecei a pensar que fazia tempo que eu não criava um post de série aqui no Blog. Quem conhece há muito tempo sabe que eu adoro fazer esses posts de séries, como os melhores filmes dos anos 80 parte 1 e parte 2, os melhores filmes de guerra, os melhores filmes com robôs, com dragões, filmes de dança, filmes de amor e etc…

AVISO DE SPOILERS

Eu infelizmente conto detalhes de muitos filmes, e isso para muita gente FODE a graça do filme. Se você ainda não viu o filme, (bate o olho na capa) e PULE o que eu escrevi, pra não cagar a emoção do negócio.

Como sempre faço, não há ordem de preferência ou qualidade. 

Então resolvi fazer uma pequena lista dos melhores filmes pós apocalípticos, que geralmente são filmes de sobrevivência e superação. O interessante desses filmes é como os roteiristas e os diretores exploram a destruição do tecido social e como isso afeta indivíduos específicos. Inicialmente pensei que haveriam poucos filmes para falar sobre eventos catastróficos que acabam com a raça humana deixando uma meia duzia de cinco (ou menos) para trás. Mas é surpreendente como eles vão aparecendo na lista.

Geralmente este tipo de filme se baseia na ideia de futuro distópico, onde algum evento de proporções bíblicas produz um revertério no planeta. Os eventos de destruição em massa tendem a se repetir neste tipo de obra, mas mesmo assim são um leque bem vasto de possibilidades para a cagada suprema que varre geral do planeta. Não raro, os apocalipses se cruzam e se misturam. Por exemplo, o apocalipse de Terminator é em parte a guerra nuclear e em parte o domínio dos robôs, o Apocalipse de O Mundo a carne e o Diabo é ao mesmo tempo do tipo todo mundo sumiu e do tipo aniquilação nuclear… Os principais eventos de extinção humana nos filmes são:

Apocalipses de contaminação

No apocalipse zumbi, dá pra entender por que praticamente o mundo “acaba”. Um zumbi morde uma pessoa e logo essa pessoa vira zumbi e morde outra e assim vai até acabar com quase todo mundo, restando uns poucos sobreviventes, que não raro, vão se comportar animalescamente com o aparecimento de conflitos crescentes nas células de sobrevivência.

Há uma profusão MEDONHA de filmes de zumbi. Com certeza devem ser mais de 500 filmes nessa temática o que torna impossível de colocar todos aqui (e seria inútil). Assim, me limitarei a alguns poucos bons exemplos dessa linha.

Fim dos tempos

MV5BMTc2MjcwNjI0MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjM4NjM3MQ@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Algo estranho acontece no mundo e as pessoas começam a cometer suicídio. Bom filme!

Eu sou a Lenda

220px-I_am_legend_teaser

Tentativa MEDÍOCRE de filmar o livro de mesmo nome que influenciou diversas outras obras, como Omega Man. Mas apesar de ruim, o filme tem seus momentos. Robert Neville é um cientista que não foi capaz de parar a propagação de um terrível vírus que era incurável e criado pelo homem. Imune, Neville é agora o último humano sobrevivente no que restou de Nova York e talvez do mundo. Durante três anos, Neville tem enviado mensagens de rádio diariamente, desesperado para encontrar outros sobreviventes que possam estar lá fora. Mas ele não está sozinho. Vítimas mutantes da praga – Os Infectados – espreitam nas sombras … observando cada movimento de Neville … esperando que ele cometa um erro fatal. Talvez última e melhor esperança da humanidade, Neville é motivado somente por uma missão: encontrar uma maneira de reverter os efeitos do vírus usando seu próprio sangue imune. Mas ele sabe que está em desvantagem … e rapidamente ficando sem tempo. fonte

Extinção

II91wfw

Vi esse aqui ontem. Achei legal mas uma coisa me intrigou. Será o mesmo apocalipse de Eu sou a Lenda? Parece que sim. Se não for o mesmo apocalipse, é MUITO CHUPADO de Eu sou a Lenda em diversos aspectos. Ele meio que chupa os filmes de apocalipse por congelamento também. Mas tá aí um filme legal e bem despretencioso.

Planeta Terror

220px-Planet-terror-1

Um grupo de civís que tentam sobreviver a um apocalipse zumbi enquanto ainda tem de lidar com uma unidade militar corrupta, incluindo também uma dançarina go-go procurando um uso para seus “talentos inúteis.”

Chrysalis

MV5BMTg2NDIxODg4Nl5BMl5BanBnXkFtZTgwMTI4ODI1MTE@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Josué e Penelope são sobreviventes de uma infecção mortal que devastou a humanidade há 25 anos. Quando se deparam com companheiro sobrevivente Abira, suas vidas mudam para sempre.

Autumn

MV5BNjk2NDUwMDMwMF5BMl5BanBnXkFtZTcwMDEyNjMwMw@@._V1_UY268_CR12,0,182,268_AL_

Um vírus horrível mata bilhões em poucos minutos. Os poucos sobreviventes que restam têm de lidar com o choque do apocalipse, e eles não têm idéia de que as coisas estão prestes a ficar muito pior.

Virus

220px-Fukkatsu-no-hi

Esse filme é maneiro!  Em 1982, uma transação sombria está ocorrendo entre um cientista da Alemanha oriental chamado Dr. Krause, e um grupo de americanos. É revelado que é um virus mortal chamado MM88,  foi criado acidentalmente por um genetista americana. O MM88 amplifica a potência de qualquer outro vírus ou bactéria que entra em contacto com ele. Os norte-americanos recuperam o MM88, que foi roubado de um laboratório dos EUA no ano anterior, mas o vírus é liberado, criando uma pandemia inicialmente conhecido como a “gripe italiana”.

No prazo de sete meses, praticamente toda a população mundial já se fodeu. Mas o vírus é inativo em temperaturas inferiores a -10 graus Celsius , e o inverno polar poupou os 855 homens e oito mulheres acampados na Antártida. O submarino nuclear britânico HMS Nereida une os cientistas depois de afundar um submarino soviético com infectados. No entanto, assim como o grupo começa a repovoar a sua nova casa, é revelado que um terremoto irá ativar o sistema de reação automática (ARS) e lançar o arsenal nuclear dos EUA.

Os soviéticos têm sua própria versão das ARS que irá disparar suas armas em troca, incluindo um alvo na estação Palmer onde os sobreviventes estão se refugiando. Yoshizumi e Major Carter embarcam à bordo do Nereida em uma missão para encerrar o sistema de disparo automatico de misseis, e vão protegidos por uma vacina experimental contra o MM88.

Future Fear

MV5BMTI0NDk5ODE3MV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTIwNzcxMQ@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

O Dr. John Denniel, um geneticista que encontrou uma cura para um vírus extraterrestre que ameaça matar todos na Terra. Geral Wallace, interpretado por Stacy Keach , quer para repovoar a terra com um puramente ariana raça de seres humanos. Ele envia um assassino, Maria Ford , para tentar parar Dr. Denniel antes que ele é capaz de salvar a humanidade do vírus. A capa não anima ver.

Os 12 Macacos

Twelve_monkeysmp

Um vírus mortal apaga quase toda a humanidade em 1996, forçando os sobreviventes restantes a viver no subsolo. Em 2027, James Cole (Willis) é um prisioneiro que vive em um abrigo subterrâneo sob as ruas de Filadélfia. Cole é selecionado para uma missão, onde ele é treinado e enviado de volta no tempo para recolher informações sobre o vírus, a fim de ajudar os cientistas a desenvolver uma cura. Enquanto isso, Cole é atormentado por sonhos recorrentes que envolvem uma perseguição a pé, terminando com ele levando um tiro no aeroporto. Filmaço! Recomendo muito! fonte

A mais cruel Batalha

-No_Blade_of_Grass-

Na década de 70 a poluição mundial atingiu níveis assustadores e completamente incontroláveis provocando o aparecimento de um vírus que atingiu diretamente a produção de alimentos na África e Ásia. Logo a fome grassou por estes continentes levando a morte por subnutrição e doenças associadas. O restante do mundo reagiu criando barreiras sanitárias na tentativa de deter o alastramento da epidemia. Apesar de todas as tentativas de controle, uma nova variante do vírus acaba chegando a Europa que, passa a viver o mesmo drama dos outros continentes. Começam então os distúrbios que ameaçam submergir o velho continente em uma caos de barbárie e selvageria. Uma família decide atravessar as áreas conturbadas, tentando chegar a um vale isolado onde ainda não existe a doença. Em sua viagem são obrigados a assumir uma nova forma de comportamento ditada pela necessidade de sobrevivência.

Mortos que matam (o último homem da Terra)

Esse é um filme baseado no livro “Eu sou a lenda”. Em mortos que matam, Dr. Robert Morgan é o último homem da Terra. A humanidade inteira foi atingida por uma praga. Ele sobrevivera pois é imune a tal praga e procura curar os outros sobreviventes, que se tornaram vampiros, zumbis ou mutantes. Ele só pode sair de seu abrigo durante o dia, pois a noite, os demais sobreviventes ficam a solta alimentando-se de sangue. Tem completão no youtube.

A Noite dos Mortos Vivos

220px-Night_of_the_Living_Dead_affiche

Apesar de não ser o primeiro filme de zumbi, Night of the Living Dead é o progenitor de um sub-gênero contemporâneo de filmes de terror chamado “apocalipse zumbi”, e influenciou o arquétipo moderno do zumbi na cultura popular. Night of the Living Dead (1968), é o primeiro de cinco filmes Dead dirigidos por George Romero, e foi refeito em duas ocasiões, como Night of the Living Dead (1990), dirigido por Tom Savini, e como Night of the Living Dead 3D (2006).

A história é o básico do filme de zumbi. Mortos saem da terra e começam a comer e atacar as pessoas. Na época do lançamento isso causou um impacto foda na sociedade dos EUA nos anos 60.

fonte

 Resident Evil

Resident_evil_ver4

É um filme de zumbi que virou uma franquia de nem sei quantos filmes. Alice acorda numa mansão localizada nos arredores de Raccoon City, totalmente sem roupa e sem memória. Após um encontro inusitado com o jovem Matt Addison, um esquadrão de elite da Umbrella Corporation invade o local e obriga ambos a irem com eles para a Colméia, um gigantesco laboratório subterrâneo de pesquisa e desenvolvimento onde a inteligência artificial Rainha Vermelha mata todos os funcionários para que o T-vírus não causasse uma infecção que fosse para a superfície após uma sabotagem. No caminho para a Colméia, em um metrô, eles encontram Spence Parks, o “companheiro” de Alice que junto com a moça eram agentes de segurança da mansão para proteger o sigilo do laboratório.

A missão do esquadrão e de Alice é desligar a Rainha Vermelha e coletar dados sobre o incidente. No entanto, todos os trabalhadores que foram mortos não tiveram suas vidas totalmente destruídas. Na realidade, eles se tornaram zumbis famintos por carne humana que caçam suas vítimas dentro do próprio complexo. Basta uma mordida ou arranhão de um deles para que haja uma contaminação e se transformem em zumbi. Alice e a unidade paramilitar da Umbrella têm três horas para concluir sua missão, antes que a Colméia seja lacrada e os eventos que ocorreram lá dentro cheguem a superfície…

28 Dias depois

220px-28_days_later

Ativistas animais invadem um laboratório com a intenção de libertar os chimpanzés que estão submetidos a experimentação, infectadas por um vírus  que causa raiva. Os ativistas ingênuos ignoram as razões dos cientistas para manter as gaiolas fechadas, com resultados desastrosos. Vinte e oito dias depois, o nosso protagonista, Jim, acorda de um coma, sozinho, em um hospital abandonado. Ele começa a procurar qualquer outra pessoa para encontrar Londres é deserta, aparentemente sem uma alma viva. Depois de encontrar uma igreja, que se tinha tornado habitada por zumbis que tentaram comê-lo, ele corre por sua vida. Selena e Mark resgatá-lo da horda e trazê-lo até à data sobre o massacre em massa e horror como todos os de Londres rasgou-se distante. Este é um conto de sobrevivência e, finalmente, heroísmo, com bom subtexto sobre a natureza selvagem da humanidade. Com ótimas cenas da cidade completamente deserta.

Os sobreviventes

MV5BMTMwNjA1OTk5Ml5BMl5BanBnXkFtZTcwNDA1ODQ2Mg@@._V1_UY209_CR8,0,140,209_AL_

Uma pandemia de vírus desconhecido mata mais de 90% da população do mundo. Aqueles imunes devem se esforçar para sobreviver e superar as dificuldades desta nova ordem mundial, na esperança de que o vírus não sofra mutação.

A tribo

MV5BMjE5MjY0NTU5MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMTE2MDIyMQ@@._V1_UY268_CR43,0,182,268_AL_

Um grupo de adultos jovens lutam para sobreviver em um mundo onde todos os adultos foram mortos por um vírus misterioso.

Últimos Dias

MV5BMzY4MTM4MjU4Ml5BMl5BanBnXkFtZTcwNTE4MjgyOQ@@._V1_UY268_CR3,0,182,268_AL_

Uma misteriosa epidemia se espalha por todo o planeta. A humanidade desenvolve um medo irracional de espaços abertos que causa a morte instantânea. Em breve, a população mundial está preso no interior de edifícios. Barcelona imerge no caos, Marc embarca em uma busca para encontrar Julia, sua namorada desaparecida, sem nunca sair de casa. Gostei desse.

Zumbilândia

Zombieland-poster

Este é um road movie com pano de fundo do apocalipse zumbi.  No início do século XXI, os zumbis tomaram conta da América. Um estudante universitário tímido e inexperiente do Texas sobreviveu seguindo seus 30 regras: tal como “olhar no banco de trás”, “bater duas vezes”, “evitar banheiros públicos.” Ele decide viajar para Ohio para ver se seus pais estão vivos. Ele pega uma carona com um sujeito perturbado  que odeia zumbis e ao passar pela Florida,  eles enfrentam uma jovem mulher cuja irmã foi mordida por um zumbi.  As irmãs estavam indo para um parque de diversões de LA que ouviram dizer que estava  livre zumbis. Apesar de ser comédia, tem bons momentos.

Monstros em fúria

Reino de fogo

220px-Reign_of_Fire_movie

Neste filme, após descobrirem no subsolo de paris um dragão adormecido, o mundo simplesmente vai para “o saco”, porque o dragão bota ovos e logo uma multidão de dragões domina o mundo. O filme conta a história de um caçador de dragões no mundo pós devastação, que planeja matar o mais poderoso deles.

Anoitecer violento

Stake_Land_(film)

Em um futuro próximo, o mundo esta imerso em anarquia depois de um apocalipse vampiro. O adolescente Martin está se preparando para viajar com seus pais quando eles são atacados por um vampiro. Martin é resgatado por um  estranho e depois de matar o vampiro, eles resolvem partir para o norte com a expectativa de alcançar o Novo Éden, ex-Canadá. Ao longo de sua jornada através do país destruído, o homem treina Martin e eles resgatam e fazerm amizade com outros sobreviventes e tem que lutar não só contra os vampiros, mas também uma irmandade perigosa de membros religiosos fanáticos liderada pelo insano Jebedia Loven.

O mistério da rua 7

220px-Vanishing_on_7th_Street

Um blecaute deixa a cidade de Detroit na escuridão. Aos poucos a população local desaparece, deixando para trás roupas e carros abandonados. Os poucos sobreviventes se reúnem em uma taberna abandonada, onde acompanham o pôr do sol. Entre eles estão Paul (John Leguizamo), Luke (Hayden Christensen) e Rosemary (Thandie Newton). Logo eles percebem que ficar na escuridão é perigoso e tentam manter sempre alguma fonte de luz por perto.

Após a Terra

220px-After_Earth_Poster

Neste filme, que se passa no futuro,  Will Smith e seu filho (pleissom) sofrem um acidente em sua nave espacial e caem num planeta remoto e muito perigoso que deveria ser evitado a qualquer custo. Esse planeta é a Terra, onde após ser devastado por monstros terríveis, se tornou um lugar completamente inóspito para a vida humana. O menino tem que provar sua coragem e atravessar uma longa jornada para achar o pedaço partido de sua nave onde está o sistema de sinalização para o resgate. Ele tem pouco tempo, pois o pai ficou ferido no acidente e está perto de morrer. Uma das perigosas criaturas que fareja o medo, começa a caçá-lo.

O nevoeiro

nevoeiro

Após uma tempestade, um homem e seu filho acabam presos com outros moradores num supermercado. Lá fora, um estranho nevoeiro engolfa tudo. Logo criaturas monstruosas surgem do nevoeiro, causando o panico nos sobreviventes. Um filme ótimo baseado no livro do Stephen King.

Guerra entre superpotências

As guerras são uma boa desculpa para foder com tudo, e com um poderio bélico chegando a inacreditáveis arsenais nucleares, a quase auto-extinção da humanidade é um dos recursos mais explorados nos futuros distópicos e apocalípticos do cinema. Não obstante este quase foi nosso futuro nos anos 60 e essa sombra horrorosa de morte pela aniquilação nuclear nunca mais saiu do nosso imaginário, e a cada tensão geopolítica, ela volta pior!

Toque de recolher

220px-Right_at_your_door

Depois de Lexi sai de casa para visitar Central LA, há um ataque terrorista envolvendo bombas químicas. Após o ataque, o marido músico, Brad, não consegue encontrá-la e, relutantemente, veda-se dentro de sua casa. Ele terá que lidar com esta decisão nos próximos dias.

Day After

250px-Thedayafter

Já falei antes aqui da importância política que este filme teve. Ele pode ter ajudado a salvar o mundo do apocalipse nuclear MESMO, pois ele impressionou muito Ronald e Nancy Reagan, justamente após ver o filme, o então presidente dos EUA, Ronald Reagan intensificou os apelos para o programa de redução dos arsenais nucleares na Guerra Fria. Ele deixou registrado em seu diário o quanto este filme o afetou e o deixou deprimido sobre o tenebroso futuro da corrida armamentista com a União Soviética. Tudo isso faz com que Day After possa ter sido talvez um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

O filme se passa na década de 1980, auge da guerra fria. Em meio à vida cotidiana e normal são apresentados ao espectador os fatos que culminam na tão temida guerra “quente”. A família do Dr. Oakes (Jason Robards) vive em Lawrense, uma pequena cidade do Estado americano de Kansas. Ao mesmo tempo, uma crise diplomática se agrava entre os EUA e a URSS após esta ter invadido a parte ocidental de Berlim, Alemanha. Em resposta, a OTAN envia para a área de conflito todo seu arsenal. As forças contrárias iniciam então ações militares de combate que vão se intensificando e agravando a situação, até que é usada pela primeira vez arma nuclear de pequena potência sobre o QG da OTAN na Europa. A partir daí há o desencadeamento da guerra nuclear total entre os americanos e os soviéticos, com consequências desastrosas para ambos os lados. O filme teve forte impacto sobre a sociedade americana. Filmaço-aço-aço! fonte 

Threads

250px-Threadsmoviecover

A trama principal gira em torno de duas famílias, a da classe trabalhadora Kemps e os Becketts de classe média, enquanto o confronto entre os Estados Unidos e os da União Soviética entra em erupção e agrava. À medida que o Reino Unido se prepara para a guerra, os membros de cada família lida com as suas próprias crises pessoais. Começa a guerra nuclear e o filme retrata os terríveis detalhes das lutas dos personagens para sobreviver ambos os ataques e suas consequências. O filme descreve o destino de cada família, como os personagens enfrentam as consequências médicas, econômicas, sociais e ambientais de uma guerra nuclear. O filme foi o primeiro de seu tipo para descrever um inverno nuclear . Ele foi  comparado ao o Jogo de Guerra produzido na Grã-Bretanha na década de 1960 e seu contemporâneo, Day After. fonte

Defcon-4

Def-Con4

Dois meses após uma devastadora guerra de armas nucleares na Terra sistema de orientação de uma sonda espacial é misteriosamente reprogramado, forçando o retorno da equipe para a terra. A fim de sobreviver, a tripulação deve escapar às zonas francas de radiação, evitando ‘terminais’ canibais e um estudante da escola militar que virou um governante despótico maldoso. Ao pousar, consideravelmente fora de curso, em uma praia no leste do Canadá, Jordan (Kate Lynch) é nocauteado no impacto. Walker (John Walsch) sai em primeiro lugar e é rapidamente morto por “terminais” – humanos enlouquecidos pela doença. Várias horas depois, no meio da noite, Howe (Tim Choate) se aventura a sair em busca de ajuda e uma maneira de escapar. Ele logo encontra Vinny (Maury Chaykin), um sobrevivente que tem fortalecido sua casa com arame farpado e armadilhas. Vinny efetivamente salva o cara, mas faz dele seu prisioneiro. Como a trama se desenvolve, Vinny e JJ (Lenore Zann) (outro prisioneiro) e Howe são capturados e levados em cadeias para uma fortaleza improvisada construída a partir de sucata. Eles precisam escapar antes de uma avaria exploda uma ogiva nuclear em sessenta horas.

Things to Come

200px-Things_to_Come

Esse é considerado por muitos o primeiro grande filme de ficção científica da história.

Things to Come relata uma história futura da humanidade, e se ambienta na cidade inglesa fictícia de Everytown (baseada em Londres). Inicia-se na véspera de Natal de 1940, com o estouro da Segunda Guerra Mundial, que dura duas décadas e deixa a terra desolada. Em 1966, a terra está reduzida a um período obscuro semelhante à Idade Média, perdendo toda a tecnologia e sendo dominada por um chefe cruel, Rudolph, que o povo denomina apenas de “O Chefe”.

Em 1970, repentinamente, um avião aterrissa na cidade de Everytown, e dele sai, ante o espanto da população, o piloto John Cabal, ex-engenheiro da aviação, líder dos Wings over the World (traduzido como “Asas pelo Mundo” ou “Homens do Ar”), um grupo de cientistas que se dedicou a preservar o conhecimento da humanidade através dos tempos obscuros, com base em Basra, no Iraque. Cabal é preso e seu avião é confiscado pelo Chefe, que pretende utilizá-lo com propósitos bélicos. A cidade, porém, acaba invadida pelos “Wings over the World”, que dominam a população com a utilização de gás anestésico e conquistam a cidade.

Os cientistas reconstróem a cidade e, em 2036, Everytown se torna uma cidade subterrânea, sob a direção do neto de Cabal, Oswald. A primeira viagem espacial está sendo planejada, com a montagem de um “canhão espacial”, capaz de lançar uma nave à lua. Surge então a figura de Theotocopulos, simpatizante do antigo regime, que pretende destruir a nave. Um casal (a bisneta de Cabal e o namorado) consegue chegar à nave antes de sua destruição, e a nave é disparada rumo ao espaço. O filme termina embalado pela esperança de que o os dois possam construir uma nova sociedade, mais equilibrada, entre as estrelas. fonte

O dia que o mundo acabou

220px-Day_world_ended

Neste filme, uma gerra (não explicada em detalhes) varre o planeta e deixa tudo contaminado com radiação. Já seria uma merda se não fosse surgir um monstro mutante da contaminação tóxica nuclear para destruir o pouco que sobreviveu ao cataclisma. fonte

Five

220px-Five_Poster

Neste filme de 1951, após a aniquilação nuclear, onde só as pessoas morreram deixando todas as estruturas intactas, apenas 5 pessoas sobrevivem ao apocalipse. Eles precisam se adaptar ao futuro incerto de um mundo sem ninguém. fonte

Na Praia

220px-Onethebeach

Essa é uma história de amor, em meio ao caos e destruição que a terceira guerra mundial causou. No ano de 1964, a guerra nuclear ocorre e, a tripulação de um submarino americano, encontra na Austrália o último refúgio seguro, temporariamente, pois a radiação avança engolindo a tudo e a todos. O capitão do submarino, Dwight Towers, vive talvez o último da romance da humanidade com Moira Davidson, já que havia perdido toda sua família, inclusive esposa e filhos, no holocausto nuclear. fonte

Cyborg

Cyborg_(Filme)

Após uma guerra atômica e em processo de deterioração devido à anarquia social , os poucos sobreviventes na América do século XXI são ameaçados por uma praga mortal. Apenas Pearl Prophet, uma bela criatura meio humana, meio robô possui conhecimentos para desenvolver a vacina contra essa misteriosa praga. Mas durante sua busca desesperada para obter dados e conseguir curar o mundo, Pearl é capturada por canibais, os Flesh Pirates, que planejam manter o antídoto apenas para eles… e dominar a Terra! Para defendê-la, surge um guerreiro, Gibson Rickenbacker (Van Damme) que no passado teve sua mulher assassinada e sua filha capturada pelos Flesh Pirates. Com sede de vingança, Gibson segue em busca de justiça para tentar resgatá-la nesta mistura carregada de adrenalina, suspense, ficção científica e muita porrada. Van Damme, né?

 

Doença misteriosa

Essa forma de eliminação de pessoas é relativamente pequena no cinema, mas ela existe. A grande vantagem da doença misteriosa é que ela dispensa aquele negócio de explicar muito. Nego morre (ou suicida) e foda-se. Em geral o mistério segue como linha central do filme, cujo misterio se elucida no final. Ela não está na categoria zumbi de contágio, e isso é seu grande diferencial. Enquanto no zumbi você tem um indivíduo a temer, na doença misteriosa, ela pode te pegar sem precisar de um morto-vivo.

O Enigma de Andromeda

250px-TheAndromedaStainposter

Nesse filme, um satélite artificial cai no Novo México carregando um microorganismo que começa a contaminar a população e mata todos na cidade próxima à queda, exceto 1 bebê e 1 velho. Uma equipe de cientistas tenta conter a epidemia e encontrar a cura, numa corrida contra o tempo.

Omega Man

220px-The-Omega-Man-Poster

Omega Man também é inspirado no livro “Eu sou a lenda”. No ano de 1975, uma guerra biológica entre a China e a União Soviética provoca uma praga bactereológica que elimina a maioria da população humana da Terra. O coronel do exército e cientista americano Robert Neville é contaminado mas consegue se salvar a tempo ao aplicar em si mesmo uma vacina que pesquisava juntamente com o exército.

Os humanos sobreviventes sofreram mutações que os impedem de viver durante o dia. Um grupo desses mutantes que se autodenomina “A Família” persegue Neville pois o consideram o último resquício do velho mundo que levou a destruição da Humanidade. Enquanto os mutantes repudiam o uso da tecnologia moderna, se valendo apenas de armas antigas como tochas e catapultas, Neville enfrenta os ataques noturnos com um arsenal de armas modernas que ele guarda em seu antigo lar, agora transformado em um bunker.

Neville anda durante o dia na cidade silenciosa tentando localizar e exterminar os mutantes, pensando que é o único humano normal ainda vivo na face da Terra. Mas ele logo descobrirá estar enganado quando encontra com um grupo de pessoas que vivem isoladas nas montanhas. fonte

The ultimate Warrior

220px-Ultimatewarrior

Na sequência de uma pandemia  global que devastou a população , Baron (Sydow), o líder de uma tribo de sobreviventes, estabeleceu uma pequena área fortificada nas ruínas de Nova York. Cal (Kelton), um ex-cientista e um membro da tribo de Baron, desenvolveu sementes resistentes praga que permite a tribo a cultivar vegetais no solo estéril. Seu pequeno jardim tornou-se um oásis na cidade em ruínas, cobiçado pelas gangues famintas do mundo exterior. fonte

Ravagers

The_Ravagers_1979_film_poster

No rescaldo de um holocausto nuclear, criaturas semelhantes a animais conhecidos como “os destruidores” vagam pela terra matando todos os sobreviventes. Um homem chamado Falk ( Richard Harris ) testemunha o assassinato de sua esposa pelas criaturas. Buscando vingança, Falk se torna um vigilante.

Ele se junta a uma pequena comunidade, liderada por Rann ( Ernest Borgnine ), vivendo a bordo de um navio ancorado ao largo da costa. O navio é destruído em um ataque dos destruidores. Falk, em seguida, leva seus companheiros sobreviventes em uma busca desesperada por um lugar onde eles podem viver em paz. fonte

O Noah

onoah

Noah é o único sobrevivente em nosso planeta depois de um holocausto nuclear. Para lidar com sua solidão, ele cria um companheiro imaginário, em seguida, um companheiro para seu companheiro (interpretado por performances em off-screen por Geoffrey Titular e Sally Kirkland ) e, finalmente, uma civilização inteira – um mundo de ilusão em que não há realidade, e não há regras, mas esse mundo é apenas uma replicação do mundo extinto de sua memória.

Testament

Testament1983

Em uma pequena cidade da Califórnia, em plena Guerra Fria, Carol Wetherly lida com os efeitos de uma catástrofe nuclear sobre sua família e seus amigos. Eles não foram atingidos de imediato pela explosão da Bomba, mas vão sucumbindo aos poucos à radioatividade. Agora, a grande preocupação de Carol e dos outros adultos é com a sobrevivência das crianças.

O samurai de seis cordas

220px-Sixstringsamurai

Em 1957, a União Soviética ataca o Estados Unidos com armas nucleares, tornando o mundo praticamente inabitável. O governo americano entrou em colapso com a exceção do paraíso conhecido como “Lost  Vegas”, governado pelo Rei Elvis . O Exército Vermelho sitiou Lost Vegas, mas a falta de suprimentos ao longo dos anos relegou-os para uma gangue de bandidos. Quarenta anos depois da invasão soviética, o rei Elvis morre e o DJ de rádio Keith Mortimer anuncia uma chamada para todos os músicos para vir a Lost Vegas para tentar se tornar o novo Rei do Rock ‘n’ Roll .

Um guitarrista solitário e espadachim, salva um menino sem nome, ele simplesmente chama de “Kid” de um grupo de bandidos; Por conseguinte, como a mãe do garoto  foi morto pelos bandidos, ele vai junto com Buddy. Como o percurso através do deserto deserto, o heavy metal Play Death  encena várias tentativas de impedir amigos de alcançar Lost Vegas  e planeja reivindicar o trono para si mesmo. Depois de sofrer uma série de adversários, como uma equipe de caçadores de recompensa, uma família suburbana canibal, um grupo de mutantes subterrâneos, e  o Exército Vermelho, o herói enfrenta Death numa sangrenta luta de espadas.

Invasão alien

Aliens malvados são um must have do cinema catástrofe desde sempre. A aniquilação humana por invasores espaciais mimetiza o que muitos grupos humanos fizeram entre si ao logo da história e é este elemento que reveste de medo qualquer um, pois se nós fizemos isso com os índios, quem garante que uns aliens fodões cheios das tecnologias não farão conosco? Né?  A invasão alien é, ao lado do apocalipse zumbi,  um dos tipos preferidos de apocalipses do cinema. Tem a vantagem de estabelecer claramente um antagonista a temer, e não raro pode misturar elementos do apocalipse do contágio. Um clássico nessa linha é invasores de corpos e o Enigma de outro mundo (The Thing). As invasões aliens também pode ser os ets matando geral, como no filme Invasão do mundo, Independence day e Guerra dos mundos.

Epidemia Mortal

MV5BMjA4MjIyNDUwNV5BMl5BanBnXkFtZTcwNjU4NzQyMQ@@._V1_UY268_CR6,0,182,268_AL_

Pequenas pedras caem do céu, que, quando tocado, desencadear um vírus latente que sempre existiu em humanos e começa a mutação-los em uma espécie alienígena. Tirando partido da sua mentalidade de colmeia, os alienígenas são absolutamente dedicado a transformar cada ser humano na Terra e fazê-lo com rapidez alarmante. Apenas um pequeno grupo de seres humanos restantes têm o conhecimento médico para conceber anticorpos para reverter os efeitos do vírus.

Beyond

MV5BODAwNTE3NjIyNF5BMl5BanBnXkFtZTgwNjU2Mjc2MTE@._V1_UY268_CR0,0,182,268_AL_

Segue a relação turbulenta de Cole e Maya, que lutam para sobreviver em um mundo onde a população humana foi dizimada por um ataque extraterrestre.

Independence Day

220px-Independence_day_movieposter

Todo mundo conhece esse. Uma nave monstruosa chega perto da terra e dela saem naves gigantescas que sobrevoam todas as principais cidades do planeta. Logo um cientista dedicado a trabalhar num canal de Tv percebe que as naves estão fazendo uma contagem regressiva. Quando ela chega ao fim, as naves disparam raios que destroem o mundo inteiro matando bilhões de pessoas. Os sobreviventes são levados para abrigos nucleares e instalações militares como a àrea 51. De lá começa a ofensiva para impedir os aliens de conquistar a Terra. Um final escroto, mas aceitável.

A batalha de Los Angeles

220px-Battle_Los_Angeles_Poster

Uma invasão alien começa e os monstros são muito destruidores. O filme mostra o perrengue dos soldados tentando conter a ameaça alienígena que devasta o planeta. Tem clichê pra caralho, mas é bem assistível.

O dia que a Terra Parou

Day_the_Earth_Stood_Still_1951

Uma nave alien desce em Washington, e a Terra se prepara para o grande contato. Quando os militares matam o alien, seu robô começa uma monstruosa destruição pelo planeta afora. O filme ganhou remake com Keanu Reeves em 2008. O alien assassinado só queria trazer uma mensagem de paz. O filme foi um apelo pacifista ao fim da guerra fria, que estava ainda na sua fase inicial. Foi baseado no conto Farewell to the Master, do escritor Harry Bates.

Os invasores de corpos/ Vampiros de almas

Film1956-InvasionOfTheBodySnatchers-OriginalPoster

Esse é um filme que teve muitas refilmagens (4 que eu saiba), e é um pilar dos filmes de invasão alien. Minha versão preferida é a que tem o Leonard Nimoy. Basicamente são aliens que invadem os corpos das pessoas, e mimetizam-se na sociedade. Esses aliens são como plantas, eles “germinam” rapidamente em casulos quando as pessoas contaminadas dormem. É uma invasão assustadora, pois os aliens se comunicam telepaticamente e rapidamente formam uma “sociedade” desprovida de emoções que planeja assumir por completo o lugar da espécie humana. O remake “A invasão” com a Nicole Kidman também é bom. fonte

The Darkest Hour

220px-The_Darkest_Hour_Theatrical_Poster

Quatro amigos passavam as férias de seus sonhos na Rússia, na maior curtição, mas a população começa viver um incrível pesadelo. É quando Sean (Emile Hirsch), Natalie (Olivia Thirlby), Ben (Max Minghella) e Anne (Rachael Taylor) descobrem que seres de outro planeta invadiram a Terra e mataram geral. Só que ninguém consegue ver o inimigo, que se alimenta de energia, e tem planos de destruir a humanidade. Agora, eles precisam encontrar uma maneira de eliminá-los, antes que seja tarde.

No limite do Amanhã

Edge_of_Tomorrow_Poster

Tá aí um filme maneiro!

Por cinco anos, a humanidade esteve em guerra com uma raça alienígena chamada “mimetizadores”. Militares da OTAN criaram uma federação chamada United Defense Forces (Forças de Defesa Unidas, ou UDF na sigla em inglês) para combater os aliens, mas isto não os impediu de dominar boa parte da Europa, incluindo a França e a Alemanha. Contudo, a UDF finalmente consegue uma vitória relevante em Verdun, na França, com a ajuda de exoesqueletos mecânicos chamados “Jackets”. O major William Cage (Tom Cruise), assessor de imprensa e membro da reserva do Exército dos Estados Unidos, é enviado a Londres para se encontrar com o General Brigham (Brendan Gleeson), comandante da UDF. Confiantes pela vitória em Verdun, a UDF planeja lançar um grande ataque à Europa controlada pelos mimetizadores, invadindo pelo litoral francês. Com isso, as forças russas e chinesas teriam mais facilidade de invadir a Europa pelo leste, cercando assim os invasores. Brigham ordena então que William cubra a guerra na linha de frente, mas o assessor recusa, já que não é um soldado e não tem treinamento. Pressionado por Brigham, William tenta até chantageá-lo, mas acaba preso, tranquilizado e rebaixado a recruta. Mais tarde, ele desperta no Aeroporto de Heathrow, convertido em uma base aérea militar, e descobre que ele será forçado a lutar na linha de frente da invasão, controlando um dos exoesqueletos. O plano, contudo, dá errado. Os mimetizadores anteciparam o ataque e estavam prontos quando a UDF chegou. William consegue matar um dos aliens com uma bomba, mas acaba morto na explosão e envolvido no sangue extraterrestre. Ele então desperta no mesmo local onde acordou em Heathrow. Pouco a pouco, ele percebe que está revivendo o dia que passou e descobre que pode “resetar” o dia cada vez que morre. Ele tenta alertar seus colegas de que a batalha será perdida, mas sem sucesso. Em uma das repetições da luta, ele encontra Rita Vrataski, também conhecida como “Anjo de Verdun”. Antes de morrerem, Rita pede que William a encontre “quando acordar”.

O Robô monstro

220px-Robotmonster

Esse é também um clássico, mas na linha do filme B. Nesse filme, um robô alien que é um gorila caveiroso usando um capacete de astronauta resolve destruir a terra com seu raio da morte. Ele mata todo mundo, menos oito sobreviventes. Uma bosta. Mas bosta clássica! fonte

Monstros

MV5BMjE4MzMyNjExMl5BMl5BanBnXkFtZTcwMzI5NjM3Mw@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Seis anos após a Terra sofreu uma invasão alienígena um jornalista cínico aceita escoltar um turista americano abalado por uma zona infectada no México para a segurança da fronteira dos Estados Unidos.

Oblivion

220px-Oblivion2013Poster

Um dos poucos trabalhadores da Terra, busca um drone pela superfície devastada após décadas de guerra com o Scavs alienígenas. Ele descobre uma nave espacial que caiu com conteúdos que porão em perspectiva tudo o que ele acreditava sobre a guerra, e pode até mesmo colocar o destino da humanidade em sua mãos. Outro gol do Tom Cruise. fonte

Skyline – A invasão

220px-Skyline_Poster

Jarrod e sua namorada grávida Elaine viajam para Los Angeles para se encontrar seu velho amigo e empresário bem sucedido Terry, e sua esposa Candice. Terry dá uma festa em seu apartamento por Jarrod e oferece um cargo para ele em Los Angeles. Terry assistente e amante Denise (Crystal Reed) e seu amigo Ray (Neil Hopkins) dormem no sofá na sala de estar, mas na madrugada do dia seguinte, o grupo é despertado por feixes misteriosos de luz azul. Ray olha para a luz e é levado pela força misteriosa. O grupo de amigos tentar escapar dos invasores alienígenas.

Guerra dos Mundos

Film1953-TheWarOfTheWorlds-OriginalPoster

Outro classicaço da ficção científica, com muitos remakes, sendo o mais recente o com Tom Cruise e Dakota Flenning,  e que é meu preferido. Nesse filme, uns aliens invadem a Terra e “passam o rodo” na humanidade. Ele é bem basicão na estrutura do roteiro, mas o final é sensacional, e tudo se estrutura no drama de sobrevivência. fonte

Monstros: Continente Negro

MV5BMzA5ODI3OTQ3NV5BMl5BanBnXkFtZTgwODI4NzMwNTE@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Dez anos depois dos acontecimentos onde monstros devastaram a Terra, e das zonas infectadas, o pânico já se espalhou pelo mundo. No Oriente Médio, uma nova insurgência começou. Ao mesmo tempo, também tem havido uma proliferação de Monstros naquela região. O Exército decide enviar mais tropas para ajudar a lidar com esta insurgência.

Robôs se vingam dos Homens

Outro clássico de futuro distópico mostra os robôs se vingando da humanidade e colocando o homem em seu devido lugar de ser insignificante diante da máquina. Muitas vezes o ser humano não será somente o alvo, mas servirá para alimentar a grande máquina e seu perverso plano de poder. Um bom exemplo, é Matrix.

O Exterminador do Futuro

220px-Terminator1984movieposter

Essa todo mundo sabe. No futuro, após um cataclisma nuclear, os robôs passam a  dominar o mundo tentando aniquilar a resistência humana. Para evitar que o lider da resistência nasça, os robôs enviam ao passado um exterminador, um robô coberto de carne humana que tem a missão de matar Sarah Connor e assim ela nunca terá o filho que no futuro liderará humanos contra as maquinas. A ideia é engenhosa, mas o Exterminador passa aperto tentando matar Sarah Connor. O filme teve diversas continuações virando uma franquia de grande sucesso. O mote é sempre o mesmo, voltar ao passado para impedir o filho de sara chegar a idade adulta. Destaque para o Terminator 2 que é muito bom, com o mesmo robô voltando, agora não para matar John Connor, mas para evitar que outro robô de maior tecnologia chamado T1000 faça isso. Ambos são da lista dos melhores filmes do Swarzenegger.

Omega Doom

MV5BMTczNTk5MTIxM15BMl5BanBnXkFtZTcwNjYxMzcyMQ@@._V1_UY268_CR2,0,182,268_AL_

Depois de terra é tomada por um exército de robôs, o pequeno número de seres humanos restantes são forçados a se esconder. No inverno nuclear, apenas droids andam na face da terra, com medo do ressurgimento humano, e em busca de um esconderijo de armas. Um robô, com circuitos danificados entra em uma pequena cidade, onde uma guerra civil robô está ocorrendo. Ele tenta convencer ambas as partes a unir forças em busca das armas, ao mesmo tempo que têm uma agenda escondida, e uma afinidade para um dos droids locais.

Colossus: The forbin Project

220px-Colossus_the_forbin_project_movie_poster

Durante a guerra fria os Estados Unidos decidem construir um super computador e lhe entregar todo o comando dos sistemas de defesa, inclusive dos mísseis nucleares. O computador acaba por desenvolver vontade própria e entra em contato com o computador russo, semelhante a ele. Os dois se unem e chegam a conclusão de que, para o próprio bem da Humanidade, esta deve lhes prestar obediência e evitar assim a autodestruição. Com o comando das armas nucleares os computadores conseguem, ao menos aparentemente, triunfo em seus objetivos.

Matrix

The_Matrix_Poster

O hacker Tomas Anderson descobre que o mundo que ele conhece é apenas uma ilusão criada por um gigantesco organismo digital que usa humanos para obter energia, mantendo-os em um estado de animação suspensa vivendo num mundo virtual controlado pelo robô. Os poucos insurgentes que existem no mundo real devastado pela guerra contra os robôs habitam o centro da terra e resgatam Neo porque acreditam que ele pode ser o “escolhido” para salvar o mundo das máquinas. Para isso será necessária várias imersões na matrix, o universo de realidade virtual criadas pelas maquinas, que tem no agente Smith e outros agentes seus métodos para impedir as invasões ao sistema. Excelente filme. Matrix é uma trilogia, cheia de referências a filosofias orientais e metalinguagem. Se você não viu, veja!

fonte

A natureza se vinga dos Homens

“Chega um dia que a natureza se revolta”. – Este é meio que o cerne de muitos filmes catástrofes. E aqui há uma multiplicidade insana de apocalipses. De congelamentos supremos (como o Dia depois de Amanhã) a sol inclemente que torra tudo (mad max), terremotos e explosões vulcânicas supremas como em 2012. Ainda na linha natureza se vinga temos os fins do mundo causados por elementos extrínsecos à Terra. Cometas, planetas errantes ou simplesmente buracos negros, superexplosões solares e meteoros. Tudo fode a Terra.

Knowing/ Presságio

220px-Knowingposter08

Tá aí um filme do Nicolas Cage que eu gostei. Nesse filme, seu personagem vai juntando os pequenos detalhes de um mistério que culminará, como você pode imaginar, no fim do mundo. Tudo começa no outono de 1959, para uma cápsula do tempo, os alunos desenhem vida como eles imaginar que será em 50 anos. Lucinda, uma criança estranha que ouve vozes, rapidamente escreve uma longa seqüência de números. Em 2009, a cápsula é aberta; a estudante Caleb Koestler fica com o “desenho” de Lucinda e mostra ao seu pai John, um astrofísico em luto por ser viúvo. O pai dá uma olhada. Ele descobre e correlaciona as datas de desastres nos últimos 50 anos, com o número de mortes.Três datas permanecem, ainda não ocorridas. Ele investiga, descobre Lucinda, e olha para sua família. Ele teme por seu filho, que está começou a ouvir vozes e que é visitado por um estranho bizarro e assustador que lhe mostra uma visão de fogo e destruição. O que está acontecendo?

As horas finais

MV5BMTU5NTcyMzI3NF5BMl5BanBnXkFtZTgwMTU3OTI0NDE@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

 

Um jovem egocêntrico se prepara para o último dia da Terra após um meteoro atingor o planeta, deixando apenas 12 horas para o fim da humanidade, mas acaba salvando a vida de uma menina em busca de seu pai. O relacionamento deles em última análise leva o jovem em seu caminho para a redenção.

2012

250px-2012_Poster

Dr. Adrian Helmsley, é parte de uma equipe de geofísicos de todo o mundo que estão pesquisando o efeito sobre a Terra da radiação de tempestades solares sem precedentes. Eles descobrem que o núcleo da Terra está aquecendo. Ele adverte o presidente dos EUA, Thomas Wilson que a crosta da Terra está se tornando instável e que, sem preparação adequada para salvar uma fração da população do mundo, toda a raça humana está condenada. Enquanto isso, o escritor Jackson Curtis tropeça na mesma informação. Enquanto os líderes iniciam uma corrida mundial para construir “arcas” para escapar do cataclismo iminente, Curtis se esforça para encontrar uma maneira de salvar sua família. Enquanto isso, erupções vulcânicas e terremotos de intensidade sem precedentes causam estragos em todo o mundo.

O dia depois de amanhã

215px-The_Day_After_Tomorrow_movie

Esse é o que tem a sinopse mais facil: O mundo congela e a porra toda morre.

Artic Blast

220px-Arctic_Blast_poster

Mais um de congelamento. A trama é centrada em uma explosão colossal de ar da mesosfera, espalhando-se sobre a Terra depois de um eclipse solar combinada com os efeitos da poluição ambiental e do buraco na camada de ozônio . O evento catastrófico ameaça engolir o mundo inteiro com o gelo. O planeta é atingido pela frente fria com temperaturas inferiores a -70 graus Celsius, levando as pessoas a morrer quase que instantaneamente, o físico Jack Tait ( Michael Shanks ) tenta encontrar uma solução e ao mesmo tempo proteger sua família.

Expresso do amanhã

MV5BMTQ3NzA1MTY3MV5BMl5BanBnXkFtZTgwNzE2Mzg5MTE@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Um filme que se passa em um futuro onde uma experiência fracassada de mudança climática mata toda a vida no planeta, exceto para alguns poucos felizardos que embarcaram no Expresso do Amanhã, um trem que viaja ao redor do globo, onde um sistema de classes emerge.

 

A Colônia

MV5BNzAzNzEzNDA4OF5BMl5BanBnXkFtZTcwOTUwODA3OQ@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Que tal um filme pós-apocaliptico de frio com canibais zumbis?  Em 2045, os seres humanos construíram máquinas climáticas  para controlar o aquecimento do planeta, devido à mudança climática e aquecimento global. As máquinas quebram e o mundo virou um grande picolé. Isso obrigou quem não morreu a viver em bunkers subterrâneos para escapar do frio extremo. Seus desafios envolvem controlar a doença e produzir alimentos suficientes. Dois soldados, Briggs ( Laurence Fishburne ) e Mason ( Bill Paxton ) são os líderes de uma dessas bancas, Colony 7. Briggs, Sam ( Kevin Zegers ) e Graydon ( Atticus Dean Mitchell ) decidem viajar para outra  Colônia nas proximidades depois de receber um sinal de socorro. Briggs deixa amante de Sam Kai ( Charlotte Sullivan ) a cargo da colónia, enquanto ele se foi, para grande desgosto de Mason. Chegando la descobrem que todos estão mortos. Um grupo de saqueadores canibais segue os heróis até a colônia deles.

Waterworld (um Mad Max com muita água)

215px-Waterworld

O filme passa-se num cenário futurístico onde, em decorrência de um derretimento massivo das calotas polares através de séculos, toda a massa terrestre do planeta Terra foi coberta de água, fazendo com que os humanos sobreviventes criassem, por todo o globo, comunidades basedas em grandes navios e atóis artificiais. Essa drástica mudança ambiental também proporcionou uma grande perda do conhecimento tecnológico, de forma que os seres humanos não têm sequer ideia de onde vieram e acreditam que o mundo sempre foi como é. Há, no entanto, lendas sobre uma chamada “Terra Firme”, onde supostamente se encontraria todos os tipos de riquezas.

Mariner, um navegador solitário e errante, vaga pelos mares abertos abordo do seu trimaran. Ele desembarca em um atol com o intuito de comerciar terra, item de grande raridade e valor. Ele é questionado sobre onde teria conseguido a terra, mas recusa-se a responder. A certo ponto revela-se que Mariner possui nadadeiras e guelras, consequências de uma evolução para adaptar-se às mudanças ambientais. Os habitantes do atol, num ato de medo e desespero, decidem eliminá-lo afogando-o num poço de salmoura de lodo. Contudo, antes de Mariner ser rebaixado para o lodo, um grupo de piratas conhecidos como “Smokers” invadem o atol. Os Smokers procuram uma garota chamada Enola, que chegara à comunidade quando criança em uma cesta e tem em suas costas o que se acredita ser um mapa com coordenadas para a mítica Terra Firme. Deacon, o líder dos Smokers, planeja construir na Terra Firme uma cidade governada por ele e para isso pretende capturar Enola. A invasão causa o perecimento de muitos habitantes do atol; ao passo que Enola e sua guardiã Helen tentam escapar junto com o inventor Gregor em seu balão a hidrogênio. Infelizmente, apenas Gregor tem sucesso na fuga, mas Enola e Helen são mais tarde salvas por Mariner, que concorda em ajudá-las. fonte

 

Mad Max (do dois em diante)

Mad_max_beyond_thunderdome (1)

Basicamente, Mad Max estabeleceu um “look” para um tipo de futuro distópico em que parece que a poluição em conjunto com a atividade solar fez a água se tornar um bem escasso. Em cima desse problema a humanidade desandou desgraçadamente. No terceiro filme da série, em A cupula do TRovão, um dos mais emblemáticos, surge Bartertown, uma cidade no deserto com regras primitivas e mortais que tem uma governante (Tina Turner) que deseja consolidar seu poder a qualquer preço. Até que lá chega Max (Mel Gibson) à procura de seu veículo e pertences roubados durante suas viagens sem rumo. É então forçado a participar de uma luta e, por ter se recusado a matar seu oponente, acaba sendo banido no deserto. Até que um grupo de jovens selvagens o salvam e passam a considerá-lo um messias que os levará até uma nova terra.

Exterminadores do ano 3000

Exterminators_of_the_Year_3000

Esse é um mad max genérico! O filme é ambientado em um futuro pós-apocalíptico onde a água da Terra acabou e agora é considerada uma substância preciosa. Um grupo de pessoas se voltam para um estranho para lutar contra uma gangue de motociclistas ao longo de um posto avançado onde a água está localizada. Sabe o tipo de filme que ficava na última prateleira da locadora? Pois é. fonte

Rodas de fogo

MV5BMTU1NDU3MzUxMV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTI1MTgyMQ@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Quer mais um clone de mad max? O futuro é agora. Não há regras e não há lugar para se esconder dos guerreiros mortais que assolam as estradas em máquinas de destruição.

Tooth and the nail

220px-Tooth_and_nail

Tooth and Nail é um filme pós-apocalíptico onde a humanidade esgotou todas as reservas de combustíveis fósseis e a civilização entrou em colapso (mad max, né?). Um grupo de sobreviventes chamado Foragers tem refúgio m um hospital abandonado onde planejam reconstruir a sociedade. Depois de salvar um jovem de ser morto e comido por um grupo de canibais horrendos chamado Rovers , os Foragers encontram-se em fuga de canibais, que perseguem os sobreviventes e brutalmente matá-los um por um, obrigando os Foragers começar a lutar, causando uma batalha caótica de sangue e caos.

Neon City

MV5BMTQ3ODU4ODE2MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMDcwOTc2NA@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Mais um clone de Mad Max. No ano de 2053, a terra foi devastada por uma experiência militar que deu errado. A camada de ozônio está desaparecido, nuvens radioativas deriva através das planícies, e imprevisíveis, intensas rajadas de luz solar ultravioleta (chamado de “brilhantes”) incinerar qualquer um pegodo lado de fora. Nestas condições, um grupo de viajantes estão a tentar obter a partir da cidade de fronteira de Jericó para o paraíso porto seguro de néon city: Um médico chamado Tom, um homem velho com um passado misterioso, uma prostituta, uma menina rica e mimada, um comediante fracassado, e um caçador de recompensas chamado Stark com seu prisioneiro valioso Reno. Eles bordo de um caminhão blindado convertido em um transporte de passageiros.  Juntos eles vão tentar sobreviver à viagem,  atravessar nuvens radioativas Xander super quentes, e “brilhantes”, estradas pavimentadas instáveis, e os motociclistas nômades que matam quem se aventurar embora seu território.

O mensageiro

200px-The_Postman_poster

Em 2013, em uma terra devastada, onde não há auto-estradas, nem sonhos de um amanhã melhor, chega um enigmático vagabundo com uma mula, perito nas obras de Shakespeare e com o poder de inspirar a esperança. Nesse mundo dominado pela força, ele é o Mensageiro, destinado a liderar uma heróica rebelião para repor a paz e a justiça.

Sentinela 2099

MV5BMTU5NDE2MzY2M15BMl5BanBnXkFtZTcwNTQyMzcyMQ@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

No mundo pós-apocalíptico do século 21 um sujeito luta para restaurar a civilização para os sobreviventes da grande praga. Um constante estado de guerra existe com um exército de mulheres que deve lutar contra uma praga com medo predominância masculina Bandits dos Marchlands que são apoiados por um alienígena. Há uma raça de clones humanóides empenhados na subjugação da raça humana. Eu também não entendi lhufas dessa porra. Sei que é um filme famoso porque foi feito por um cara doidaço que fez todas as miniaturas sozinho e qualquer tarado que faz um longa sozinho merece respeito.

O fim do Mundo

VerdensUndergangPoster

Nesse filme catástrofe de 1916 (um dos primeiros da história) um cometa destrói o mundo. fonte

O fim do Mundo

Worldcollide

Este é “When Worlds collide” que eu ACHO que é um remake de O fim do mundo de 1916, mas não tenho certeza.

Nesse filme, o astrônomo Dr. Cole Hendron e sua filha Joyce (Barbara Rush) descobrem que a estrela errante Bellus que está em rota de colisão com a Terra, restando apenas alguns meses para o evento.

Mas na reunião das Nações Unidas ninguém acredita em sua história.

Hendron então consegue ajuda humanitária e o patrocínio de um poderoso industrialista cadeirante, Sidney Stanton (John Hoyt), para construir uma nave espacial que possa levar pessoas até Zyra, um planeta que orbita Bellus, e tentar evitar a extinção da humanidade.

Enquanto isso, a civilização sofre com catástrofes naturais que decorrem da influência gravitacional de Zyra e Bellus, que se aproximam cada vez mais a cada dia. Um sorteio é realizado e algumas pessoas são escolhidas para viajar na nave espacial, restando apenas a morte àqueles que tiveram o infortúnio de permanecer na Terra, que é carbonizada pela estrela Bellus. fonte

A noite do cometa

220px-NightoftheCometPoster

Assisti esse filme outro dia, clicando num filme do popcorntime e veio outro (esse). O filme é meio comedia, meio de quinta categoria, mas assistível. A história conta de um cometa que cruzará os céus da Terra a cada 96 anos. É o grande dia, justo na véspera do natal, e todos se reúnem nas ruas para ver o show do cometa. Uma das pessoas que pretendia ver o cometa passar é uma moça que trabalha num cinema. Eis que ela tem um caso com o projecionista e acabam transando, ela dorme e perde o grande evento. Quando ela acorda, esta sozinha no cinema. Ela sai do cinema e todo mundo virou pó. Logo, ela corre para casa e descobre que a irmã (que estava de castigo na edícula de metal) também sobreviveu. As duas procuram ajuda numa radio, e logo descobrem outros sobreviventes. Há também zumbis. Não sei o final porque dormi.   fonte

Todo mundo sumiu

Esse é um tipo de futuro distópico é bem incomum, mas super interessante. As pessoas simplesmente desaparecem, deixando somente alguns para trás? Pra onde foi todo mundo? Esse tipo de fim de mundo é um pouco doido, beirando o surrealismo, mas acima de tudo, interessante. Há também aqueles em que todo mundo sumiu, mas não se explica o porque. Essa lacuna pode ser o mistério do filme ou só um pano de fundo para a história central. Um destaque legal na linha do todo mundo sumiu é um filme da série Twilight Zone em que um casal ao fazer sexo chegam ao clímax juntos e por alguma razão misteriosa, saem do tempo. Eles descobrem que estão sozinhos fora do sincronismo do universo, e homens azuis estranhos estão desmontando toda a casa, tirando os moveis, removendo tudo. São os homens do tempo, que desmontam tudo e reconstroem tudo novamente a cada segundo. Roteiro de quem curte uns entorpecentes, hehe. Outro clássico na linha do todo mundo sumiu é o Langoliers, baseado no livro de mesmo nome do Stephen King.

 Left Behind

220px-Left_Behind_DVD_cover

Este filme cotna a história de Rayford Steele, um piloto de avião cujo relacionamento com sua esposa azedou, ele pondera tendo um caso com uma aeromoça atraente, Hattie Durham. No meio de um vôo para Londres, um certo número de seus passageiros desaparecem misteriosamente, e o caos toma conta como um número de veículos no solo e no ar são de repente não tripulado.Enquanto isso, Buck Williams, um jornalista de televisão, está a ponderar a onda de desaparecimentos súbitos como trabalha em um relatório sobre o Dr. Chaim Rosenzweig, cientista israelense que desenvolveu uma fórmula que faria qualquer tipo de solo na terra fácil de cultivar. No entanto, Buck se pergunta se não há mais a Rosenzweig do que ele primeiro imaginado quando ele descobre que o médico está em conluio com dois multi-milionários que planejam para intermediar a invenção para promover a sua própria agenda de dominação internacional. Esse filme tem uma remake recente com o NIcolas Cage:

O apocalipse

MV5BMjI4MjA2OTQxMF5BMl5BanBnXkFtZTgwMjcyMTI2MjE@._V1_UY268_CR3,0,182,268_AL_

É a mesma história do filme de cima. Nesse o avião ainda bate em outro e precisa de um pouso de emergência em pleno arrebatamento.

Para onde todas as pessoas foram?

Where_Have_All_The_People_Gone-

Em um acampamento nas Sierra Nevada montanhas na região central da Califórnia , um pai ( Peter Graves ) e seus dois filhos adolescentes estão explorando uma caverna quando experimentam um terremoto. Depois de sair, eles ouvem de um rancho que estava fora que havia um flash de energia solar brilhante antes do terremoto. Ele logo adoece e morre, após o que o seu corpo se transforma em uma substância em pó. Conforme a família desce as montanhas em direção à cidade mais próxima, eles descobrem que todo mundo virou pó dentro de sua roupa – e há apenas alguns sobreviventes restantes.

A maioria, fora do medo e sobrevivência, estão loucos, mas conforme eles seguem para o refúgio da casa de Malibu (onde a mãe tinha voltado mais cedo do acampamento), eles encontram duas pessoas que precisam de sua ajuda, assim como um homem que os convida a ser vizinhos.

Eles enfrentam perigos que variam de cães selvagens, que parecem ter sido levado à loucura do alargamento solar, a um atirador que rouba seu carro. Eles resgatar uma mulher ( Verna Bloom ), e mais tarde um jovem rapaz cuja família foi morto por dois homens que roubaram seu carro. Além da viagem física, eles lutam para superar o trauma emocional dos eventos. fonte

O Mundo a Carne e o Diabo

220px-World_Flesh_Devil_1959

Esse filme é MUITO BOM. Ele é basicamente a mesma coisa do conto em quadrinhos “A sobrevivente” do Paul Gillon. Acho que o Paul Gillon chupou descaradamente a história desse filme, na linha do “nada se cria tudo se copia”. Basicamente, um Inspetor africano de uma mina de carvão fica preso em uma caverna ao inspecionar uma mina na Pensilvânia . Ele pode ouvir os socorristas cavando em direção a ele, mas depois de alguns dias eles diminuem a velocidade e, em seguida, param completamente. Alarmado, ele cava a sua própria saída. Ao alcançar a superfície, ele descobre um mundo deserto. Todo mundo sumiu, escafedeu-se. Logo, ele descobre que todo mundo morreu. (Não há corpos no filme.) Alguns jornais que voam ao vento fornecem uma explicação: uma proclama “retalia das Nações Unidas para o uso do veneno Atômico”, outro jornal diz que “Milhões fogem das cidades no fim do mundo!”. Ralph depois analisa fitas em uma estação de rádio e percebe que uma nação desconhecida tinha usado venenos radioativos como arma, produzindo uma nuvem de poeira que se espalhou globalmente e foi completamente letal a todos os seres vivos num período de cinco dias. O cara acha que está absolutamente sozinho no planeta e logo descobre que não. Ele se apaixona por uma mulher branca que também sobreviveu. Depois de um tempo, aparece outro homem, este branco e isso afeta o casal. Rola um conflito entre os dois e os últimos três seres humanos vivos na Terra vão perder tempo tentando se matar por puro racismo. fonte

Z de Zacariah

Z_for_Zachariah_poster

Na sequência de uma catástrofe que apaga a maioria da civilização, dois homens e uma mulher jovem encontram-se em um triângulo amoroso emocionalmente carregado como os últimos sobreviventes conhecidos. Eu acho que é meio que um remake desse aí de cima.

A última mulher da Terra

220px-Lastwomanonearth

Este é outro filme que com certeza absoluta foi chupado por Paul Gillon em seu quadrinho A sobrevivente. Basicamente é a mesma coisa do filme aqui de cima, com a diferença que são três mergulhadores, sendo dois homens e uma mulher. Quando eles retornam ao barco, descobrem que o assistente de mergulho evaporou. Não só ele, mas todo mundo do planeta! Não tem ar pra respirar e assim eles usam os aparelhos de mergulho até chegarem numa ilha e dentro da floresta tinha ar. Os três são realmente os únicos seres vivos na Terra.  Logo, eles vão enfrentar um triângulo amoroso e um conflito violento por ciúme que culminará em morte. fonte

 

A grande explosão

Não se explica o que realmente ocorreu. Talvez uma guerra nuclear, talvez um meteoro… Só o que se sabe é que o mundo foi pras cucuias. Este tipo de fim apocalíptico da raça humana é em parte uma carona na tática de não dar muitos detalhes sobre o que causou a merda.

A estrada

The_Road_movie_poster

Acho esse um dos melhores filmes de fim do mundo que tem para ver.

The Road parte da premissa do romance em que se baseia: um pai (Viggo Mortensen) e seu jovem filho (Smit-McPhee) lutam pela sobrevivência alguns anos depois de um devastador e não especificado cataclismo que destruiu a civilização, matando as plantas e quase toda a vida animal, e encobrindo a luz do sol. Alguns poucos sobreviventes passaram a utilizar o canibalismo para sobreviver, e pai e filho tentam dirigir-se ao sul, na esperança de encontrar lugares mais quentes. Durante a caminhada, eles buscam por comida e enfrentam bandos de canibais que os caçam sem qualquer resquício de humanidade. O pai carrega um revólver, que está armado apenas com duas balas, guardadas para uma eventual necessidade de suicídio. Flashbacks e sonhos revelam sequências em que a esposa comete suicídio após ter o filho e perceber que o mundo está condenado. Eventos ocorrem ao longo do caminho, gerando momentos de ansiedade para pai e filho. Após enfrentar uma gangue canibal, sua arma conserva apenas uma bala. Posteriormente, descobrem uma casa habitada por canibais, que mantêm pessoas vivas no porão para se alimentar delas. Após escapar dos canibais, os dois voltam à estrada e encontram um depósito de comida subterrâneo, onde se abastecem, mas não permanecem ali por muito tempo, pois o pai quer ir para longe, rumo ao sul. Encontram no caminho um homem cego e idoso (Duvall), e o filho encoraja e vence a relutância do pai em ajudá-lo por algum tempo, até sua partida. De volta à estrada, são roubados, mas conseguem apanhar o ladrão e o pai o força a se desnudar, dando-lhes todos os pertences, sob o protesto do filho, que tenta resgatar no pai os princípios que ele lhe transmitiu e que parece ter esquecido. Ao passar, depois, por uma cidade em ruínas, o pai é atacado por uma flecha e mata o atacante. Durante o percurso, o pai quase sucumbe ao cansaço e a penúria, e quando chegam ao litoral, já sem forças, ele morre, enfatizando para o filho o valor da sobrevivência através de princípios e da preservação do humanitarismo. Após a morte do pai, o filho encontra outra família— o pai, a mãe, duas crianças e um cão— que revelam estar algum tempo os seguindo, preocupados com eles. O filho confia e segue, então, com a nova família. Apesar de bem deprimente, é um filmaço!

fonte

O livro de Eli

220px-Book_of_eli_poster

Outro muito bom é este filme aqui. Também é um road movie que se passa trinta anos após o apocalipse não explicado. Eli é um homem cego que atravessa os Estados Unidos.

 

Southerland Tales

200px-Southland_Tales

Southland Tales se passa num futuro distópico pós apocaliptico e pós guerra nuclear na paisagem futurista de Los Angeles no dia 4 de julho de 2008, tal como está à beira do desastre social, econômico e ambiental. Boxer Santaros é uma estrela de ação que está acometido de amnésia. Sua vida se entrelaça com Krysta Now, uma estrela pornô que quer desenvolver o seu próprio projeto de reality show e Ronald Taverner, um policial Hermosa Beach, que detém a chave para uma vasta conspiração.

The Day

The_Day_(film)_poster

O filme acompanha um grupo de cinco sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico como eles viajam através de um ambiente sombrio em uma tentativa de encontrar comida, abrigo e um lugar seguro para parar de fugir de tribos de canibais selvagens que vagueiam pelo país. Eles esperam para plantar vários frascos de sementes que roubaram ou encontraram durante a viagem. Houve, em algum momento cerca de doze pessoas no grupo, mas não se sabe como, só restaram cinco.

O Abrigo

220px-The_Divide_Poster

Depois de um ataque nuclear, sete moradores de um prédio de apartamentos procuram refugio em um bunker no porão do prédio onde o super, Mickey, vive. Ele raciona água e suprimentos entre o grupo formado por Eva e seu namorado Sam; os gays Bobby e Josh e seu irmão Adrien; Marilyn e sua filha Wendi; e Delvin. Quando cinco invasores invadem seu abrigo vestindo vestuário e de protecção da respiração aparelhos, eles sequestram Wendi mas os sobreviventes conseguem matar dois dos homens. Josh usa a única roupa que não foi danificado e descobre um centro de pesquisa estranho, onde ele encontra Wendi contida em algum tipo de dispositivo de animação suspensa, juntamente com outras crianças, aparentemente, recolhidos pelos homens desconhecidos em trajes de proteção. Ele é descoberto e acaba tiros em três homens e retorna para o abrigo. Logo, o grupo descobre que os invasores têm soldados guadando a entrada  e eles estão presos dentro do bunker. Marilyn e Sam ficam desesperados com a situação tensa e a falta de água …

Hell

Hell_(2011_film)_film_poster

O filme conta a história de um grupo de sobreviventes na Alemanha pós apocalíptica no ano de 2016, quando as erupções solares destruíram a atmosfera da Terra e as temperaturas subiram 10 ° C. Marie, sua irmã pequena Leonie, e Phillip migram para as montanhas, onde havia rumores de que a água ainda poderia ser encontrada.

O tempo do lobo

220px-Letempsduloup

Um desastre de algum tipo ocorreu, dos quais o público só sabe que a água não contaminada é escassa, e pecuária tem de ser queimado. Fugindo da cidade, a família Laurent chega à sua casa de campo, na esperança de encontrar refúgio e segurança, apenas para descobrir que ela já está ocupada por estranhos. A família é assaltada pelos estranhos e forçada a fugir, sem suprimentos ou transportes. Quando eles procuram a ajuda de pessoas que conheceram na aldeia, eles são repetidamente rechaçados. A família faz o seu caminho para uma estação de trem, onde eles esperam, com outros sobreviventes, na esperança de que um trem vai parar para eles e quem sabe,  levá-los de volta para a cidade.

Malevil

malevil

O filme se passa em uma pequena aldeia chamada “Malevil” dentro França central. Devido a um problema administrativo, o prefeito, farmacêutico, agricultores, comerciantes e outros moradores participam de uma reunião em uma grande adega do castelo local em um belo dia de sol no final do verão. No entanto, enquanto a reunião está ocorrendo o rádio de repente corta. Momentos mais tarde, grandes explosões ocorrem seguidas por longos e violentas flashes. O barulho, calor excessivo e umidade faz com que todos no porão desmaiem. Os sobreviventes despertam para encontrar um mundo chamuscado onde quase nada resta. Eles embarcam em uma nova vida diante de isolacionismo e da violência.

20 Anos depois

220px-20_years_after_dvd

Os eventos ocorrem 20 anos depois de uma guerra nuclear que foi seguido por pragas. Nenhuma criança nasceu em 15 anos, e as pessoas querem ganhar o controle da primeira mulher grávida – Sara. Ficando sem água, Sara e sua mãe são forçados a deixar seu abrigo no porão de Samuel e juntar-se outros grupos de refugiados que se chamam as pessoas deslocadas internamente . Michael é um DJ que opera uma estação de rádio em um dos acampamentos. David controla um bando de saqueadores. fonte

 

Planeta dos Macacos

220px-PlanetoftheapesPoster

Em Planeta dos Macacos (uma saga enorme de vários filmes e remakes) um astronauta pousa num planeta parecido com a Terra, com a diferença de que nesse planeta, os macacos dominam o mundo e os humanos são seres primitivos e ingóbeis que nem falam. Logo, os macacos se espantam com um homem que fala. Ele se vê perseguido e dominado pelos macacos. Claro que no clímax da parada o cara vai descobrir que não está em outro planeta, mas sim na Terra. Após uma bomba devastar a Terra, os macacos evoluíram e os humanos involuíram. Mais tarde, o astronauta perdido descobre que há “humanos” inteligentes dominando o subsolo do planeta, e eles cultuam uma bomba atômica superpoderosa que teria causado toda a devastação do planeta. Recomendo. Planeta dos Macacos são filmes do tipo obrigatórios para todos os fãs de ficção científica. fonte

La Jeteé

220px-La_Jetee_Poster

Pouca gente conhece este filme, que é um dos melhores filmes de todos os tempos (quem diz isso é o Museu Bristol) Basicamente ele é a base de inspiração de Os doze macacos, que podemos dizer que é quase que um remake norte americano desse filme francês. Tá tudo lá, viagem no tempo, mundo apocalíptico, o prisioneiro mandado para o passado, e o final dos 12 macacos. Um filme influente pra caramba que recomendo.  fonte

 

Os 100

MV5BMTU5MTczNTkxNl5BMl5BanBnXkFtZTgwNTM5NDc1MTE@._V1_UX140_CR0,0,140,209_AL_

97 anos após uma guerra nuclear que destruiu a civilização,  os sobreviventes solitários de uma nave espacial de habitação da humanidade envia 100 jovens delinquentes de volta à Terra, na esperança de, eventualmente, voltar a povoar o planeta.

Logans Run

220px-Logans_run_movie_poster

Em alguma época do Século 23, os remanescentes de uma civilização humana vivem numa cidade enclausurada por um domo, em uma utopia governada por um computador central que cuida de todos os aspectos de suas vidas, incluindo a reprodução. As pessoas vivem no mais profundo estilo de vida hedonista. No entanto não lhes é permitido ultrapassar os trinta anos. Um governo despótico ensina que, ao chegarem a essa idade, todos devem entrar numa máquina que supostamente renova a vida – o Carrossel. Para controlar (rastrear) a idade de cada indivíduo, é implantado na palma da mão de cada bebê ao nascer um Lifeclock crystal (cristal contador de tempo) que muda de cor quanto mais próximo de seu “último dia” o cidadão se aproximar. Na realidade, no Carrossel as pessoas são mortas e transformadas em comida para os habitantes, pois o domo da cidade – que os “protege” da devastação nuclear do mundo exterior – também os mantém presos como gado, ou seja num ambiente fechado os recursos são escassos. A suposta renovação ocorre através de um espetáculo público que ampara a cultura do para cada pessoa que nasce uma deve morrer – é o “único meio” de equilibrar a população em um ambiente pequeno e fechado. Tudo isso é orquestrado por uma sociedade utópica obcecada por juventude e mortalidade.

Além disso, as relações entre os jovens habitantes da cidade conhecida como Cidade dos Domos são instáveis e fugidias: não há casamentos: apenas relações sexuais descomprometidas . Ocasionalmente alguns recusam-se a cooperar com sistema, e a se submeter ao Carrossel, tornando-se fugitivos (runners) e párias. Para neutralizá-los existe a Força Policial dos “Sandmen”*, soldados (patrulheiros) que obedecem cegamente ao governo e à doutrina da renovação, ainda que mesmo eles também sejam obrigados a passar pelo carrossel.

Logan “5” é um Sandman (patrulheiro) que, juntamente com Jessica 6, foge da cidade, tornando-se um runner (fugitivo) e encontrando um mundo apocalíptico fora do domo. Eles iniciam a busca pelo Santuário (um local paradisíaco) explorando as áreas próximas ao domo, o que uma vez já havia sido o National Mall em Washington D.C. dentro do que agora são as ruínas do Senado dos Estados Unidos. Lá encontram um velho, algo que nunca tinham visto antes. O ancião lhes diz o que sabe que aconteceu com a humanidade fora da cidade. Nessa hora Logan e Jessica entendem que o Santuário é um mito. fonte

Zardoz

220px-Original_movie_poster_for_the_film_Zardoz

Zardoz é um dos filmes mais doidos que eu já vi. Não deixe de ver!  No ano 2293, na Terra, existem apenas duas raças humanas sobreviventes: os “imortais”, a classe privilegiada que vive em um lugar maravilhoso do planeta, nunca envelhece e venceu a morte. No outro grupo estão os “brutais”, que vivem miseravelmente, cheio de privações, habitando um mundo corrompido e desolador e confiam apenas em Zardoz, o deus o qual veneram. Zardoz escolhe alguns homens, entrega-lhes armas e os instrui para defender os direitos de sua raça. Zed, um dos exterminadores escolhidos por Zardoz, provocará um terrível conflito ao querer invadir Vortex, a zona privilegiada dos imortais. A história é doida mas bom mesmo é ver a rouba bizarra do Sean Connery.

O último combate

MV5BMTg4OTg5NTM0N15BMl5BanBnXkFtZTcwMTEyOTQyMQ@@._V1_UY268_CR4,0,182,268_AL_

Acredite se puder, este filme só tem DOIS DIÁLOGOS! No futuro pós-apocalíptico, apenas alguns seres humanos escapam da morte. Ninguém é capaz de falar; o filme contém nenhum diálogo, e os personagens usam comunicação não-verbal o tempo todo. Um sujeito solitário determinado faz amizade com um homem recluso mais velho e estes dois batalham contra bandidos cruéis para comida, abrigo e claro, pela própria vida.

Land of Doom

MV5BMjA0NzY1OTM2Ml5BMl5BanBnXkFtZTcwMzQ2NjE2NA@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

O filme se passa no século 21, depois do que ficou conhecido como a “Guerra Final” que deixou o mundo uma latrina pós apocalíptica madmaxiana com cara de ferro velho preenchido com doenças e poluição, impróprias para a vida humana. A comida é escassa, sempre tomadas por raiders liderados por um homicida facínora obcecado com assassinar o último dos bons seres humanos. Enquanto isso, um por um os sobreviventes estão morrendo da “praga”, outro relativo problema que coloca esse filme tb na categoria de apocalipse de contaminação. Harmony, uma sexy, acrobática, guerreira desonestas e evasiva empunhando uma besta , decide levantar-se para ajudar os moradores atormentados e molestadas e assumir seu papel de acabar com os raiders assassinos. Ela conhece um sobrevivente ferido pelo nome de Anderson, a quem ela faz amizade, a fim de encontrar o líder dos atacantes, Slater, e resgatar a vida das pessoas.

Crepúsculo de Aço

MV5BMTY2NDYyNjY2MV5BMl5BanBnXkFtZTcwOTU1NjUyMQ@@._V1_UY209_CR0,0,140,209_AL_

Mais um na linha mad max. Em um mundo pós-apocalíptico, um guerreiro vagando pelo deserto descobre  um grupo de colonos que estão sendo ameaçado por uma gangue criminosa, que controlam o acesso à água.

 Delicatessen

220px-Delicatessen2

Trata-se de uma comédia de humor negro a qual retrata um futuro pós apocalíptico na França onde a comida é tão escassa que acaba sendo usada como moeda de troca. O enredo do filme concentra-se em um prédio em que o proprietário assassina seus inquilinos para que possa vender sua carne e garantir sua sobrevivência.

O Juiz

Judge_Dredd_(filme)_poster

Em 2139, o mundo entrou em colapso total, o clima, os países, mudaram de forma tão drástica que o mundo acabou se tornando um deserto desolado, que ficou conhecido como “A Terra Maldita”. As pessoas vivem em“Megacidades”, grupos de gangues selvagens surgem nessas cidades, o sistema judicial não consegue controlá-los, entrando em colapso. Entram em cena os chamados “Juízes“, que tomam o papel de juiz, júri e carrasco, o mais temido e famoso de todos conhecido como Dredd (Sylvester Stallone) é acusado de um assassinato que não cometeu e tenta provar sua inocência, e no meio disso tudo, descobre que por trás de sua prisão injusta, há um plano diabólico acontecendo.

Downstream

MV5BMjAzNzc3MDY0Nl5BMl5BanBnXkFtZTcwMjYxNjUwMw@@._V1_UX182_CR0,0,182,268_AL_

Wes Keller é um jovem vivendo em um mundo onde o petróleo entrou em colapso, o fornecimento de alimentos foi dizimado, e as taxas de câncer para as mulheres dispararam, esgotando a população feminina. Em um ambiente bárbaro onde bio combustível, baterias, balas e as pessoas são moeda corrente e saqueadores estão livres, Wes tenta escapar a uma corrida para um mundo mítico na fusão a frio “Plutopia”, um lugar que só pode existir na mente. Um jovem que paga o preço pela decadência da sociedade.

Air

Air_Movie_Poster_2015

Este filme conta a história de dois sujeitos que trabalham numa espécie de abrigo nuclear onde grande parte dos sobreviventes de um cataclisma não explicado estão congelados,  em animação suspensa. Os dois  são empregados que acordam de tempos em tempos, apenas para verificar o funcionamento do abrigo, fazer reparos e etc. Logo eles vão se desentender e a coisa vai dar uma merda sinistra. É um filme maneiro apesar do visível baixo orçamento.

Isolados do mundo

Goodbye_World_Theatrical_Poster

Quando um ataque terrorista misteriosa provoca caos nas cidades, um grupo de amigos se refugiar em sua cabine campo. Mas os desafios de viver em um mundo pós-apocalíptico em breve cobra seu preço nas relações dentro do grupo.

Eu esqueci algum tipo de apocalipse hollywoodiano? Diz aí nos comentários (e cite mais filmes). Se vc acha que essa joselitada no post merece sua moral, dá uma recomendada nas redes sociais aí. Levei doze horas fazendo este post!

Related Post

47 comentários em “Top filmes de sobreviventes pós apocalípiticos”

  1. Filmes que estão no Netflix

    Fim dos Tempos
    Planeta Terror
    Os 12 macacos
    A noite dos mortos vivos
    Resident Evil (apenas o 3, 4 e 5)
    Zumbilândia
    Reino de Fogo
    Anoitecer Violento
    O Nevoeiro
    Batalha de Los Angeles
    Oblivion
    Guerra dos Mundos (Tom Cruise)
    Exterminador do Futuro (1, 3 e Salvação)
    Presságio
    2012
    Expresso do Amanhã
    O Apocalipse
    O Livro de Eli
    Planeta dos Macacos (apenas o de 2001, do Mark Walberg)
    Dredd (O Juíz, de 2012)

  2. Phiil, vale sobrevivência pós apocalíptica de não humanos?

    Pq lembrei de: Wall-E, A.I – Inteligência Artificial, Akira, 9 (Nine)

    Temos também: Planeta dos macacos, Hidden, The Divide (Os Humanos), Filhos Da Esperança, O Dia Seguinte, O Menino e seu Cachorro (Detalhe: Filme que serviu de inspiração para Mad Max),

      • Cara, acho que não.

        O filme é de 1975. Título original: A Boy and His Dog
        Sinopse: O jovem Vic vagueia pelo mundo devastado pela guerra nuclear,
        sobrevivendo com a ajuda de seu esperto cão Blood, que tem a habilidade
        de se comunicar telepaticamente com o seu dono. Vic então encontra um
        povo que vive no subterrâneo, preservando a sociedade pré-apocaliptica,
        mas logo descobre que há algo de errado com essas pessoas.

  3. Sempre achei que se Fallout virasse filme teria que ter um tom parecido com o Livro de Eli.
    Se não me engano há uma série do CW que também se chama The 100 e parece ter uma premissa parecida com a do filme.

    • Sim, The 100 é bem parecida, e tem no Netflix. Eu não assisti ainda mas li bastante sobre ela.

      Basicamente conta a história de poucos que sobraram do apocalipse na Terra, e que vivem em uma espécie de estação espacial. Rola um monte de conflitos sociais e a série gira em torno disso basicamente.

      • Eu só não sei se elas são “versões” de uma mesma história ou não.
        Passa (ou passava) na Mtv aqui no Brasil, mas nunca tive interesse em parar para assistir

  4. Parabéns pelo post, Philipe!

    Sou fã de filmes desse gênero, já tinha assistido alguns dessa lista, agora já tenho ainda mais para conhecer!

    Recomendo MUITO “Quiet Earth”, de 1985, que é um do tipo “todo mundo some menos um cara”.

    O foda dele é que explora bem a condição psicológica do cara, e tem umas coisas fora do padrão pra época, como uma cena estacionária de nu masculino, sendo q o cara não é galã pra dizer que tão explorando a imagem dele pra “vender” o filme.

  5. 1000 estrelas, é claro. Se esqueceu eu não sei, mas que me deu ótimas dicas, isso deu. É claro também que mesmo tendo assistido filmes pra caralho até hoje, alguns eu nunca tinha visto .
    Mas o que eu queria salientar e que um dos primeiros filmes desse estilo que assisti, ainda criança e que me marcou profundamente foi “o planeta dos macacos” com CHARLTON RESTON, que aliás protagonizou outros grandes sucessos nesse estilo.
    PARABÉNS pelo seu empenho…
    demorei uma cara para ler tudo. Mas valeu a pena.

  6. Bela lista! Gosto muito de filmes de ficção com temas sobre futuros distópicos. Eu incluiria aqui:
    – Filhos da Esperança
    – V de Vingança
    – A Ilha
    – Blade Runner
    – Fuga de Nova Iorque
    – Elysium

  7. Philipe, queria deixar um aviso e algumas dicas:
    O aviso é que na descrição de Livro de Eli você já soltou o spoiler do que só descobrimos no final do livro! (a não ser que seja muito ligeiro).
    A Dica é para o genero Pós Apocalípsito (que sou fissurada aliás) na midia dos quadrinhos. Recomendo a quem curte o tema as seguintes HQs:
    >>> Y: O Último Homem – uma doença desconhecida extermina de uma vez só toda e qualquer criatura com o cromossomo Y da face da terra, com exceção de Yorick e seu macaco (imagina todos os pilotos de aviões, lideres mundiais, religiosos, e tudo que é regido por homens morrendo de uma vez só). Resta as mulheres sobreviventes estabelecerem uma nova ordem num mundo sem homens, enquanto a agente 355 deve manter Yorick vivo e a salvo das fanáticas, e descobrir o que raios aconteceu e se há alguma chance de salvar a humanidade. (recomento muito).
    >>>Apenas um Peregrino – uma história de Garth Ennis que mistura Mad Max, Velho oeste, Fanatismo Religioso, e muita violência, sarcasmo e desconstrução social com uma dose alta de pessimismo. òtimo para quem curte o estilo de Ennis, péssimo para quem procura coisas mais esperançosas.
    >>>Judge Dredd – Os filmes são baseados na HQ, mas o mais recente é o mais próximo da HQ. Um clássico que nunca morre.
    >>>DMZ – Zona Desmilitarizada é sobre os sobreviventes de uma Nova York caótica, cheia de violência e gangues onde não há leis, nem humanismo. Um bom exemplo de caos urbano.
    >>>The Walking Dead – dispensa descrição.
    >>>Tank Girl – Errado, profano, cheio de desconstruções com armas pesadas de fogo num deserto australiano com humor punk. Se você viu o filme e achou ruim, é pq o filme é ruim mesmo, mas a HQ é outro clima.

    Tem mais, mas esses são os que li algo para comentar 😉

  8. Excelente post, vão aqui alguns comentários sobre alguns títulos:

    Fim dos Tempos, tá de brincaitxon uite me?? É “lixoso” demais, tanto de roteiro, trabalho de interpretação dos atores, nada se salva nesse filme. Começou até com uma premissa bacana, mas se perde totalmente, SPOILER ALERT: e no fim a ideia de plantas matando pessoas é ridícula.

    E Eu Sou a Lenda é top demais, filmaço, discordo do seu “medíocre”.

    Pra quem quer assistir 28 Days Later, o nome no Brasil ficou Extermínio. Tem o 2 também, que é tão bom quanto o primeiro. Excelentes filmes.

    Expresso do amanhã é surpreendente, confesso que assisti sem grandes expectativas e esse filme ganhou um fã.

    A estrada é uma obra de arte, sem comentários. Triste demais, véio, mas é indispensável!!!

    O abrigo é um filme interessante, mas é meio corrido.

  9. Caro Philipe… não sei se caberia aqui nesta lista o filme “Children of Men”, mas acredito que sim, já que a premissa era a de que o mundo estava entrando em colapso por causa da infertilidade absoluta da população, o que acarretaria no fim da nossa espécie no planeta. Excelentíssimo filme por sinal! Uma dúvida: lembro que o filme “The Day After” foi lançado nos EUA para a televisão, portanto em formato 4:3. Existe versões em widescreen? Ah, mais uma dúvida: todos os filmes que estão nesta lista vc recomenda? Alguns parecem bem toscos! Abs!

  10. Caro Philipe… não sei se caberia aqui nesta lista o filme “Children of Men”, mas acredito que sim, já que a premissa era a de que o mundo estava entrando em colapso por causa da infertilidade absoluta da população, o que acarretaria no fim da nossa espécie no planeta. Excelentíssimo filme por sinal! Uma dúvida: lembro que o filme “The Day After” foi lançado nos anos 1980 para a televisão, portanto em formato 4:3. Existe versões em widescreen? Ah, mais uma questão: todos os filmes que estão nesta lista vc recomenda? Alguns parecem bem toscos! Abs!

    • Gustav, eu nao recomendo todos nao. essa é uma lista e nao um ranking. mas por outro lado, mesmo com filmes ruins da pra aprender alguma coisa. acho que day after so tem no padrao antigo mesmo

  11. Otimas sugestoes de filmes.
    Day after passou na tv nos anos 80 e me deixou com muito medo ate hoje.
    Todo esse genero e muito interessante e revela muitas caractericas da humanidade.
    Poderia citar tambem o desenho Hora de aventura, que lida com um futuro pos apocalipcto de uma guerra nuclear, a qual os personagens se referem como guerra dos cogumelos.

        • 9: A salvação é bacana também. Fora no universo dos animes, que sobra desenho no tema, também podemos lembrar de Titan A.E., Aeon Flux, Hitghlander (série animada), e He-Man (sim, He-Man era pós apocalíptico numa dimensão paralela onde a tecnologia e magia foram reduzidas à barbarie pós guerra).

  12. Post interessantissimo, pois trata-se de um dos meus estilos de filme favoritos: Sobrevivência após um mundo devastado (ou distópicos). Já assisti vários da lista, mas irei filtrar dica por dica para ver os que ainda não assisti. Valeu!

    PS: Alguns que imagino não constar na lista e talvez merecessem ser lembrados:

    The Aftermath
    Automata
    The Mutant Chronicles
    Extinction
    20 Years After
    Exit Humanity
    Hidden
    This Is The End

  13. Queria muito encontrar um filme que se não me engano após uma tempestade um homem aparece em uma casa dizendo que ja morou la que veio do futuro, nessa casa ja mora uma familia, e ao pouco percebe-se que os animais ja nao existem mais e que a biblia esta cumprindo. este homem q apareceu tenta matar o atual homem da casa pra ficar no lugar dele e no fim aparece apenas um clarao no ceu e o mundo acaba. Sei q ficou mal explicado mas alguem por um acaso sabe do filme que estou falando?

  14. Bom dia, não sei se alguém por aqui poderia me ajudar, é que eu assisti a um filme na década de 90, é não me lembro o nome do filme em questão, a sinopse do filme é o seguinte: um cientista trabalhava em um laboratório onde criavam um vírus mortal e por acidente esse vírus se espalha pelo mundo, o cientista ainda consegue pegar a esposa e o filho mais termina morrendo jundo com a família próximo ao um posto de gasolina, o filme então segue adiante, algumas pessoas são imunes ao tão vírus, é essa pessoa se dividem em dois grupos, bem e mal, e ambos batalha entre si, cada um comandado por um ser do bem e outro do mal, anjo e demônio respectivamente. Quem souber o nome do filme por favor fala aí. Deste já agradeço.

  15. Um filme da decada entre 80 e 90, onde pessoas de todo mundo desaparecem, apenas alguns sobreviventes no mundo que descobrem que só não morreu quem estava no momento em que iria morrer quando aconteceu um fenômeno. Não consigo encontrar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares