Pin It

Super lista de filmes baseados em quadrinhos

Engraçado como o cinema, sobretudo os blockbusters norte-americanos, vem ao longo das últimas décadas sofrendo forte influência dos quadrinhos.

Há quem deteste esta ideia. Mas eu devo confessar que gosto muito. Até porque como fã incondicional dos quadrinhos e também das tirinhas, penso nas histórias que leio como filmes. Acho que nunca li uma história em quadrinhos sequer sem imaginar a mesma como um filme. Acredito que na medida em que o cinema busca diversificar suas fontes, ele pode sair ganhando, mas em termos de bom resultado, tudo depende necessariamente de como isso é feito. Há casos, (como veremos aqui) que os quadrinhos são apenas um mero pretexto para tentar faturar qualquer troco em cima do quadrinho e da plateia desapontada.

Houve um tempo, talvez ainda na infância das adaptações cinematográficas dos quadrinhos, em que se pensou que bastava filmar qualquer quadrinho que seria sucesso. O tempo, o público e principalmente o faturamento pífio de algumas tentativas pretensiosas, mostraram que não é bem assim. Escolher o quadrinho certo, o autor, o diretor, os atores certos, e principalmente fazer um roteiro que seja ao mesmo tempo agradável ao fã do quadrinho quanto ao cara que nunca ouviu falar daquilo, é uma tarefa complexa e muitas vezes inglória. Ao compilar esta singela lista, eu me espantei ao ver o volume enorme de filmes que foram adaptados dos quadrinhos. Vejamos:

Aviso: Como as demais listas deste blog, os filmes não estão listados em ordem qualitativa. Eu vou colocando à medida em que vou me lembrando, ok? Se eu esqueci algum, indique nos Comentários que eu adiciono aqui.

1- Rocketeer –

220px Rocketeermovieposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Rocketeer é um super-herói das histórias em quadrinhos, criado pelo roteirista e desenhista Dave Stevens. A primeira aparição do personagem foi em 1982, embora seja uma homenagem aos heróis das decadas de 1930 e 1940. A namorada do herói, Betty, é inspirada em Bettie Page. O filme saiu em 1991.

2-Tartarugas Ninja

comic movie 11 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

As tartarugas ninja mutantes surgiram graças a ideia de um cozinheiro que fazia quadrinhos nas horas vagas. Virou uma febre nos anos 80 com brinquedos, quadrinhos, desenho animado na tv e filmes. Na linha filmes, as tartarugas ninja tiveram em 3d (2007) e com atores reais vestindo fantasias de borracha em 1990,1991 e 1993. Saca só:

Teenage Mutant Ninja Turtles (1990)
Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Secret of the Ooze (1991)
Teenage Mutant Ninja Turtles: Planet of the Turtleoids (1991) (TV)
Teenage Mutant Ninja Turtles III (1993)
TMNT (2007)


3-The Crow –

comic movie 23 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Este é o filme que marcou a morte do filho do Bruce Lee. É um bom filme. Eu gosto. Lançado inicialmente em 1994, esta franquia totalizou quatro filmes:

The Crow: City of Angels (1996)
The Crow: Salvation (2000)
The Crow: Wicked Prayer (2005)

4-HellBoy

comic movie 12 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Hellboy é um personagem de histórias em quadrinhos criado por Mike Mignola.

Nascido nas profundezas do Inferno, Hellboy (ou, como é conhecido pelo seu nome verdadeiro, Anung un Rama) é um enorme ser de aspecto diabólico, filho de um demônio com uma feiticeira. Foi descoberto pelo Professor Trevor Bruttenholm e soldados Aliados nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas em 23 de dezembro de 1944, após ter sido invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin, o monge louco e da Alemanha Nazista, que havia criado o projeto Ragnarok, com o intuito de trazer o apocalipse à terra. Hellboy, todavia, mostrar-se-ia de boa índole. Bruttenholm criou o pequeno demônio, ensinando-lhe a importância de ser humano, e treinou-o para combater as forças das trevas. Hellboy inclusive ganhou “status honorário de humano” das Nações Unidas em 1952.

Ao atingir a maioridade, Hellboy passou a integrar a B.P.R.D. (Bureau of Paranormal Research and Defence) ao lado de figuras como Abe Sapien, Liz Sherman. Suas aventuras combatendo o mal levam-no a viajar por todo o mundo enquanto enfrenta ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, e finalmente, os mais importantes dos seus inimigos: um grupo de Nazistas (que sobreviveu até hoje numa câmara criogênica) e o espírito imortal de Rasputin, que assombra Hellboy com revelações sobre o seu verdadeiro propósito e o seu destino de destruir o mundo que tanto ama. Além de filmes com atores (todos muito bem realizados) a franquia teve desenhos animados:

5-Blade

comic movie 20 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Blade, o Caçador de Vampiros é um personagem de histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics. Foi criado pelo roteirista Marv Wolfman (o mesmo de Crise nas Infinitas Terras) e pelo desenhista Gene Colan. Também foi adaptado por quatro vezes para o cinema:

6-Batman

comic movie 30 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Batman é uma franquia que deu certo ao longo de décadas no cinema, tv quadrinhos desenhos animados, etc. É impressionante o volume de material. Olha só:

7-MIB

comic movie 22 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades
MIB (Men in Black) conta a história de dois agentes que trabalham resolvendo pepinos com alienígenas no planeta. Deu uma comedia legal com o Will Smith. A franquia gerou dois filmes, e parece que vem mais um por aí. POuca gente sabe que MIb é baseado num quadrinho escrito e criado por Lowell Cunningham,e ilustrado por Sandy Carruthers.

8-Super-Homem

comic movie 05 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Criado pelo escritor americano Jerry Siegel e pelo artista canadense Joe Shuster em 1932, foi publicado originalmente pela Detective Comics, Inc. E nunca mais parou de fazer sucesso. Do mesmo modo que o Batman, o Super Homem sempre esteve em alta, tanto nos quadrinhos quanto nas telonas e telinhas de Tv, com series, filmes para a Tv e animações. Dá uma olhada:

9-Ghost World – Aprendendo a viver

comic movie 16 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O filme se baseia na história em quadrinhos de mesmo nome criada e desenhada por Daniel Clowes. Depois de terminarem o colegial, Enid (Tora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) debruçam-se sobre o que vão fazer da vida, considerando arranjar empregos e morar juntas num apartamento, mas as realidades da vida adulta parecem querer afastá-las. Enid se envolve com Seymour (Steve Buscemi), um colecionador de discos antigos, sem vida social, enquanto Rebecca tenta levar mais a sério a sua “vida normal”. As dificuldades de integração no mundo dos adultos é tratada como uma história em quadrinhos emocionante, irônica e consistente negra (na verdade, o filme é baseado num gibi underground de Daniel Clowes, o qual co-escreveu o argumento com o realizador Terry Zwigoff, conhecido pelo superpremiado Crumb).


10-Dick Tracy

600full dick tracy poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Dick Tracy é um detetive policial difícil de ser baleado, que atira rápido, e muitíssimo inteligente que enfrentou uma grande variedade de, às vezes, vilões grotescamente feios. Dick Tracy foi criado pelo cartunista Chester Gould em 1931 para uma tira de quadrinhos do jornal que também se chamava Dick Tracy. A tira, que estreou em 4 de outubro de 1931, foi distribuída pelo Chicago Tribune Syndicate. Gould escreveu e desenhou a tira até 1977. Eu achava o quadrinho chato à beça. E o filme fez jus ao mesmo. Não gostei de nenhum dos dois e achei o visual altamente colorido desse treco uma bosta completa. Mas tem quem goste. Em minha opinião este filme merda é a mancha curricular de Al Pacino e Dustin Hoffman. E pra piorar tem Madonna no elenco.

11-Sin City

comic movie 29 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Sin City é um filme neo- noir dirigido por Robert Rodriguez e baseado na graphic novel de mesmo título. O visual é inegavelmente fodaço. O filme é construído ao redor de três histórias independentes mas de certo modo conectadas, cada uma com uma curta, e também independente, sequência introdutória e um pequeno epílogo que não está necessariamente presente na ordem cronológica. O filme abre com The Customer Is Always Right, seguindo para os créditos de abertura. A seguir, a primeira parte de That Yellow Bastard é mostrada, então The Hard Goodbye, completa, passando para The Big Fat Kill, depois da qual That Yellow Bastard é concluída. O quadrinho, que dá título a série foi publicado na revista “Dark Horse Presents” de Abril de 1991 a Junho de 1992, dividido em treze partes com diversas histórias de duração distintas que se seguiram. Todas as histórias são situadas na cidade fictícia deBasin City, com personagens recorrentes e histórias co-relacionadas.

12-Watchmen

comic movie 17 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Outro quadrinho de muito bem produzido e adaptado da HQ Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons  para o cinema.  A história é situada em 1985, numa realidade alternativa onde super-heróis existem, Richard Nixon ainda é presidente e as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética estão mais fortes do que nunca. Enquanto isso, o vigilanteRorschach, ao investigar o assassinato de Edward Blake, acaba descobrindo uma trama para desacreditar e matar diversos heróis.

13- 300

comic movie 28 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Mais uma vez o cinema mostra que pode ser bastante fiel aos quadrinhos, sobretudo no aspecto gráfico da obra. Em 300 de Esparta, o diretor Zach Snyder se esforçou para trazer o visual dos quadrinhos de Frank Miller para as telas.

14-Homem Aranha

comic movie 25 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Aqui está outro super-herói que se tornou franquia e cresceu bastante nos últimos anos. Além de séries toscas para a Tv, ele teve animações diversas desenhadas e em 3d. Veja só:

15-Xmen

XMen1poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

A Marvel Comics viu satisfeita o interesse de Hollywood crescer sobre seu universo quase infinito de  super heróis. Como não poderia deixar de ser, um dos produtos mais rentáveis da companhia, a série Xmen, criada por Stan Lee e Jack Kirby, e que estreou nos quadrinhos em 1963 acabou parando na tela grande, com desdobramentos a porvir.

16-Xmen Origins – Wolverine

250px X Men Origins Wolverine Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Eu separei este filme dos demais da serie X Men, porque em X Men Origins, eles contam a história do Wolverine, (pessoalmente achei uma merda completa a adaptação) baseando-se no quadrinho a arma X, a obra magistral de Barry Windsor-Smith. Se Hollywood demonstrasse o mesmo respeito e fidelidade com que demonstrou em 300, Wolverine Origins teria sido mil vezes melhor recebido pela critica. Mas o objetivo não era fazer uma adaptação foda. Era só meter mais um blockbuster e faturar.


17-Homem de Ferro

Ironmanposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Entre os filmes de super heróis, o Homem de Ferro é considerado por muitos (eu incluso) um dos mais bem sucedidos projetos de franquia. Os atores foram bem escolhidos, a história é legal, os efeitos são fodásticos. Tudo contribui para um filme muito legal. O design da armadura é excepcional, embora eu prefira a armadura prateada.

18-Estrada para perdição

comic movie 19 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Ambientado na década de 30, época da depressão americana, Estrada Para Perdição mostra a vida de Michael Sullivan (Tyler Hoechlin), um garoto de 11 anos, que descobre que seu pai (Tom Hanks) – visto por ele como um herói – é, na verdade, um capanga do mafioso John Rooney (Paul Newman). Após presenciar o pai assassinando outra pessoa, a vida do jovem Michael sofre uma reviravolta: seus conceitos precisam ser reformulados, enquanto o pai tenta salvar a pele do garoto das regras implacáveis da máfia. O filme é baseado em uma graphic novel de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner.

19-Zorro

lenda do zorro poster06 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Zorro é um personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-ego de Don Diego De La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, período em que a região era colônia da Espanha. As histórias de Zorro foram adaptadas aos quadrinhos em versões várias e em momentos diversos nos EUA, ainda que sua difusão internacional tenha se dado predominantemente pela televisão e pelo cinema. Tecnicamente é difícil dizer se podemos considerar Zorro nesta lista, já que os primeiros filmes de zorro datam do tempo do cinema mudo, em 1920. Mas ele fez muito sucesso em livros, livros de bolso e quadrinhos ao mesmo tempo, e uma coisa influenciou a outra. Dessa forma eu resolvi colocar o zorro aqui no meio dessa zorra. (trocadinho casseta e planeta)

Tem gente que confunde o zorro com o personagem Lobo solitário, que aqui ganhou o nome zorro – Uma bela cagada. Mas não vamos confundir. Zorro é um cara que veste-se de preto, vive na colônia espanhola, usa espada, tem um alter-ego que mais parece o Jaques LeClair e foge do Sargento Garcia.

20-Fantasma

merda Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Se tem um filme que podemos dizer que é um cocô na cara do espectador é este aqui. Este filme ganha o troféu de vergonha alheia master em diversas categorias. Interpretação, roteiro, elenco, figurino, conceito, e até poster… Bem, resumindo, em tudo. O Fantasma é um filme de 1996 baseado nas histórias em quadrinhos O Fantasma de Lee Falk. o filme é estrelado por Billy Zane e dirigido por Simon Wincer. Quer um conselho? Não veja!

21- The Punisher

the punisher Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

The Punisher (no Brasil, O Justiceiro; em Portugal, O Vingador) é um personagem de história em quadrinhos (banda desenhada) da Marvel Comics, alter-ego de Frank Castle. Criado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita, apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man nº 129 (1974). É mais corretamente descrito como um anti-herói, sendo um dos mais famosos anti-heróis das histórias em quadrinhos, juntamente com Conan e Motoqueiro Fantasma. No Brasil também foi chamado de “O Vingador”, quando sua primeira história foi publicada no país, ainda pela editora Ebal. Em termos de filme, ele gerou alguns, mas nenhum realmente bom ou digno de um orçamento e produção classe “A”. O que é uma pena, pois o personagem tem bom potencial. Talvez se o Tarantino fizesse uma versão… Apesar de não fazer muito auê, a franquia já tem três filmes. (quer dizer, dois, pois o primeiro de 1989 com o Dolph Lundgren, é ruim demais)

22- Quarteto Fantástico

Fantastic Four Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Confesso que eu esperava um filme melhor, mas também poderia ser muito pior. A maior parte do publico detestou, mas isso não impediu os produtores de meter dois filmes guela abaixo da galera. No total, esta franquia tem 3 filmes:

The Fantastic Four (1994)
Fantastic Four (2005)
Fantastic Four: Rise of the Silver Surfer (2007)

23- Hulk

comic movie 14 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Tá aí outro personagem que gerou muitos filmes, séries animadas e encenadas para a Tv (com uma musica foda do Joe Harnell ao final) quadrinhos, brinquedos, games, o escambau a 4.  O problema com os filmes do Hulk são sempre a confecção do monstro. Ultimamente ele tem sido feito em CGI, e nem sempre isso dá um bom resultado. Mas no filme mais recente, com o Edward Norton o resultado me agradou mais (tirando a luta de monstros mega-exagerada e desnecessária no fim). Veja o tamanho da franquia Hulk:

The Incredible Hulk (1977) (TV)
The Incredible Hulk: Married (1978) (TV)
The Incredible Hulk Returns (1988) (TV)
The Trial of the Incredible Hulk (1989) (TV)
The Death of the Incredible Hulk (1990) (TV)
The Hulk (2003)
The Incredible Hulk (2008)
Hulk Vs (2009, animado)
Planet Hulk (2010, animado)

24- Capitão América
filme capitao america 20101 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades
O Capitão América é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ da Marvel Comics. Ele foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941). O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo estadunidense, que foram apresentados ao mundo pelas companhias de histórias em quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas o herói caiu na obscuridade após o fim dos conflitos. Curiosamente, apesar do conceito toscaço, a franquia do Captitão America é respeitável, embora menor que  a do Hulk, Batman, Homem Aranha e Super homem. O filme mais recente estreia este ano. Espero que seja pelo menos melhor que o Fantasma, hahaha. Aqui estão os produtos da franquia:

25-Demolidor

comic movie 08 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Falando sério agora. É difícil fazer um filme de super herói não ficar rid´piculo. Isso porque o lance, veja bem, já é ridículo por natureza. Um cara fantasiado, com poderes, lutando por aí. Alguns voando, outros explodindo coisas usando cueca para fora da calça, capa, botas… Pensa bem, fazer um filme de super herói não ficar tosco é mérito. Desse jeito, o filme nem precisa ser bom para podermos concluir que levar um filme de herói ao cinema já representa algum sucesso parcial e muita coragem. Demolidor é um filme de heróis que consegue não ser tão ridículo quanto Fantasma, mas é bem caído com relação aos outros heróis.

26-Doutor Estranho

220px Doctor Strange film Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Doutor Estranho (Dr Strange, no original) é Stephen Strange, um dos mais originais e diferentes personagens dos quadrinhos, é o mago supremo do Universo Marvel, personagem criado por Stan Lee e Steve Dikto na década de sessenta. Dividiu uma revista com o Tocha Humana, que aparecia em histórias solo. Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado para um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro. Seus direitos autorais pertencem a Marvel Comics. Seu maior inimigo é Dormammu, pai da sua namorada e depois esposa Cléia. Participou do grupo de super-heróis poderosos denominado Defensores, capazes de rivalizar até com Os Vingadores. Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos. Curiosamente, há um filme, talvez um dos primeiros filmes feitos com heróis de quadrinhos, datado de 1978. Pela capa, julgo ser tosco. Há também um desenho animado de 2007.

27-Elektra

1350 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Torturada pelo passado, Elektra (Jennifer Garner) é obcecada por sua morte e seu misterioso renascimento após ter sofrido ferimentos mortais em Demolidor – O Homem Sem Medo. Apesar de ter sido treinada na rígida disciplina do ninjutsu, ela não consegue controlar a fúria que sente pela morte dos pais.

Sua ânsia por vingança faz com que parta para o exílio e se torne uma perigosa assassina profissional. Seu novo alvo é Abby (Kirsten Prout), uma garota de apenas treze anos, e seu pai, Mark (Goran Višnji?), os quais precisam salvar de um perigoso inimigo, que possui poderes sobrenaturais. A história mostra Elektra transformando-se numa letal assassina do Tentáculo. Ela tem como missão assassinar um homem, mas acaba apaixonando-se por ele. Irados com a traição, os líderes do clã decidem que chegou a hora de acabar com a vida de sua ex-integrante. Agora em aventura solo, Elektra se vê em uma grande batalha entre o bem e o mal. Após não cumprir uma de suas missões assassinas, ela deve defender um pai e uma filha contra os novos assassinos que vêm para cumprir a missão que ela deveria ter feito. Originalmente, o filme se baseia no personagem homônimo da minissérie Elektra Assassina de Frank Miller e Bill Sienkiewicz.

28-Faust – Love of Damned

Faust Love of the Damned Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Faust è um filme de horror/gore dirigido por Brian Yuzna e baseado no quadrinho Homônimo de  Tim Vigil and David Quinn.

29-Fritz o gato

220px Fritz the Cat film Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Fritz the Cat é uma tira de quadrinhos criada por Robert Crumb. As histórias se passam numa grande cidade habitada por animais antropomórficos, sendo que o gato Fritz é o personagem principal. Um calmo felino com tendências artísticas, Fritz frequentemente se vê envolvido em aventuras selvagens, nas quais passa por várias experiências sexuais. Fritz apareceu em histórias desenhadas por Crumb quando criança e viria a se tornar o mais famoso dos seus personagens. As tiras foram publicadas na revista Help!Cavalier e depois em inúmeras publicações de quadrinhos underground durante os anos de 1965 e 1972. No cinema ele apareceu em uma produção animada de 1972 e em outra de 1974.

30-From Hell

comic movie 06 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Na Inglaterra de 1888, durante o reinado de Vitória, um inspetor de polícia com poderes mediúnicos investiga crimes. Ele se torna obcecado em desvendar um caso, enquanto se envolve emocionalmente com a vítima.

Em 1888 a cidade de Londres vive um horror sem precedentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion). Desconfiando que tais acontecimentos sejam na verdade uma “caçada” às garotas de Whitechapel, o caso logo chama a atenção de Frederick Abberline (Johnny Depp), um brilhante e perturbado inspetor de polícia que muitas vezes usa de seus poderes psíquicos para solucionar casos. Abberline se envolve cada vez mais com o caso e aos poucos se apaixona perdidamente por Mary, mas quanto mais se aproxima da verdade mais Whitechapel fica perigosa para Abberline, Mary e suas companheiras. O filme é baseado nos quadrinhos homônimos de Alan Moore.

31-Ghost Rider

comic movie 07 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Ghost Rider é um personagem dos quadrinhos que eu gosto e respeito, e sempre achei que daria um bom filme. E deu. (nem todo mundo concorda com isso, obviamente)

Johnny Blaze é um famoso condutor de moto, notório por suas acrobacias. Um dia, para salvar a vida de seu pai ele faz um pacto com o diabo, chamado Mephistopheles, recebendo uma maldição, tornando-se o Famoso Ghost rider. O filho de Mefisto, Blackheart, foge do inferno com o objetivo de conquistar a Terra com ajuda dos demónios chamados The Hidden. Cada um preso por São Miguel nos elementos da natureza, Terra, Ar e Água. O demónio Gressil possuí a Terra, Abigor o Ar e Wallow a Água, sendo que o Motoqueiro Fantasma é o possuidor do Fogo. Johnny terá que usar sua maldição para o bem, detendo os planos de Blackheart com a ajuda do ex-Cavaleiro Fantasma, chamado Carter Slade.

32- Lanterna Verde

lanterna verde poster 1 1024x494 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Lanterna Verde é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics. Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou em All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).

O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como “O Lanterna Verde da Era de Prata”. Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América. Apesar do excelente trabalho do desenhista Gil Kane nesse período, era um personagem de super-herói relativamente genérico até que em 1970 a DC resolveu emparelhá-lo com o Arqueiro Verde (Oliver “Ollie” Queen), em uma série de quadrinhos absolutamente inovadora e de cunho social. Essa época ajudou a consolidar o novo Lanterna Verde como um herói popular, apesar das séries subseqüentes abordarem temas mais cósmicos. O Lanterna verde já teve um desenho animado com data de 2009, e em 2011 vai ganhgar um filme, que eu espero que seja bem melhor que o do fantasma.

33-Heavy Metal

movie poster heavy metal Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Heavy Metal é uma revista em quadrinhos para adultos, que usa temas como a ficção científica e fantasia para fundo das suas histórias. No meio da década de 70, o editor Leonard Mogel estava em Paris para lançar a edição Francesa da revistaNational Lampoon, ele descobriu a revista Francesa de ciência-fantasia Métal Hurlant que tinha sido lançada em Dezembro de1974[1]. A tradução do título literalmente é “metal rangente”.

Mogel lançou a versão Americana, alterando o nome para Heavy Metal que começou nos E.U.A. em Abril de 1977 em papel especial (glossy) e full-color com tiragem mensal. Inicialmente, ela mostrava traduções das histórias originalmente publicadas na Métal Hurlant, includindo os trabalhos de Enki Bilal, Jean Giraud (mais conhecido como Moebius), Phillippe Druillet e Phillippe Caza. Mais tarde a revista apresentou trabalhos de Stefano Tamburini e o ultraviolento RanXerox de Tanino Liberatore. Então, com um material de boa qualidade e uma fama muito grande, não era de se estranhar que surgisse um filme de animação, em 1981, com varias histórias adaptadas. O troço è bem legal e virou cult.  Posteriormente, em 2000, um novo filme foi lançado, também de animação, baseado na história The Melting Pot, escrita por Kevin Eastman, Simon Bisley e Eric Talbot.

34- Josie e as gatinhas

Josie pussycats 2001 movie Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

No filme três amigas que possuem o sonho de tornar famoso o seu grupo de pop rock, chamado “As Gatinhas”, precisarão enfrentar, na difícil busca para o estrelato, as armações de um casal de empresários do mundo da música. O filme foi lançado em 2001 baseado nas personagens homônimas das histórias em quadrinhos e desenhos animados.

35-Liga da Justiça

220px Justice League of America Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criada pela editora DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte, também conhecidos como os “Sete Magníficos”. Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como a Liga da Justiça Satélite, a Liga da Justiça Internacional, Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa e Liga da Justiça Elite. Embora não tenha gerado nenhum filme de cinema com atores, há um bom material em termos de series animadas e um piloto para Tv de 1997, que parece feito Pelo Hermes e Renato:

36-Kick -ass

comic movie 26 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O filme conta a história de um adolescente normal chamado Dave Lizewski, que decide tornar-se um super-herói por influência das histórias em quadrinhos. Torna-se conhecido na mídia como “Kick-Ass”, e cria o surgimento de uma nova onda de super-heróis no país, na qual inclui-se Red Mist, que se torna seu “parceiro” no combate ao crime, o misterioso Big Daddy e sua filha Hit-Girl, que vivem um eletrizante dia-a-dia matando mafiosos. Porém, quando Frank D’Amico, arma uma armadilha para os heróis, Kick-Ass deve provar que não é preciso de poderes, para ser um super-herói de verdade. Trata-se de uma obra com roteiro baseado na história em quadrinhos de mesmo nome

37-The League of Extraordinary Gentlemen

The league of Extraordinary Gentlemen movie Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Este é um daquele tipo de filme B que tem orlamento A, e envolve um monte de atores famosos para contar uma história meio meia-boca, cheia de mentiradas, clichês e saídas toscas. Mas que ainda assim, apesar de tudo, diverte. Baseado na graphic novel homônima de Alan Moore, no filme, grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta.

38-Man Thing

ManThingDVDCover Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Man-Thing (br.: Homem-Coisa: A natureza do medo) é um filme estadunidense de 2005 do gênero Horror, dirigido por Brett Leonard. Lançado diretamente para vídeo e televisão, numa produção do canal fechado “Sci Fi” (Sci Fi Channel), tem o roteiro baseado no personagem de quadrinhos da Marvel Comics chamado Homem-Coisa.

O Homem-Coisa foi criado por Stan Lee, Roy Thomas e Gerry Conway. O roteiro é vagamente baseado nas histórias escritas por Steve Gerber (que dá nome a um dos personagens secundários), autor da maior parte das publicações em quadrinhos dos anos 1970 com o personagem.

No filme, o jovem xerife Kyle Williams chega a uma localidade pantanosa, onde estão ocorrendo diversos desaparecimentos de pessoas, sendo que ele próprio foi chamado para ocupar o lugar do antigo xerife, também desaparecido. Mal chega e ele já se vê envolvido em uma manifestação dos moradores contra um rico empresário que colocou máquinas que drenam o pântano, a fim de retirar petróleo. As instalações são constantemente sabotadas e Kyle vai atrás do suspeito índio Rene LaRoque. A medida que avança em suas investigações, todavia, ele percebe que está lidando com forças sobrenaturais vingativas, personificadas num monstruoso ser vegetal que um fotógrafo amalucado que está na região chama de “Homem-Coisa”. (O fotógrafo se chama Mike Ploog, nome em homenagem a um dos desenhistas de quadrinhos do personagem). E essas forças exigem sangue para compensar a violação das terras sagradas do pântano.

39- O máskara

comic movie 15 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

The Mask (O Máskara no Brasil, A Máscara em Portugal) é um personagem de uma série de quadrinhos desenvolvidos entre 1982 e 1985 por Mike Richardson, e publicados no final dos anos 80 pela Dark Horse Comics. A primeira história em quadrinhos em que o Máskara fez sua aparição se chamava “Who’s Laughing Now”[1]

As histórias destes quadrinhos, giram em torno de uma máscara vudu (diferente do filme, onde é uma máscara viking), a cada história ela é usada por alguém diferente, sendo o primeiro usuário Stanley Ipkiss. A máscara é uma relíquia simbiótica encontrada no continente africano, que impregna qualquer usuário com a fictícia realidade mágica e impermeabilidade física, bem como evitar possíveis inibições psicológicas, permitindo realizar os seus objetivos mais desejados sem ter medo das consequências. O Máskara foi concebido como uma combinação entre os personagens de quadrinhos The Joker (Coringa) e o Creeper (Rastejante) de Steve Ditko.

Como era de se esperar, virou filme, só que o filme com Jim Carrey, não mostra exatamente a personalidade do Máskara como era nos quadrinhos originais. Diferente do filme, nos quadrinhos quando Stanley Ipkiss coloca a máscara ele não se torna um brincalhão festeiro e engraçado, mas sim um ser cruel e vingativo de cabeça verde, que é conhecido na cidade apenas pelo apelido de “Big Head”, e usa seus poderes para se vingar de seus inimigos. No filme no entanto, o indivíduo só se torna um ser perigoso ou violento se já for uma pessoa má, como no caso de Dorian Tyrell.

Inicialmente a ideia do diretor Chuck Russell, era de fazer uma história de terror e humor negro, mais fiel aos quadrinhos. Os produtores porém, chegaram à conclusão de que talvez o público não aceitasse muito bem o tema, e decidiram fazer um filme de comédia. Com o sucesso do filme, a personalidade cômica do Máskara se tornou mais conhecida, e chegou a inspirar a série animada de TV, e depois novas histórias em quadrinhos intituladas “Adventures of The Mask”, desta vez mais voltadas para o público infantil, que traziam o Máskara com uma personalide de “herói arteiro”, diferente das primeiras histórias da Dark Horse.

Em 1995 o filme ganhou com um spin-off a série animada de televisão The Mask (série animada de televisão), e em 2005 uma sequencia chamada “O Filho do Máskara”.

40- Monstro do pântano

a+maldicao+do+pantano+o+monstro+do+pantano+rio+de+janeiro+rj+brasil  E4372 1 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Eu gostava dos quadrinhos do monstro do Pântano, que eram cheios de insetos, gosmas, lesmas e coisas repugnantes, além de criaturas diabólicas. O personagem foi criado por Len Wein e por Berni Wrightson para a editora norte-americana DC Comics. As revistas do Monstro do Pântano são consideradas um dos maiores marcos na história dos quadrinhos americanos, especialmente durante a época em que foi escrita por Alan Moore. Houve quatro séries no total, incluindo diversos especiais. Muitos dos melhores escritores na indústria começaram trabalhando com o personagem ou em Hellblazer (que, antes de ser uma revista independente, era parte da Monstro do Pântano).  Houve dois filmes baseados no Monstro do Pântano (o primeiro foi dirigido por Wes Craven), uma série de desenho animado e outra feita com atores. Os fãs frequentemente consideram estas versões inferiores em termos de qualidade e criatividade, comparados a reinterpretação de Alan Moore.

41-Nick Fury

N Fury Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Acredite se quiser! Teve um filme do Nick Fury! E ele foi interpretado pelo ator-canastra-bola-preta-na-caçapa-do-canto David Hasselhoff. O filme foi feito em 1998, para a Tv.

42-Red

220px Red ver7 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Red é um filme que se encaixa nos gêneros ação e comédia, e foi baseado livremente na série em quadrinhos homônima criada por Warren Ellis e Cully Hamner e publicada pelo selo Homage da DC Comics. Na versão cinematográfica, o título do filme, “Red”, deriva-se do carimbo no arquivo do agente Frank Moses (Willis), significando “retired, extremely dangerous” (em português, “aposentado, extremamente perigoso”)

43- Red Sonja

Red sonja film poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Vivendo na era hiboriana. O personagem é contemporâneo do Conan e foi criado por Roy Thomas and Barry Windsor-Smith. Sonja apareceu pela primeira vez numa revistinha do Conan de 1973. Basicamente, as históorias se parecem. No caso dela,  a guerreira Sonja sai matando geral.

Só bastava isso, mas neguinho fez uma papagaiada a enorme e ficou um filme escroto. O maior crime de Red Sonja é terem colocado o Sharzewnegger fazendo um papel que não é o do Conan. O que é uma bosta completa, porque todo mundo queria era saber se o Conan ia ou não ia comer a Sonja. A filhadaputice foi tão grotesca que botaram o Arnold numa pose QUE É DO CONAN – O BARBARO no poster de Red Sonja. Um dos maiores estelionatos do cinema! Imperdoável. Queime no inferno produtor maldito!!!!!

Na sinopse, A vida tranqüila de Sonja termina quando seus pais são assassinados pela Rainha Gedren, que faz um reinado de terror e possui um talismã pelo qual poderá aniquilar o planeta. Sonja está determinada a vingar a morte de seus pais e é concedida de poderes extraordinários por uma visão misteriosa. Entretanto, ela tem que jurar que jamais tocará um homem a não ser que o mesmo a derrote em batalha. A caminho do encontro com a Rainha Gedren, ela encontra Kalidor, um estranho dotado de força superior.

Clamo a Crom que algum dia um produtor tome vergonha na cara e faça um filme DECENTE do personagem!

44-Riquinho

Richierichposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Richie Rich (no Brasil, Riquinho) é um personagem de quadrinhos criado Harvey Comics do mesmo nome do personagem. O nome deste personagem diz tudo, é um garoto muito rico. A franquia do Riquinho gerou dois filmes:

45-Sabrina, a bruxa adolescente

Sabrinatheteenagewitchmovie Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesSabrina, the Teenage Witch é uma série norte-americana da ABC inspirada nos Quadrinhos da Archie Comics: “Sabrina The Teenage Witch”, cuja personagem principal é a Sabrina, uma adolescente que aos 16 anos de idade começou a usar os seus poderes por ser uma bruxa. Interpretada por Melissa Joan Hart, Sabrina tem agora que controlar os seus poderes, nomeadamente na escola e com os seus colegas. Sabrina é sobrinha de duas irmãs que vivem juntamente com ela e tem um gato preto que fala, chamado Salem. Foi exibida nos Estados Unidos pelos canais ABC de 1996 até 2000, e The WB, de 2000 até 2003.

46- El Muerto

220px Thedeadone elmuertoposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesEl morto é um filme baseado na adaptação do quadrinho  El Muerto: The Aztec Zombie criado por Javier Hernandez.

47-Spawn

Spawnmovieposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Nos anos 90, o Spawn fez muito sucesso. O Spawn é um personagem de quadrinhos criado por Todd McFarlane em 1992. Spawn era o agente da CIA Al Simmons, que após ser morto numa armadilha armada por seu chefe vai para o inferno. Lá, ganha poderes após negociar com o demônio Malebolgia para se tornar um “filho do inferno”. Spawn depois revolta-se contra os demônios e passa a enfrentar as criaturas sobrenaturais e da Máfia. Além da série de HQ que tem o mesmo nome do personagem, Spawn estrela um filme, uma série de desenho animado e vários jogos de video-game. Spawn se tornou uma franquia comercial formidável, gerando uma série animada de grande sucesso no canal HBO, um filme live-action, cards, etc… Além disso, McFarlane também fundou a McFarlane Productions, que fabrica todos os produtos relacionados ao herói, especialmente bonecos e esculturas, reconhecidos por seus grandes detalhamentos. Spawn contou também com participações de roteiristas famosos como Frank Miller (Sin City, 300 de Esparta), Alan Moore (V de Vingança, Watchmen), e Neil Gaiman (Sandman, Morte). Inicialmente, a arte da revista era feita pelo próprio McFarlane, que depois passou o lápis para o (superior) Greg Capullo, passando a fazer apenas a arte-final. Anos depois, o traço ficou sob a responsabilidade de Angel Medina e Capullo passou a desenhar apenas as capas. No cinema, Spawn estreou em 1997, numa relativamente bem feita adaptação dos quadrinhos.

48-Supergirl

Supergirlposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Supergirl (Supermoça, em Portugal) é um filme americano de 1984 dirigido por Jeannot Szwarc. Sua personagem principal é a prima do super-herói Superman (ou Super-Homem), interpretada por Helen Slater. Foi produzido no embalo do sucesso dos filmes do último filho de Kripton pelo produtor Ilya Salkind.

Na história, Kara-El vem à Terra e se disfarça como Linda Lee para tentar recuperar o Omegaheadron, a fonte de energia de seu atual planeta. O objeto, porém, está nas mão da bruxa Selena (interpretada por Faye Dunaway), que tenta utilizá-lo para conquistar o mundo. Kara Zor-El, mais conhecida como Supergirl, ou Super-moça é uma personagem de histórias em quadrinhos da DC Comics. A primeira vez que uma personagem chamada Supergirl apareceu foi em Superman #123 (Agosto 1958) numa história em que Jimmy Olsen, de posse de um totem místico, desejou a existência de uma Supergirl para ajudar Superman. Após mais atrapalhar do que ajudar, esta criatura morreu protegendo o Superman de um meteoro de kryptonita.

49-The Spirit

Thespiritposter Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

The Spirit é um filme de 2008 adaptado da história em quadradinhos homônima. Foi escrito e dirigido por Frank Miller e estrela Gabriel Macht, Samuel L. Jackson, Sarah Paulson, Scarlett Johansson e Eva Mendes. A tira de jornal na qual o filme foi baseado era escrita por Will Eisner. No filme, o policial novato Denny Colt é assassinado mas volta dos mortos como o detetive conhecido apenas como “O Espírito” (no original em inglês, The Spirit). Seu maior rival é o vilão conhecido como “O Polvo” (Octopus). Outra conhecida é a femme fatale Sand Saref, que descobre duas caixas em um lago das proximidades. Ela tenta fugir com essa carga mas Octopus parte as cordas que as uniam e consegue ficar com uma das caixas, com Saref levando a segunda consigo. Logo a seguir Espírito e Polvo entram em uma luta devastadora, mas nenhum dos dois aparentam se preocupar com os ferimentos mortais que sofrem com os golpes um do outro.

50-Sheena

TanyaSheena Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Este filme também é baseado em quadrinhos.  Em 1937, os quadrinistas Will Eisner e Jerry Iger criaram Sheena, A Rainha das Selvas para o tabloide inglês Wags, logo depois a personagem foi publicado nos Estados Unidos pela Fiction House. Eu vi este filme há muuuito tempo, e me lembro que achei legal na época.

51-Tales from the cript

Tales from the crypt presents demon knight Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

A série Tales from de the cript ficou famosa graças ao carisma de seu apresentador um morto-vivo muito engraçado que tinha uma risada bastante peculiar. Nos filmes, uma serie de pequenos curtas form,ava um longa, o que era uma ideia muito similar ao conceito dos quadrinhos originais. Muitos diretores famosos trabalharam no projeto. A primeira antologia de quadrinhos de terror com este nome data de 1950.Veja os filmes da franquia:

52-Tank girl

Tank girl poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Tank Girl é um filme baseado na série de histórias em quadrinhos de mesmo nome, criada por Jamie Hewlett e Alan Martin. O quadrinho original é muito maneiro! Foi publicado no brasil na saudosa revista “Animal”.

O filme acontece no ano de 2033, após um cometa atingir o planeta, alterando sua atmosfera e tornando tudo deserto. A água é escassa e uma organização comercial chamada Water & Power domina todo o estoque de água potável do planeta. Rebecca (Lori Petty), é membro de um pequeno grupo de foras da lei que mantêm uma fonte de água no porão de uma casa. Ao descobrir sobre a fonte, a Water & Power ataca o lugar, matando quase todos e sequestrando Rebecca e uma jovem chamada Sam.

53-Timecop

comic movie 02 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesEm 2004, a viagem no tempo é uma realidade. Surgem então os Guardiões do Tempo, que protegem o passado combatendo os ladrões do futuro. Os policiais vigiam um portal capaz de transportar as pessoas pelo tempo. Um maquiavélico senador corrupto quebra a guarda e entra na máquina indo direto para o passado em busca de dinheiro. Um dos guardiões (Van Damme) vai atrás do político a fim de capturá-lo e impedir a realização do plano sujo. Ele acaba descobrindo uma perigosa armadilha envolvendo inclusive sua própria esposa. O filme se baseia numa história em quadrinhos e fez um belo sucesso, tanto que deu origem a duas outras histórias em quadrinhos e uma versão televisiva, dividindo o filme em nove episódios, de modo a formar uma minissérie. Saiu também jogo e obviamente, um novo filme (Timecop 2: The Berlin Decision de 2003) e um projeto de remake.

54-Turok – Filho da pedra

395px Turok son of stone comic Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesTurok – filho da pedra é um quadrinho originalmente desenhado por Rex Maxon, sendo que a autoria do personagem é disputada por três caras. O quadrinho resultou posteriormente em videogames, livros e também um filme de animação lançado em 2008.

55-V de vingança

comic movie 18 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

V for Vendetta (V de Vingança, no Brasil e em Portugal) é é um filme de suspense distópico de 2006, dirigido por James McTeigue e produzido por Joel Silver e pelos irmãos Wachowski, que também escreveram o roteiro. É uma adaptação da série de quadrinhos de mesmo nome de Alan Moore e David Lloyd. Situado em Londres, em uma sociedade distópica de um futuro próximo, Natalie Portman estrela como Evey, uma garota da classe trabalhadora que deve determinar se o seu herói se tornou a grande ameaça a que está lutando contra. Hugo Weaving interpreta V, um carismático defensor da liberdade disposto a se vingar daqueles que o desfiguraram. Stephen Rea vive um detetive que inicia uma busca desesperada para capturar V antes que ele inicie uma revolução.

56-Vampirella

images Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Vampirella é uma personagem de quadrinhos criada por Forrest J. Ackerman em 1969, e que estreou na antiga editora norte-americana Warren, nas páginas de Creepy e Eerie e que posteriormente ganhou uma revista própria. Originalmente, ela é uma vampira extraterrestre de um planeta tendo dois sóis chamado Drakulon (ou Draculon). Apesar de idealizador, Ackerman não a finalizou sozinho, tendo influência direta de outros nomes importantes como Trina Robbins eFrank Frazetta, que definiram a roupagem e o desenho original dela, respectivamente. Mas também teve outros artistas igualmente importantes como Tom Sutton, José Gonzales, Enrich, Sanjulian, Gonzalo Mayo e outros. O filme foi criado para o canal de tv a cabo Showtime.

57-Virus

401px Virus ver2 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesBaseado numa história em quadrinho homônima publicado originalmente pela editora Dark Horse, este filme, de 1999 conta a história de pessoas numa nave espacial.

Após perder sua carga, a nave “Sea Star” procura refúgio no centro de um vórtice, na tentativa de fazer reparos. Lá descobrem a estação espacial MIR. Robert Everton (Donald Sutherland), o capitão do “Sea Star” vê uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, pois a recompensa para uma nave de tal porte seria de 30 milhões de dólares. No entanto, a navegadora Kit Foster (Jamie Lee Curtis) e o engenheiro chefe Steve Baker (William Baldwin) não acreditam, que tudo será tão simples e estavam certos, pois uma força misteriosa começa a eliminar todos os membros da tripulação. Pessoalmente, acho o filme uma bela merda!

58-Wanted

comic movie 03 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Wesley Allan Gibson (James McAvoy) é o contador de um escritório de Chicago que é traído pela namorada com o melhor amigo, situação e personagem até esse ponto comum, mas o medroso e fracassado Allan Gibson não seria tão comum quanto estava conformado. Mil anos antes disso, uma guilda de tecelões se constitui numa confraria de assassinos com o lema de “matar um, para salvar muitos”.

Allan Gibson, segundo confissões de Fox (Angelina Jolie) e Sloan (Morgan Freeman) é o filho do melhor dos assassinos da confraria morto pelas mãos de um rebelde da equipe, e herda tanto a sucessão legal do posto do pai, quanto habilidades incomuns, como disparar balas curvas e captar movimentos em milésimos de segundos. É ele também que deverá executar o assassino de seu pai, submetendo-se, porém, a Fox e ao semissuicida treinamento dirigido por Sloan. O filme é baseado na minisserie em quadrinhos  Wanted de  Mark Millar

59-Mulher nota 1000

Movie poster for Weird Science 1985 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Fiquei bolado quando descobri que este filme, um clássico dos anos 80,  se baseia numa história em quadrinhos. No filme, dois nerds adolescentes – Gary Wallace e Wyatt Donnelly – tentam resolver seus problemas amorosos criando uma mulher perfeita através de uma simulação de computador. Uma tempestade inesperada faz com que a simulação ganhe vida e a mulher, Lisa, se materializa milagrosamente e foge ao controle de seus criadores.

O produtor do filme, Joel Silver adquiriu os direitos de filmar o quadrinho de mesmo nome, que saiu na edição 50 da revista EC comics em 1950! Obviamente que os roteiroistas adaptaram o filme aos tempos atuais e ampliaram o tema.

60-Whiteout

Whiteout poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Whiteout, também conhecido como Terror na Antártida é um filme de 2009 do diretor Dominic Sena.

Carrie Stetko (Kate Beckinsale) é a policial solitária numa missão especial na Antártica: investigar o primeiro caso de assassinato do continente gelado, o que a coloca diante de um mistério surpreendente. A apenas três dias para o início do inverno, Carrie precisa solucionar o crime antes que todo o território mergulhe numa total escuridão e ela fique à mercê do assassino. O filme se baseia numa história em quadrinhos de 1998 de mesmo nome, criada por Greg Rucka e Steve Lieber

61-Witchblade

Witchblade Teaser Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Witchblade é uma série de TV baseada em uma história em quadrinhos homônima, estrelada por Yancy Butler no papel da policial Sara Pezzini. Sara Pezzini toma posse de uma espada mágica, a Witchblade, que (segundo a série) foi usada por Joana d’Arc e várias outras heroínas históricas. O quadrinho original foi publicado pela  Top Cow Productions, um selo da Image Comics, iniciando-se em 1995 .

62-Mulher maravilha

wonder woman 2 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Mulher-Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas,Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o “mundo dos homens” para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, assim como Superman e Batman. Ela foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941). A personagem já teve um filme (clássico da tosquice de 1974 e um desenho animado de 2009) Embora fosse tosca a série da mulher maravilha com a Linda Carter (foto acima) era uma parada que eu nunca perdia. Eu tinha uma paixão mal resolvida pela Linda Carter quando era menino.

63-Thor

o thor 2011 new poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Thor é um personagem de HQ presente no Universo Marvel, publicado pela Marvel Comics. Baseado no deus Thor da mitologia nórdica, ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, tendo Joe Sinnot participado como desenhista ajudante, não sendo creditado. Sua primeira aparição foi numa revista chamada Journey into Mystery #83, em 1962, nos E.U.A.

O personagem já apareceu numa série (mal) animada no longínquo ano de  1966. Depois ele faz outras pontas, até chegar ao ponto de ganhar um filme só seu, que estreia ainda neste ano. Veja a franquia do Thor:

64-Os vingadores

avengers Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Os Poderosos Vingadores são um grupo de super-heróis de história em quadrinhos publicados nos Estados Unidos pela editora Marvel Comics. O grupo é em certo sentido uma resposta da Marvel para a Liga da Justiça, editada pela DC Comics. Ainda não teve filme, mas parece certo que vai rolar em breve. Já em termos de séries animadas, rolou duas:

65-The Flash

the flash Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

No filme, Barry Allen, funcionário da polícia científica, sofre um acidente químico, sendo banhado por produtos químicos após seu laboratório ser atingido por um raio. Esse acidente fez com que ele desenvolvesse poderes de super velocidade. The flash foi uma série que fez um relativo (e breve) sucesso no Brasil.  Uma vez apelidado velocista escarlate, o Flash possui “super-velocidade”, que inclui a habilidade de correr e mover-se extremamente rápido, usar reflexos sobre-humanos e violar certas Leis da Física. Até então, quatro diferentes personagens, cada qual de algum modo ganhou o poder da super-velocidade, assumiram a identidade de Flash: Jay Garrick (1940-1956), Barry Allen (1956-1986), Wally West (1986-2006, 2007-) e Bart Allen (2006-2007). A segunda versão do Flash é geralmente considerada o primeiro herói da Era de Prata dos Quadrinhos e o super-herói permaneceu um dos mais populares desde então. Cada versão do Flash foi um membro chave ou da Sociedade da Justiça da América ou da Liga da Justiça, principais grupos da DC.

66-The Walking dead

cdn.alt1040.com .files .2010.12.the walking dead Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

The Walking Dead (Os Mortos-Vivos, no Brasil) é uma publicação mensal de banda desenhada (história em quadrinhos no Brasil), publicada nos Estados Unidos pela Image Comics a partir de 2003. A história foi criada e escrita por Robert Kirkman e o desenhista Tony Moore, substituído por Charlie Adlard a partir da edição número 7, mas que continuou a desenhar as capas até a edição número 24. A série narra a história de um grupo de pessoas tentando sobreviver em um mundo atingido por um apocalipse zumbi. No Brasil a série é publicada em forma de encadernados pela HQM Editora.  A série não teve grandes vendas durante seu lançamento, mas ganhou grande popularidade com o tempo. Em 2006, a primeira tiragem da trigésima terceira edição da série esgotou em apenas 24 horas.[1] Em 2010 a série ganhou o prêmio Eisner Award de Melhor série contínua, anunciado na San Diego Comic-Con. Com o sucesso, ela virou uma série do canal Fox.

67-Alien versus predador

ALIEN VS PREDATOR Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Embora tanto o Alien, quanto o predador não sejam oriundos dos quadrinhos, o embate dos dois foi originalmente exibido nas páginas das revistinhas da Dark Horse comics. A franquia gerou dois filmes (ambos meia-boca):

68-Barbwire

barbwire Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Bela e Perigosa (Barb Wire, no original) foi um filme dirigido no ano de 1996 por David Hogan. Baseado numa famoso quadrinho  homônimo criada pela Dark Horse Comics.

69-American Splendor

images 1 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

American Splendor (no Brasil: Anti – Herói Americano) é um filme baseado na série de quadrinhos alternativos American Splendor.

A adaptação cinematográfica traz um mesmo teor autobiográfico dos quadrinhos originais de Harvey Pekar, aonde ele conta sua própria vida, com enfâse nas suas frustações e no cotidiano. O filme traz Paul Giammatti no papel de Pekar, mas o próprio Pekar faz a narração, e ao longo do filme são apresentadas várias entrevistas feitas no set de filmagem com ele. Pekar trabalha como arquivista, foi casado três vezes e, devido a uma série de frustrações pessoais, tornou-se uma pessoa pessimista. Fã de quadrinhos, decide usar a arte para dar vazão ao seu descontentamento com sua vida. Com a ajuda docartunista Robert Crumb (interpretado por James Urbaniak), ele lança a série de quadrinhos American Splendor, que consegue grande sucesso dentro do circuito underground.

70-Mulher gato

Catwoman poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Catwoman (Mulher-Gato no Brasil e com título original em Portugal) é uma adaptação da personagem de banda desenhada homónima, com Halle Berry no papel principal. O desconhecido realizador francês Pitof assume a direção, desafortunadamente. Estreou nos cinemas em Portugal a 30 de Setembro de 2004.

Patience Phillips (Halle Berry) é uma tímida artista plástica que trabalha numa empresa de cosméticos. Quando Patience acidentalmente descobre um segredo da empresa que trabalha, ela vê-se envolvida numa conspiração corporativa que não imaginara até então. O que acontece a seguir é a transformação de Patience, fazendo com que ela ganhe a força, agilidade, velocidade e sensibilidade de um gato. Com os seus novos poderes e a recém-ganha intuição felina, Patience torna-se a Mulher-gato. O filme é execrado pelos fãs da Selina Kyle dos quadrinhos, que não corresponde em nada com a personagem representada por Halle Berry. (o filme é uma bosta!) A primeira vez que o personagem de  Selina Kyle, apareceu foi em  Batman #1 (primavera de 1940)

71-Constantine

constantine1 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Constantine é uma adaptação do personagem das histórias em quadrinhos John Constantine, protagonista da revista Hellblazer, para o cinema. O filme é estrelado por Keanu Reeves e é considerado um sucesso de bilheteria.

72-Howard – o pato

Howard.O.Super .Heroi .DVDRIP.Xvid .Dublado Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Lembra desse filme? Howard – o pato, também é um personagem oriundo dos quadrinhos da Marvel. Howard foi criado por Steve Gerber e a história virou filme em 1986.

73-Jonah Rex

Jonah hex poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    CuriosidadesJonah Rex é um filme tipo western, baseado no personagem dos quadrinhos da DC comics de mesmo nome. Criado por John Albano e Tony DeZuniga, seus direitos pertencem a DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez em All-Star Western #10, 1972. Jonah Woodson Hex é um pistoleiro caçador de recompensas. Do tipo anti-herói, sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas. Ele usa um uniforme dos soldados confederados (Guerra Civil Americana), o que o torna ainda um figura desagradável para seus conterrâneos nortistas que venceram a guerra. Hex possui uma postura cínica, similar ao Pistoleiro sem nome, e sua roupa confederada lembra Josey Wales, ambos conhecidos personagens de filmes de Western interpretados por Clint Eastwood nos anos 60/70. O cowboy Wales, que surgiu no cinema em 1976, também lembra Hex por ter uma cicatriz no rosto, em decorrência de ter sido golpeado por uma espada de um vilão anti-sulista. Jonah é filho de prostituta, luta contra o alcoolismo e viajou por toda a América (inclusive Latina) e chegou até a China. Foi casado e teve um filho. Foi desfigurado por um chefe Apache, que usou uma machadinha em brasa para fazer em seu rosto “A marca do demônio”. Isso foi uma punição por Jonah ter quebrado a Lei Apache e usado uma arma diferente da permitida(ele esfaqueou seu oponente em uma luta, quando a lei da tribo só permitia o uso da machadinha). Segundo o chefe que o condenara a tal deformidade, isso foi feito apenas em um lado de seu rosto para mostrar a todos que o encontrassem que ele era uma pessoa dúbia, metade boa e metade perversa. Em 1904 Jonah é morto durante um jogo de cartas (antes disso, ele foi transportado ao futuro para uma série de aventuras de ficção científica.

74-Conan

Conan The Barbarian poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O que dizer de Conan? Conan da Cimeria é o maior personagem da literatura de fantasia heróica—ou “espada & feitiçaria” (sword and sorcery). Criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932. Fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado “The Phoenix on the Sword” (em português, A Fênix na Espada). Howard escreveu mais dezenove histórias e um romance protagonizados pelo personagem (três dos contos só publicados após sua morte), sendo que outros escritores de renome também criaram histórias de Conan ou reescreveram contos, a partir de sinopses e fragmentos originais após 1936, ano em que Howard se suicidou. Dentre esses recuperadores e continuadores da obra de Howard se destacam L. Sprague de Camp e Lin Carter.

As histórias de Howard sobre Conan—e também sobre Kull, o rei da Valúsia, uma criação anterior a Conan—ajudaram a definir o formato da fantasia heróica como subgênero da fantasia: A ênfase em um herói que é um poderoso guerreiro, hábil espadachim, de disposição violenta e contrária às hipocrisias e fraquezas da civilização, e que sempre se defrontava com ameaças sobrenaturais sobre as quais sempre prevalecia, fossem elas magos, demônios ou outras criaturas de eras perdidas no tempo. Conan fez um tremendo sucesso nos quadrinhos, sobretudo no traço de John Buscema. E influenciou gerações. Quando o filme surgiu, fez um puta dum sucesso! E não era pra menos, até então não havia aquele tipo de filme de fantasia. Conan the Barbarian foi adaptado para as telas e era estrelado por Arnold Schwarzenegger ainda forte pra Cacilda. Infelizmente, o primeiro filme do Conan fez um sucesso tão devastador que os que se seguiram pareciam não fazer jus ao personagem.

Na sinopse do primeiro filme, temos Thulsa Doom (James Earl Jones), um demoníaco feiticeiro, que comanda um ataque por motivos até hoje não revelados que poderia ser simplesmente pelo prazer de matar ou para descobrir o segredo do aço, que era guardado pelos moradores de uma aldeia das terras geladas da Ciméria. Conan (Arnold Schwarzenegger), um cimério, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado, sendo que ele, ainda criança, é levado para um campo de escravos. Os anos passam e ele desenvolve uma enorme força física, o que faz Conan se tornar gladiador. Ele ainda se mantém determinado a vingar a morte dos pais e quando é libertado tenta alcançar seu objetivo. Conan descobre que Thulsa Doom lidera o misterioso culto da serpente e, tentando se aproximar do feiticeiro, faz amizade com dois ladrões, Valeria (Sandahl Bergman) e Subotai (Gerry Lopez). Ao trio é prometida uma vultosa recompensa pelo rei Osric (Max von Sydow), que quer que o trio de guerreiros resgate sua filha, que se tornou uma seguidora de Thulsa Doom. A trilha sonora do filme é irretocável.

A franquia gerou dois filmes, e muitos games, livros, jogos de RPG, brinquedos e milhões de revistas em quadrinhos. Houve uma adaptação pífia para uma serie de Tv que felizmente acabou rapido.

75-Hook – A volta do capitão gancho

Hook poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Trata-se de um filme baseado no personagem Peter Pan, que foi criado originalmente por J.M.Barrie, e que se espalhou em livros infantis, contos, pinturas, estátuas, e obviamente, em quadrinhos. Em 1953 a disney lançou o quadrinho baseado na obra e Peter Pan, que foi publicada pela Dell Comics e pela Gold Key isso ajudou a tornar o personagem mais famoso e popular. Quando Spielberg resolveu fazer Hook, o Peter Pan já havia aparecido em mais de vinte filmes. Mas nenhum com tantos efeitos especiais quanto o Hook – a volta do Capitão Gancho. No filme,  o que parecia impossível aconteceu: Peter Pan cresceu! Deixando para trás o terrível Capitão Gancho, a fiel fada Sininho e, as aventuras na mágica Terra do Nunca, ele embarcou naquela que seria seu maior desafio: crescer.

Agora, anos mais tarde, ele é um importante e requisitado advogado e empresário, casado com a neta de sua antiga companheira de aventuras, WendyMoira Darling, com quem teve dois filhos: JackMaggie.

Porém, o passado volta a assombrar: Numa noite fria de tempestade, durante uma viagem à terra natal, Londres, seus filhos desaparecem, e só um bilhete é encontrado. Assinado pelo cruel JAS. James Gancho, o malvado pirata sequestrou seus filhos, e, agora, quer que Peter volta à Terra do Nunca, onde aconteceria, de uma vez por todas, a batalha final, entre Pan e Gancho. Contando com a ajuda da esperta e ciumenta Sininho, Peter voa à Terra do Nunca, reaprende a voar, e, claro, redescobre a criança que existe dentro dele.

76-Garfield

Garfield pro Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O famoso gato das tirinhas foi parar no cinema em uma produção 3d. O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo (só perdendo para Peanuts). Os outros personagens principais são Odie, um cão estúpido, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (este teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield). O personagem deu origem a dois filmes:

77-Akira

akira dvd final 3 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O famoso personagem dos quadrinhos de Katsuhiro Otomo surge no filme homônimo lançado em 1988, (e bem animado) numa produção que deixou o ocidente de queixo caído, e contribuiu muito para aumentar a base de consumo dos animes neste lado do oceano.

78-Art School confidential

Art school confidential Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Baseado nos quadrinhos de mesmo nome de Daniel Clowes, o filme conta a história do jovem  Jerome (Max Minghella) que persegue sua verdadeira obsessão à escola de arte, mas como ele aprende como o mundo da arte realmente funciona, ele acha que deve adaptar sua visão à realidade que a enfrenta.

79-Astroboy

astroboy poster 691x1024 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Astro Boy é um filme de animação criado por computação gráfica de 2009, do gênero ficção científica, baseado no mangá e anime homônimo de Osamu Tezuka.

80-Batalha real

Batalha Real Capa1 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

‘Batalha Real” (2000), inspirado em livro de Koushun Takami também adaptado para mangá, mostra um jogo cruel, inventado pelo governo, para controlar jovens japoneses rebeldes. A direção é de Kinji Fukasaku.

81-Oldboy

oldboy 718x1024 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Oldboy é um filme da Coreia do Sul de 2003, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Chan-wook Park. O roteiro é baseado em um mangá  publicado em nove volumes em 1997. O filme consegue unir em 119 minutos, questões como vingança, amor, ultra-violência, o tempo, a crise da vida moderna, a hipnose e obstinação, tudo isso envolto a tabus sexuais.

82-Substitutos

substitutosM Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Bruce Willis estrela adaptação de ”Substitutos” (2009), filme dirigido por Jonathan Mostow. Num futuro onde os homens vivem isolados e se comunicam através de robôs, um policial tem de sair de seus isolamento de anos para investigar o assassinato de alguns desses robôs. Trama inspirada nos quadrinhos de Robert Venditti e Brett Weldele. Há uma sacada interessante no argumento, que deve mais à graphic novel que inspirou o filme do que à produção cinematográfica, de fato. Robert Venditti, autor da história, capta a tendência atual de o ser humano procurar a redenção por meio da tecnologia, substituindo uma vida real por uma realidade virtual e “ilimitada” – vide o ex-popular Second Life.

83-Uma história de Violência

comic movie 27 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Tom Stall (Viggo Mortensen) leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com a sua esposa Edie (Maria Bello) e os seus dois filhos. Um dia esta rotina de calma é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto no seu restaurante. Percebendo o perigo, Tom antecipa-se e consegue salvar os seus clientes e amigos e, em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói, Tom tem a sua vida inteiramente transformada a partir de então. Os média passam a segui-lo, o que o obriga a falar com eles regularmente e faz com que ele deseje que a sua vida retorne à calma anterior. Surge então na sua vida Carl Fogarty (Ed Harris), um misterioso homem que acredita que Tom lhe fez mal no passado.

O filme é baseado na série homônima em quadrinhos, criada por  John Wagner and Vince Locke.

84-Scott Pilgrim versus o mundo

ScottPilgrim Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Scott Pilgrim vs. the World (br: Scott Pilgrim Contra o Mundo) é um filme americano lançado em 2010 baseado na história em quadrinhos Scott Pilgrim, criada por Bryan Lee O’Malley. O filme é dirigido por Edgar Wrightestrelando Michael Cera e Mary Elizabeth Winstead.

85-Timtim

toison g Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Tintim vai ganhar em breve um filme novinho, mas já teve filme com o famoso personagem dos quadrinhos criado pelo quadrinista belga Hergé em 10 de janeiro de 1929. Não consegui maiores dados sobre este treco aí da foto. Mas a caracterização é incrivelmente parecida com o quadrinho.

86-Mortadelo e salaminho

200801122140 23276400 grande Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Esses dois espiões bobocas me fizeram rir a infância toda. Engraçado que pouca gente os conhece. O quadrinho desses caras é um sarro.

Mortadelo y Filemón é uma série de histórias em quadrinhos conhecida como Mortadelo e Salaminho no Brasil e Salamão e Mortadela em Portugal, criada em 1958 pelo espanhol Francisco Ibáñez. Trata-se de dois detectives da T.I.A. (Técnicos de Investigações Avançadas no Brasil ou Técnicos de Investigações Aeroterráqueas em Portugal, paródia da CIA) que se vêem metidos nas mais insólitas trapalhadas graças à má sorte do agente Salaminho e ao talento freqüentemente inútil de Mortadelo para os disfarces. Com eles trabalham o exigente Superintendente da T.I.A. (Vicente, mais conhecido por Super), sempre mal-disposto, o Professor Bactério com os seus inventos mirabolantes que tendem a catástrofes quando caem nas mãos erradas, e Ofélia, a secretária cujo principal passatempo é estar no sítio errado na altura errada.

Ibáñez escreveu e desenhou já vários álbuns desta série, todos com o mesmo sentido de humor quase surreal, que se encontram traduzidos em diversas línguas mas desfrutam de enorme sucesso sobretudo na Península Ibérica. A série foi adaptada para o cinema em 2003, com La gran aventura de Mortadelo y Filemón, filme dirigido por Javier Fesser. A franquia teve serie de desenho animada também.

87-Família Addams

addams family Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

A Família Addams (em inglês: The Addams Family) é uma série de televisão americana exibida originalmente entre 1964 e 1966, com base em personagens criados por Charles Addams na década de 1930. EMbora o longa metragem seja baseado na série de Tv esta era baseada nos personagens de quadrinhos criados por Charles Samuel Addams em 1936.

88-Asterix e Obelix

34qtgcw Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

São personagens de uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série após a sua morte. A franquia deu origem a filmes em animação e também a filmes de cinema. Em animação temos:

E em filme tradicional são três:

89-Archie

Archie To Riverdale and Back Again Poster Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Archie foi um programa de interpretação ao vivo (tipo o sai de baixo) exibido na Tv americana baseado nos personagens da Archie Comics.

90-Annie

annie Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Durante a Depressão americana, uma pequena e simpática órfã passa uma semana na casa de um multimilionário nova-iorquino e acaba conquistando seu coração. Filmagem do musical de enorme sucesso na Broadway, que, por sua vez, foi baseado na história em quadrinhos “Little Orphan Annie” (“Annie, a Pequena Órfã”), de Harold Gray.

91-Barbarella

barbarella23 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Jane Fonda fez um enorme sucesso com o personagem Barbarella, uma espécie de porno-heroína espacial. No fundo, todo mundo só queria ver as estonteantes curvas da Jane Fonda, que na época de Barbarella dava para GERAL em Hollywood, porque ela casou com um cara que era meio tarado e só se excitava mesmo vendo a Jane fonda fazer swing. Segundo a própria ela só transava pra satisfazer o marido, Roger Vadim,  já que nunca soube o que era prazer sexual de verdade (tipo a Dercy)  Nos quadrinhos, Barbarella se destina a adultos, e foi criada em 1962 pelo ilustrador e escritor francês Jean-Claude Forest.

A personagem Barbarella é uma aventureira espacial do século XL, com tendências ninfomaníacas que usa o corpo e a sexualidade para conquistar e derrotar os seus oponentes. Barbarella escandalizou a França quando de seu lançamento em livro ilustrado e chegou a ser proibida. Aos poucos, entretanto, conquistou o país e a partir daí espalhou-se pela Europa e pelo mundo, tornando-se uma espécie de ícone do movimento feminista dos 60, um James Bond futurista de saias (ou pelada). Levada às telas de cinema pelo director Roger Vadim em 1968, Barbarella virou um filme cult extremamente popular e transformou a atriz norte-americana Jane Fonda, que a interpretou, no símbolo sexual da época.

92-Blondie (Belinda)

Blondie Movie Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Também conhecida entre nós como “Belinda”, Blondie é aquela bela loura que vive aventuras domésticas na tira que leva seu nome. No início, quando a tira começou a ser publicada (a partir de 08/09/30), ela era solteira, até que, em 1933, o autor, Murat Bernard “Chic” Young, a casou com Dagwood (Alarico, no Brasil).  O sucesso de “Blondie” inspirou uma série de filmes de mesmo nome entre 1938-50 e um programa de rádio (1939-50).

Chic Young desenhou Blondie até sua morte, em 1973. A tira então passou para o controle de seu filho, Dean Young. Dean contou com a colaboração de muitos artistas, como Mike Gersher, Jim Raymond, Stan Drake, Denis Lebrun e John Marshall.  John Byrne, quando desenhou o “Quarteto Fantástico”, homenageou “Blondie” no número 276 daquela revista, mostrando Blondie e seu marido como alguns dos vizinhos de Reed (Sr. Fantástico) e Sue Richards (Mulher-Invisível) – na época em que os dois membros do Quarteto estavam vivendo incógnitos no subúrbio, como um casal comum.

93-Flash Gordon

flashgordon1980 2 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Flash Gordon criado por Alex Raymond é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers), e foi publicado pela primeira vez em uma prancha dominical de 7 de Janeiro de 1934. Nos cinemas apareceu em 1980. O  produtor Dino De Laurentiis lançou o longa-metragem “Flash Gordon”, estrelado por Sam J. Jones no papel principal, Melody Anderson como Dale Arden, Chaim Topol como Dr. Zarkov, Max von Sydow como Ming, Timothy Dalton como príncipe Barin e Ornella Muti como Aura. Embora não tenha sido um sucesso de crítica, o filme ganhou certo destaque por sua trilha sonora, composta e interpretada pela banda Queen.  Ao longo dos anos, por seu estilo afetado, o filme ganhou o status de “cult” entre os fãs de ficção científica. Muitas de suas falas são cheias de duplos sentidos, e este senso de humor que o permeia contribuiu fortemente para a afeição coletiva que a lembrança do filme desperta. Um bom exemplo disto é o actor Brian Blessed, que até hoje ainda é lembrado pelo público britânico por seu papel de príncipe Vultan no filme, embora desde então ele tenha feito inúmeros outros trabalhos sérios em cinema, teatro e televisão.

94-Jim das selvas

Jim das Selvas DVD Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Jim das selvas sempre esteve meio na sombra de Tarzã. Jungle Jim (traduzido como Jim das Selvas) é um personagem das histórias em quadrinhos que luta contra piratas, comerciante de escravos e um vilão chamado Cobra, além de enfrentar os perigos da selva. Ele pode ser considerado uma versão mais “civilizada” e “madura” de Tarzan. O nome do seu parceiro é Kolu.

“Jungle Jim” Bradley , o Jim das Selvas no Brasil, apareceu pela primeira vez como uma tira de jornal em 1934, escrita por Don Moore e desenhada por Alex Raymond, famoso desenhista de personagens clássicos como o Flash Gordon e o Agente Secreto X-9. A franquia Jim das selvas deu até no radio:

  • Jungle Jim foi um show de rádio em 1935.
  • Um seriado de 12 capítulos foi produzido em 1937 pela Universal Pictures, estrelado por Grant Withers.
  • A Columbia Pictures produziu uma série de dezesseis filmes B com Johnny Weissmuller, de 1948 a 1955.
  • A Screen Gems fez uma série para a TV entre 1955-1956. Foram produzidos 39 episódios, também estrelados por Weissmuller.

95-Lucky Luke

images 2 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Lucky Luke é uma série de banda desenhada ou história em quadrinhos, de origem franco-belga, ambientada no Velho Oeste americano e criada em 1946 por Morris. No início dos anos 90, foram lançados 2 (dois) filmes e uma série de televisão, com Terence Hill no papel de Lucky Luke. Em 2004 houve um filme chamado Les Dalton, com Til Schweiger no papel do famoso cowboy.

96-Mandrake

mandrake Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Mandrake é um filme de drama, ação e aventura, dirigido por Mimi Leder, escrito por Thomas Dean Donnelly, Josh Oppenheimer e Ian Jeffers, com Hayden Christensen como protagonista. Uma adaptação da história da personagem de banda desenhada, Leon Mandrake, um mago que confia os seus poderes de hipnotismo e de ilusão no combate da criminalidade.

Além desse exiustem outros filmes do Mandrake:

97-Popeye

popeye2 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Muito bem feito para a época, o filme do Popeye trata do personagem título, o famoso marinheiro criado por E.C.Segar em 1933. Famoso em series animadas, popeye surgiu nos quadrinhos. Popeye surgiu em 1929 nas tiras de quadrinhos “Thimble Theatre” (“Teatro em Miniatura”) de Elzie Crisler Segar no “New York Journal”. Em suas primeiras aparições não era careca, possuia vários fios de cabelo despenteados em baixo do quepe de marinheiro, que com as mudanças no design do personagem durante os anos, foram sendo reduzidos para apenas três ou dois fios.

Diferente do que muitos pensam, o personagem não apresenta uma idade tão avançada, mas tem apenas um “rosto deformado”, pois ele nunca foi mostrado em seus desenhos tendo a idade de um homem velho. Em um curta-metragem de 1953 chamado “Popeye, the Ace of Space”, é revelado que o personagem tem na verdade 40 anos; em Popeye o Filme de 1980 (que traz Robin Williams no papel principal), o marinheiro é descrito com cerca de 30 anos. Curiosamente no site oficial popeye.com, as idades dos personagens são descritas desta forma: Popeye tem 34 anos, Olívia tem 29, e Brutus 36. Acredite você ou não, o Popeye a Olívia e até o Dudu são baseados em pessoas reais que o autor conheceu.

O criador de Popeye, Elzie Segar contou, anos depois, que a inspiração para o personagem, veio de um homem que ele conheceu quando criança, em Chester, Illinois, chamado Frank “Rocky” Fiegel. Aposentado, Frank era pago para mater limpo o bar local. Vivia com o olho direito meio fechado, fumava cachimbo e mentia muito. Não parava de contar aventuras imaginárias, gabando-se das proezas de sua força física, garantindo que nunca tinha perdido uma briga. Suas histórias e a maneira de proceder mexeram com a imaginação do garoto Elzie que, quando teve oportunidade, colocou Fiegel em cena, transfigurado em Popeye.

Dudu e Olívia também foram baseados em pessoas reais que Elzie Segar conheceu. O Dudu foi inspirado em “J. William Schuchert”. Ele lembrava fisicamente o personagem, e também tinha um gosto por hambúrgueres. Olívia Palito foi inspirada em “Dora Paskel”. Ela era a dona de um armazém geral em Chester. Ela era alta, magra e usava o cabelo bem enrolado em um “coque”. Ela também é descrita a se vestir da mesma forma que Olívia, usando sapatos de botões que eram populares naquela época.

98-Principe Valente

prince valiant1997 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Eu sempre, sempre babei com os quadrinhos do Hal Foster sobre o Principe Valente. Além de muito bem desenhadas, as hostórias eram ótimas.O personagem surgiu em 1937 e Foster dsenhou sozinho até os anos 70. Dos quadrinhos duas adaptações cinematograficas surgiram:

  • Prince Valiant – filme de 1954, dirigido por Henry Hathaway, com Robert Wagner como protagonista.
  • Prince Valiant – filme de 1997, dirigido por Anthony Hickox, com Stephen Moyer como protagonista.

99- O sombra

The Shadow Mist Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

O Sombra é um personagem de histórias policiais criado originalmente para os programas de rádio na década de 1930. Seu criador foi Walter Brown Gibson, sob o pseudônimo Maxwell Grant. Trata-se de um impiedoso vingador mascarado que é, na realidade, o milionário Lamont Cranston. Na transmissão pelo rádio, vários atores emprestaram sua voz ao Sombra, entre eles Orson Welles. A noiva do Sombra, Margo Lane, era dublada por Agnes Moorehead.  Uma confusão frequente dos leitores novatos é achar que o Sombra é um personagem da DC Comics, tal como Batman e Superman. Mas não se trata desse caso. Assim como Conan, O Cimério, não pertence à Marvel, o Sombra NÃO pertence à DC Comics. Nos dois casos as editoras compraram o direito de publicar os personagens das companhias que cuidam deles. Outros personagens em situação semelhante são Tarzan, John Carter de Marte, Gullivar Jones (de Edwin Lester Arnold, que teve uma série em quadrinhos chamada Guliver Of Mars).

A editora DC Comic publicou diversas revistas estreladas pelo personagem, mas em cada uma a versão apresentada era um pouco diferente.

Howard Chaykin reformulou o Sombra na mini-série Crime E Castigo, publicada no Brasil na revista Batman do final da década de 80/início da década de 90. Nessa publicação também apareceram a mini Batman: Ano Um, de Frank Miller e David Mazuchelli e O Questão, de Dennis O’Neil e Denny Cowan. Esta mini-série causou controvérsias, pois fugia muito da visão do Sombra incrustada até naqueles que o conheciam sem ter apreciado as obras anteriores. Chaykin inclusive quase nada sabia do personagem, estava nessa categoria de gente “que já tinha ouvido falar.”

O sombra fez diversas aparições no cionema:

  • Em 1937, a Grand National produziu um longa metragem, “The Shadow Strikes” (no Brasil, “Mr. Sombra”), sob a direção de Lynn Shares e estrelando Rod La Rocque. Em 1938, o mesmo ator voltou a interpretar o personagem em “International Crime”, sob direção de Charles Lamont.
  • Em 1940, foi produzido um seriado, “The Shadow” (no Brasil, “A Sombra do Terror”), sob direção de James H. Horne, estrelando Victor Jory como o justiceiro que enfrenta o vilão Black Tiger (Tigre Negro).
  • A Monogram lançou três filmes sobre o Sombra em 1946, com o ator Kane Richmond no papel principal: “The Shadows Return” (“O Sombra Retorna”), sob direção de Phil Rosen; “Behind the Mask” (“A Máscara do Sombra”), sob direção de Phil Karlson, e “The Missing Lady” (“A Deusa de Jade”), também de Phil Karlson.
  • Em 1958, a Republic Pictures lançou o filme “Bourbon Street Shadows”, com Richard Derr no papel do Sombra.
  • Em 1994, foi lançada a versão atualizada e colorida, The Shadow (1994), com Alec Baldwin no papel de Lamont Cranston, dirigido por Russell Mulcahy.

100-Upa em apuros

patoru4 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Upa em apuros é um curta-metragem argentino, realizada em Technicolor, o que foi feito no estilo dos estúdios Disney. Ele deve enfrentar Juaniyo Patoruzú, a Cigana, que raptou Upa (lembre-se que naquele tempo acreditava-se que os ciganos sequestravam as crianças para serem submetidas à escravidão). Foi lançado no Ambasador cinema em 1942, sendo produzido pela Dante Quinterno União e animação foi feita por Oscar Blotta, que atuou como designer principal.

101-Gwendoline

gwedoline Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

As aventuras de Gwendoline, é baseado no quadrinho adulto que era basicamente um monte de fantasia pornô envolvendo bondage. Talvez por isso o filme seja do tipo pornô. Sweet Gwendoline foi a segunda mais famosa musa do bondage, depois de Bettie Page, foi criada por John Willie,e largamente publicada durante os anos 50 e 60.

102-Denis o pimentinha

5c66d6aba9 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Quem não lembra das aventuras de Denis, o pimentinha que atazanava a vida do pobre Senhor Wilson? Pouca gente sabe que Denis o pimentinha saiu dos quadrinhos. Surgiu na tira em quadrinhos de Hank Ketcham e depois virou dezenho animado, sendo vendido para o mundo todo.

103-Gasparzinho

cover casper Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Casper the Friendly Ghost (no Brasil, Gasparzinho o Fantasminha Camarada) é um personagem norte-americano de desenho animado e história em quadrinhos, da editora Harvey Comics, voltado para o público infantil. Nas suas histórias surgiriam vários coadjuvantes de sucesso, como o Trio Assombrado (os tios malvados do fantasminha), o diabinho Hot Stuff the Little Devil (no Brasil, Brasinha), e a bruxinha Wendy (no Brasil, Luísa, a Boa Bruxinha). O principal desenhista dos quadrinhos de Gasparzinho foi Warren Kremer. Em 1995 ele virou filme.

104-Judge Dredd

judgedredd Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Joe Dredd é o mais temido da elite de juízes nas ruas de Mega City One, com o poder de impor a lei, sentenciar os criminosos e executá-los no local, quando necessário.  O personagem surgiu numa história em quadrinhos criado no Reino Unido por John Wagner e Carlos Ezquerra, tendo aparecido pela primeira vez em 1977, na revista 2000 AD. Dredd é um vigilante de cerca de 120 anos no futuro, que trabalha como juiz. Contudo, nessa realidade ultra-violenta, o juiz acumula os cargos de polícia, juiz, júri e executor (quando necessário). Ele trabalha ao lado de vários outros juízes, que mantêm a ordem na megalópole Mega City One.

105-Os smurfs

poster filme os smurfs Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Os estrumpfes (no Brasil, smurfs, e também “strunfs” no início das publicações; em Portugal: Os Estrumpfes[1]; ou Les Schtroumpfs em francês, são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, “A Flauta de 6 estrumpfes” (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.  No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs. O filme vai sair agora em 2011. Espero que seja bom!

106-30 days of night

30 dias de noite poster06 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

30 Days of Night (br: 30 Dias de Noite; pt: 30 Dias de Escuridão) é um filme de terror produzido em 2007 baseado na HQ de mesmo nome. O filme é dirigido por David Slade e conta com a participação de estrelas como Josh Hartnett e Melissa George. Barrow é uma cidade americana no estado do Alaska onde, uma vez por ano, durante o inverno, o sol deixa de nascer por 30 dias. Aproveitando-se desse cenário perfeito, um grupo de vampiros efetua um ataque planejado à pequena cidade. A única esperança dos moradores do local são os policiais Eban (Josh Hartnett) e Stella (Melissa George), que tentarão salvar de todas as formas o vilarejo.

O filme teve uma continuação, com 30 Days of Night: Dark Days lançado em 5 de outubro de 2010.

107- Buck Rogers

buck rogers Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Buck Rogers foi criado como personagem de quadrinhos em 1928.  Anthony Rogers, como apareceu inicialmente, foi herói de duas novelas de Philip Francis Nowlan publicadas na revista Amazing Stories. Rogers tornou-se mais conhecido por uma duradoura série de tiras publicadas em jornais. Ele também estrelou um seriado cinematográfico, uma série de TV, um jogo de computador e muitos outros formatos de mídia.

As aventuras de Buck Rogers, seja sob a forma de histórias em quadrinhos, filmes, rádio ou televisão, tornaram-se parte importante da cultura pop estadunidense. Este fenômeno pop desenvolveu-se paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia espacial no século XX e apresentou o espaço aos norte-americanos como um ambiente familiar para aventuras extravagantes.  Buck Rogers tem sido creditado por levar às massas o conceito de exploração espacial, seguindo as pegadas de pioneiros da literatura como H.G. Wells. Em 1995, Martin Caidin, criador do Homem de Seis Milhoes de Dolares, escreveu o livro Buck Rogers: A Life in the Future,  nesse livro, ao despertar da hibernação, Rogers recebe implantes cibernéticos, iguais aos do Steve Austin. Recentemente a Dynamite Entertainment (editora conhecida por publicar personagens em domínio público) anunciou que irá lançar uma minissérie em quadrinhos do personagem.

108- Kull

Kull Varese VSD 5862 Super lista de filmes baseados em quadrinhos    Curiosidades

Kull é um dos mais célebres e violentos personagens criados por Robert E. Howard. Segundo os contos, Kull nasceu em uma era selvagem chamada Era Thuriana, por volta de 100.000 a.C., na Atlântida Pré-Cataclísmica.

Kull era um jovem bárbaro, nascido na Atlântida antes desta ter sido enconberta pelas àguas do mar. Abandonado pelos pais na floresta e criado por tigres, o menino viveu entre animais até que foi encontrado pela tribo do mar. Convivendo com os selvagens, ele atingiu a idade de se tornar um guerreiro. O velho feiticeiro da tribo declarou que o espírito do tigre seria seu simbolo e seu protetor. Dias depois, quando Kull e alguns companheiros chegavam de viagem à aldeia, o jovem atlante avistou uma multidão se prepando para queimar uma jovem. Revoltado ao saber que a nativa seria sacrificada por haver fugido com um pirata, e vendo que seria impossível salvá-la, ele a matou antes que o fogo tomasse seu corpo e a envolvesse num sofrimento insuportável. Considerado um traidor, todos se voltaram contra o rapaz, que mergulhou no mar e fugiu, sendo encontrado por piratas lemurianos. Escravizado pelos saqueadores, ele os serviu como remador, até que a caravela onde se encontrava ancorou próxima ao Reino de Valúsia, um dos países que compunham os chamados Sete Impérios. Fugindo da embarcação, ele foi capturado pelo valusianos e forçado a lutar na arena. Não demorou muito e, graças a sua força e coragem, Kull acabou se tornando um soldado, depois oficial até atingir o posto de comandante da Legião Negra, a tropa de elite do Rei Borna. Instigado por alguns nobres a assassinar o soberano para que o barão Kaanub assumisse o poder, Kull matou o monarca e decidiu ele mesmo usar a coroa real. Hoje Kull é um rei odiado por grande parte dos seu súditos, que o consideram um selvagem, indigno de governar um povo tão civilizado.

Seu maior amigo é, por incrível que pareça, o lanceiro picto Brule, que nutria uma cordial e fiel amizade ao atlante, apesar da imemorial inimizade entre seus povos. Tinha como conselheiro o idosos Tu e como chefe da Legião Negra o bravo Alecto.

Durante sua atribulada vida como rei, ele teve que defender seu trono dos “Homens-serpente” e do maligno feiticeiro grondariano Thulsa Doom (que milenios depois o Conan decaptou) , sem esquecer dos diversos inimigos de carne e osso. O personagem foi de vital importância para a idealização de outro bárbaro: Conan, de quem seria ancestral. Tá aí outro personagem que era foda, e que as produções do tipo “chulé” conseguiram sacanear.

O fraquíssimo filme sobre o personagem produzido em 1997 com o título de “Kull, o Conquistador” teve como personagem protagonista o ator Kevin Sorbo, o mesmo que fez a série de TV de Hércules. Obviamente que esta merda, este lixo cultural,  não retrata a verdadeira grandeza do personagem de Robert E. Howard. Já Thulsa Doom aparece como vilão no primeiro filme de Conan “Conan, o barbaro” , gerando confusão sobre o personagem.

Seguindo a sinopse do filme, houve uma época bastante remota na qual Kull, um bárbaro, se torna rei repentinamente ao derrotar o antigo monarca em um duelo, no qual foi mortalmente ferido. Mas antes de morrer este rei dá a coroa para Kull, tornando-o seu sucessor legítimo. Porém, herdeiros diretos do rei morto tentam destronar Kull e recuperarem o trono.

Ufa… Tô morto. Se eu esqueci algum me avise. (mas certifique-se que não realmente está na lista)

fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte, fonte

49 Comments

    • Eu tb. Está com cara que vai ser maneiro.

      Reply
  1. Transformers e G.I.Joe foram baseados em revistas. (Tá certo que a ordem foi Brinquedo>Revista>Desenho>Filme)

    Reply
  2. há, q post é esse véio?! cada coisa obscura que tem ali!!! e olha que é mainstream hahaha

    muito legal (e extenso!!!) deve ter dado um trabalhão…

    parabéns pelo levantamento!

    Reply
    • De um trabalho do caralho.

      Reply
      • Parabens cara, muito bom o artigo, tambem adoro os filmes baseados em animes ou quadrinhos, um q estou ansioso q façam é o filme baseado no desenho caverna do dragão, e gostaria q fosse fiel ao desenho animado, tipo, com o mestre dos magos, vingador, sombra,  as crianças com os equipamentos magicos e o ambiente sombrio e magico, abraços.

        Reply
  3. O fantasma é um filme muito trash mas acho que era um dos meus preferidos da infância, nem sei o pq, o protagonista parece uma berinjela ambulante haushuahs

    Reply
    • Hahahahaha pode crer.

      Reply
  4. Cara! Que doideira! Parei de ler detalhadamente lá pelo número 40… achei que iria até 20, 30, sei lá…
    Agora faz um igual sobre filmes inspirados em livros (huahuahuahua!!!)

    Reply
    • Esse só quando eu tiver uma equipe. Levei o dia todo fazendo este aqui.

      Reply
  5. Uma pequena correção, o nome do diretor de 300 (e de Watchmen) é Zack Snyder, e não Frank Snyder como dito no texto.

    Reply
    • Valeu, corrigi lá. Foi um tilt que deu na minha cabeça.

      Reply
  6. Os que eu mais gosto sao o V de Vendeta, American Splendor e Sin City.

    No ano passado saiu um muito bom : Tamara Drew (chamais pensei que gostaria, porque se passa no interior da Inglaterra, mas o roteiro é original).

    Tarzan começou como romance, depois se consagrou em quadrinhos, mas nao lembro de ter gostado de nenhum filme…

    Sei que nao é quadrinho, mas nao consegui nao lembrar do fofo do Pequeno Principe de 1974.

    Reply
  7. correçao: Tamara Drewe

    Reply
  8. O melhor de todos V for Vendeta,ótimo post.

    Reply
  9. he he he e a franquia da Turma da Mônica? Romeu e Julieta dos anos 80 feitos por bonecos foi muito legal!!!!

    Reply
  10. Ah, também tem a dupla Wood e Stock.

    Reply
  11. Bom.. Faltou falar que Astro Boy antes do filme (que é TOTALMENTE DETURPADO), teve 3 séries!

    As dos anos 60′s, a do 80′s e a de 2003! Todos baseados nos Mangás também. Mas o filme, é uma grande bosta ao meu ver pessoal, pois deturpa toda história original do Astro Boy, pobres crianças que assistiram, nunca irão ver a realidade de Astro Boy!

    Reply
  12. Eu tb lia os gibis do Mortadelo e Salaminho. Muito bom. Pena que com tantas mudanças perdi todos os meus gibis. Só sobrou uma coleção incompleta da Kripta, da RGE. As vezes vejo no ML os numeros que me faltam. Já vi até a numero 1, que nunca li.

    Valeu pelo post!

    Reply
    • Eu também lia Mortadelo e Salaminho, e adorava!! O engraçado é que hoje em dia eu comento com as pessoas e ninguém lembra deles, parece quase que eu vivi em uma dimensão paralela… :-D

      Reply
  13. Excelente post!!! Preciso ver mtos filmes na vida ainda!

    Jane Fonda era frígida?

    Reply
    • Era. (ela disse isso na biografia dela)

      Reply
  14. VAleu a tralheira, Philipe!
    Tá muito bom o post (apesar de que ainda não consegui ler tudo! hehheh)
    Faltou a série “Lois e Clark: As novas aventuras do Superman” (Lois and Clark: The New Adventures of Superman) na lista do Superman. Eu adorava esta série pois a Louis era o foco principal, o que deixava tudo muito engraçado!
    Quando ao Mortadelo Y Filemon, eu jogava um joguinho deles no MSX! Nunca iria imaginar que fariam um filme! Vou tentar assistir!
    Adorei!

    Reply
  15. Uai!!! Eu que faço coleção de quadrinhos e DVDs de filmes baseado em quadrinhos, pirei com a lista!
    Fui ver que não tenho nem a metade! Caramba!!
    Belíssimo post e parabéns Philipe!

    Reply
    • VAleu, Vander.

      Reply
  16. Aquele Filme Steel com o Shaquille O’Neal não conta?
    De tão ruim ficou fora da lista.

    The Loosers tambem foi baseado em quadrinhos.

    E ja que você citou Akira, tem tambem Crying Freeman que no brasil saiu com o título de O Combate – As lagrimas do Guerreiro.

    E Guyver, tambem baseado em mangá, com participação do nosso eterno Luke Skyalker, Mark Hamill.

    Reply
  17. Otimo post ! Gosto muito de quadrinhos e de filmes .. juntando os dois então ….
    Pra mim o melhor de todos é o Wacthmen … mas o SinCity não fica pra trás …
    Esse blog é um dos melhores mesmo !
    Parabéns !

    Reply
  18. Porque a lista chega no nº 73 e volta para 44? (/modo troll on, rere)

    Reply
    • Hã? Vc tá vendo a lista mudar de numero? Aqui tá normal, indo até 78.

      Reply
      • Aqui aparece assim:


        72-Howard – o pato
        73-Jonah Rex
        44-Conan
        45-Hook – A volta do capitão gancho

        Você escreveu mais do que pensa, Pilipe! :-D

        Reply
        • Caracoles, é mesmo, escrevi muito mais do que achava que tinha escrito. Valeu pela dica aí Battuh. Consertei lá.

          Reply
  19. Tarzan era quadrinhos ou tiras de jornal?
    Mas enfim tambem teve varios filmes dele.

    Reply
  20. Ótimo post, mas poderia te o filme do Solomon Kane

    Reply
  21. Philip faltou DBZ apesar de ter sido uma porcaria, mas foi lançado a partir do manga de mega-sucesso de Akira Toriyama…

    Reply
  22. Meu, matéria muito interessante, gostei muito de todos os cometários, kkkk principalmente sobre o filme do fantasma, parabens a todos!!! Mais um fã do mundo grump… abraço
    @3d79fdc210774a73db2564451a9cd843:disqus 

    Reply
  23. Tem um filme baseado em hqs…..Mystery men…aqui saiu como “heróis muito loucos” ou algo do tipo.
    E agora tem o Dylan Dog também. A melhor hq que já li e o pior filme que já vi.

    Reply
  24. Como sou nova não conheço muitos super-heróis  .
    mais me despertou uma curiosidade sobre eles, e ao ver  me surpriendi são  otimos, um melhor que o outro ;
    mais fiquei curiosa para assistir (o fantasma) brincadeirinha. Mais foi muito proveitoso  este novo conhecimento.
     Parabéns pela pesquisa…

    Reply
    • Fico feliz que tenha gostado, Renata.

      Reply
  25. O filme Priest também foi baseado em quadrinhos ;)
    Muito boa matéria!!

    Reply
  26. que lixo e o capitão america, elektra

    Reply
  27. Amei, e amo tudo que se baseia em animes, gibis, series antigas, enfim tudo.  Parabéns, pelo farto material, que me fez lembrar de coisas que eu pensava já esquecidos!! 

    Reply
  28. Oi philipe, adorei tudo isso apesar de ter começado a me interessar em quadrinhos ano passado estou fazendo uma coleção com meu pai( já que só tenho dez anos) e ela esta ficando muito boa os meus preferidos da lista foram v for vendetta( já vi o filme estou lendo o gibi), Watchmen( só vi o filme mas meu pai me falou que o gibi e dez!), e o sin City(que também esta faltando para a coleção) adorei!!!

    Reply
  29. porra só tem filmao, o problema e que eu quero mesmo e assistir o homem de ferro em desenho versao atual mais eu nao to achando

    Reply
  30. Manooooo, ta melhor do que o wikipédia…

    Reply
  31. Realmente muito bom este post. Tem uma heroina dos quadrinhos que não aparece: Modesty Blaise (uma agente secreto), que pelo o que vi no youtube, teve uma série na Inglaterra.
    Parabens. Abçs

    Reply
  32. Cara, atualiza essa lista com os filmes lançados em 2011 e 2012… Mas já digo que a lista está perfeita, tem filmes que nunca tinha imaginado que viesse dos quadrinhos…
    Estou fazendo uma grande coleção de filmes baseados em HQ’s, pois ou viciado em quadrinhos… Tenho desde as melhores adaptações as mais bizarras. Está difícil de comprar alguns tipos de filmes, então estou baixando os que não foram lançados em DVD e acrescento a coleção…
    Forte abraço e valeu pelas dicas…

    Reply
  33. Hey cara, faltou falar de a Turma da Mônica, clássico da minha infância e querido pelos meus filhos.

    Beijinhos
    Com amor

    Reply
  34. Faltou falar do live-action do STAR BLAZERS. Foi um filme bem ruim mas é baseado num mangá dos anos 70.

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

x
Clique em CURTIR para receber as melhores histórias da web!