Projeto Boneco do John Locke – LOST – parte 8

Eu sei que vocês já estavam ficando ansiosos pelas notícias do boneco. Eu dou algumas notícias de vez em quando na nossa comunidade no orkut. Mas pra quem não tem orkut e está esperando ver o passo-a-passo do John Locke, deve ser duro ficar sem notícias.

E as notícias são as seguintes:

Não vai ter mais boneco. Eu desisti da promoção.

Tava dando um cheiro muito ruim aqui em casa a resina, o silicone e o caramba a 4. Resolvi desistir.

Ok. Ok, Tudo bem. Isso foi uma pegadinha sem graça. O boneco está sendo feito mesmo.

Vamos lá. Conforme vimos na última atualização, o Locke estava pronto para ser copiado. Mas como que se faz isso?
Então aqui eu vou mostrar algumas coisas. Existem muitas maneiras de duplicar um boneco. Dependendo da peça, algumas formas são melhores que as outras. Antes de começar eu quero ressaltar que eu não sou o “CAVALEIRO JEDI” da fabricação de moldes e fôrmas.
Na verdade eu tô mais para pela-saco-aventureiro-que-se-mete-onde-não-é-chamado do que cavaleiro jedi das fôrmas. Então não há garantia absolutamente nenhuma. Não estou aqui pra dizer que esta é a forma certa nem que é a melhor forma. É simplesmente a forma que eu fiz – e deu umas merdas, como vocês verão.

A DUPLICAÇÃO DA BASE

Tudo começa com a reunião do material.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Aqui vemos alguns dos materiais usados.
Na primeira foto vemos duas garrafas de base de silicone da MSFX. Na frente de cada uma delas tem um vidrinho de catalisador. O silicone reage com o catalisador, transformando um caldo gosmento branco em borracha macia.
A MSFX enviou para testes estes dois tipos de catalisadores. Um rápido e um lento. O rápido é -como o nome diz – mais rápido em fazer a borracha endurecer. E como resultado, temos uma borracha de silicone mais dura, mais encorpada. Ele tem cor azul. A finalidade da cor é para sabermos quando o material está misturado de maneira homogênea. Algo muito interessante, porque a pior coisa do planeta é quando o silicone não mistura corretamente no catalisador e ele não endurece nunca mais.
O outro catalisador é de cor verde. Vem menos quantidade e deixa a borracha endurecer beeeeeem mais lentamente. Este catalizador deixa a borracha significativamente mais macia. Isso explica porque este catalizador foi a minha escolha na cópia da base. Vendo o modelo dá pra notar que há uma quantidade enorme de detalhes mpinimos, mas além disso, é uma peça complexa, com vários ângulos ingratos para a duplicação. Os pêlos do javali também são um problema para a duplicação, pois se a borracha não for macia o suficiente, ela tenderá a quebrar-se quando eu tirar a peça de resina.

Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8

Você deve estar se perguntando que diabos faz aquela caixa de arquivo amarela ali.
Pois esta é a novidade deste tutorial. Esta caixa, é feita de um material conhecido como “polionda”.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Trata-se de uma estrutura com milhares de espaços vazios entre duas finas folhas de plástico. ( é muito comum em caixas de arquivo e pastas de elástico)
Este material é bem legal para fazer as caixas de retenção ao redor dos modelos a serem copiados, porque ele se dobra facilmente, é super-barato e desmolda com extrema facilidade.
Então eu desmontei a caixa e cortei pedaços dela para construir a caixa ao redor do modelo. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Usei também aquela placa de vidro como base. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Com fita crepe eu colei a caixa no vidro.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
É importante vedar bem a parte externa da caixa no vidro de maneira que o silicone não escorra por baixo da caixa. Isso quando acontece é um desastre.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
No copo de medição eu calculo a quantidade de base de silicone. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8A proporção da base e do catalisador devem ser precisas para não dar o que científicamente chamamos de “MERDA FEDERAL”. O uso do catalisador Silimold da MSFX é de 10:1 ou seja, dez partes de base para uma de catalisador.
O certo é usar uma balança de precisão, mas eu resolvi “inventar” e usei um copo de medida baseado em volume da loja de R$ 1,99. Até que funcionou. Mas o certo é ir pelo peso.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
O silicone foi misturado ao catalisador e mexido vigorosamente até que o marmorizado sumisse e ele encorpasse em uma consistência uniforme. Isso significa que a mistura está pronta e que vai endurecer direitinho.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Com um pincel de sacrifício – Ele será destruído no processo – Eu pinto com o silicone partes complexas da topologia do modelo.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Isso permite que o silicone penetre em frestas minúsculas, que poderiam prender o ar quando eu derramasse o silicone no interior do molde.
Nas grandes empresas de garage kit é utilizada uma bomba de vácuo para a retirada das bolhas do silicone. Como eu não tenho uma, deixei a mistura descansar um pouco antes de derramar o caldo na caixa do molde.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8

Note que a base do Locke é uma forma de um lado só. ela é aberta no topo. Isso é assim porque depois que o modelo está pronto, a parte inferior da base o é sempre reta para que a peça tenha estabilidade. Para aumentar a resistência a rachar devido aos ângulos safados desta peça, eu usei pedaços cortados de perfex embebidos no silicone. Não parece, mas isso ajuda absurdamente a forma a manter sua durabilidade. Como o perfex é cheio de furinhos, o silicone penetra neles e ancora a peça. Isso evita que ela se parta na hora de estressar a forma para a retirada do modelo.
Seis horas depois eu abro a forma para ver se deu certo.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Aqui está o pentágono de borrachão.
Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Virando o modelo de cabeça para baixo vemos o fundo da base. è importante lembrar que você deve passar desmoldante no vidro para evitar que o silicone cole nele. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Do contrário a única maneira de separar as partes é quebrando o vidro.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Consegui separar as peças sem quebrar o vidro e aqui está o modelo e sua fôrma. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Aqui vemos a fôrma em detalhes. Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8O legal da borracha de cura lenta é que ela faz com que você praticamente não tenha bolhas, já que elas tendem a subir. Como o silicone lento fica na consistência de leite por mais tempo, há menos bolhas.

Em seguida eu pego a resina de laminação, misturo uma quantidade determinada e aplico o catalisador. O catalisador da resina é em proporção bem menor que a do silicone. ( se você errar a temperatura pode ficar tão alta que o modelo pega fogo!)Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
A resina de laminação é uma resina chamada resina de poliéster. Eu misturo uma proporção de 40 gotas de catalisador para cada 150g de resina. Misturo bem e derramo lentamente, num filetinho ridículo, durante vários intermináveis minutos a resina no molde até encher.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Faço assim porque derramar rápido faz com que o ar não tenha como ser expulso e isso forma bolhas na estrutura do modelo. Peças com muitos detalhes e reentrâncias sempre formam bolhas incômodas. Para isso existem as câmaras de alta pressão. Mas isso é algo que eu também não tenho, e assim, conto com Deus para me ajudar a não dar bolhas.

Dali a umas duas horas, a peça ficou quente pra dedéu. E virou plástico. Quando ela esfria, eu posso tirar a peça. Faço isso estressando a fôrma. Vou apertando e puxando pelas beiradas lentamente, cada hora num lugar e a peça se separa da fôrma.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8
Quando termino de fazer isso retiro o modelo, que sai facilmente.
Infelizmente não dá pra ver bem os detalhes, porque a resina de laminação é translúcida. A peça só pode ser vista em detalhes quando é aplicado o primer automotivo nela.Projeto Boneco do John Locke - LOST - parte 8

É isso aí.
Amanhã veremos a amputação dos braços e a fabricação da fôrma do John Locke. ( com os acidentes e as desgraças envolvidas no processo)

ATUALIZADO – Acompanhe os posts seguintes:

A idéia
parte 1
parte2
parte3
parte4
parte5
parte6
parte7
parte8
parte9
parte10
parte 11- FINAL

Related Post

25 comentários em “Projeto Boneco do John Locke – LOST – parte 8”

  1. Philipe,qual o custo aproximado dessa escultura? outra coisa, ando muito afim de retomar uns stop motion toscos que eu fazia…tem alguma dica de material “alternativo$$” pra usar?

  2. Show di bola.
    Philipe
    Usando o material que voce usou no Locke, da para fazer um console de painel de carro ? Fica legal ?
    Eu tenho um molde só preciso modificar umas partes e criar um novo console.
    Alguma sugestão de material ?
    Abraços

  3. Daniel, a MSFX tem uma linha de massinhas exclusivas para stop motion que são bem mais leves. Conversa com o Leo lá que ele sabe te informar melhor sobre o uso e tal. Parece que o material é legal. Ainda não testei elas em Stop Motion.
    O valor deste boneco em termos de custo vc diz? Bem, depende. Se eu contabilizar tudo que eu já tinha mais o que eu ganhei e o que eu tive que comprar vai ficar caro pra chuchu.
    Só de material que eu comprei, uns 150 reais. (lixas tintas colas, resinas, pincéis e muito silicone)
    Mas tem que dar um desconto, porque no processo da forma do Locke deu um monte de merda. O desmoldante que eu tinha saiu da validade e eu não vi. Acabei destruindo completamente a fôrma e tendo que fazer tudo outra vez. (prejúúú)

    Claudio dá sim. Vc vai pegar o painel base, esculpir tudo que imaginar em cima dele com massa a base de óleo como a Dim Clay ou outra similar. Aí vai colocar silicone em cima, tem que ir fazendo aos poucos. Não dá pra cobrir tudo de uma só vez com silicone. Faça uma camada de mais ou menos 1 cm de silicone sobre todo o painel. Espere o silicone curar de um dia para o outro. Aí depois você pega manta de fibra de vidro e cobre por cima da camada de silicone, aplicando resina. (a resina é a mesma)
    Feito isso você vai ter a concha ou “berço” para a sua moldagem do painel. Ela serve para apoiar o silicone e manter a forma do painel. Por isso ela tem que ser bem estruturada, bem, firme. Feita a concha, é só colocar uma camada de resina no interior do molde e aplicar algumas camadas de fibra de vidro para reforçar. Depois retire ele da fôrma e verifique se ficou alguma falha. Se ficou, corrija com lixa e massa plástica de funilaria. Vá reduzindo o grão da lixa até ficar ultra-liso. Só então passe um material chamado gel coat em cima. O gel coat deixa lisinho, tipo uma banheira. É ele que dá a beleza no acabamento da peça. Normalmente é aplicado com pistola. Depois é só pintar. Neste processo aí você faz um painel, ou se tiver disposição, um carro completo.
    Boa sorte.

  4. Olá, sou usuário speedy, não consigo acessar o blogspot sem usar proxy, isso deixa muito lento o site e tal´z, estamos brigando na Anatel (reclamando online) para ver se resolvemos esta situação, porém, não tem prazo.

    Existe a possibilidade de uma futura mudança de domínio no seu blog?

    Obrigado.

  5. Por enquanto não. eu já tenho o dominio mundogump.com.br, mas ele leva para a página de entrada que desemboca aqui via blogspot e tem uma entrada via proxy. tem dias que por lá fica mais rápido. tem dias que pelo vtunnel.com fica mais rápido.

    Putaria isso da Speedy. Eu acho que cabe processo, não cabe não?

  6. Philipe, seu projeto Locke está fantástico. Da idéia a execução. Estou terminando um hellboy e me borrando pra fazer os moldes. Estou de olho no seu processo pra criar corajem (principalmente na parte de cortar membros brrr!).

    Parabéns.

  7. Cesar, a promoção é o seguinte:

    Comentou num dos posts do passo-a-passo do boneco, concorreu com uma chance de ganhar grátis uma cópia do boneco.

    Divulgou a promoção em seu site ou blog, concorreu com mais uma chance. Se fizer os dois, concorre com duas chances de ganhar.

    È isso. Escolhendo a tag bonecos ou escultura, você poderá ver todos os posts desta série, incluindo o post da idéia (o que deu origem a série)

  8. Aê Philipe, estou adorando ver a fabricação do boneco, e é claro que gostaria de concorrer a uma de suas obras de arte! Como vc viu teu blog tem lugar cativo na minha barra de navegação e nos posts tb! hehehe. Mas eu não sou fã de Lost e seria uma maldade da minha parte tirar a vez de um fã. Bom, considere isso se vc resolver se envolver no projeto de fazer um dos personagens de Heroes ..rsss fica a sugestão… Ai, ninguém me segura…kkk… pq eu vou bater ponto aqui, viu? 🙂 Abs… Ah… Vc pode não ser Cavaleiro Jedi, mas estou vendo que é um MacGiver qdo se trata de improviso no uso de materiais!!! 🙂 Roberta 🙂

  9. Philipe *The King* David, o campeão dos posts longos (que são lidos),te convidei pra um meme lá no X, quando tiver um tempo dá uma olhada!

    Abraço !

  10. acho q eu teria mais dificuldade em fazer a forma e as reproduções, do que em esculpir.

    locke está incrível, mas aquele yoda do seu site é imbatível.

  11. Oi Profe.
    P vc q curte tanto qt eu, o programa LOST, veja essa “mini”-versão, atuada p PLAYMOBILS :

    http://br.youtube.com/watch?v=wBcrJmjEYBM&feature=PlayList&p=EA88F290FB7C2879&index=21 (PArte 1)

    http://br.youtube.com/watch?v=LLBfMz0Rtbk&feature=PlayList&p=EA88F290FB7C2879&index=22 (PArte 2)

    DIVIRTA-SE, pois é MUITO bem feito ! 😉
    Bjs.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares