Plasma no microondas?

Eu achei esta bizarra experiência no you tube.

Não entendi muito bem, mas me parece que o cara acende uma vela, cobre com uma cúpula de vidro e liga o microondas. A vela consome rapidamante o oxigênio, gerando um vácuo meio vagabundo ali. Quando o microondas é ligado, ele excita a chama do fogo e o resultado é (pelo que parece) uma bola de plasma ultra-quente voando dentro da cúpula, até ela explodir.
Muito louco. Este aí está entre os mais estranhos experimentos com um microondas que eu já vi.
Como eu já disse, não posso afirmar que o processo gere uma bola de pasma. Talvez seja uma bola de fogo. Mas considerando que o fogo “é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível” fonte e o que vemos surgir ali não está consumindo combustível, e sim se alimentando de uma carga de íons, o fogo salta para um estado plasmático, o quarto estado da matéria e o mais abundante no universo.

Claro que tudo poderia ser um truque. Mas eu pesquisei e outros caras fizeram o experimento, resultando na mesma coisa. Inclusive com a explosão da cúpula. Veja:

Não recomendo testar isso. Se der merda,  não venha reclamar comigo. Não me responsabilizo pela idiotice alheia.

Comments

comments

20 comentários em “Plasma no microondas?”

  1. Isso aí me parece tão-somente gases de parafina queimando.

    Se você notar, a vela derrete rapidamente embaixo, fazendo os gases inflamáveis da parafina (e provavelmente vapor d´água) subirem, pois estão quentes.

    Não parece ter nada de plasma nisso.

    • Enquanto eu pesquisava para postar este caso aí, eu vi um dos videos que mostrava que o vidro derrete com o lance. Isso significa que só pode ser plasma, já que a temperatura de fusão do vidro é altíssima. Nenhuma chama de parafina seria capaz de derreter o vidro. (É por isso que ele explode. Ele derrete, cria um buraco e o vácuo puxa o ar e o vidro entra em colapso.)

  2. Putz… O pior é que é plasma mesmo.

    Achei até uma explicação de um professor de física que faz essa e outras brincadeiras no microondas:

    http://amasci.com/weird/microwave/voltage2.html

    Só descer a tela até “Cuppa burning plasma”.

  3. Muito legal Philipe!

    Tem um outro estado da matéria também o condensado de Bose-Einstein que é legal também.

    http://www.youtube.com/watch?v=QxbutNmaL-s

  4. Não sei se tem alguma coisa a ver, bem, na verdade suponho que tenha a ver sim: o DISCO VOADOR DA NASA que tem até uma página oficial esquecida na Internet da própria agencia espacial norte-americana…lá diz e o pessoal que pesquisou confirma que esse “disco voador da NASA” seria movido a microondas…que ele seria muito rápido, teria uma luz amarela e causaria interferências no meio ambiente a sua volta por causa das microondas.
    Até onde eu sei existe um tipo de motor para naves espaciais que é movido a plasma.
    E se você colocar um disco voador que emite microondas em cima de uma plantação de cana o que acontece?
    Precisa eu dizer mais alguma coisa ou já sacaram?
    Fontes sinistras me informaram que o engenho é movido a controle remoto, e existe uma versão para um ocupante: o negócio voa tão rápido que o sujeito vai imerso num tipo de gel para aguentar o impulso. Desenvolvido na Àrea %1 no deserto de Nevada – de onde saiu Stealth, Aurora, U2, etc…
    A página ainda está lá, é só ir Google e disco voador da nasa.

  5. Eu acho que o que iniciou o plasma foi o fosforo usado para acender a vela, porque o fogo por si so é um exemplo classico de plasma. HEHE. Muito interessante o video

  6. Desculpe comentar novamente, mas é que muita gente acessa o Mundo Gump e gostaria de colocar uma questão: esse sujeito fez com um microondas o que os caras estão gastando bilhões de euros para fazer com um acelerador de partículas gigantesco!
    Agora: se havia um vácuo dentro do copo, de onde veio tanta energia? Do nada?
    Ou será que ele abriu um tipo de portal dimensional por onde passou essa energia?
    Lembrando que os caras do tal acelerador de partículas estão buscando “a energia da criação” segundo eles mesmos dizem…
    Me lembra também a música do Eduardo Dusek (1978), Nostradamus:
    “naquela manhã / eu acordei de bode / abri a VELA / acendi a janela / e pastei”
    Janela: é uma coisa de vidro, vidro é transparente, dá a idéia de vácuo…muito louco isso…tem tudo a ver…

  7. Cara, tava falando com um professor de física, ele me ensino a fazer isso. É Plasma sim porém tem um problema, ele me disse que o gás contido no copo é EXTREMAMENTE TÓXICO, ele disse “eu vo te ensinar, mas só faz com um adulto! de preferencia nem faça” e tipo ele disse que basta inalar uma só vez o gás contido no copo, produto da combustão, que você morre.

  8. A fumaça que ficou ali (porque o oxigenio se juntou a algo e formou outra coisa – se existece vazio ali o copo amassaria pela pressão de fora) interagiu com as microondas do microondas, que dai vem o nome dele, e tcharam! Fogo.

    É algo assim… Não lembro.
    Não tem misterio e nem vazio.

  9. No segundo video,quando o cara abriu a porta do microondas, ele deu o escape. Logo, o ar do microondas saiu e o copo explodiu.
    Vocês perceberam que a luz do “plasma” ficava em cima do copo? Por que sera eim?

  10. Ja pesquisaram ” fusing microwave kiln”
    é uma maneira de derreter vidro no microondas para fazer coisas lindas pequenas , como pingente para colar, botões.
    Mas é um objeto de ceramica refrataria com tampa e um furo pra sair a luz amarela. pesquisem no google imagens ou youtube.

  11. Coloque um recipiente plástico com agua no microondas.Dentro coloque lampadinhas de arvore de natal(aquelas chinesas ,sem o plástico só o bulbo e filamentos) Colque em temperatura alta por alguns segundos e aas lampadinhas se acendem aleatóriamente .Essa do plasma fiz com um vidro da Sta Marina Foi legal!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.