Pintando o primeiro zumbi

Compartilhe

Pessoal, foi mal pela demora. Rolaram uns imprevistos que me impediram de pintar o boneco ontem. Mas aqui está. Demorei mais tempo pintando do que esculpindo. E não nego a razão, é muito gostoso pintar bonecos.

Vamos ao passo-a-passo da pintura:

Comecei assando o boneco. Como é com quase todos os bonecos que eu faço, eles podem ir ao forno caseiro para endurecer. A massa endurece e se torna um plastico bem duro e resistente, que pode ser pintado, lixado, cortado, furado, enfim.
%name Pintando o primeiro zumbi

Depois que eu assei ele, removi da base de madeira. Usei um alicate de corte para cortar o arame da base. Como precisei usar as duas mãos, não teve foto dessa parte.

Em seguida, eu modelei um bloquinho para tampar o buraco do suporte, e também para nivelar o busto na superfície da mesa.

CIMG4701 Pintando o primeiro zumbi

Eu não precisei assar o boneco novamente. Dessa vez eu usei um macetinho chamado heat gun. Heat gun é uma ferramenta que parece uma arma, e dispara um feixe térmico de 500 graus! Imagina um secador de cabelos que tomou uma caixa de Viagra com Redbull? É isso aqui:
%name Pintando o primeiro zumbi

Com ele, em poucos segundos você assa qualquer sculpey. Ele não é tão bom quanto o forno, porque gera um calor fenomenal em pouco tempo, o que justifica sua utilização apenas em partes pequenas. Em uns dez segundos, ele fez o sculpey parecer um pastel de tanta bolha.
%name Pintando o primeiro zumbi

Eu dei uma boa lixada e comecei a fase da pintura.

%name Pintando o primeiro zumbi

A primeira coisa que eu faço sempre é dar uma tinta no boneco todo, pra uniformizar. Eu usei uma tinta acrílica preto-ébano, bem diluída, para não afetar os detalhes. Fica parecendo que o boneco nadou num poço de petróleo.

CIMG4707 Pintando o primeiro zumbi

Eu uso o heatgun de longe para secar a tinta.

Em seguida, começa a parte realmente gostosa do lance, que é criar o tom de pele. Um erro muito comum e que eu cometia no passado era pintar a cor de pele de um só tom. Isso deixava o boneco bastante fajuto, porque no mundo real, ninguém é de uma cor só. Nem o falecido Michael Jackson era.

Então, ao invés de usar uma tinta cor de pele, eu pego vermelho, amarelo, verde, branco, um pouco de azul e terra queimada e misturo em diferentes proporções, para dar a pele diferentes tonalidades.  Por exemplo, no nariz, eu vi em algumas fotos (não pergunte) que um cadáver em estágio avançado de decomposição, começa a necrosar as extremidades. Dedos, orelhas, nariz, isso vai ficando preto.A pele também muda de cor, para uma cor meio amarelada.
%name Pintando o primeiro zumbi
%name Pintando o primeiro zumbi
%name Pintando o primeiro zumbi
%name Pintando o primeiro zumbi
%name Pintando o primeiro zumbi

Em seguida, pintei as feridas, os dentes e os olhos. Estava tão divertido que eu esqueci de fotografar varias partes.Fiz um sangão escorrido da boca dele, como se ele tivesse sido interrompido entre um lanche e outro.

Gostei bastante de duas soluções de pintura nesse boneco. Uma são os olhos, meio turvos. Para fazer os olhos dele, eu pintei o olho do zumbi normal, mas em vez de usar branco, usei laranja onde devia ser o branco do olho. E a pupila são bolotas azuis escuro. Então sequei bem com a heatgun, passei um verniz em cima, sequei novamente. Depois que estava bem seco, diluí uma tinta branca misturada com um pouco de amarelo e passei em cima. Formou instantaneamente uma “catarata” no zumbi. Fiz o acabamento com um tom vermelho diluído ao redor das pálpebras, pra “valorizar” o olho e estava pronto.

%name Pintando o primeiro zumbi

A outra solução foi a tampa do crânio dele, que está bem mais legal de ver ao vivo que na foto. Nela eu meti uma tinta branca pura e sequei. Fica mega-fajuto, mas é parte do negócio. Depois que estava bem seco, eu misturei vermelho de cádmio escuro com azul, e diluí bem. Apliquei uma aguada e deixei escorrer naturalmente. Não precisou fazer  mais nada. Parece osso exposto mesmo.

A etapa final foi fazer os cabelos dele. Usei umas fibras de nylon ultra-finas, originalmente brancas, que colori com uma caneta pilot preta.

%name Pintando o primeiro zumbiEu dei uma vida no sangue e na baba do zumbi usando o verniz alto brilho.

%name Pintando o primeiro zumbi

%name Pintando o primeiro zumbiE o resultado é este aqui. Então é isso. Espero que tenham se divertido. Eu me diverti pra caramba e mesmo que ninguém queira comprar o meu kit do zumbi, posso dizer que foi um dos bonecos que mais gostei de fazer. Pelo naipe do boneco já dá pra ter uma ideia de como serão os zumbis do filme. Estou empolgadaço.

%name Pintando o primeiro zumbi

Se 15 pessoas disserem que vão querer, a fabrica de zumbi entra em produção.

 

Artigos relacionados

19 comentários em “Pintando o primeiro zumbi”

  1. Ficou demais, mas uma pergunta, o Zumbi está sem roupa?

    Seria legal se tivesse uma parte ali, rasgada… Mas está ótimo..

    Se eu tivesse dinheiro eu compraria e_e

  2. O Phil ficou 10!!!! nao vejo a hora de ver o curta!

    to vendo aqui pra ver se compro pra t ajudar!!

    vc ira fazer so este ne? aqueles da opçao A e B já elvis?  fica complicado pra vc fazer as outras opçoes? pq ai o pessoal poderia ver o boneco mesmo do o esboço q vc fez, por exemplo eu curti o B… so q vendo esse aqui q vc fez, gostei dele tambem…sei la…to falando apenas pq gosto d ver esses passo a passo de bonecos rs

    to vendo aqui certinho minhas economias pra ver se t ajudo…comprei aquele box da coletania dos Friends semana passada entao to juntando aqui minhas moedas para ver se compro hehehe

    abraços

    • Sim, Lucas. Originalmente, eu apresento três possibilidades, a galera escolhe uma e eu faço aquele boneco. Daí os outros dois já eram. Se passarmos da primeira fase, teremos outra seleção com mais três concepts. Fazer todos seria impossível, não só pela questão de material como de tempo também. Tem horas que eu penso se isso realmente vale a pena, já que financeiramente, este tempo que eu estou fazendo bonecos me renderia pelo menos trinta vezes mais trabalhando em outros projetos, mas é uma forma do publico do blog afetar o visual do filme.

  3. Philipe, pra começo de conversa cê tá de parabéns (como sempre)!!!! Falo não só da qualidade do zumbi, mas também da coragem e disposição em produzir teu filme. Infelizmente minha situação financeira não anda lá essas coisas. Mas quem sabe mais pra frente eu consiga comprar uma das suas esculturas e ajudar na produção de outros filmes seus. Seria legal ver meu nome na lista de agradecimentos subindo nos créditos finais. hehehehehe. Mas com certeza vou adquirir o DVD quando sair. Abraço.

    • Já fiz sim, mas atualmente não, por conta da falta de espaço. Agora que estou preparando para fazer bustos 1:1 ultra realistas pro meu curta metragem de zumbi.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.