Palácios dos defuntos

É no mínimo curioso que enquanto milhões de pessoas vagam por aí em busca de uma moradia minimamente decente (entenda decente 4 paredes e um teto, pois muitos nem isso conseguem, e há até os que “moram” em buracos cavados no chão ou em tubulações de esgoto) existem verdadeiros palácios para pessoas que nem sequer estão VIVAS!

 Conheça o Bizarro cemitério que é a Beverly Hills dos mortos

Este lugar fica em Manila, e é a morada eterna dos parentes dos mais ricos chineses da cidade. Eles são enterrados por seus entes queridos em um cemitério gigantesco conhecido como o “Cemitério Chinês de Manila”.

Este lugar é praticamente um bairro e muitos dos túmulos são praticamente mansões com todas as comodidades modernas incluídas!

 

Dá pra morar FÁCIL num desses túmulos!

7 (1) 8934432_the-luxurious-mausoleums-of-manila-chinese_t423e071a Stefan_Dahle_Manila_19_01_14_IMG_3165 chinese-cemetery (1) manila philippines-tourist-attractions9 manila-chinese-cemetery-42 manila-chinese-cemetery-houses P1130842 P1130865 chinese-cemetery img_0967 Stefan_Dahle_Manila_19_01_14_IMG_3200 Manila-Chinese-Cemetery-600x402 Manila-Chinese-Cemetery6-600x450 Manila-Chinese-Cemetery5-600x450 Manila-Chinese-Cemetery4-600x599

Os mausoléus impressionantes que se agrupam dos dois lados da RUA  são equipados com instalações que são o estado da arte com as quais a maioria das pessoas VIVAS do mundo  só podem sonhar. Eles têm cozinhas totalmente funcionais e banheiros com acessórios de luxo e sem falar em quartos de hóspedes para abrigar os parentes que vem de longe. Alguns destes locais têm até mesmo residentes em tempo integral contratados para “dar vida” ao lar do morto. Manila-Chinese-Cemetery7-600x402 (1)

O cemitério não convencional foi estabelecido pela primeira vez pela comunidade comercial chinesa em Manila quando colonos espanhóis os impediram de usar os cemitérios católicos. Assim, eles foram forçados a encontrar o seu próprio espaço para enterrar os seus mortos, e tudo indica que rolou uma corrida pela ostentação ali.

A extravagância do cemitério é digna de um estudo sociológico e antropológico, na medida em que os parentes acreditam que os túmulos devem refletir o grande respeito que os chineses têm para com os seus familiares que já partiram.  Para eles, as almas dos mortos vivem em outro mundo e suas sepulturas são “suas casas de veraneio” na Terra.

Então, se uma família pode pagar, ela paga. Algumas fazem verdadeiros complexos com até três andares de altura. Curiosamente, as crianças não podem ser enterradas neste cemitério. Em vez disso, elas são cremadas e colocadas em um prédio especial dentro do bairro, como se fosse uma “escola”.

Ao que parece, este bizarro Cemitério Chinês de Manila nunca foi concebido para ser tão luxuoso.  Recentemente as regras originais do cemitério esculpidas em pedra foram descobertas no local. O Guia diz que “os ricos devem ser frugais e simples em seu enterro, e o enterro deve estar em conformidade com as tradições chinesas”, e também determina que o “design da Sepultura deve ser simples e digna” e “Para desencorajar demonstrações de opulência, o preço unitário para a compra de mais de dois lotes são definidos em uma progressão geométrica “.

A julgar pela aparência atual do lugar, as pessoas cagaram e andaram para as regras, mas é digno de maior estupefação que se a regra dos lotes foi mantida pela administração do cemitério, isso significa que essas mansões além de bizarras, são Ultra-absurdamente-caras, já que o preço do espaço aumenta na progressão geométrica.

Isso me leva a questionar em que parte as rígidas regras do cemitério não tiveram um efeito inverso na mente das pessoas. Provavelmente, os túmulos espetaculares produziram algum tipo de valor material naquela sociedade para serem “tão bons negócios”. Se isso estiver correto, parece apentoar para uma sociedade marcada fortemente pela competição e disputa pela diferenciação social.

Dada a forma como os túmulos-mansão estão, não é surpreendente que muitos parentes que visitam seus entes queridos acabaram permanecendo por lá permanentemente. Na verdade, alguns moradores Cemitério chinês afirmam que eles “nasceram no cemitério”. Todas as comodidades modernas estão disponíveis a eles, incluindo a eletricidade, água e esgoto, drenagem, linhas de telefone, conectividade celular, internet, e até mesmo existe um restaurante local dentro do cemitério!

O Cemitério chinês é agora se tornou nada menos que uma atração turística popular na cidade, completa e com guias profissionais. Por aproximadamente 200 pesos, você pode esperar um tour completo através do “bairro”  habitado por milionários mortos, e eventualmente alguns empregados e parentes vivos.

Os visitantes aventureiros podem optar por alugar uma bicicleta e explorar as terras por conta própria.

Curiosamente, este não é o único cemitério em Manila habitada por mortos e vivos.

Dá uma olhada neste post onde eu conto como um cemitério se favelizou e hoje é lar de mais de dez mil pessoas.

É curioso como a maneira como as pessoas tratam seus mortos pode falar bastante sobre aspectos interessantes dos grupos sociais e étnicos aos quais pertencem. Eventualmente trato deste assunto aqui. Não deixe de ver, por exemplo, este post sobre a tribo dos defuntos defumados, as fotos intrigantes dos mortos, (fotos dos mortos 2) ou o sepultamento celestial no Tibet,  o da cidade dos mortos e a macabra Torre do Silêncio. E caso ainda queira mais, não deixe de ver meu post sobre os mortos no monte Everest, nem o das Mumias e Venzone.

 

Related Post

4 comentários em “Palácios dos defuntos”

  1. Cara, os chineses são muito diferentões com tudo que envolve gente morta. eu morei em Cingapura por alguns anos e lá tinha uma coisa muito bizarra, todos os chineses, por conta da religião deles, faziam oferendas para os mortos, no meio da rua, parecia um despacho de macumba, só que mais arrumado e bonitão, tinha as laranjas, bolos, diversas comidas, e até yakult eu cheguei a ver nas oferendas, ele oferecem aos mortos das família. Outra coisa estranha sobre as rezas/despachos é que tudo o que os chineses almejam alcançar na vida, principalmente bens materiais, eles colocam numa oferenda, só que em tamanho menor e de papel/papelão, e eles são tão aficionados nisso que tem lojas inteiras especializadas nesses bens de papel, já vi nessas lojas tudo quanto é tipo de bens mateiras como se fosse um brinquedo de papel, bolsas de marca, carrões caros, casas e muito mais. Acho que isso daria um bom post aqui no Mundo Gump!!!!!! Bjos, Juju

  2. Não seria nas Filipinas essa cidade ? pesos (a entrada do local e cobrada em pesos) ( peso filipino e a moeda local)
    colonização espanhola também foi nas filipinas enfim , otima matéria como sempre mas ficou um pouco confuso nesse aspecto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares