Ovni sobre São Paulo

Compartilhe

Do G1:

Moradores relataram ter visto um objeto voador não identificado (óvni) entre a noite de sábado (23) e a madrugada deste domingo (24) em Embu, na Grande São Paulo.

As cenas mostram luzes girando em torno de uma outra luz ao centro. Procuradas na manhã , as assessorias de imprensa da Aeronáutica, em Brasília (DF), e da Polícia Militar, em São Paulo, informaram que não registraram nenhuma ocorrência envolvendo óvni em Embu entre sábado e domingo.

“A terra há de me comer se eu estiver mentindo, mas eu vi um objeto em forma de disco com várias luzes piscando. Girava em torno do próprio eixo. Com luzes meio amareladas e uma luz azul bem forte piscando ao centro”, disse Cringer Ferreira Prota, neste domingo, por telefone ao G1. “Não sei o que era, mas não era balão. Pode ser que tenha sido um satélite americano, russo ou brasileiro”.

Cringer afirmou ser policial militar em Embu, mas disse não ter procurado a PM para comentar o assunto. Segundo a testemunha, ele e outras 30 pessoas viram o suposto óvni próximo a um cemitério, no bairro Santa Tereza, em Embu. “Eu não filmei, mas muitas pessoas filmaram. Era bem grande, do tamanho de uma avião boeing. O que me chamou a atenção é que ficava estático”.
fonte

Aqui tem os videos do tal ufo:

Ainda é cedo para apontar uma origem extraterrestre para este objeto voador não identificado. Eu ainda estava na Argentina quando varios amigos me mandaram emails com os relatos da observação. Por terem ocorrido diante centenas de pessoas, e registrado por canais de Tv e populares diversos, creio tratar-se de um fenômeno real (isso não é a mesma coisa de dizer que é um disco de outro planeta), o que descarta uma hipótese de fraude digital (mas não descarta uma fraude física ou mesmo uma simples confusão)
Seja como for, na história ufológica no Brasil não é coisa rara ovnis luminosos serem vistos por centenas de populares e registrados em video. Um dos filmes mais marcantes envolvendo o registro de um canal de Tv no Brasil se deu em pleno um engarrafamento, na BR 101 em 1991. No dia, um carro de reportatgem da Tv Globo registrou o tal ufo, que voava sobre a rodovia. O caso está sem explicação até hoje. Veja:

EDITADO: Após a grande confusão envolvendo o ufo de Embu, surgiu um mecânico que não quis se identificar informando que era uma pipa que ele construiu com leds e uma bateria de celular. De fato, as luzes que aperecem piscando ao redor da luz central eram muito similares às lâmpadas de led. O que mais me intriga nessa história toda não é o fato do cara fazer uma pipa com leds e soltar de noite (pois isso é uma coisa até comum, com festivais disso nos EUA, em clubes de kites) o que me intriga é toda a imprensa sempre se referir à pipa como “suposto ufo”.
Como assim “suposto ufo”?

Ninguém sabia o que era. Logo, era Ufo. Para ser suposto, só se dissessem que era um disco voador. Aí sim, poderia ser um “suposto disco voador”. Mas as pessoas embolam tudo e acham que UFO é a mesma coisa que disco voador. Não é. Se eu prender uma panela com leds num daqueles helicópteros em miniatura e decolar o treco, até se eu amarrar um anão em um balão e soltar ele, para as pessoas que vêem de longe, sem formar uma definição clara do que é, a panela e o anão o poderão ser UFOs (ou OVNIs, que é a mesma coisa, em português).

Ufo é tudo que voa ou aparece estático no ar e que não há uma definição clara do que é. Quando surge a definição, aí deixa de ser ufo. Sendo assim, avião, balão, raio globular, reflexão térmica, sinalizador, tudo pode ser ufo, incluindo pipa feita com leds, que é o que parece ser o caso aqui.
Agora, o sujeito alegou, mas não apresentou a pipa, nem deu o verdadeiro nome e se recusou a dizer de onde soltou a tal pipa. Essas informações eram fundamentais para esclarecer completamente o caso. Achei suspeita a conversa fiada de que a pipa era para testar uma nova forma de captação de energia. (com bateria de celular?) E também não vi explicações para o fato do objeto ter sido visto em três cidades na mesma noite. Não estou dizendo que não é pipa, mas não é estranho que o cara faça algo assim e depois se recuse a mostrar o invento dele para a mídia? Como vamos garantir que foi ele mesmo que fez? Pessoalmente, eu acho que o cara tentou foi fazer uma fraude, e vendo que a coisa saiu do controle ele amarelou e inventou essas história da captaçao de energia. Ou é apenas um esperto que está pegando carona na fraude de uma outra pessoa.

Artigos relacionados

22 comentários em “Ovni sobre São Paulo”

  1. Eu vi uma matéria no g1 que um mecanico teria criado uma pipa com leds que aparece no vídeo:
    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/mecanico-diz-ter-criado-objeto-visto-no-ceu-de-embu.html

    Eu acho que esse ovni está devendado! =]

  2. Um morador de Embu, fala que é uma pipa com leds que ele construiu

    http://www.ufo.com.br/noticias/morador-de-embu-assume-possivel-autoria-do-disco-voador

  3. O de Embu, foi um cara que resolveu criar uma pipa com led, tem ele numa reportagem falando sobre, com esquema e tudo… O de Curitiba eu acho que seja a mesma coisa. Agora aqueles de Kumburgaz na Turquia…um dos melhores que ja vi. E tá rolando até hoje, com inumeros avistamentos incluindo os feitos por turistas.

    • Curitiba? Ah, tá. O video de 1991 não é de Curitiba, está com os dados errados no video. O registro é em Casimiro de Abreu – RJ
      Por ser em 1991, (muito antes da popularização dos leds) e por estar muito alto, com uma dimensão bastante significativa, e com um padrão de luzes que não corresponde nem a neón e nem a leds, eu penso que dificilmente seria a mesma coisa. As similaridades entre os casos se limitam ao registrio em video pelo canal de Tv e pelas diversas testemunhas.
      Os leds são um invento dos anos 60, mas eles emitiam baixa luminosidade, as inovações que permitiram aos leds brilhar forte, surgem quase dez anos depois desta filmagem.

  4.  Então, saiu uma noticia falando que isso era uma pipa:

    http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/ovni-de-embu-pode-ser-uma-pipa-iluminada-04024D9B3464DCC11326?types=A
    http://www.jornalnanet.com.br/noticias/3030/objeto-luminoso-visto-no-ceu-da-regiao-era-pipa-nao-ovni

    Mas que pipão heim????? kkkkkkkk
    Agora vamos aguardar essa tal pipa aparecer..

    • Me parece muito plausível que seja alguma coisa assim como uma pipa com leds, mas por que o tal “autor” não mostrou a pipa? Achei isso mais misterioso que as luzes do céu.

  5. Ué… achei que já tivessem solucionado… era um cara que rinha feito uma pipa com leds…
    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/objeto+luminoso+visto+em+embu+das+artes+pode+ser+pipa+com+led/n1597099759059.html

    • Na verdade, nao foi solucionado até agora. O que existe é um cara que não se identifica e diz que foi ele que fez, mas não mostra o equipamento e nem diz onde foi que soltou. É uma alegação tão vazia quanto uma pessoa dizer que a luz é um disco voador. O ceticismo, que é fundamental para buscar a verdade, tem que operar dos dois lados da moeda. Mostrar leds na mão e varinhas não garante que foi ele que fez.

  6. Morador de Embu assume possível autoria do ‘disco voador’http://www.ufo.com.br/noticias/morador-de-embu-assume-possivel-autoria-do-disco-voador

  7. (Teoria da conspiração mode ON) Tem também a possibilidade de terem plantado um laranja para tentar justificar o que seria uma verdadeira aparição de disco voador. (Teoria da conspiração mode OFF)

    • Mas até em modo teoria da conspiração acho a história fica meio esquisita.
      Tipo, se eu tivesse que criar um cala a boca, ou usar o famoso método Roswell de “apresentar provas fajutas para a imprensa” eu mandaria fabricar a tal pipa e mostraria ela. Afinal, varetas e leds virgens garante o quê? Nada né?

  8. Philipe, meu primo do RJ gosta pacas dessas paradas de pipa e me falou umas coisas legais. Ele disse que é comum o uso de leds em pipas, porém nunca viu nenhuma girando nem com luzes tão fortes e inconstantes. Ele disse que quando a pipa começa a girar em círculos é problema de aerodinâmica e geralmente ela nem chega a decolar. E nem é girando bonitinho assim também não, são giros violentos.

    Se liga aí…

    http://www.youtube.com/watch?v=qtjW-KgqmDU
    http://www.youtube.com/watch?v=j6JIyKFShwI
    As luzes deste são mais inconstantes ainda, dificultando ser uma pipa. http://www.dailymotion.com/video/xj953x_ufo-japon-27-04-2011_techAbraço

    • No caso dessa suposta pipa de São Paulo, eu suspeito que a pipa estivesse estável no ar, o giro é dado por um pequeno e simples circuito que organiza as piscadas da sequencia de leds numa ordem pre determinada. Isso é um circuito relativamente simples, que é bastante usado em displays promocionais com leds e tal.

      • Philipe, pode editar se quiser, mas pelo que você aparenta ter de conhecimento eu considero sua opinião sobre o fato algo talvez o mais próximo do que realmente seja.
        O que você acha, na verdade, dessa história toda? Parece estar querendo dizer algo, mas está em dúvida. rsrsrsrsrs

        Diga-nos, acho que mais gente gostaria de saber sua opinião concreta sobre o caso.

  9. A pipa pode não ser do tal mecânico, mas algo que me deixou desconfiado desde a primeira vez que eu vi o vídeo é que há uma irregularidade nas luzes. Uma delas tá meio tortinha, e com mais atenção vc percebe que o eixo em todas é irregular. Como se fosse um papel um pouco amassado.

  10. O Mecânico se identificou e mostrou como fez, segue a matéria do fantástico.
    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1669468-15605,00-FANTASTICO+DESCOBRE+CRIADOR+DE+OVNI+EM+EMBU+DAS+ARTES+SP.html

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.