O truque da colher que derrete na água

Um truque de grande efeito visual é este do video abaixo, que mostra uma colher que ao ser colocada num copo de água derrete como se estivesse imersa num ácido. Sensacional para usar em filmes, hein?
Mas como é obtido este efeito? Simples, a colher foi moldada em uma forma de silicone e então foi derramado dentro da forma um metal chamado Gálio.
O gálio é um metal muito legal. Um dos mais gumps dos metais, porque ele tem o ponto de fusão ridiculamente baixo. Em vinte oito vírgula sete graus centígrados, o Gálio se liquefaz. Então o que o cara teve de fazer é colocar a colher de gálio no freezer. E a água está em temperatura ambiente. Ao colocar a colher na água, ela parece derreter magicamente. Veja só:

Existem outros videos bem legais de experiências com o Gálio. Na mão, ele parece até mercúrio, mas enquanto o mercúrio é toxico, o Gálio não é. Outra coisa legal do gálio é que basta tirar a fonte térmica de perto dele que ele volta a se solidificar.
Show, né? O Gálio foi descoberto em 1875 por Lecoq de Boisbaudran. Na forma metálica, ele é utilizado para a produção de espelhos, ligas metálicas de baixos pontos de fusão e termômetros. O seu composto arsenieto de gálio é empregado na produção de circuitos integrados e diodos. O gálio se expande aproximadamente 3,1% ao solidificar e flutua no seu líquido do mesmo modo que o gelo na água.

Outra coisa curiosa do Gálio é que ele apresenta uma forte tendência a permanecer no estado líquido abaixo do seu ponto de fusão, sendo necessário um grão (pequeno sólido adicionado ao líquido) para ocorrer a solidificação. A cristalização não produz nenhuma das estruturas cristalinas simples. Abaixo podemos ver o Gálio líquido sendo convertido em cristal com uma ridícula bolinha do material já endurecida.

Uma curiosidade super legal sobre este metal incomum, que parece até extraterrestre, é que ele poderá desempenhar um papel fundamental no futuro do planeta. Ele já faz isso pois o gálio está presente em todos os leds. Mas a coisa ainda vai melhorar, já que os cientistas descobriram recentemente que ligas de gálio-alumínio em contato com água produzem uma reação química dando como resultado hidrogênio, por impedir a formação de camada protetora (passivadora) de óxido de alumínio. Dessa forma, o Gálio afeta o alumínio fazendo ele se comportar similarmente a um metal alcalino como o sódio ou o potássio.
Tal propriedade é pesquisada como fonte de hidrogênio para motores, em substituição aos derivados de petróleo e outros combustíveis de motores de combustão interna.

fonte

Related Post

5 comentários em “O truque da colher que derrete na água”

  1. Legal mesmo! Mas onde é natural de extrair esse metal ? Bem lembrado do amigo aí em cima. Será que o filme exterminador do futuro 2 foi feito a partir desse metal ? Tá com cara, hein!

    • Verena: O mercurio é tóxico, muito perigoso pelos males que causa. Portanto, não se deve brincar com esse metal (mercurio), como pode com o gálio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares