O maior “cagão” do mundo

Olha, eu sei que prece muito bizarro. Tão bizarro que chega a ser difícil de acreditar, mas é verdade. Na Espanha, há uma tradição que surgiu por volta de 1700 de celebrar uma figura folclórica do tipo papai noel no natal, mas ao contrario do bom velhinho barrigudo que se veste de vermelho e dá presentes, o personagem chama-se “El caganer”, que eu traduzi como “o cagão”. Basicamente, é um cara ou menino, soltando um “barro”.

O maior "cagão" do mundo
O "cagão" é um item usado em decoração de presépios na Espanha

O cagão é uma figura que aparece em muitos presépios na região da Catalunha. Originalmente, o cagão aparece no cantinho, perto de um regato ou uma moita.
Eu não sei que tipo de doido achou que seria maneiro fazer esculturas de alguém defecando para compor um presépio, mas a coisa pegou e o maior cagão do mundo foi usado como decoração de natal na praça central do Maremagnum Shopping Center, em Barcelona, no ano passado. Olha só:

O maior "cagão" do mundo

Ao que parece, não há uma definição precisa do conceito de el caganer. Alguns sustentam que é apenas piada, outros dizem que pode ser uma referência a ideia de que ele está fertilizando a terra, o que seria de uma certa forma, um conceito que simboliza o trabalho para melhorar o mundo. No meu ponto de vista El caganer traz por tabela uma irremediável lembrança da qualidade da política brasileira.

O maior "cagão" do mundofonte

Related Post

12 comentários em “O maior “cagão” do mundo”

  1. Pois é…. foge um tanto desse espírito cristão e bondoso dos enfeites de Natal. Mas nem todos são cristãos hoje em dia. Só me adimira isso estar na Espanha, considerando o forte catolicismo de lá….

  2. Philipe eu e meu marido acompanhamos seu blog faz 1 ano mais ou menos e cara você é um artista.Só não comprei o zumbi por falta de grana ,daqui uns tempos volta a fazer de novo viu que aí a gente compra.Que seu curta dê certo e tem tudo pra dar.

  3. na Espanha a brincadeira é achar o “cagãozinho” no meio de presépios enormes…tipo um Wally meio nojento…as crianças ficam loucas procurando o boneco cagão e geralmente quem acha primeiro ganha uma prenda…mas realmente, ninguem sabe dizer ao certo da onde começou essa historia! rsrsrs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares