O cão-urso da Rússia

Existem incontáveis raças de cachorro pelo mundo, mas sem dúvida, uma das mais impressionantes é esse monstro aqui:

326256_10150473163646339_653174207_o

 

Dá pra entender pq o apelido da raça é cão-urso?

A raça se chama pastor do cáucaso.  Esta é uma das mais antigas raças de cão tipo mastiff, originária das montanhas do Cáucaso, que se localiza entre o mar Negro e o mar Cáspio. A raça do cão-urso foi usado por séculos para guardar rebanhos, matar lobos, caçar ursos e proteger propriedades contra invasores e ladrões. Seu tipo difere um pouco de região para região.

Essa raça é famosa pela Europa Ocidental devido a seu papel de cão de guarda nas fronteiras da Alemanha. Seu porte, padrão de cães pastores da Geórgia, lembra o de um urso, principalmente na cabeça, estilo que o tornou o preferido de Stalin. Em média pesam 70kg, podendo atingir os 100 kg e apesar do difícil adestramento é considerado um bom cão de companhia.

6621bc756c84ce6f2a200a4e97530c05

O pastor caucasiano é bastante inteligente; no entanto, eles podem ser insolentes e recusarem-se a ouvir os comandos. Ele também pode ser bastante agressivo para com as pessoas que não conhecem e com manuseio incorreto isso pode ser (muito) problemático.

Quando esse cão resolve atacar, é basicamente como um urso em fúria, só que bem mais ágil.

27wxeyq

 

Olhando para um filhotinho, é difícil de imaginar que esse lindo bichinho que parece um ursinho vai virar um monstrão peludo e bravo.

images (85)

NWS_2014-07-30_NEW_002_32451258_I1

Se você curtiu a raça Caucasian Ovcharka, deve se preparar para desembolsar uma grana, primeiro na compra do filhote, já que a raça não é barata, e depois na alimentação, porquê esse cão come feito um urso e no fim, prepare-se para virar habitué do veterinário, já que a raça tem graves problemas genéticos. Eles vivem entre 10 e 12 anos e morrem sempre (quando morte natural) em função de alguns problemas de saúde conhecidos. A maioria das linhagens carregam um gene para a displasia traseira. O câncer também é muito prevalente. Há um problema grave de consanguinidade nesta raça criando problemas de saúde.

Este cachorro é muito reconhecido por ser um bom cão de guarda, cuidado bem das propriedades de seus donos. geralmente, os pastores caucasianos são bons protetores, inclusive cuidando de seus donos, o que pode ter ajudado a formar sua fama de cão bravo, pois se ele char que alguém está ameaçando o dono o bicho vira uma fera difícil de conter.

O cão-urso da Rússia

O cão tem baixa atividade, e fica aparentemente apático quando não está trabalhando, mas fica magicamente ágil quando se sente ameaçado. Embora algumas estirpes são mais cruéis do que os outros, todos eles são muito territoriais e agressivos, precisando cedo de socialização amplos cuidados, bem como manuseio firme, mas nunca forçado. Esta raça pode ser um cão da família, se bem treinado e socializado.

maxresdefault (3)

fonte fonte fonte

Related Post

6 comentários em “O cão-urso da Rússia”

  1. nossaaa super massa esse cachorrão mais eu n criaria um desse , vai saber si eu n criasse ele direito e ele ficasse muito agressivo eu acho q n ia te como controla um cachorro desse tamanho quando ele atacasse alguem hehe ai ele ia te um fim bem triste i como eu n ia querê fazer isso (e nem ia conseguir) é melhor n cria… acho q no massimo eu criaria um pitbull ou um rottweiler

  2. Já tivemos alguns bichinhos em casa mas de uns tempos para cá me acostumei sem nenhum por vários motivos. Mas esse bichão aí até que eu gostaria de ter em casa, já pensou?

  3. Lindo, mas uma daquelas raças que poucos podem ter. E acho que seria meio cruel trazer um bicho desses pro Brasil, com o calor que faz aqui. Ele teria que viver tosado, a conta do ar condicionado seria monstra e os bandidos ultimamente tão investindo em roubar cachorro de raça pra revender. Melhor deixar ele lá na Rússia mesmo.

    • Sem dúvida é uma PUTA sacanagem trazer um cão acostumado ao clima severo da Russia para o calor infernal do Brasil. Até pq o cão não consegue suar.

      • Pois é, Philipe, eu tenho uma pinscher que tem pelo curtinho e focinho longo e a bichinha não pode andar uma quadra e meia até o pet shop sem arfar feito doida. Nem gosto de pensar o quanto esse cachorrão peludo ia sofrer por aqui.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares