Crocodilo gigante

Estava navegando quando me deparei com esta foto:

monstercroc

Por mais que possamos sustentar a hipótese de que há uma perspectiva forçada nessa imagem, é inegável que estamos diante de um bicho enorme.

De acordo com a legenda, o crocodilo foi baleado e morto por um oficial de controle de animais no Zimbabwe depois de ter atacado e comido um número expressivo de vacas adultas. Em relação ao seu tamanho, a legenda diz:

Esta besta em forma de crocodilo foi baleado no extremo norte do Zimbabwe, na fronteira com Moçambique e, infelizmente, as circunstâncias não permitem uma medição. No entanto, vários analistas sugerem que ele tem 16 pés (4,97m). A nossa própria estimativa (baseada num filtro de cigarro 25 milímetros ligeiramente deitado no primeiro plano) sugere que mede mais estreita 15 pés (4,5m).

Dessa forma, por mais que se trate de perspectiva forçada, temos um enorme animal na imagem, porém ele é ainda MENOR do que o maior crocodilo do Nilo adulto já encontrado, com imensos seis metros de comprimento.

Esse monstro foi registrado. Veja só:

article-2034007-0DBB3AAF00000578-611_634x369

Ele pesava uma tonelada e acredita-se que era o responsável por comer pelo menos um pescador.  O crocodilo monstro foi capturado por 100 homens. Medindo 6,4 metros do focinho à cauda, a criatura enorme é o maior crocodilo capturado vivo que se tem notícia. Sua caçada levou três semanas, em um riacho nas Filipinas por moradores que viviam com medo dele há mais de 20 anos. fonte

Agora, se esse crocodilo aí já lhe parece ameaçador, imagine só o que devia ser um encontro com a besta pré-histórica que deu origem aos crocodilos de hoje. Se liga na dimensão apenas do crânio desse animal colossal:

sarcosuchus
Por mais incrível que possa parece, essa certamente não é de fato o maior crocodilo que já habitou a Terra! Aqui já teve bicho ainda maior!

Os crocodilos são certamente um antigo grupo de répteis, com suas origens antecedendo os dinossauros. No entanto, qual desses animais seria classificado como o maior – isso pode ser difícil de dizer, já que para sabermos se um dinossauro existiu, os restos mortais dele devem ser encontrados e isso, é uma coisa que depende fundamentalmente da sorte. Sorte do animal morrer e ser fossilizado e outra sorte dele ser localizado e desenterrado e posteriormente, estudado.

Qual foi o crocodilo maioral?

Pelo que se sabe até agora, o maior crocodilo pré-histórico é o Sarcosuchus ( Sarcosuchus imperator ), um membro da Eusuchia. Fósseis deste crocodilo são conhecidos a partir estratos Cretáceo do Níger (África). Embora, haja uma falta de material fóssil, as estimativas de comprimento fornecem um consenso de que esta réptil pode ter sido gigantesco, e pesado algo em torno de oito toneladas!

Para estimar o tamanho de um crocodilo gigante, os paleontólogos usam tabelas de dimensionamento, que indicam que a cabeça de um crocodilo geralmente constitui 1/8 de seu tamanho total. Assim, apenas achando um dente ou um pedaço da cabeça, dá pra estimar o tamanho total do monstro.

1188973299

Esta imagem acima mostra a comparação de tamanhos das cabeças de um  Sarcosuchus imperator e um crocodilo comum.

Agora, é verdade que esse universo dos crocodilos pré-históricos é bastante diversificado. Você sabia que já existiu um tipo bizarro de crocodilo-cachorro?

O nome advém de sua morfologia de patas que indicava que diferente de seus parentes lerdos e rastejantes, esse crocodilo conseguiria dar uma carreira assustadora e por isso ele seria capaz de comer um velocista!

crocs_07

Não sei quanto a você, mas eu me cagaria de medo de um jacaré que conseguisse correr assim.

Em alguns crocodilos pré-históricos a mandíbula era repleta de dentes pequenos e afiados, numa bocarra comprida, como mostra esse fóssil encontrado no Saara.

crocs_06

Em outros, impressiona o tamanho dos dentões.

crocs_08b

Há também outros fósseis de animais que são parentes distantes dos crocodilos antigos. Esses são de meter medo mesmo, pois eram ferozes e muito maiores que um Tiranossauro Rex.

Só não podemos chamá-los de dinossauro.

“Os mosasauros não são dinossauros”, diz o biólogo Michael Caldwell, da Universidade de Alberta, que acaba de descobrir um novo tipo de lagarto marinho em uma mina de bauxita na Hungria.

pannoniasaurus_by_-tibor_pecsics

 

os Mosassauros, ao contrário dos dinossauros, eram verdadeiros lagartos, ou seja, eles tinham a capacidade de deslocar o maxilar à vontade e engolir qualquer coisa que coubesse em sua garganta elástica.

A maioria dos mosassauros eram predadores submarinos gigantes, alguns cresciam até 16 metros de comprimento. Eles respiravam ar, mas eram criaturas marinhas em tempo integral. Foram contemporâneos dos Tiranossauros.

Se um deles estivesse vivo hoje, poderíamos ter cenas como a do filme Jurassic Park:

Mosasaur_Feeding_Show

 Este guia de dimensões mostra qual sua proporção perto de um humano.

548743aa0a88a181e683c8f418ee78e2

Em resumo, se você é daqueles que curte uma diversão na beira do lago ou do açude, dê graças a deus que esses monstros gigantes famintos e selvagens já não existem mais por aqui. Muito embora, um ou outro réptil de proporções assustadoras ainda possa estar a espreita no meio do lago ou escondido pelo mato apenas esperando você dar bobeira para ele te arrastar para o fundo.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Eu tinha visto em algum lugar que o maior crocodilo catalogado tinha quase 9 metros, foi encontrado no nilo, já morto, por velhice provavelmente. Só não sei se a informação confere.

    E uma pequena observação, parece que o que mais cresce no crocodilo é a sua cauda, não sei se é perspectiva, mas o segundo crocodilo párece ter a cauda bem maior que o outro

    • Os crocodilos tendem a acumular gordura na base da cauda como reserva de alimento. Esse é um dos motivos que permitem com que fiquem longos períodos sem se alimentar. Quanto maior o animal, maior o acúmulo de gordura e, consequentemente, maior a cauda.

  2. O Brasil é um dos países com a maior diversidade DO MUNDO de fósseis de crocodilianos. Em Minas Gerais, principalmente, muitas espécies foram descritas e o Purussaurus, da Amazônia, pode ter sido o maior crocodiliano a habitar o continente americano. Em alguns museus, como o da PUC Minas, em Belo Horizonte, há réplicas do crânio dele e é realmente impressionante o tamanho da “criança”!
    Apesar de saber que esses crocodilos enormes foram mortos pq causavam prejuízos às pessoas, fico triste de ver animais desse porte sendo mortos. Os maiores, certamente, já tinham mais de 50 anos e, talvez, já habitassem os rios antes das populações ribeirinhas aparecerem. Oq me leva a questionar quem realmente tinha direito àquele espaço…

  3. Levantando as mãos pro céu e agradecendo por Jurassic Park ser só ficção… ainda. Mas falando sério, essa crocodilada toda é realmente impressionante. Imagino por que os cineastas se preocupam tanto em criar monstros novos pros seus filmes quando era só folhear um livro de paleontologia e os espectadores já sairiam do cinema pensando em nunca mais entrar no mar de novo.

  4. Philipe, mas vc esqueceu de um, o grande Gustave que possui 6,7 a 7 metros de comprimento e pesa mais de 1 tonelada, também do Nilo e vive em Burundi e parece ter comido em torno de 300 pessoas, visto que com as guerrilhas no local, os corpos eram jogados ou enterrados próximo ao rio, e ele tomou gosto pela carne humana. Tem até filme inspirado no carinha… rs “Primitivo”.

    • Acho que o problema de Gustave é que ele nunca foi capturado, então não existem medidas oficiais sobre seu tamanho e peso, apenas estimativas de seus raros avistamentos!

  5. O maior crocodilo citado em livro – “A raça Vindoura” de Edward Bulwer Lytton – ainda existe nas Américas em cavernas inundadas naturais profundas, e foi observado ao vivo pelo autor, e sua descrição conta no livro acima citado, como o maior réptil da história da Terra, podendo alcançar a 100 ( CEM ) metros de comprimento ( isto mesmo! ), e tem fácil locomoção em terra e água, corpo formidável e robusto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos