Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro

“Exterminador do futuro” é aquele filme dirigido pelo James Cameron em que um robô volta no tempo para matar a futura mãe de um lider da resistência humana na guerra contra os robôs. É um filmaço, e quem vê não se esquece mais do caveirão metálico assassino que não morria nem pelo caralho.
Acredito que esse jovem russo, chamado Alexander Osipovich ficou obcecado pelo robô T-800 que resolveu fazer um de verdade. Com o corpo impresso em 3d, por enquanto ele só pode mover a cabeça, mas já é equipado com um “cérebro” que permite à máquina falar e até mesmo responder a várias perguntas, escolhendo as respostas com base na internet.

Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro

O programador que vive em Perm, conta que decidiu que iria um dia construir seu próprio Terminator quando ainda era uma criança, depois de assistir ao filme de 1984 com Arnold Schwarzenegger. Em 2009, enquanto estudava programação na universidade, Osipovich começou a trabalhar no programa que um dia atuaria como o cérebro (Skynet) de sua máquina T-800 da vida real. Ao longo de dois anos, ele desenvolveu várias versões do cérebro em Visual Basic, e em 2011 ele decidiu que a tecnologia tinha chegado longe o suficiente para permitir-lhe cumprir o seu sonho de infância.

Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro

Mas mesmo que ele tivesse o “cérebro” do robô em construção, a representação física do T-800 era uma questão completamente diferente. O cara incialmente planejou fazer do modo tradicional, esculpindo, fazendo moldes, fundindo as peças, polindo e tal. Mas seria muito caro e complicado. Então a revolução da impressão em 3D aconteceu e Alexander decidiu que deveria tirar proveito dela.
Mas não foi fácil. Ele demorou quase 4 anos para criar todas as peças necessárias de plástico, mas seu T-800 agora está finalmente completo, ou, quase, pois ele ainda não tem atuadores para ficar de pé e andar. Todas as partes foram impressas e montadas, mas Alexander Osipovich ainda não juntou a grana necessária para comprar os atuadores fortes o suficiente para o T800 se mover por aí.

Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro
Os únicos atuadores que ele colocou vieram de engenharia reversa em um helicóptero de brinquedo controlado por rádio, e eles são apenas poderosos o suficiente para mover a cabeça do robô e sua mandíbula. No entanto, segundo o programador, é apenas uma questão de tempo até que este problema seja resolvido.

Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro

A coisa mais impressionante o T-800 é, sem dúvida, a inteligência artificial que lhe permite falar, responder a perguntas depois de encontrar as respostas on-line e até mesmo reconhecer vários comandos verbais. E, o mais importante, tudo que John Henry (o nome dado ao robô) descobre, entra em sua base de conhecimento, então ele basicamente está aprendendo coisas.

Alexander Osipovich disse que ele planeja melhorar seu Terminator equipando seus membros com atuadores adequados e escrevendo um software adicional que vai controlar seus movimentos. Ele também quer aprimorar sua base de conhecimento e desenvolver um programa que ajuda a máquina a reconhecer vários objetos ao seu redor. Ainda há muito trabalho a ser feito, obviamente, mas os fãs da série vibram com a possibilidade de vermos um T-800 inteligente em movimento de verdade.

John Henry, o T800 russo lhe custou 200.000 rublos (cerca de 3.500 dolares).

Obviamente que o cara só pode fazer algo que cabe no orçamento dele. Muito diferente de um ricaço como o Adam Savage que pode comprar replicas de resina de todas as peças usadas no Terminator original e mandar cromar para fazer um exatamente igual o do filme. Ah como é bom ser rico… O resultado do Terminator do Adam é nada menos que fantástico:

Eu acredito que seria muito interessante se o estudio de Hollywood que detém a franquia Terminator fornecesse direitos de de uso do design para que empresas fabricantes de robôs pudessem fazer um com o T800 d verdade, talvez como homenagem. Estou me referindo a aquela empresa do Google, a Boston Dynamics, que vem desenvolvendo robôs autônomos de verdade com capacidade de tomada de decisão e uma incrível inteligência corporal (se levantam sozinhos quando caem e estudam em tempo real o terreno e ambniente para se locomover)
Imagina o impacto que teríamos se visseos um T800 de verdade andando por aí como ocorre com o Atlas:

Recentemente a Boston Dynamics lançou um outro robô ainda mais assustador, que nos dá um pálido vislumbre de um potencial futuro distópico, se eventualmente as maquinas forem usadas para o mal, como no filme “Runaway” com o inesquecível Tom Sellek.

Pense nessa porra segurando uma metranca em cada braço e com a cabeça do terminator…

Ia ser sensacional.

Related Post

1 comentário em “Nerd russo constrói seu próprio exterminador do futuro”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares