Naboo by Dusso – A arte do Matte Painting

Naboo by Dusso - A arte do Matte Painting

Dusso é um matte painter.
Entender o que faz um matte painter requer saber em primeiro lugar o que é um matte painting.
O matte painting é uma técnica originária do cinema. É um dos mais antigos e de melhor custo-benefício efeito especial. Credita-se a invenção do Matte painting ao cienasta-mágico-pai-dos-efeitos-especiais George Meliés.
O truque consiste numa engenhosa idéia. Numa placa grande de vidro alguém pinta um cenário. Em geral os cenários pintados são alguma impossibilidade prática para um estúdio, como florestas gigantes, castelos, planetas, etc. E nessa pintura no vidro, alguns buracos são deixados propositalmente sem pintura.

São deixados sem pintura porque lá atrás, a uma boa distância da câmera, num pedaço minúsculo de cenário estará o ator. A Câmera pegará a cena em foco infinito, juntando o ator e seu cenário que o rodeia e integrando-o à pintura.
O que a câmera vê é uma cena fantástica.

Com o advento da tecnologia, os efeitos especiais evoluíram e de certa forma revolucionaram a maneira de fazer cinema fantástico no mundo. Só uma coisa não mudou em todo este tempo. O aspecto artístico da coisa.
Desde Meliés a única limitação séria do matte painting estava em achar alguém fera o suficiente para fazer uma pintura parecer de verdade.
Hoje, com rotoscopias eletrônicas, tracking de câmera, câmeras de movimento controlado, layers, 3d e o escambau a quatro, o matte painting se sofisticou como nunca, mas o fator humano ainda é a chave. E provavelmente sempre será.

Este é Dusso. Matte painting é o seu trabalho. Algumas imagens beiram o inacreditável. Impressiona que alguém abra uma tela em branco no Photoshop e pinte isso.
Para ver a imagens abaixo, clique nelas. Tratam-se de obras primas feita pelo Dusso para a ILM de 2400 X1350 px
Qualquer uma dessas dá um puta quadrão pra qualquer viciado em Star Wars dormir olhando pra ele.
Bons sonhos.
Naboo by Dusso - A arte do Matte PaintingNaboo by Dusso - A arte do Matte Painting

Related Post

6 comentários em “Naboo by Dusso – A arte do Matte Painting”

  1. esse cara é incrível, não sabia que tanto os cenários de SW qto os de LotR tinham sido pintados por ele..

    será que mandar fazer um quadro com uma dessas imagens do site seria um crime mto grave? pq é exatamente isso que estou pretendendo fazer.

  2. Muito maneira essa técnica. Me surpreendi.

    Pow Philipe será que não tem nenhuma tela dessa do Lotr aí pela net?!

    Adoraria fazer um quadro como o amigo aew de cima.. xD

    valeu, aquele abraço e…
    fui

  3. Não é tudo pintura, partes são montagens de várias fotos, devidamente tratadas, outras partes são 3D, outras partes retoques com pintura, e também outras partes são Maquetes; Juntando-se tudo isso, se tem um Matte Painting.

    😉

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares