Veja esta moça. O nome dela é Song Hye Kyo.
Vou contar uma coisa sobre ela que pode te chocar: Ela é 3d.
Já reparou que quanto mais longe do Brasil mais os caras são Bizarros? Um sujeito chamado Max Edwin é um artista 3d que trabalha com os softwares 3Dstudio Max e ZBrush em Jacarta, na Indonésia. Ele é o “pai” do modelo incrívelmente real aí em cima.
Este trabalho foi premiado em vários fóruns mundiais de computação gráfica. O Nível do realismo é de deixar qualquer aspirante a artista 3d boquiaberto.
Tanto que é possível duvidar que isso seja mesmo real, o que me obriga a encher este post de imagens que vou tentar explicar didáticamente para os leigos.
Esta imagem aqui mostra a TOPOLOGIA da malha em três vistas. Duas malhas flat e uma malha com o wire. O Wire é esta treliça da terceira imagem. Ele ajuda a mostrar como é feito o modelo.
Para construir um modelo 3d é necessário fazer uma espécie de escultura virtual do objeto. isso é feito diretamente no computador. Tá vendo a terceira cabeça toda cheia de quadradinhos? Pois bem. A imagem é constrtuída assim. Quadradinho por quadradinho. VocÊ começa apenas com um pedaço de uma caixa. Daí pega a beirada da caixa e dá um comando para criar outra e vai arrastando, criando quadradinho por quadradinho. Eventualmente você tem que colar os pontos em cada um dos lados das caixas para que eles virem um só objeto.
Calma. O cara não é tão tarado quanto parece. A cabeça está toda cheia de quadrados, mas isso é porque a malha está subdividida.
Na verdade, ela é feita com grandes quadradões. Depois tem um comando que manda o programa pegar cada quadradão, que chamaremos de FACE, e dividir a face em duas ou mais. Isso deixa o modelo cada vez mais suave, e mais pesado. O que consome mais memória e deixa tudo mais difícil. Assim, quando você vê um modelo cheio de faces assim, saiba que isso dá trabalho.
Veja ao lado um exemplo da cabeça sem cabelo e com o cabelo. Com cabelo fica bem mais realista. E menos Britney Spears.

Os softwares de 3d permitem que você use imagens que são representadas na superfície do modelo para dar cor a ele. Mas não só cor. Existem canais que imitam o brilho da pele, a gordura, as imperfeições, a quantidade de luz que é possível atravessar as camadas de pele e etc. Alguns destes mapas ( uma única cabeça pode ter facilmente mais de 20 desses mapas que controlam a aparência do material) são mostrados aqui.

Depois de iluminado você faz o Render.
Render é o nome do processo em que o programa 3d pega aquele monte de desenhos matemáticos e os converte num arquivo de imagem, que pode ser também um arquivo de video, afinal, um arquivo de video nada mais é do que um monte de imagem encadeada.
Viu como é fácil? Agora faz uma aí que eu quero ver.




















boa explicação
Parabens pelo blog. Excelente visual, temática e textos. Gostaria de saber desenhar assim também. Me sobra o lapis 6B e a folha de papel.
Gualter
Valeu cara.
DU CAR*@!*#
Não tem nem o que falar. O cara é muito bom.
[quote comment=""]DU CAR*@!*#Não tem nem o que falar. O cara é muito bom.[/quote]
Song Hye Kyo existe, o que ele fez foi um modelo 3d dela. e é bem possível que você o encontre pelo nome Max Wahyudi, já que Edwin é o nome do meio. a imagem com uma tarja preta em cima, e a última, em que ela está com brincos, são stills de filmes da própria, usados como referência para o render.
Cara, parabéns pela sua didática, mas quero dar ênfase ao seu bom humor ao escrever, e sem perder a seriedade… muito bom!!!…. se tiver que mudar seu estilo, não tire o humor… isto torna leve, não casativo e acaba prendendo o leitor…
Mais uma vez, PARABÉNS!!
Ha ha ha!