Lei do Et

Brasília – Uma portaria publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União regulamenta os procedimentos da Aeronáutica em notificações de objetos voadores não identificados (Ovnis). Segundo o texto, o Comando da Aeronáutica (Comaer) deve restringir sua atuação ao registro de ocorrências e ao envio dos dados ao Arquivo Nacional.

Já o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), ligado ao Comaer, fica com a responsabilidade de receber e catalogar os registros referentes a Ovnis . O órgão deve encaminhar regularmente ao Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (Cendoc) formulários com os relatos de usuários dos serviços de controle de tráfego aéreo.

Segundo a portaria, o Cendoc é o órgão do Comaer encarregado de “copiar, encadernar e arquivar cópias dos registros encaminhados pelo Comdabra e enviar, periodicamente, os originais ao Arquivo Nacional“.

fonte

Até a parte vermelha, não há nada de novo nesta notícia. O que eu gostaria de ver é o Comdabra enviar os registros de atividade ufológica ao Arquivo Nacional.

Pela notícia, dá a sensação que é uma novidade o Comdabra armazenar dados referentes a ufos, mas o fato é que há muitos e muitos anos, o órgão da aeronáutica mantém arquivos repletos – eu disse REPLETOS – de registros de ovnis, ufos e discos voadores, entre outros fenômenos anômalos. Por exemplo, é lá que está localizado o arquivo original da Operação Prato.

Os próprios militares brasileiros deram um passo importante para a liberação dos arquivos relacionados a ovnis, quando convidaram um grupo de ufólogos a visitar a sede do Comdabra:

Related Post

14 comentários em “Lei do Et”

  1. Ovni não é assunto de sobrenatural, é basicamente de segurança aérea. Aviões de traficantes também são Ovnis. Talvez isso seja uma atitude para mostrar que realmente não existe nada para se esconder sobre ovnis, como a possibilidade de haverem naves de origem extraterrestre.

      • Acabou de passar no Fantástico informações sobre os casos mais conhecidos da ufologia brasileira, incluindo a Operação Prato. Pena que não vi direito o que foi falado, só algo sobre o filho de um cara que tirou as fotos dos objetos. Terá reprise do Fantástico no Globo News meia-noite, mas não tenho o canal também…

  2. “Esta nptícia caiu feito uma bomba aos amantes de ufologia, sobrenatural e afins […]”
    Isso Mesmo, Há muitas coisas q o Governo “Esconde” para q não haja
    uma desordem de nivel mundial.

  3. “Esta notícia caiu feito uma bomba aos amantes de ufologia, sobrenatural e afins […]”
    Isso Mesmo, Há muitas coisas q o Governo “Esconde” para q não haja
    uma desordem de nivel mundial.

  4. Ô Phillipe, você já tem o registro do Juca? Olha lá hein, vai que com essa liberação o IBAMA vem a você pedir a documentação completa da origem dele?

  5. hummm… “enviar, periodicamente”

    periodicamente pode ser de 20 em 20 anos, ou de 100 em 100 anos.

    o tempo não está especificado.

    quanto a OVNIs, estes nao existem, até hoje não há uma filmagem clara e nítica de um ET ou DISCO VOADOR. Tudo que existe de filmagens, por uma incrivel coincidencia, é mal filmado, sem iluminação, distorcio, baixa resolução, NUNCA, MAS NUNCA, é uma imagem nítida e clara como uma filmagem tipica, que tem trilhoes no youtube. Os ufólogos coitados nunca tem equipamentos razoáveis.

  6. Acho que os ovnis como indicios de outras civilizacoes nao sao assunto sobrenatural, e nem principalmente militar. Sao um assunto sobretudo politico.
    Acho que deveriamos pensar sobre isso como um encontro e choque de culturas e interesses. Mas incrivel como as pessoas soh acreditam em fotos e filmagens. Ja pensaram que existem fotos e filmagens, mas elas nao chegam ateh nos?
    De qualquer jeito, vamos imaginar: se eu e meus vizinhos afirmassemos que vimos um policial matando uma pessoa, mesmo sem o corpo, e sem fotos, os nossos testemunhos deveriam ser desconsiderados?
    Se testemunhos nao fossem validos, a Historia, a Antropologia e a Sociologia simplesmente nao existiriam. O que se pode saber de sociedades antigas senao o relatado? Por exemplo, no seculo XIX um arqueologo alemao resolveu levar a serio uma obra LITERARIA (a Iliada) e graças e isso descobriu as ruinas de Troia (na hoje Turquia).
    Por que desconsidera-se o testemunho de milhares de pessoas no mundo todo quanto aos ovnis E seres desconhecidos como se fossem farsa ou fantasia, quando os governos mesmo tem departamentos para estuda-los e cataloga alguns deles como fenomenos nao-naturais e nao-humanos?

  7. Ah, outra coisa:

    Repararam que bastou uma noticia quente quanto aos ovnis(aeronautica, diario oficial) pra que a Globo cavocasse uma historia de foto falsa da ufologia?

  8. Pois é, eu falo de politica no sentido mais estrito, Philippe. No sentido lato, toda atividade humana pode ser considerada politica (Foucault, Barthes).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares