Inventaram a madeira transparente que promete substituir o vidro!

Não é zoeira! Acredite se quiser! É muito Gump. Depois de décadas de trabalho, os cientistas da KTH, o Instituto Real de Tecnologia em Estocolmo finalmente conseguiram criar um material viável que, se produzido em massa, tem o potencial de revolucionar a arquitetura e e de quebra, a tecnologia solar.

Madeira transparente

Segundo os pesquisadores, a madeira transparente é um material de baixo custo, e recurso renovável, o que pode ajudar a reduzir o custo de iluminação de interiores e pode até mesmo ser usado para fazer janelas com captação de energia solar. Ele também pode ser usado para fazer “janelas de privacidade” como se fosse um tipo de vidro leitoso semi-transparente.

transparent-wood2-600x346

A “Madeira transparente” é um bom material para células solares, já que tem baixo custo, e os recursos disponíveis são de fontes renováveis”, disse Lars Berglund, professor da Science Center Wallenberg de Madeira da KTH.

“Isto torna-se particularmente importante na cobertura de grandes superfícies com células solares.”

Curiosamente, o conceito de madeira transparente não é uma novidade, mas esta é a primeira vez na história que os cientistas fizeram um avanço real com um material que pode realmente ser produzido em massa. Para criar o novo material, foram usadas amostras de madeira balsa e sobre elas foi utilizado um processo químico para remover a lenhina, um polímero estrutural nas paredes celulares das plantas. A lignina é responsável pelo bloqueio de 80 a 95% da luz que passa através da madeira.

 

transparent-wood-600x338

Mas após remover lignina a peça resultou “num bloco maravilhosamente branco” de madeira. Para torná-lo verdadeiramente transparente, os pesquisadores adicionaram uma formula de acrílico à madeira.

Ela tornou-se então um material transparente com a vantagem adicional de ser duas vezes mais forte que o acrílico. Atualmente, os pesquisadores estão procurando maneiras de melhorar a transparência deste novo material, e também aumentar progressivamente a sua capacidade de fabricação.

“A madeira é, de longe, o material mais utilizado-bio em edifícios”, explicou Berglund. “É atraente que o material provém de fontes renováveis. Ele também oferece excelentes propriedades mecânicas, incluindo força, resistência, baixa densidade e baixa condutividade térmica.”

“Ninguém havia considerado a possibilidade de criação de estruturas transparentes maiores para utilização como células solares e em edifícios”, acrescentou. “Também pretendemos trabalhar ainda mais com diferentes tipos de madeira.”

 

Sensacional, hein? Já prevejo novos usos para a madeira transparente, ao lado do alumínio transparente e do concreto transparente. Sim, existem. Também dá pra fazer um tanque para criar peixes transparentes. 

fonte

 

Related Post

1 comentário em “Inventaram a madeira transparente que promete substituir o vidro!”

  1. Pô, Philipe! Estragou minha piadinha sobre só faltar inventar o alumínio transparente! 🙂
    Mas falando sério, vi a notícia dessa madeira transparente num página qualquer do face e achei que fosse pegadinha de 1º de abril. Legal saber dessas inovações tecnológicas e as possibilidades que elas abrem.
    Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares