Hienas – Animais perigosos

O mundo natural está abarrotado de animais perigosos dos mais variados tipos. Existem os peçonhentos, os que provocam alergias, os que transmitem doenças, os nojentos, os animais violentos e os assassinos natos.
%name Hienas   Animais perigosos
Na categoria de assassinos natos, estão as hienas.
Os antigos acreditavam que se a sombra de uma hiena caísse sobre a de um cão, este ficaria mudo e paralisado. Diziam que a hiena era a encarnação de espíritos de feiticeiros.

A hiena é um animal atarracado, peludo, com grandes maxilares e quartos traseiros caídos. É um caçador diurno, encontrado em toda a África e na Ásia meridional, desde o Meditêrraneo até a baía de Bengala. É um animal sem atrativos. Seu modo furtivo, o pêlo castanho-sujo, o andar manquejante, o grito áspero e o cheiro desagradável não ajudam muito sua reputação.

Elas também figuram com honras na categoria dos animais nojentos. Isso porque a hiena vive de comer restos. E restos nas savanas da África, envolvem fezes de outros animais, como a dos leões. As hienas também comem cadáveres putrefatos, porque são na maioria das vezes predadores oportunistas. Extremamente inteligentes elas observam o comportamento dos abutres para saber onde encontrar aquela carcaça cadavérica já cheia de vermes, onde a hiena chega logo se fartando. Depois leva o máximo de comida que é capaz de engolir até o buraco onde cria os filhos e vomita tudo. Os bebês-hiena logo que são desmamados, comem satisfeitos o vômito de carne podre (ou fezes) dos pais.

%name Hienas   Animais perigosos
Muitas pessoas acreditam que as hienas são animais que vivem rindo. Na verdade esses barulhos são uma forma estranha de latido pelo qual elas conseguem se comunicar num amplo e variado repertório de sons que só recentemente vem sendo estudados. Conhecidas pela covardia e forma traiçoeira pelo qual se portam, elas são bravas e não raro colocam leões para correr, pois uma hiena adulta chega a 70kg e pode perseguir as suas presas a velocidades de até 55 km/h, caçando em grupos de até 100 indivíduos, todos bastante bravos.

As hienas geralmente não são domesticáveis, permanecendo com instintos assassinos mesmo depois de criadas em cativeiro e se adaptando à presença humana. Em alguns lugares da África, como na Nigéria as pessoas usam hienas como se fossem cachorros.
%name Hienas   Animais perigosos

 

%name Hienas   Animais perigosos
A relação do homem com as hienas vem mudando com o tempo.

E aí? Você teria esta coragem?
%name Hienas   Animais perigosos

 

Não deixe de ler o comentário do Patola que tem dados interessantíssimos sobre o sexo das hienas.

Artigos relacionados

Comments

comments

46 comentários em “Hienas – Animais perigosos”

  1. Tem um documentário no Discovery sobre um maluco que viveu um tempo com as hienas. O interessante é que eles interagiam, inclusive com os animais avisando sobre possíveis perigos.

  2. Vi num documentário uma vez tambem que antigamente, para se livrar de cadaveres humanos, eles deixavam o defunto no “quintal” e as hienas sumiam com eles durante a noite.
    Uma opção bem melhor que os enterros convencionais, na minha opiniao, bem melhor que gastar muita grana em um enterro.

  3. Pô, Philipe, deixou de lado a parte mais interessante sobre as hienas! Podia ter aproveitado a deixa daquele restaurante que serve pintos. Do blog Cyberdemocracia:

    [quote]Os sábios da Antiguidade, entre os quais Aristóteles, acreditavam que a hiena malhada era hermafrodita. O erro era compreensível, porque a fêmea possui um clitóris tão grande quanto o pénis do macho e, tal como este, urina por intermédio do seu falo. Além disso, a fêmea parece não ter vagina, visto que, no decurso do acasalamento, o macho introduz o seu pénis na extremidade do clitóris e, mais tarde, as crias nascem por esta via clitoridiana, com consequências dolorosas e, frequentemente, fatais para a mãe. [/unquote]

    Acrescentando ainda que o pênis da hiena malhada fêmea é não raro maior que o do macho (já que as fêmeas são em média ligeiramente maiores que eles) e também tem ereções – inclusive é um meio pelo qual essas hienas demonstram alegria e também se “cumprimentam”.

    Agora, imagina quanto não deve custar um PINTO DE HIENA FÊMEA naquele restaurante em Beijinho, ops, Pequim?

    (O pênis tem a mesmíssima origem embrionária que o clitóris. Então, a rigor, chamar esse clitóris gigante erétil de pênis feminino não está errado)

    Ah, não resisto. Na hora de pesquisar pra pegar os links que coloquei aqui (de fatos que já havia lido, em detalhes, em livros), achei uma coisa muito interessante, pra não dizer BIZARRA (“charmosa”): os pintos dos gays são maiores que os dos héteros. Putz.

  4. [quote post="1863"]Na verdade elas caçam mais que os leões (que roubam delas mais do que elas roubam deles). E não são cães…[/quote]

    As hienas são canídeos, mas não são cães.

  5. Verdade, vc está certo. Elas estão mais perto dos felinos que dos cães mesmo. É um bicho que tá quase no meio do caminho.
    Legal é como eles descobriram isso. Vc sabe? Injetando sangue de hiena num cão e vendo a reação imunológica.
    Enquanto um lobo, um urso e etc não dão reação quase nenhuma, o sangue da hiena dá uma reação violenta.
    Ou sejam, o organismo “sabe” que aquele sangue é de um bicho Denorex. (parece mas não é) 😆

    Eu achei esta metodologia inteligente pra caramba.

  6. Há então ta explicado porque o Ronaldinho saiu com o traveco ele achou que seria igual a hiena ou seja que o jabazão fosse um clitóris…hein Philipe dária para fazer um boneco no estilo daquele cara com a hiena na corrente hein… e aproveitando a deixa da experiência com o cachorro, posta ae as experiências bizarras feitas com animais antigamente, como a que tentavam manter uma cabeça viva sem o corpo (que foi praticamente uma corrida entre EUA e Alemanha) entre outras…

  7. [quote post="1863"]vi um documentario no discobery mostrando que leoes matam ienas a esmo… ser a que tem um motivo?[/quote]

    Pode ser uma reação natural para reduzir a competição pelo alimento. Ao que parece, as hienas são caçadoras mais eficientes que os Leões, e ao reduzir a população de hienas, os leões aumentam as chances de se darem bem na questão da caça. Quando em grupos grandes, as hienas colocam os leões para correr, e talvez por isso os leões ao verem uma hiena sozinha dando sopa, revidem nela.

  8. As hienas são julgadas como carniceiras das savanas africanas. Mas que nada, assisti muitos documentários sobre elas, são animais formidáveis, e predadores, que em grupo abatem até bufálos. Adoro a savana africana, leões são animais fantásticos também, preserve a natureza.

  9. ess africano comendo com a hiena e chow de bola :love: x_x :shocked: a hienAS nau sao perigosas como ele faz isso:shocked: :shocked: :shocked: :shocked:

    • quem ver esse documentari é so ir no ggogle e escrever hiena ache tudo e região. e clika no sati se apareser um video de uma tiazinha falando em portugues va em baixo do video e clika em ASSISTA A OUTRO VIDEO DE HIENA

  10. :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love: :love:

    raiane eu so quero saber o que é o animal chamado hiena e a inpontacia dela

    :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love: :injured: :love:

  11. Dizem que antigamente em alguns paises da africa,uma sentenca de morte era jogar o sujeito as hienas que ficavam de proposito uma semana sem se alimentarem antes ..ja pensaram que sorte a dos cndenados??

  12. O único problema desta matéria sobre as hienas é falar que ela “(…)vive de comer restos.”
    Não tem nada haver, basta procurar vídeos no Youtube que se encontra vários delas caçando. Na verdade ela mais caça do que qualquer outra coisa.
    Outra coisa, ela não fica comendo restos apodrecidos de outros animais como se fosse a coisa mais normal do mundo, ela opta por comer isto quando tem algum resto pela savana dando sopa (restos na savana não duram muitas horas) ou quando não há muitas opções. É normal grupos de hienas roubar presas de grupos de leoas ou de cães selvagens africanos. E estas presas ou estão vivas, ou estão em vias de morrer, ou estão mortas, ou estão parcialmente ou bem devoradas, o que não tem sinônimo algum de carniça cheia de vermes.

  13. Também achei mto nada a ver falar q a hiena é conhecida como um bicho nojento que come restos.As hienas são muito mais do q isso.São espertas,tem organização social,hierarquia,e sua mordida é mais potente do que a do leão.Se elas vivessem de restos,então o “dom” de matar e perseguir presas não teria utilidade!

  14. Muitas pessoas acreditam que as hienas são animais que vivem rindo. Na
    verdade esses barulhos são uma forma estranha de latido pelo qual elas
    conseguem se comunicar num amplo e variado repertório de sons que só
    recentemente vem sendo estudados.
    ****EU AS VI. ELAS RIEM —FEITO UM ” CORO DE MULHERES”.
    RIEM DE:  OU  / QDO. EXTRESSADAS!OK?

    E MAIS: SÃO PREDADORAS,
    FERAS,
    DESPEDAÇAM 1 PESSOA  OU ANIMAL., E TU SABE…QDO A PESSOA OU ANIMAL JA ESTÁ PODRE, ELAS VEM COMER.
    EXTREMAMENTE ORGANIZADAS. 1 EMITE UM SOM, E TODO O ” GRUPO” SE REUNE .AS FEMEAS MAMAES, SE ESCONDEM ALI ,PERTO, COM OS BEBES.NÃO FOGEM.

  15. Em relação ào que o cara falou de importar as hienas para a Floresta Amazonica, a rapa do Brasil iria começar a traficar as coitadas para ganharem verbas.Criariam, venderiam hiena frita, os dentes fariam algo do tipo acessórios, e por aí vai.Brasileiro pra mim é como hiena : oportunista.

  16. corrijam,por favor,eu irei pra la ve-las, me comunico com cientistas/ pesquisadores.elas riem—–o som é de rizada humana, mas riem de stressadas, e qdo se sentem ameaçadas.não de felizes.ao se sentirem ameaçadas,tb, emitem um som e imediatamente todas se reunem- as maes-em frentes aos filhotes.os machos ou femeas mais fortes- ficam na frente.
    inteligentes,otimas maes, predadoras,vivem em covil- jamais o erro de BANDOS.
    organizadissimas.
    jamais domesticadas! é um cachorro hiena- outro tipo de hiena, e querem acabar com esse absurdo.as verdadeiras, da savannah-jamais domesticadas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.