Emprego estranho: Ganhar para não fazer absolutamente nada

Muita gente acha atrativa a ideia de ser contratado para não fazer rigorosamente nada. Mas emprego assim existe? Acredite se quiser, existe! Um projeto de arte experimental sueco que planeja contratar uma pessoa para ficar a toa. 

%name Emprego estranho: Ganhar para não fazer absolutamente nada
Demorooooou!

Este projeto de arte conceitual é financiado pelo governo em Gotemburgo, na Suécia, e selecionará um candidato para aparecer em uma estação de trem que está sendo construída na cidade todos os dias e marcar um relógio. Isto irá ligar um conjunto de luzes fluorescentes sobre a plataforma de embarque. Só tem que fazer isso e a razão é para que todos saibam que o empregado inútil apareceu no trabalho naquele dia. Depois disso, a pessoa fica livre para fazer o que quiser, ver filme, ler, dormir, passear… ou nada, contanto que retorne à estação para desligar e desligar as luzes quando o turno acabar. O empregado volta pra casa, não precisa ficar perto da estação de trem durante o horário de trabalho, e pode sair ou ser substituído por outra pessoa sempre que quiser. Enquanto ele não conseguir outro emprego, a posição é garantida para o resto de sua vida.

Você pode estar se perguntando o que um trabalho que basicamente exige apenas que você chegue e acenda a luz todos os dias. Bem, de acordo com a Atlas Obscura , o candidato selecionado receberá um salário mensal de cerca de US $ 2.320, mais aumentos anuais, benefícios, tempo de férias e um fundo de pensão garantido. De fato que não é o emprego mais bem remunerado do mundo, mas considerando que “o que o empregado escolhe fazer o que quiser depois que acendeu a luz”, a oferta não é ruim.

Em 2017, a Public Art Agency Sweden e a Swedish Transport Administration anunciaram uma competição internacional para artistas dispostos a contribuir com idéias para o projeto da estação de trem Korsvagen em Gotemburgo, oferecendo um prêmio de 7 milhões de coroas suecas (cerca de US $ 750.000) ao vencedor. Apenas em vez de apresentar ideias de design, a dupla de artistas suecos Simon Goldin e Jakob Senneby sugeriu que o dinheiro do prêmio fosse usado para pagar o salário de um trabalhador e não mandar o empregado fazer absolutamente nada o dia todo. E foi assim que o projeto “Eternal Employement” começou.

Os dois artistas chegaram a um plano para garantir que o dinheiro do prêmio fosse suficiente para pagar ao empregado inútil pela “eternidade”, o que neste caso significa 120 anos. Ao criar uma fundação para evitar que o dinheiro do prêmio fosse taxado e, em seguida, investi-lo em um fundo de ações, eles chegaram à conclusão de que havia 75% de chance de pagarem um salário mensal de US $ 2.312, mais um salário anual. Aumento salarial de 3,2%, por 120 anos ou mais.

O júri aparentemente adorou a ideia original dos artistas, já que seu projeto foi anunciado como vencedor em outubro do ano passado. Houve um alvoroço na Suécia sobre isso, com políticos de todos os lados acusando-os de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes.

“Os velhos social-democratas os acusavam de usar o dinheiro para ridicularizar as realizações transcendentais do estado de bem-estar social”, disse Brian Kuan Wood, membro do conselho da fundação Eternal Employment. “Progressistas neoliberais” acusaram-nos de desperdiçar dinheiro dos contribuintes para encenar um retorno nostálgico a esse mesmo estado de bem-estar social. “

Outros apenas chamavam a ideia de estúpida e inútil, fato com o qual os artistas concordam plenamente. Eles reconhecem que pagar alguém para aparecer em uma estação de trem duas vezes por dia só para acertar um relógio (se necessário) e acender uma luz é improdutivo e sem sentido, mas essa é a ideia.

Se você já está pensando “onde me inscrevo?”, Tenho más notícias para você. Como a estação ferroviária de Korsvagen ainda está em construção, a posição só estará disponível em 2026, após a inauguração da estação. Os artistas começarão a receber inscrições um ano antes, mas se você quiser se familiarizar mais com essa oportunidade única de emprego, uma descrição preliminar do trabalho já estará disponível on-line.

fonte 

Comments

comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.