Dunas marcianas

Esta é nossa imagem gump do dia: Dunas marcianas.

%name Dunas marcianas

Na Terra, o granito está em todo o lugar. A razão de haver granito à pampa aqui na Terra é  que o granito geralmente se forma em zonas de subducção, onde é criado através da atividade tectônica. Pelo menos, ao que sabemos até o momento, Marte não têm qualquer atividade tectônica rolando, então é uma surpresa essas vastas regiões de granito no planeta vermelho. Os cientistas acreditam que  uma era de vulcanismo prolongado em marte pode ser a gênese de todos este granito lá em meio às dunas.

[wp_ad_camp_5]

Encontrar essa diversidade de rochas (se bem que achar um tipo de pedra que é o granito não é o que podemos chamar de “diversidade”) é um pouco curioso,  porque pensávamos que Marte era quase inteiramente formada de basalto vulcânico. À medida em que enviamos mais e mais espaçonaves que mandam cada vez mais dados sobre o Planeta Vermelho para nós, ele está se tornado cada vez mais interessante.

fonte

Artigos relacionados

Comments

comments

6 comentários em “Dunas marcianas”

  1. Muito interessante, Philipe. Li essa semana tb que encontraram uma certa concentrção moleculas organicas na superficie, algo que ja havia se descartado há algum tempo. A matéria está aqui ó:
    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=curiosity-encontra-moleculas-organicas-ar-solo-marte&id=010130141217

  2. Muito legal o post Philipe.
    Marte é incrível. Atualmente, a tectônica parece estar inativa, mas há evidencias na superfície que mostram que num passado já esteve ativa. Os granitos se formam em profundidade, com o magma se cristalizando em subsuperfície ao contrário dos basaltos que se cristalizam na superfície. Os movimentos tectonicos é que trazem os granitos à superfície juntamnte com processos erosivos nas rochas sobrepostas a ele, deixando-os expostos à superfície.

    Grande abraço.

  3. sobre as rochas, existem três tipos, vulcânicas, metamórficas e sedimentares.

    o Granito é uma rocha vulcânica, um tipo de basalto que se cristaliza abaixo da crosta, as rochas formadas por processos de subducção são as metamórficas, como o Gnaisse ou o Mármore.

    rochas sedimentares também foram encontradas lá.

    e mesmo que ao invés de Granito sejam encontradas Gnaisses por lá, é um indicativo que o passado do planeta existia atividade tectônica que cessou com o tempo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.